Banca de DEFESA: PATRÍCIA DE SOUZA CIDRACK ALCÂNTARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA DE SOUZA CIDRACK ALCÂNTARA
DATA : 10/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UERN - Faculdade de Educaçao
TÍTULO:

DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EAD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.



PALAVRAS-CHAVES:

Aprendigaem; psicopedagogia; Educaçao a Distancia


PÁGINAS: 142
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado, intitulada “DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EaD: A  CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS  DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO”, constitui-se de uma pesquisa-formação na  cibercultura. Objetiva compreender a contribuição da atuação do psicopedagogo no processo  de aprendizagem dos graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na  modalidade EaD da UERN, a partir do acionamento de dispositivos formacionais. Como  questões principais e secundárias de pesquisa, apresentamos: como o acionamento de  dispositivos favorecem a compreensão da atuação do psicopedagogo na organização e  disposição didática do curso de licenciatura em Educação do Campo? Quais  práticas/metodologias/desenhos didáticos são consideradas mais significativas no processo de  aprendizagem dos graduandos? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos, citados como  mais significativos, têm a atuação do psicopedagogo? Na busca de respondê-las, acionamos  dispositivos metodológicos como ambiências formativas, questionários acionados com roda  de conversa e vídeo disparador, que favoreceram a construção de narrativas que expressam  quais práticas em EaD são mais significativas na perspectiva do estudante; realizamos uma  leitura das orientações, na perspectiva da Educação Online (SANTOS, 2014), propostas na  atuação psicopedagógica nas construções dos desenhos didáticos feitos pelos docentes, e  verificamos a usabilidade dos projetos e planos de estudos disponibilizados para os  estudantes. Como inspiração teórico-epistemológica e metodológica do estudo, temos a  multirreferencialidade (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), a pesquisa-formação  (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) no cenário da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEVY,  RIBEIRO), mediante perspectivas que se baseiam em fazer ciência com um “rigor outro”  (MACEDO, GALEFFI, PIMENTEL). A pesquisa é desenvolvida no contexto do Curso de  Educação do Campo EaD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)  ofertado pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Como resultado da pesquisa,  observamos que o acionamento de ambiências formativas para a escuta dos estudantes  contribuiu para o processo autoformativo da autora-pesquisadora, o que nos permitiu desvelar  a contribuição do psicopedagogo para/na aprendizagem de graduandos na modalidade a  distância.  



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Interna - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 8041 - REGINA SANTOS YOUNG
Externa à Instituição - TEREZINHA FERNANDES MARTINS DE SOUZA - UFMT
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 10:47
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