DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EAD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.
Aprendigaem; psicopedagogia; Educaçao a Distancia
A presente dissertação de mestrado, intitulada “DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EaD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO”, constitui-se de uma pesquisa-formação na cibercultura. Objetiva compreender a contribuição da atuação do psicopedagogo no processo de aprendizagem dos graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na modalidade EaD da UERN, a partir do acionamento de dispositivos formacionais. Como questões principais e secundárias de pesquisa, apresentamos: como o acionamento de dispositivos favorecem a compreensão da atuação do psicopedagogo na organização e disposição didática do curso de licenciatura em Educação do Campo? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos são consideradas mais significativas no processo de aprendizagem dos graduandos? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos, citados como mais significativos, têm a atuação do psicopedagogo? Na busca de respondê-las, acionamos dispositivos metodológicos como ambiências formativas, questionários acionados com roda de conversa e vídeo disparador, que favoreceram a construção de narrativas que expressam quais práticas em EaD são mais significativas na perspectiva do estudante; realizamos uma leitura das orientações, na perspectiva da Educação Online (SANTOS, 2014), propostas na atuação psicopedagógica nas construções dos desenhos didáticos feitos pelos docentes, e verificamos a usabilidade dos projetos e planos de estudos disponibilizados para os estudantes. Como inspiração teórico-epistemológica e metodológica do estudo, temos a multirreferencialidade (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), a pesquisa-formação (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) no cenário da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEVY, RIBEIRO), mediante perspectivas que se baseiam em fazer ciência com um “rigor outro” (MACEDO, GALEFFI, PIMENTEL). A pesquisa é desenvolvida no contexto do Curso de Educação do Campo EaD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ofertado pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Como resultado da pesquisa, observamos que o acionamento de ambiências formativas para a escuta dos estudantes contribuiu para o processo autoformativo da autora-pesquisadora, o que nos permitiu desvelar a contribuição do psicopedagogo para/na aprendizagem de graduandos na modalidade a distância.