Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILY FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMILY FERNANDES
DATA : 09/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: UERN -
TÍTULO:

PERCORRENDO O ARCO-ÍRIS: ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
COM SUJEITOS SURDOS E QUESTÕES LGBTI+ NO CAS DE MOSSORÓ/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Prática docente; LGBTI+; Sujeitos Surdos; CAS-Mossoró/RN.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A prática docente muitas vezes não permeia as temáticas de sexualidades e/ou gênero,
em detrimento da heteronormatividade que marca geralmente o contexto escolar.
Tratando-se do ensino com sujeitos Surdos essas temáticas não são acionadas, já que o
capacitismo invisibiliza que eles possam ter orientações sexuais e identidades de gênero
fora da norma. Assim sendo, o diálogo entre diversidade e inclusão ainda é um desafio
para a prática docente na contemporaneidade. Neste sentido, o presente trabalho tem
como objetivo compreender se há na prática docente dos(as) professores(as) do CAS-
Mossoró/RN discussões em torno de questões LGBTI+ a partir dos “círculos de cultura”
(FREIRE, 1967). Para isso, apresentaremos o CAS e o perfil dos(as) professores(as),
discutiremos teoricamente sobre ambiente escolar e questões LGBTI+ e acerca de
surdez e prática docente; busca compreender, por meio de diálogos e uso de imagens,
implicados no “círculo de cultura”, quais são os conhecimentos que os(as)
professores(as) do CAS possuem sobre as questões LGBTI+ e verificamos se há na
prática docente desses(as) professores(as) algo sobre diversidade sexual e de gênero.
Com intuito de alcançar os objetivos propostos foram feitas visitas de campo, para
coletar informações básicas do CAS e dos(as) professores(as), observamos a rotina da
instituição e realizamos uma entrevista com perguntas abertas e semiestruturadas com a
diretora da instituição. Nossa próxima etapa de pesquisa vai ser executar os “círculos de
cultura” freireanos (FREIRE, 1967) com os(as) docentes, que também serão
entrevistados(as). Temos como aporte teórico para dialogar: Butler (2018) Junqueira
(2009) e Louro (1997) relacionados às questões de sexualidades, gênero e contexto
escolar; Mello (2014), Strobel (2009) e Skiliar (2001) sobre capacitismo e educação de
Surdos. A pesquisa se encontra em construção, passível de melhorias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12246 - HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externo à Instituição - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 08:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern