Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA

DISCENTE : DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Faculdade de Educação UERN

O PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN): ESTUDO DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB (1997-2019)

Gestão escolar. Diretores. Perfil. SAEB

O perfil de gestores escolares tem ganhado espaço no debate a respeito da gestão escolar, sua função, seu papel, sua formação e informações que fazem parte de sua profissional aparecem em pesquisas como algo que pode influenciar no desenvolvimento de sua função. Com isto, buscamos investigar o perfil dos gestores escola da rede municipal de ensino de Mossoró/RN, observando aspectos do seu perfil formativo, profissional, socioeconômico e de atuação. A pesquisa se encaixa em uma pesquisa qualititativa que faz uso de dados quantitativos para explicar e refletir sobre problemáticas atuais, utilizando conceitos já existentes e base de microdados que estão vinculados ao Ministério da educação. Dessa forma buscamos responder a seguinte pergunta: Como o sistema municipal de ensino de Mossoró-RN vem construindo o perfil dos gestores escolares, no período pós-criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 (1997 a 2019) a partir dos questionários contextuais do Sistema de avaliação da Educação Básica? Realizamos revisão (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação) literatura e coleta de dados na plataforma do instituto Nacional de Pesquisa Anisio Teixeira, de dados do Cesno escolar e dos Questionários contextuais do Sistema de avaliação da Educação Básica que foram aplicados no período de 1997 a 2019. Para tal discussão trabalhamos com os seguintes conceitos na área do objeto de estudo: administração e gestão escolar, organização e direção, administração pública.

Presidente - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS