Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA GOMES DOS SANTOS

DISCENTE : MILENA GOMES DOS SANTOS
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Atividade remota

TRABALHO DOCENTE: ESTUDO SOBRE AS VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19

Docente; Pandemia; Psicologia sócio-histórica; Vivências; Significação.

O estudo objetiva compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para isso, buscamos apoio na Psicologia Sócio-histórico, cujas categorias vivência, atividade e significações, definidas como construções intelectivas, possibilitarão compreender o movimento da realidade do trabalho docente na pandemia, em uma Escola pública localizada na cidade de Natal-RN. A pesquisa se encontra em andamento. Inicialmente, foi realizado um levantamento de estudos, denominado Estado da Arte, sobre a temática, especificamente educação e pandemia; posteriormente, realizamos um estudo sobre a psicologia sócio-histórico e algumas de suas categorias como: atividade, trabalho, vivência, sentido e significado que sustentarão nossa pesquisa. Metodologicamente, realizamos, até o momento, uma reunião na escola para apresentar a proposta do projeto de pesquisa e, aproveitando esse ensejo, já buscamos conhecer alguns aspectos cruciais da instituição para a pesquisa. Constatamos que, no total de dez professores, seis docentes do quadro efetivo que atuaram de forma remota no período da pandemia, ainda estão desenvolvendo seu trabalho docente na mesma escola após o retorno para as aulas presenciais. Ressaltamos a existência de cinco turmas, sendo atendidos aproximadamente 125 alunos. Selecionamos três docentes para a realização de entrevistas e, de posse do material coletado, iniciamos as transcrições para, depois, trabalharmos com os núcleos de significações.

Presidente - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Interna - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO