Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA KELLY DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINA KELLY DOS SANTOS
DATA : 24/02/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Plataforma RNP
TÍTULO:

AS AULAS REMOTAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SERRA DO MEL/RN



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras – chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino remoto
emergencial. Práticas pedagógicas inclusivas.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Com a pandemia causada pela Covid-19, o ensino passou por transformações.
E na educação houve a necessidade de suspensão das atividades escolares,
fazendo com que acontecesse o ensino remoto emergencial, potencializando,
assim, o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. No que se refere à
criança com deficiência, o ensino remoto limitou o acompanhamento
presencial, dificultando também as atividades escolares direcionadas a esse
público. Desse modo, a pesquisa em tela apresenta como objetivo geral:
Analisar como as aulas remotas emergenciais impactaram a aprendizagem de
crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de
Serra do Mel/RN. A pesquisa acontece em três escolas municipais de Serra do
Mel/RN e tem como metodologia, a pesquisa qualitativa de caráter exploratório.
Utilizando a técnica do grupo focal com base em autores como: Gondim
(2003), Gomes (2005), Gatti (2012); e documentação pedagógica das aulas
remotas como instrumento de observação. Quanto ao referencial teórico, o estudo
dialoga com autores como Schimidt (2017), Santos (2017-2018), Dias, Santos,
Abreu (2021), Souza (2022), entre outros. Além disso, há também fundamentação em
aportes documentais de âmbito nacional, estadual e municipal. Para o
momento, os achados possibilitaram adentrar no campo de estudo da
educação especial e inclusiva, principalmente na temática central deste estudo,
que é a inclusão escolar de crianças que estão no Transtorno do Espectro
Autista (TEA). Desse modo, buscando analisar mais as dimensões do objeto
estudado em contextos nacional, estadual e local. Ademais, foca no ensino
remoto emergencial, explorando narrativas de professores apresentadas no
grupo focal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externa à Instituição - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY - UFERSA
Externa à Instituição - DÉBORA REGINA DE PAULA NUNES - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 14:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern