Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BEATRIZ FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA BEATRIZ FERNANDES
DATA : 04/04/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Sala Multimídia II
TÍTULO:

FABRICAÇÃO DISCURSIVA SOBRE OS RESULTADOS DO IDEB NA CIDADE DE PARANÁ-RN: O QUE ENCENAM OS ATORES ESTRATÉGICOS?


PALAVRAS-CHAVES:

IDEB. Controle dos resultados. Foucault. Análise do discurso.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Fundamentada na análise do discurso foucaultiana, esta pesquisa objetiva analisar as práticas discursivas que os profissionais da educação municipal de Paraná/RN (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários) exercem sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com fins de corresponder ao objetivo proposto, o corpus de nossa investigação será construído mediante a realização de uma pesquisa de campo, compreendendo as duas escolas que fazem parte do cálculo do IDEB na cidade de Paraná/RN. Utilizaremos de grupos focais e entrevistas com enfoque para os atores estratégicos: professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários. Além disso, também analisaremos alguns monumentos (Plano Municipal de Educação, Plano Estadual de Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação, entre outros), observando nos aportes jurídicos os discursos que norteiam a construção da averiguação da educação. Utilizando do referencial construído por Foucault, trataremos dos dados disponíveis como acontecimentos e realizaremos a análise do discurso, por meio da descrição dos enunciados, compreendendo que a fabricação da formação discursiva está imersa nas malhas do poder e possuem dispositivos que os sustentam. Na etapa atual de pesquisa, realizamos um estado do conhecimento nas plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no repositório do Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC), constatamos a presença da regularidade enunciativa em torno da qualidade da educação, afinal, não há como falar em avaliações externas e em IDEB e não recorrer a tal premência.  Esta qualidade, entretanto, é questionada pelos estudos, posto que está meramente associada a números. Contudo, por mais que haja uma crítica em torno do conceito proposto pelo INEP, esses enunciados que fazem parte de práticas discursivas caracterizadas como um desobedecer do que vem determinado pelas políticas educacionais, não possuem forças suficientes para mudar a verdade posta. Nosso próximo passo será a análise dos documentos e dos discursos em volta dos resultados do IDEB. As práticas discursivas exercidas pelos profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Interna - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA
Externa à Instituição - ELOISA MAIA VIDAL
Externa à Instituição - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Notícia cadastrada em: 31/03/2022 10:32
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