Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA CRISOSTOMO DELFINO DE BRITO

DISCENTE : MARIANA CRISOSTOMO DELFINO DE BRITO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: UERN

ACCOUNTABILITY NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ – RN: AVALIAÇÃO QUE OS PROFESSORES FAZEM DESSAS POLÍTICAS

Accountability. Avaliações externas. Trabalho do professor. Responsabilização

Este estudo objetiva analisar como os professores da rede municipal de Mossoró-RN avaliam as políticas de accountability. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa (YIN, 2016) auxiliando na reflexão sobre a realidade social em que a investigação está inserida, por meio da representação das perspectivas dos professores. A organização, tratamento e análise dos dados dar-se-á por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os procedimentos que serão utilizados são a análise bibliográfica, realizada a partir das leituras de dissertações e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o artigos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cruzando os descritores: accountability e professor. Em seguida a análise documental, na qual a coleta de dados se dará a partir de documentos oficiais da esfera municipal de Mossoró-RN: A Lei de Responsabilidade Educacional (2.710/2010); o Plano Municipal de Educação (2014-2024); a Lei nº 3.704, de 13 de março de 2019, que institui o Sistema de Avaliação da Educação (SIAVE). Como estratégias para a escolha das escolas e professores que farão parte desta pesquisa, foi realizado um levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, bem como o critério geográfico, selecionando uma escola de cada zona administrativa que se destacou, frente a esse índice, nos últimos anos diante das escolas inseridas na mesma zona, totalizando seis escolas (zona central, norte, sul, leste, oeste e rural). A pesquisa utilizará uma entrevista qualitativa (POUPART, 2002) evidenciando um discurso socialmente construído pelos professores do 5º ano de cada zona administrativa, buscando construir um diálogo com autores como: Afonso (2009; 2010; 2012; 2013; 2014), Bonamino e Sousa (2012), Schneider e Nardi (2015), entre outros. Dessa maneira, com base nos referidos processos apresentados, é possível desenvolver discussões em torno das intenções e tensões da política de accountability, detectando as concepções dos professores em relação e essas, problematizando as implicações das políticas para a prática dos professores da Rede Municipal de Ensino em Mossoró-RN.

Presidente - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS