Disciplinas Obrigatórias |
Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública
Perspectivas de ensino: teorias e metodologias. Concepções de aprendizagem e as diferentes visões epistemológicas de Ciência, Ensino (inter)disciplinar e tecnologias: a construção do conhecimento e a acomodação dos saberes em campos disciplinares. Diálogo entre saberes: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas, Estudos Linguísticos e Literários, imagens e linguagens artísticas. A redefinição de paradigmas e as novas fronteiras entre saberes. Prática, pesquisa e formação docente: escola, contexto tecnológico e possibilidades interdisciplinares.
Pesquisa em Ensino
Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica. O trabalho da investigação científica e a interdisciplinaridade. Ensino e pesquisa na formação docente. Perspectivas históricas das pesquisas qualitativa e quantitativa. Características e análise comparativa entre distintos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa. Legitimidade nas investigações em Ensino, tecnologias e interdisciplinaridade. Análises e interpretação de dados em pesquisas. Possibilidades de pesquisa na escola pública: objetos, metodologias, abordagens.
Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa; estudos de especialidades temáticas relacionados aos projetos de Pesquisa. Leituras direcionadas ao debate sobre temas específicos da produção discente.
Desenvolvimento do projeto investigativo com vistas ao exame de qualificação.
Desenvolvimento orientado da pesquisa com vistas à construção/coleta de dados.
Disciplinas obrigatórias das linhas |
Ensino-aprendizagem de Ciências Humanas e Sociais
Ensino de humanidades: livro didático, fontes e princípios. Tecnologias, múltiplas linguagens e o processo ensino-aprendizagem nas ciências humanas e sociais. Sociedade tecnológica, culturas, escola e saberes: relação entre local e o global. As ciências humanas e sociais e a construção da interdisciplinaridade. A construção do conhecimento no espaço da escola pública. Conhecimento e a relação com o saber construído na relação docente/discente/contexto escolar. Conteúdos, currículo e avaliação: as possibilidades de inovação na escola pública.
Ensino-aprendizagem de Línguas e Artes
Relação linguagem, arte, cultura, sujeito e ensino. A escrita como produção social. Práticas discursivas e alfabetização na escola. O texto literário na escola. História das principais correntes linguísticas: linguística e ensino. Tecnologia e ensino: produção de material didático na área de Artes, Língua e Literatura. A Linguística aplicada ao ensino de língua: teoria e aplicação. Linguagens e tecnologias. Diferentes linguagens verbais (fala e escrita), visuais (artes plásticas) e audiovisuais (cinema e televisão) que dão forma à Educação cultural e escolar.
Ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologias
A didática das ciências naturais e das tecnologias enquanto campo autônomo de conhecimentos. Teorias da aprendizagem: Ensino Tradicional de Ciências e Tecnologia, Aprendizagem Significativa, Mudança conceitual, Aprendizagem como processamento de informação. Uso de modelos e analogias. História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia no Ensino. A formação de conceitos científicos e conhecimentos tecnológicos. Modelos de Formação em Cursos de Engenharia.
Ensino-aprendizagem em narrativas, discursos e memória
Disciplinas optativas |
A Didática e seu objeto de estudo no Ensino Superior. Fundamentos epistemológicos, histórico-políticos e pedagógicos da Didática no Ensino Superior. O Ensino Superior no Brasil: história, currículo(s), formação de professores(as) e marcos normativos. A docência na Educação Superior: os professores iniciantes e os desafios da docência. O Planejamento e a avaliação no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Superior. A interdisciplinaridade e o Ensino Superior. A aula universitária. Os saberes docentes, a práxis pedagógica/educativa e a construção do conhecimento no Ensino Superior.
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Origem e repercussão do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), enquanto campo de pesquisa e ação política. Discussão sobre as relações CTSA e suas consequências para o ensino de ciências naturais, humanas e tecnologias. Análise de materiais didáticos e propostas curriculares com enfoque CTSA. Elaboração de projetos CTS para o ensino de ciências naturais, humanas e tecnologias.
O ensino como campo de pesquisa da história. Teorias pedagógicas. História das instituições de ensino. História do Ensino Superior. História do ensino profissional. Pesquisa, problematização e fontes documentais (escrita, oralidade, memória, dentre outros) das práticas de ensino no que tange a temas como: gênero, sexualidade, trabalho, etnia, disciplinas escolares, letramento, mídias, intelectuais, práticas educativas não escolares.
A História da Educação como campo de pesquisa no Brasil. Fontes para a História da Educação. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: da Colônia à atualidade. Memória e produção do conhecimento em Educação Profissional e Tecnológica. Políticas públicas para a Educação Profissional no Brasil nos séculos XX e XXI.
A formação humana integral. O trabalho como princípio educativo. A educação politécnica. As mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos. A relação entre o ambiente acadêmico/escolar e o setor produtivo. O currículo integrado. A articulação trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Estudo da Educação do Campo em uma perspectiva histórica, política, teórico-metodológica e pedagógica. O Movimento Nacional de Educação do Campo. Políticas Públicas da Educação do Campo. Formação de professores/educadores da Educação do Campo. Currículo e Educação do Campo. As escolas do campo, o currículo e o ensino contextualizado com o semiárido. Pedagogia da alternância – concepções e princípios. Movimentos Sociais do Campo.
As teorias do currículo e formação profissional docente. Pressupostos sociopolíticos e filosóficos do currículo: debates contemporâneos. Seleção, organização e distribuição do conhecimento escolar. Concepções curriculares presentes no cotidiano das práticas docentes. Ciclo contínuo de políticas e a perspectiva discursiva de currículo. Currículo na escola. A concepção descentrada de currículo e as ressignificações no contexto da prática.
Experimentação no Ensino e Ciências Exatas e da Natureza
História da experimentação no Ensino das Ciências Exatas e da Natureza. Contribuição do uso da experimentação como meio investigativo no processo de ensino aprendizagem. Elaboração de experimentos com material de baixo custo. Principais desafios e os novos rumos da experimentação nos diferentes níveis de Ensino das Ciências Exatas e da Natureza.
A pertinência das metodologias quantitativas na pesquisa em ensino. Noções de Amostragem e inferência estatística. Método estatístico, distribuição de frequência, medidas de tendência central e de dispersão, apresentação gráfica. Principais testes paramétricos e não paramétricos. Medidas de Confiabilidade de dados de questionários e surveys. Abordagem emergente na pesquisa: Pesquisa quali-quantitativa. Análise de correlação e regressão linear. Software de apoio estatístico.
Pesquisa, Narrativa e Ensino
Breve histórico e visão contemporânea da Pesquisa Narrativa. Conceituação, domínio e terminologias específicas. A Pesquisa Narrativa e sua relação com as diferentes orientações teóricas e vertentes metodológicas de pesquisas desenvolvidas sobre identidade profissional e ensino por meio de narrativas orais e/ou escritas.
Estudo dos processos de ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva da Linguística Aplicada: abordagens interdisciplinares e indisciplinares na escola pública.
Trajetória dos estudos dos letramentos no Brasil até a proposta da pedagogia dos Multiletramentos e o uso de novas tecnologias. Problematização das diversidades de linguagem que constituem os multiletramentos. Pesquisa, problematização e aplicação da teoria à sala de aula.
Teaching from a critical pedagogical perspective. Pedagogy of multiliteracies. Applied Linguistics and language learning in schools.
Estudo dos processos e estratégias de textualização na construção do sentido do texto/discurso: parâmetros de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade), tópico discursivo, referenciação, argumentação, gêneros discursivos, sequências e tipos textuais e suas aplicações para o ensino.
Tecnologia, técnica, saber prático e ensino. Teoria geral das técnicas, ciência e tecnologia. Ensino, tecnologias digitais e cibercultura. O uso de tecnologias no ensino a distância. História do ensino a distância e tecnologias. Princípios e teorias do ensino a distância. Ensino a distância, cibercultura e as tecnologias digitais.
Abordagens teóricas sobre leitura. Leitura de múltiplas linguagens. Ensino da leitura na educação básica.
Abordagens teóricas sobre escrita. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Ensino da escrita na educação básica.
Educação musical em diferentes espaços educacionais e socioculturais. Experiências práticas e fundamentação teórico-metodológica para a ação docente. Relação com as demais áreas do conhecimento.
Refletir sobre as bases do processo de ensino, nos seus aspectos sociais, culturais e psicoemocionais, tecendo relações entre a escola e a sociedade, para estabelecer vínculos que possibilitem compreender o papel desses espaços-tempos e meios sociais na formação de subjetividades.
Ensino, relações étnico-raciais e diversidade cultural. A legislação a respeito das relações étnico-raciais no sistema educacional. Gênero, identidade, sexualidade e educação. As culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas e o ensino para a diversidade. Multiculturalismo, reconhecimento e diversidade cultural no espaço escolar.
Tópicos Especiais II – O Ensino e as Imagens: teorias e abordagens interdisciplinares
As imagens não são apenas ilustrações. Elas transmitem e retransmitem saberes, por isso são analisadas sob o crivo das teorias e das perspectivas epistemológicas que cercam as diversas disciplinas. Portanto abordará os temas centrais: Estatutos e função da imagem em diferentes áreas de conhecimento; abordagens teórico-metodológicas para a decodificação de imagens no âmbito dos estudos e pesquisas interdisciplinares; Imagens como linguagens textuais; Imagens como fontes de Pesquisa; A cultura visual como expressão e saberes; Imagens e suas acepções: nos livros didáticos, no cinema, na TV, nos corpos.
Tópicos Especiais II - Currículo, tecnologias e disciplina(s): pensando a escola na sociedade contemporânea
Currículo, normas, livro didático e sujeitos escolares. Direitos, violência/indisciplina e contexto escolar. Tecnologias e práticas educacionais inovadoras. Metodologias de ensino e possibilidades de aprendizagem significativas.
Tópicos Especiais II – História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica
A História da Educação como campo de pesquisa no Brasil. Fontes para a História da Educação. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: da Colônia à atualidade. Memória e produção do conhecimento em Educação Profissional e Tecnológica. Políticas públicas para a Educação Profissional no Brasil nos séculos XX e XXI.
Tópicos Especiais – Teorias de Currículo e Ensino
Teorias do currículo e ensino. Pressupostos sociopolíticos e filosóficos do currículo: debates contemporâneos. Seleção, organização e distribuição do conhecimento escolar. BNCC: debate político, mobilização e implementação. Interdisciplinaridade e Currículo. Propostas curriculares desenvolvidas em espaços escolares.
Tópicos Especiais I - Formação, avaliação e aprendizagem no ensino de ciências humanas
Formação e prática docente. Concepções e práticas de avaliação escolar. Relação planejamento-objetivos-avaliação. Avaliação docente-discente e aprendizagem. A essencialidade do ensino. Percursos e tendências do ensino de ciências humanas.
Tópicos Especiais I – Pesquisa Qualitativa na Sala de Aula: princípios e processos
Analisar as caraterísticas que diferenciam a pesquisa qualitativa dos outros tipos de investigação. Compreender os pressupostos teórico-práticos da pesquisa qualitativa da sala de aula, com ênfase nos seus princípios, natureza e processos. Discutir as dimensões filosóficas da pesquisa qualitativa em educação, salientando sua potencialidade para perceber os saberes subjacentes que emergem de situações sociais e educacionais cotidianas. Valorizar nos discursos da pesquisa qualitativa o papel da subjetividade expressa nas vozes tanto do pesquisador quanto dos colaboradores (pesquisados) no momento da interpretação das informações e da comunicação dos resultados.
Problematização do conceito de narrativa. O lugar da narrativa nas tipologias textuais. Desenvolvimento da competência de contar e de interpretar histórias. Narrativa e desenvolvimento pessoal/identitário, profissional e social. O lugar da narrativa no currículo escolar. Análise de narrativas.
Estudos da linguagem, sob a ótica do sócio-interacionismo, envolvendo abordagens sócio-culturais, textuais e discursivos e a análise de textos e discursos.
Demandas das sociedades atuais sobre as características pessoais, técnicas e sociais que os profissionais graduados das universidades precisam ter. A Educação Superior no Brasil: história, marcos normativos e cenário atual. O professor da educação superior como profissional e pessoa sensível capaz de perceber os saberes subjacentes nas práticas cotidianas dos contextos complexos das salas de aula atuais. Professores iniciantes na Educação Superior: saberes docentes, desafios e dilemas no Ensino Universitário. As didáticas na Educação Superior a partir da perspectiva histórico-cultural. Interdisciplinaridade e Ensino Superior: a aula universitária. Os pressupostos teórico-práticos, princípios e processos do ensino baseados em projetos na Educação Superior. O ensino e a aprendizagem no contexto de uma ecologia sustentável. Estratégias de auto-co-hetero formação na educação superior. Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior: abordagens e características.
Ensino, relações étnico-raciais e diversidade cultural. A legislação a respeito das relações étnico-raciais no sistema educacional. Gênero, identidade, sexualidade e educação. As culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas e o ensino para a diversidade. Multiculturalismo, reconhecimento e diversidade cultural no espaço escolar.
A alfabetização, a literacia e o letramento científico, matemático e tecnológico. Propostas de alfabetização científica e tecnológica. Articulações entre o movimento CTS e a ACT no ensino de ciências e matemática. O pensamento crítico no ensino de ciências e matemática. O ensino de ciências e matemática e as relações de poder. Do pensamento abissal à ecologia de saberes.
Teorias do currículo e ensino. Pressupostos sociopolíticos e filosóficos do currículo: debates contemporâneos. Seleção, organização e distribuição do conhecimento escolar. BNCC: debate político, mobilização e implementação. Interdisciplinaridade e Currículo. Propostas curriculares desenvolvidas em espaços escolares.
Colonialismo e pensamento pós-colonial. O giro epistemológico decolonial. Colonialidade, racismo, eurocentrismo e modernidade. Relações de gênero e colonialidade. Racismo e sexismo epistêmico. Pedagogia decolonial.
As imagens não são apenas ilustrações. Elas transmitem e retransmitem saberes, por isso são analisadas sob o crivo das teorias e das perspectivas epistemológicas que cercam as diversas disciplinas. Portanto abordará os temas centrais: Estatutos e função da imagem em diferentes áreas de conhecimento; abordagens teórico-metodológicas para a decodificação de imagens no âmbito dos estudos e pesquisas interdisciplinares; Imagens como linguagens textuais; Imagens como fontes de Pesquisa; A cultura visual como expressão e saberes; Imagens e suas acepções: nos livros didáticos, no cinema, na TV, nos corpos.
Estudo sobre aprendizagem conceitual e aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) e Natureza da Ciência (NC). Destaque para o Modelo de Mudança Conceitual e a Teoria dos Perfis Conceituais e a interação recursiva entre HFC e NC.
A disciplina pretende abordar questões emergentes do campo educacional e seus desdobramentos na mobilização da História Oral como metodologia de pesquisa em Educação Matemática.
A disciplina pretende abordar conceitos, terminologias e vertentes teórico-metodológicas da pesquisa narrativa, impulsionando pensar possibilidades e potencialidades dessa abordagem metodológica para a pesquisa em Ensino.