Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA BEZERRA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA BEZERRA MEDEIROS
DATA : 31/03/2023
HORA: 19:30
LOCAL: Sala da Faculdade de Educação
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR E VULNERABILIDADE SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Pobreza. Desigualdade social. Território. Gestão Escolar


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Esta pesquisa realiza discussões em torno da gestão escolar em territórios vulneráveis. Objetiva investigar as práticas desenvolvidas pela gestão de uma escola pública municipal de Mossoró (RN), localizada em território de alta vulnerabilidade social. No que se refere aos aspectos metodológicos, adota-se a pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso etnográfico a partir da observação, análise de documentos legais norteadores das práticas de gestão escolar (Plano Municipal de Educação, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar) e a aplicação de entrevista semiestruturada a sete sujeitos: três representantes do núcleo gestor, um do Conselho Escolar, um docente, um estudante e um da família. Os resultados das entrevistas serão analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), à luz do referencial teórico da pesquisa, que se baseia, principalmente, em Bourdieu (1997; 2007), Bourdieu e Passeron (1997) e Érnica (2012; 2013; 2017). A revisão de literatura, caracterizada como Estado da Questão, aponta que escolas situadas em ambientes vulneráveis apresentam mais dificuldades em oferecer possibilidades de educação de qualidade para seus alunos, tendo em vista os efeitos negativos que o território vulnerável exerce sobre a escola e sobre o desempenho dos seus estudantes, como: isolamento territorial, segregação de sua população, ausência de serviços públicos de atendimento à comunidade, baixo nível socioeconômico e cultural, infraestrutura incompatível com as reais necessidades da comunidade e rotatividade docente e da gestão escolar. Dessa forma, é relevante destacar a atuação da gestão da escola, situando a responsabilidade de lidar com um contexto marcado pela pobreza, violência e desigualdade social. Conclui-se, de maneira geral, que o contexto social vulnerável exige uma gestão escolar democrática e participativa, engajada com justiça social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interno - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Externa ao Programa - 12513 - IASMIN DA COSTA MARINHO
Externo à Instituição - JOAQUIM GONÇALVES BARBOSA - UFSCAR
Externa à Instituição - ELOISA MAIA VIDAL - UECE
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 22:21
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