Banca de DEFESA: TAYNÁ DA SILVA SALES

DISCENTE : TAYNÁ DA SILVA SALES
DATA : 28/02/2023
LOCAL: UERN

POLÍTICA DE COTAS DA UERN: condições de acesso e permanência dos estudantes cotistas no curso de Medicina do Campus Central

Política de cotas. Justiça Social. Democratização. Inclusão Social.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as condições de acesso, permanência dos alunos cotistas do curso de Medicina da UERN Campus Central, considerando as condições sociais, econômicas, bem como condições de estudos e trajetórias escolares até o ingresso no referido curso. A pesquisa apresenta sua relevância social e acadêmica ao propor discussão sobre as políticas de cotas e as formas de ingresso que esta proporciona para os estudantes egressos de escolas públicas, pretos, partos, indígenas, pessoas com deficiência, levantando as discussões sobre a importância da política para o contexto local, partindo do curso de Medicina. A pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficos, trabalhando com conceitos como democratização, baseado nos estudos de Balsa (2001), Sobrinho (2010), Andrade (2016). Relacionando ainda o debate sobre as cotas para ingresso na universidade ao conceito de justiça social tomando como referência os estudos de Michel Sandel (2009), Jonh Rawls (1997, 2003), Nancy Fraser (2002, 2022). Além da realização de revisão de literatura, como forma de aprofundar os estudos sobre a temática proposta, como métodos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (MARCONI, LAKATOS, 2003), e como método de análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo em Bardin (1977, 2011) e Rodrigues (2019). Utilizamos ainda a aplicação de formulário online por meio da plataforma Google Drive aos estudantes do curso de Medicina, com questões que abordam condições de acesso, de estudos, e socioeconômicas, bem como as percepções destes sobre as políticas de cotas da UERN. Com a pesquisa, foi possível compreender a importância das cotas para os sujeitos pesquisados, bem como é possível perceber a relação dessa política com as teorias de justiça social, agindo as cotas como um meio percursor para alcançar esse ideal de justiça. Ainda que com ressalvas, os sujeitos pesquisados reconhecem a importância da política para a universidade, e o papel social que ela desempenha. Em síntese, ainda que caibam questionamentos a política de cotas desenvolvida pela UERN, ela contribui para a inclusão social, para o processo de democratização da educação superior, e tem em seus princípios, uma contribuição para a justiça social. Concluímos que a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estudos na área das políticas públicas para a educação superior no que se refere ao seu aperfeiçoamento.

Presidente - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Interna - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA