O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação, sendo aconselhável para todos os alunos do curso de Mestrado em Educação e obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.
Orientações:
As atividades do estágio de docência devem ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando;
O estágio deverá ser desenvolvido sob a supervisão permanente de um Professor;
A duração mínima do estágio de docência para o Mestrado será de um semestre e a duração máxima será de dois semestres;
Compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
O docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
Havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
A carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.
Os pós-graduandos devem elaborar um Plano de Trabalho, sob a orientação de seu respectivo professor orientador, referente à, no mínimo, 30 horas/aula de uma disciplina da Graduação, tendo como base o conteúdo a ser ministrado;
O Plano de Trabalho deverá ser encaminhado à Coordenação do Programa antes do final do semestre anterior ao da Prática da Docência;
O Plano de Trabalho deverá ter a anuência do orientador e do Departamento Acadêmico ao qual a disciplina é ofertada;
No final do estágio o pós-graduando deverá encaminhar à Secretaria do Programa, antes do final do semestre, o Relatório de Estágio, com ciência e conceito do professor responsável pela disciplina.