Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDILENY INGRID OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : CLEIDILENY INGRID OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Plataforma virtual Google Meet

As escolas também produzem políticas: atuação do Mapa Educacional em escolas de Mossoró (RN)

Responsabilidade Educacional; Regulação docente; Política.

Na década de 1990, a responsabilidade educacional foi objeto de investimento ideológico de organismos multilaterais. Por meio de conferências e produções de materiais, essas organizações trabalharam para incutir novas perspectivas acerca da responsabilidade educacional, influindo no estabelecimento de novas demandas aos atores educacionais e instituições de ensino. Nesse cenário, ao longo dos anos, muitas políticas foram pensadas para regular o trabalho desenvolvido pelas escolas. Em Mossoró, foi instituída por meio da Lei nº 2717, de 27 de dezembro de 2010, uma Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), que estabelece, como um de seus mecanismos de regulação das escolas, o Mapa Educacional. Assim sendo, nessa pesquisa, temos como objetivo geral: compreender como três escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró atuam o Mapa Educacional. Ademais, propomos, como objetivos específicos: perceber como os sujeitos da pesquisa ressignificam o Mapa Educacional em distintas produções discursivas; investigar como ocorre a produção do Mapa Educacional nas escolas; e analisar o contexto de influência e produção do texto da Lei de Responsabilidade Educacional que instituiu o Mapa Educacional no município de Mossoró. Trata-se, de acordo com Bodgan e Biklen (1994) e Yin (2016), de uma pesquisa qualitativa que recorre a procedimentos de natureza bibliográfica, documental e empírica. Desse modo, temos como lócus de pesquisa três escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Mossoró, onde serão realizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e um membro da equipe gestora de cada uma dessas instituições de ensino. A fim de compreender como as escolas atuam sobre as políticas que lhe são endereçadas, de modo particular a LRE, será efetuada a análise do Mapa Educacional mais recente de cada instituição. A análise dos dados produzidos se dará em diálogo com Ball (2004; 2014; 2018), Ball, Maguire e Braun (2016), Frangella (2009; 2020), Dias (2013; 2017) e Lopes (2013). Enquanto resultados, esperamos compreender como as escolas colaboradoras e seus sujeitos estão, no momento da pesquisa, traduzindo o Mapa Educacional e as repercussões dessa política na forma como os professores atuam e no modo como as escolas organizam seus currículos.

Presidente - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Interno - 1821 - ZACARIAS MARINHO