A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR FRAÇÕES: SIGNIFICAÇÕES ENUNCIADAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ATIVIDADE DOCENTE
Psicologia Sócio-histórica; Atividade Docente; Teoria de Galperin; Matemática.
O presente trabalho tem como objetivo estudar as significações produzidas por professoras do dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da formação da habilidade de identificar frações, tem caráter qualitativo. O lócus da pesquisa é uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Limoeiro do Norte/CE. Está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-histórica de Lev. S. Vigotski e colaboradores, utilizando também, a teoria da assimilação das ações mentais por etapas e formação de conceitos de P. Ya. Galperin para abordar a formação da habilidade de identificar frações. Recorremos às categorias de análise: historicidade, sentidos e significados, atividade, mediação e afetividade, para compreendermos os elementos de sentidos e significados das professoras colaboradoras. Para o procedimento de produção das informações, optou-se por alguns critérios da pesquisa colaborativa (adesão voluntária e os ciclos de estudos reflexivos), e entrevista reflexiva, para análise e interpretação tomou-se como base a proposta metodológica de Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar; Soares e Machado (2015), com a produção dos núcleos de significações.