Banca de QUALIFICAÇÃO: ANASTÁCIA MARIA DE ANDRADE ALMEIDA

DISCENTE : ANASTÁCIA MARIA DE ANDRADE ALMEIDA
DATA : 28/03/2023

GESTÃO DEMOCRÁTICA À LUZ DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS-PB

PNE. Meta 19. Gestão democrática. Plano Municipal de Educação.

A presente pesquisa propõe uma análise da implementação das políticas de gestão democrática previstas na meta 19 do Plano Municipal de Educação (PME) referentes aos conselhos escolares e ao conselho municipal de educação do município de Cajazeiras - PB, compreendendo uma reflexão da complexidade dos processos de elaboração e efetivação das políticas educacionais e da participação da comunidade local.  A escolha da  temática abordada, se justifica  pelo fato da pesquisadora ser  professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino de dois municípios do Sertão paraibano (Bernardino Batista e Poço Dantas), e sindicalista. E, por acreditar na relevância desse objeto de estudo para o campo das políticas e gestão da educação. A partir desse movimento, esperamos com o estudo alcançar os seguintes objetivos: identificar quais são as ações previstas no PME do município de Cajazeiras que estão voltadas para a organização e atuação dos Conselhos Escolares e do Conselho Municipal de Educação; Investigar a implementação das ações previstas no PME do município de Cajazeiras visando o fortalecimento dos conselhos Escolares e do Conselho Municipal de Educação; Descrever a participação da comunidade escolar nos conselhos escolares e no Conselho de Educação de Cajazeiras.

Presidente - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS