Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLA GIOVANA FERNANDES DA SILVA

LOCAL: Videoconferência

Implicações da Plataforma YouTube nas aprendizagens das crianças

Cultura Digital; Infância; Netnografia; YouTube

A pesquisa tem por objetivo responder à questão: “Quais as implicações dos conteúdos (re)produzidos em canais infantis do YouTube nas aprendizagens das crianças YouTubers?”, conhecendo as temáticas abordadas pelas crianças em vídeos produzidos por elas para seus canais de YouTube, identificando o protagonismo infantil nestes e entendendo como esse conteúdo produzido implica e reflete as aprendizagens das crianças. Os objetivos propostos serão alcançados através de um estudo de caso com crianças youtubers, estudantes de escolas públicas e privadas de regiões periféricas da cidade de Mossoró, com idades entre 8 e 9 anos, utilizando-nos de entrevistas-conversas como instrumentos metodológicos. Além disso, também será realizado um estudo netnográfico nos vídeos dos canais de YouTube das crianças participantes da pesquisa. Já foram realizados um estado da arte e um estudo bibliográfico, em que refletimos sobre a infância contemporânea e sua relação com a cultura digital emergente e as mídias digitais, em específico a plataforma do YouTube, conhecendo mais sobre a plataforma e as possibilidades de interação que ela proporciona aos seus usuários, e discutindo um pouco sobre o conceito de mídia-educação e a necessidade de se pensar sobre isso diante da popularização das informações nas redes. A pesquisa, até aqui, tem sido feita no sentido de qualificar e ampliar teórico metodologicamente a compreensão dos autores que trazem possibilidades de sistematização e conexão com as escolhas metodológicas e instrumentos para serem aplicados no decorrer da pesquisa in loco. Pretendemos aguçar o olhar sobre os dados por virem, fundamentados nos autores estudados, e que a pesquisa venha contribuir com os processos educacionais em ambiente escolar, nesse entendimento da relação entre a cultura digital, mídias digitais e o cotidiano das crianças na escola.

Presidente - 12246 - HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM