Banca de DEFESA: TÂNIA TURENE GOMES DA SILVA

DISCENTE : TÂNIA TURENE GOMES DA SILVA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA 1 FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LETRAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

Psicologia Sócio-Histórica; Pandemia; Letramentos; Significações.

Este trabalho de pesquisa, com abordagem qualitativa, teve como objetivo estudar sobre as significações de professoras acerca dos letramentos em tempos de pandemia na cidade de Mossoró/RN. A problemática regente da pesquisa foi: quais as significações de professoras sobre letramentos em tempos de pandemia na cidade de Mossoró/RN? O lócus foi uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Mossoró- RN, com a adesão voluntária de oito colaboradoras. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórico de Lev Semenovitch Vigotski e colaboradores como Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. A gênese dessa Psicologia está alinhada ao método do Materialismo Histórico-Dialético, desenvolvido por Marx. Para abordar sobre letramentos, utilizamos os pressupostos epistemológicos de autores como Soares, Kleiman e Rojo. Elegemos algumas categorias de análise para nos aproximar das zonas de sentidos das colaboradoras, a saber: Historicidade; Mediação; Atividade; Afetividade; Sentidos e Significados. Utilizamos como procedimento de produção das informações, a entrevista Reflexiva e o Grupo Focal. A análise e interpretação das informações foi realizada através da proposta dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella e de Aguiar, Soares e Machado. O resultado da análise e interpretação está sintetizada em três núcleos de significação: Significações sobre definições de alfabetização e letramentos e afetações no trabalho docente durante a pandemia; O trabalho docente na pandemia e os níveis de aprendizagem de alfabetização e letramentos dos alunos; O novo no contexto escolar: necessidade de reinvenção. A pesquisa tem como relevância e contribuições as discussões e aprofundamento diante do contexto de pandemia e as práticas docentes sobre os letramentos, o que é importante para o contexto da educação.

Presidente - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Interna - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN