AS AFETAÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS
Autoestima; contação de história; Sócio-Histórica
Este estudo é uma pesquisa qualitativa em desenvolvimento, do programa de pós-graduação - Stricto Sensu/ mestrado em educação - UERN. fundamentado no teórico e metodológico a Psicologia Sócio-Histórica, que tem sua gênese no materialismo histórico-dialético. Seu problema de estudo é: Quais as afetações da contação de história no processo de formação da autoestima na criança negra? Tem como objetivo geral: identificar afetações da contação de história para o processo de formação da autoestima de crianças negras. O lócus da pesquisa é uma escola pública do município de Mossoró/RN. Os sujeitos da pesquisa são: 4 crianças do 2° ano dos anos iniciais. Para o procedimento de produção das informações, utilizamos a observação participante e conversação e como mediador da conversação a contação de história. Análise e interpretação das informações, tem como método os núcleos de significação. As categorias de análises selecionadas a priori são: Afetividade, Mediação, Pensamento e Linguagem, Historicidade e Sentidos e Significados. Traz como resultado parciais o andamento da pesquisa, o material alcançado através das narrativas das crianças e descrição das atividades realizadas até o momento.
Palavras-chave: Autoestima; contação de história; Sócio-Histórica