Banca de DEFESA: ZENAIDE MARIA DA SILVA SANTIAGO

DISCENTE : ZENAIDE MARIA DA SILVA SANTIAGO
DATA : 05/10/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação

Mediação da afetividade na constituição da prática pedagógica de professores de ciências

Prática pedagógica; Mediação da afetividade; Relação professor e aluno.

O trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar as mediações da afetividade que constituem a prática pedagógica dos professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública municipal, localizada na cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sociohistórica. A investigação utilizou como parâmetro algumas categorias teórico-metodológicas de análise, como: historicidade, atividade, sentidos, significados e afetividade. Para produção das informações, adotou-se como procedimento a entrevista reflexiva porque possibilita maior aproximação às zonas de sentidos e, por conseguinte, apreensão das mediações da afetividade constituídas pelas professoras em sua prática pedagógica. Para análise e interpretação das informações, foi utilizado o procedimento dos núcleos de significação, porque se compreender que este é um instrumento que possibilita ao pesquisador apreender as significações constituídas pelo sujeito, considerando a realidade e os movimentos dialéticos que o afetam. Foram levantados cento e quarenta e nove (149) pré-indicadores, que, aglutinados, resultaram em dezesseis (16) indicadores. Por sua vez, a articulação dos indicadores resultou em quatro (04) núcleos de significação, a saber: 1) os sentimentos que constituem as professoras; 2) as vivências das professoras e os afetos constituídos na relação com os alunos; 3) fazer pedagógico: o movimento do desenvolvimento profissional; e 4) A mediação dos afetos na constituição do processo de ensino e aprendizagem na escola. Os núcleos revelam que as professoras são mediadas por afetos positivos, como a satisfação por contribuir para o desenvolvimento do aluno, o compromisso com o fazer pedagógico e o sentimento de realização profissional, porém há afetos negativos que as constituem na prática pedagógica, tais como: a angústia que sentem porque nem sempre conseguem melhorar os resultados de aprendizagem; o sentimento de incapacidade para lidar com as questões emocionais dos alunos; e a impotência para resolver problemas que interferem no interesse dos alunos pela aprendizagem dos conteúdos. A realização de formação continuada e apoio aos professores é um recurso necessário para que se sintam mais confiantes, reflitam sobre o fazer pedagógico e, assim, mantenham ativa a potência de ação. É no movimento dialético vivenciado por professores e alunos, mediados por afetos, no ambiente escolar, que ocorrem muitas das transformações significativas nos sujeitos, sobretudo no campo intelectual. Assim, é pertinente considerar os impactos afetivos que ocorrem no espaço escolar e atravessam o processo de ensino-aprendizagem, presentes como elemento constitutivo do sujeito, reverberando em suas ações.

Presidente - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Interna - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN