Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SUERDA QUEIROZ MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SUERDA QUEIROZ MOURA
DATA : 21/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: DEPENDÊNCIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR FRAÇÕES: SIGNIFICAÇÕES ENUNCIADAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ATIVIDADE DOCENTE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Sócio-histórica; Atividade Docente; Teoria de Galperin; Matemática.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo estudar as significações produzidas por professoras do dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da formação da habilidade de identificar frações, tem caráter qualitativo. O lócus da pesquisa é uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Limoeiro do Norte/CE. Está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-histórica de Lev. S. Vigotski e colaboradores, utilizando também, a teoria da assimilação das ações mentais por etapas e formação de conceitos de P. Ya. Galperin para abordar a formação da habilidade de identificar frações. Recorremos às categorias de análise: historicidade, sentidos e significados, atividade, mediação e afetividade, para compreendermos os elementos de sentidos e significados das professoras colaboradoras. Para o procedimento de produção das informações, optou-se por alguns critérios da pesquisa colaborativa (adesão voluntária e os ciclos de estudos reflexivos), e entrevista reflexiva, para análise e interpretação tomou-se como base a proposta metodológica de Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar; Soares e Machado (2015), com a produção dos núcleos de significações.

 

 

            


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Interna - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Externa à Instituição - ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO
Externa à Instituição - ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 11:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern