Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC Integral no Maciço de Baturité/CE (2022 - 2025): interpretações de Secretários (as) Municipais de Educação
PAIC Integral; Secretários Municipais de Educação; Ciclo de políticas; Maciço de Baturité/CE
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Aprendizagem na Idade Certa Integral - PAIC Integral (2022-2025), sob a interpretação de secretários municipais de educação da região cearense do Maciço de Baturité, constituída geograficamente por 13 municípios. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de políticas, de Ball e colaboradores, pretende responder às seguintes questões de pesquisa: como os secretários municipais de educação dessa região interpretam a política do PAIC Integral? Como esses atores têm efetuado suas atribuições para execução dessa política educacional, no que se refere, especificamente, ao contexto da prática dessa política? Quais os principais desafios identificados por eles, até agora, e como poderiam ser superados, de acordo com sua interpretação? Para dar conta da investigação, definimos, como objetivo geral, investigar como se dá o desenvolvimento do PAIC Integral na região do Maciço de Baturité-CE, sob a interpretação de secretários municipais de educação, com recorte temporal de 2022 a 2025. Já os objetivos específicos definidos são: 1) compreender como os secretários municipais de educação da região do Maciço de Baturité-CE interpretam o PAIC Integral em seus respectivos municípios; 2) identificar as principais adaptações feitas na execução do PAIC Integral nessa região, sob a interpretação dos secretários municipais de educação. A pesquisa será de abordagem qualitativa, exploratório-descritiva, e caracterizada como pesquisa de campo, subsidiada por revisões bibliográfica e documental. Para o alcance dos objetivos propostos, e em coerência com a abordagem metodológica adotada, faremos a coleta de dados da pesquisa junto aos secretários municipais de educação do Maciço de Baturité-CE, fundamentada nos pressupostos teóricos do contexto da prática, do ciclo de políticas de Ball e colaboradores. Realizaremos as entrevistas junto aos secretários de educação que aceitarem livremente participar do estudo, após formalização de convite. As entrevistas serão individuais, e previamente agendadas, podendo ser presenciais ou virtuais, conforme a preferência dos participantes. Gravaremos em áudio as entrevistas realizadas, que serão posteriormente transcritas, na íntegra, em textos no formato digital. Esses textos serão devidamente ajustados como corpus textual para processamento no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Optamos por utilizar essa ferramenta, pois pressupomos que auxiliará na captura de nuances discursivas valiosas à análise dos discursos dos secretários de educação. Com o uso do IRAMUTEQ, realizaremos análises lexicais e categoriais, através dos métodos de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), análise de similitude e nuvem de palavras. Em seguida, esses resultados serão interpretados, sob a luz do referencial da abordagem do ciclo de políticas, com ênfase no contexto da prática. Ademais, essa interpretação também se utilizará de documentos oficiais acerca do PAIC Integral. As interpretações serão então discutidas, com subsídio na literatura científica pertinente.