Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANA BARBOSA DA SILVA

DISCENTE : IVANA BARBOSA DA SILVA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

A RELAÇÃO AFETO-INTELECTO NA ATIVIDADE DOCENTE: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relação afeto-intelecto; Significações; Atividade Docente.

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as significações de professoras sobre a relação afeto-intelecto na sua atividade docente no sexto ano do ensino fundamental. O lócus da pesquisa é o Colégio Marista de Aracati, uma Escola Social que está localizada na cidade de Aracati-CE, disponibiliza bolsas de estudo para os alunos e atualmente tem os segmentos de: Educação Infantil, Fundamental I e 6º e 7º anos do Fundamental II. As colaboradoras da pesquisa serão duas professoras, uma de português e uma de história. Está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-histórica de Vigotski e colaboradores. Recorremos às categorias de análise escolhidas a priori tais quais: Historicidade, Significado e Sentido, Atividade, Vivência, para compreendermos as significações das professoras colaboradoras. No que tange a produção das informações optou-se por utilizar a entrevista reflexiva de elaborada por Szymanski (2011) e para o procedimento de análise a proposta metodológica dos núcleos de significação desenvolvida por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e reelaborada por Aguiar, Soares e Machado (2015).

Presidente - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Interna - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN