Banca de DEFESA: SERJANE DE QUEIROZ VALE DANTAS

DISCENTE : SERJANE DE QUEIROZ VALE DANTAS
DATA : 28/09/2022
LOCAL: videoconferência

Ressignificar o Currículo em uma Escola do Campo a partir dos saberes em Contextos Locais

Educação do Campo. Currículo. Contexto Local. Experiências Formadoras. Pesquisa (auto)biográfica.

Após considerar que o Currículo na Educação do Campo necessita de ressignificações que envolvam os interesses e perspectivas do povo campesino, a pesquisa intitulada Ressignificar o Currículo em uma Escola do Campo a partir dos Saberes em Contextos Locais objetiva compreender como os saberes em contextos locais podem contribuir para a ressignificação do currículo em uma escola do campo. Utilizamos da metodologia qualitativa através do método (auto)biográfico e de histórias de vida assim como a História Oral registrada por meio de entrevistas narrativas e roda de conversa com os participantes da pesquisa. Para tanto, o aporte bibliográfico se dá pelos conceitos de Educação do Campo fundamentado em Arroyo, Caldart e Molina (2011); Currículo pelas ideias de Sacristán (2017) e Arroyo (2013); Educação Bancária e Educação Libertadora à luz de Freire (2020a; 2020b); Memória Individual e Coletiva em Halbwachs (1990); Memória e Identidade em Pollak (1992); e os Saberes da Experiência apontado por Larrosa (2002), Josso (2004) e Tardif (2014). Os resultados validam a importância de que se inclua a cultura no currículo escolar para o fortalecimento e emancipação dos estudantes e sujeitos que vivem na comunidade Barra de Santana. Nesse percurso, o estudo evidencia elementos que contribuirão para a revisão do Projeto Político-Pedagógico e a ressignificação do currículo a fim de constituir a identidade escolar da Escola Estadual Janúncio Afonso localizada na Zona Rural do Município de Jucurutu-RN.

Presidente - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM