Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE ARAÚJO XAVIER DA COSTA

DISCENTE : ELIANE ARAÚJO XAVIER DA COSTA
DATA : 26/05/2022
LOCAL: Sala do POSEDUC/FE

BNCC E DOCÊNCIA: SENTIDOS E ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE UMA POLÍTICA CURRICULAR NACIONAL

Palavras-chave: Políticas públicas; currículo; BNCC; Ciclo de Políticas.

RESUMO

A presente dissertação tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é uma política pública cujo texto oficial apresenta-se como sendo um documento norteador, a qual define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Desse modo, este trabalho investiga como tem se dado o processo de atuação da BNCC em escolas públicas no município de Mossoró/RN. Esta investigação busca analisar, portanto, como os sujeitos atribuem sentidos a essa política, quais discursos são produzidos em torno da produção da Base e os possíveis desdobramentos produzidos no âmbito do currículo das Unidades de Ensino pesquisadas. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender o processo de atuação da BNCC nas escolas públicas no município de Mossoró/RN; e como objetivos específicos: situar a BNCC como política curricular e as disputas em torno de um currículo nacional comum, analisar os sentidos produzidos pelos docentes no processo de atuação da BNCC e verificar como o processo de atuação da política em tela tem sido ressignificada no Município de Mossoró/RN. No que diz respeito ao aporte teórico, utiliza-se, como perspectiva teórico-metodológica, a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992), Braun, Maguire e Ball (2016), em diálogo com Lopes (2004; 2018), Macedo (2019), Frangella (2020; 2021), Mainardes (2006; 2011), Dias e Lopes (2009), Lopes e Macedo (2011), autores que estudam as políticas educacionais, a fim de compreender como os sujeitos/atores interpretam, atuam e ressignificam o currículo em seus contextos de atuação. Este estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, conforme definida por Bogdan e Biklen (1994), cuja produção dos dados compreende a realização de entrevistas semiestruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Pesquisar sobre os sentidos atribuídos pelos professores à Base, no cenário escolar e como estes ressignificam essa política, torna-se relevante à medida que os processos desenvolvidos no contexto da prática poderão fomentar reflexões sobre a atuação dos sujeitos nas políticas de currículo e a respeito da singularidade dos contextos. Ademais, os resultados da pesquisa quiçá suscitarão subsídios à própria Secretaria Municipal de Educação - SME, a fim de que esta repense a produção de um currículo que considere a dinâmica e as especificidades do contexto local.

Presidente - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Interna - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA