A RESSIGNIFICAÇÃO DO MAIS PAIC EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ARACATI-CE
Políticas de Educação; Currículo; Escola Pública; Mais Paic
Este trabalho se constitui como uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo descritiva. Está fundamentado na Abordagem do Ciclo de Política, de Ball e colaboradores na teoria da atuação (BALL, MAGUIRE e BRAUN, 1992). Utilizarei ainda os conceitos de performatividade e gerencialismo de acordo com Ball (2005), também está pautada na visão de currículo numa perspectiva pós-estruturalista, com Silva (2010) e Lopes e Macedo (2011). Tem como objetivo geral: Analisar como os sujeitos escolares atuam e ressignificam a política Mais PAIC numa escola de Ensino Fundamental, anos iniciais, na cidade de Aracati-CE. E como específicos: 1) Caracterizar os contextos de influência, produção de texto e da prática da política Mais Paic; 2) Conhecer as relações estabelecidas entre a atuação dos sujeitos e os contextos Situados, Culturas Profissionais, Contextos Materiais, Contextos externos; 3) Compreender os sentidos que circulam entre os sujeitos escolares e às práticas curriculares relacionadas ao Mais Paic. A questão problema, está assim colocada: Como se dá a ressignificação da política Mais Paic em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Aracati Ceará?