Banca de DEFESA: DANIELE MIRTE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE MIRTE DE OLIVEIRA
DATA : 26/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/jjm-iqqc-nbo
TÍTULO:

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs): seu papel no ensino ético humanista de alunos do Ensino Médio”


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Ética humanista. Tecnologia Digitais. Ensino Médio.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

A pesquisa “As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e (TDICs): seu papel no ensino ético humanista de alunos do Ensino Médio” é um estudo científico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Sentimos que a educação contemporânea tem privilegiado a formação conteudista e tecnicista em detrimento da formação do “ser humano. Do exposto, o problema da educação ética humanista na escola nos apresenta dois cenários: o primeiro acerca do resgate da ética humanista. O outro, as tecnologias como mediadoras. Poderíamos ainda, desdobrar mais uma cena, a da juventude, que se apresenta em um momento da vida humana, em que necessitam formar o pensamento reflexivo sobre as rotas que tomará em sua própria vida. Assim, a investigação visa “Compreender qual o papel das TDICs no ensino ético humanista de alunos do Ensino Médio”. Para tanto buscamos descortinar a questão: Qual o papel das TDICs no ensino ético humanista de alunos do Ensino Médio?. Ressaltamos que o trabalho é de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo. Assim sendo, a pesquisa foi delineada em dois momentos, na sua primeira parte o aporte teórico foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica e documental, estruturado em três capítulos, a saber: a) Ética humanista na Educação; b) TDICs: da historização às tessituras entre Educação, Cultura Digital e humanismo e, c) O acontecer das Tecnologias Digitais no Ensino Médio. Posteriormente, adotamos na pesquisa empírica o estudo de campo e, como técnicas de coleta de dados a oficina temática com os alunos do Ensino Médio e o uso de questionários com professores dessa etapa. Esperamos que a pesquisa possa trazer reflexões e contributos sobre a impressibilidade de um fazer docente fundamentado nos valores éticos humanistas e, que ainda as tecnologias digitais venham corroborar para esse “acontecer”, florindo um processo de ensino e aprendizagem na perspectiva de uma sociedade mais justa e “humana”.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Externo à Instituição - LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO - UNILAB
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 09:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern