Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DE SOUZA CIDRACK ALCÂNTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA DE SOUZA CIDRACK ALCÂNTARA
DATA : 30/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UERN - Faculdade de Educaçao
TÍTULO:

DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EAD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.



PALAVRAS-CHAVES:

Aprendigaem; psicopedagogia; Educaçao a Distancia


PÁGINAS: 67
RESUMO:

O presente projeto de qualificação de mestrado tem como temática a pesquisa-formação na cibercultura. Objetiva compreender a contribuição da atuação do psicopedagogo no processo de aprendizagem dos graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na modalidade EaD da UERN. Com a perspectiva de um “rigor outro” na pesquisa (MACEDO, GALEFFI, PIMENTEL,2009), acionaremos dispositivos que favoreçam a construção de narrativas que expressem quais práticas em EaD são mais significativas na perspectiva do estudante; realizaremos uma leitura das orientações, na perspectiva da Educação Online (SANTOS, 2014), propostas na atuação psicopedagógica nas construções dos desenhos didáticos feitos pelos docentes e verificaremos a usabilidade dos projetos e planos de estudos disponibilizados para os estudantes. Como questões principais e secundárias de pesquisa, apresentamos: como o acionamento de dispositivos favorecem a compreensão da atuação do psicopedagogo na organização e disposição didática do curso de licenciatura em Educação do campo? Quais  práticas/metodologias/desenhos didáticos são consideradas mais significativas no processo de aprendizagem dos graduandos? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos, citados como mais significativos, têm a atuação do psicopedagogo? Como inspiração teórico-epistemológica e metodológica do estudo temos a multirreferencialidade (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), a pesquisa-formação (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) no cenário da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEVY, RIBEIRO) mediante perspectivas que se baseiam em fazer ciência com um “rigor outro” (MACEDO, GALEFFI, PIMENTEL). A pesquisa é desenvolvida no contexto do Curso de Educação do Campo EaD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN ofertado pela Diretoria de Educação a Distância - DEaD. Como resultado da pesquisa espera-se contribuir com o processo autoformativo da pesquisadora e com o desvelamento da contribuição do psicopedagogo para/na aprendizagem de graduandos na modalidade a distância. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 8041 - REGINA SANTOS YOUNG
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 09:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern