Linhas de Pesquisa

1. DIAGNÓSTICO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

A linha aborda estudos de diagnóstico e monitoramento dos recursos naturais, e avaliação dos efeitos causados pela atividade humana sobre o ambiente, gerando dados que

irão subsidiar a sua recuperação e uso sustentável. As áreas de pesquisa envolvendo essa linha e seus respectivos professores são:

 

Área de Atuação Descrição Docentes Responsáveis
- Diagnóstico e Monitoramento Ambiental, com Ênfase nos Aspectos Físicos, químicos e Biológicos As pesquisas abordam o diagnóstico e o monitoramento de recursos naturais (biótico e abiótico), através de análises laboratoriais e de campo, de forma a definir sua composição e, consequentemente, os efeitos que seus constituintes podem causar ao ambiente e à vida, bem como através de estudos que permitam determinar a diversidade e as áreas de ocorrência de espécies biológicas, tais como peixes e plantas nativas da região, com vistas ao seu uso sustentável. Profa. Dra. Danielle Peretti Filgueira
Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho

- Poluição e contaminação de corpos hídricos subterrâneos e superficiais

Gestão de bacias hidrográficas e aquiferos

- Geoprocessamento aplicado aos recursos Naturais

 
Estudos de risco e de vulnerabilidade à contaminação da água subterrânea em meio urbano e rural, identificação de mecanismos de interação sociedade-natureza que impacte na qualidade da água, e comprometimento de seu uso em reservatórios superficiais e subterrâneos.
Manejo, análise e planejamento para gestão de bacias hidrográficas e aquiferos, estudos de quantificação de reservas e caracterização física de reservatórios.
aplicação da ferramenta do geoprocessamento na gestão, prospecção de recursos naturais, bem como de problemas ambientais diversos, como desertificação, detecção de uso, cobertura e ocupação do solo e controle para salubridade ambiental (saneamento básico e estudos de dispersão epidemiológica).
Prof. Dr. Filipe da Silva Peixoto

- Educação Ambiental e Reciclagem de Resíduos

 

As atividades abordam a relação entre a necessidade de reciclagem de resíduos sólidos e a educação ambiental. O objetivo é detectar os problemas envolvidos na deposição inadequada dos resíduos, na falta de saneamento básico, no descumprimento de leis, etc..., fornecer subsídios ao poder público e à própria sociedade para as consequências destes atos e propor soluções que minimizem estes problemas.

Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho
Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Prof. Dr. Vinícius Patrício Santos Caldeira

- Recuperação de Áreas Degradadas

Processos de formação de áreas degradadas e agentes de degradação. Caracterização e diagnóstico de áreas degradadas. Reabilitação, reposição, restauração, recuperação. Regeneração natural. Técnicas de recuperação envolvendo medidas físicas, biológicas e físico-biológicas. Planejamento para Recuperação de Áreas Degradadas. Práticas vegetativas para o controle da erosão e recuperação de áreas degradadas. Estratégias de recuperação com enfoque holístico.

Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho

- Vulnerabilidades, Riscos e Zoneamento Ambiental

Análise, numa perspectiva temporal e espacial, dos processos antrópicos imprescindíveis para o entendimento da organização do espaço e suas transformações nas diversas escalas geográficas. Metodologias de zoneamento ambiental. Zoneamento ecológico-econômico.

Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio

- Ecologia da Paisagem

Análise da estrutura, fragmentação e mudanças de paisagem. Técnicas e dados de sensoriamento remoto e geoprocessamento para análise da estrutura, fragmentação e mudanças de paisagem. Impactos de fragmentação/alteração dos ecossistemas naturais.

Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio

 - Geoprocessamento aplicado aos Recursos Naturais

O geoprocessamento vem ao encontro das novas tendências que propiciam uma análise mais apurada e aprofundada dos recursos naturais, melhorando, assim, a integração, o relacionamento e o conhecimento sobre esses recursos. A utilização do geoprocessamento tem se intensificado, tanto por instituições públicas quanto por empresas privadas por subsidiar eficientemente a tomada de decisão dos planejadores e gestores e, consequentemente, verifica-se uma crescente demanda por profissionais que dominem essa tecnologia. Sendo assim, a formação de um profissional na área de Ciências Naturais, com concentração em Recursos Naturais, deve contemplar tanto uma formação teórica, como também uma formação técnica quanto à utilização das ferramentas de Geoprocessamento aplicado aos estudos de diagnóstico e monitoramento ambiental. Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio


- Ecologia de Ecossistemas Aquáticos continentais (rios, lagoas e açudes)

- Ecologia Trófica de Peixes

Estudos sobre os ecossistemas aquáticos dulcícolas como rios, riachos, lagoas, reservatórios e planície de inundação, buscando entender a estruturação e o funcionamento dos mesmos. As atividades consistem na investigação da dieta das espécies, identificação do hábito alimentar e da estrutura trófica dos diferentes habitat e na análise morfológica dos peixes.

Profa. Dra. Danielle Peretti Filgueira

- Sistemas ambientais e planejamento

Aplicação da abordagem sistêmica nos estudos ambientais, visando reconhecer os processos naturais e as interferências antrópicas na dinâmica das paisagens. Avaliação do estado de conservação e da dinâmica ambiental em áreas litorâneas e semiáridas. Aplicação dos conhecimentos na proposição de alternativas de conservação da natureza como a instituição de unidades de conservação, zoneamentos ambientais e urbanos e planejamento e gestão de bacias hidrográficas.

Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho

- Diagnóstico e Monitoramento Ambiental, com Ênfase nos Aspectos Físicos, Químicos e Biológicos em Ambientes Marinhos

 

Prof. Dr. Flávio José de Lima Silva

Caraterização e diagnóstico da Biodiversidade, Ecologia e Contexto Paleloambiental de Biotas Pretéritas, com ênfase em vertebrados do período Quaternário

Determinação da composição taxonômica de assembleias fossilíferas e suas implicações ecológicas, biogeográficas e biocronológicas; reconstrução da ecológica de espécies e biotas pretéritas e seus respectivos contextos paleoambientais, especialmente durante o período Quaternário; diagnose dos processos formativos de assembleias fossilíferas de vertebrados do Quaternário e suas implicações para o entendimento a ecologia e ambientes do passado. 

Prof. Dr. Kléberson de Oliveira Porpino

- Aplicação de Métodos Paleontológicos para Diagnósticos e Resolução de Problemas Atuais de Ecologia, Conservação e Mudanças Ambientais.

Utilização de métodos da tafonomia e outras áreas da paleontologia para estudo de restos orgânicos recentes em contexto ecológico; paleobiologia da conservação.

Prof. Dr. Kléberson de Oliveira Porpino

- Análise de Áreas Protegidas Estudos ambientais integrados visando a delimitação e caracterização de espaços com potencial para a criação de Unidades de Conservação; Análise ambiental e gestão de Unidades de Conservação já instituídas; Estudos de ordenamento do uso do solo e Zoneamento Ambiental em Unidades de Conservação. Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho
- Gestão Integrada da Zona Costeira Dinâmica socioambiental da Zona Costeira; Indicadores socioeconômicos e ambientais para o monitoramento da Zona Costeira emersa; Impactos ambientais de empreendimentos na Zona Costeira; Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira. Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho

 

2. TECNOLOGIA AMBIENTAL

A linha aborda o estudo e o desenvolvimento de tecnologias ambientais que possam ser utilizadas no diagnóstico e monitoramento ambiental, nas práticas de conservação e

na aplicabilidade sustentável dos recursos naturais. As áreas de pesquisa envolvendo essa linha e seus respectivos professores são:

 

Área de Atuação Descrição Docentes Responsáveis

- Desenvolvimento e Análise da Qualidade de Biocombustíveis

A pesquisa aborda a caracterização de óleos vegetais obtidos de matérias alternativas, principalmente as que sejam viáveis no semi-árido e ainda não exploradas na produção de biodiesel, e sua caracterização de acordo com os padrões recomendados pela ANP. Também atua no desenvolvimento e otimização de novos catalisadores para a produção de biodiesel e reuso de seus subprodutos.

Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Prof. Dr. Vinícius Patrício Santos Caldeira

- Degradação de Contaminantes Emergentes

- Eletroanálise e Eletrodegradação de contaminantes emergentes

- Tratamento de Águas e Efluentes

- Tratamento de Efluentes industriais e domésticos por processos eletroquímicos

- Desenvolvimento de sensores eletroquímicos para compostos de interesse ambiental

As pesquisas abordam estudos de desenvolvimento de metodologias de degradação de contaminantes provenientes das atividades econômicas realizadas na região e de tratamento de efluentes, domésticos e industriais, os quais, geralmente têm como destino final os recursos hídricos. Os estudos são realizados sob a ótica da sustentabilidade ambiental, os quais têm como base a caracterização química dos efluentes, o processo de degradação eletroquímica utilizando amostras sintéticas e a aplicação no tratamento das matrizes ambientais.

Prof. Dr. Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira

- Fisiologia Vegetal, com enfoque nos fatores de estresse

- Propagação de Plantas

As linhas abordam a Fisiologia do estresse (hídrico e salino) e sua relação com a produção de metabólitos secundários, assim como a Propagação vegetativa de plantas (estaquia e cultura de tecidos vegetais). Profa. Dra. Cynthia Cavalcanti de Albuquerque 
- Desenvolvimento de sensores e metodologias eletroanalíticas para a detecção e quantificação de espécies de relevância ambiental As pesquisas abordam o desenvolvimento de sensores e metodologias de análise simples, rápidas e de baixos custos, usando métodos eletroquímicos, para a determinação de compostos de relevância ambiental. Os trabalhos envolvem a construção de eletrodos modificados com (nano)materiais, orgânicos ou inorgânicos, com vistas ao desenvolvimento de sensores eletroquímicos com potencialidades para aplicações em matrizes ambientais. Profa. Dra. Suely Souza Leal de Castro

- Degradação de poluentes ambientais/contaminantes emergentes por processos oxidativos avançados (eletroquímicos, fotocatalíticos, Fenton e outros).

- Tratamento de águas e efluentes por processos oxidativos avançados (eletroquímicos, fotocatalíticos, Fenton e outros).

 

As pesquisas abordam o desenvolvimento de metodologias de i) degradação de compostos orgânicos persistentes, provenientes das atividades econômicas realizadas na região e/ou das utilizadas como bens de consumo pela população; e ii) tratamento de águas e efluentes reais, domésticos e industriais, contendo compostos tóxicos. Esses compostos, na maioria das vezes persistentes, têm como destino final os recursos hídricos, prejudicando a qualidade de suas águas e, consequentemente, a saúde da população e a biota aquática. As pesquisas são realizadas sob a ótica da sustentabilidade ambiental. Profa. Dra. Suely Souza Leal de Castro

- Educação Ambiental e Reciclagem de Resíduos

 

As atividades abordam a relação entre a necessidade de reciclagem de resíduos sólidos e a educação ambiental. O objetivo é detectar os problemas envolvidos na deposição inadequada dos resíduos, na falta de saneamento básico, no descumprimento de leis, etc..., fornecer subsídios ao poder público e à própria sociedade para as consequências destes atos e propor soluções que minimizem estes problemas.

Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho
Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Prof. Dr. Vinícius Patrício Santos Caldeira

- (Bio)síntese de (nano)materiais para aplicações em sensores eletroanalíticos e em processos oxidativos avançados (eletroquímicos, fotocatalíticos e Fenton). As pesquisas abordam a produção de nanopartículas de carbono, metálicas, de óxidos metálicos etc.; de nanocompósitos de óxidos metálicos e metais, dentre outros, usando métodos físico-químicos (reações por combustão em solução), biológicos (sob ação de extratos de plantas, óleos essenciais e outros, conhecidos como biossíntese ou síntese verde) e eletroquímicos. Produções de materiais via rotas ambientalmente responsáveis representam estratégias extremamente relevantes, pois, além de gerar mínimos impactos ambientais, apresentam baixos custos e favorecem a escalabilidade. Os nanomateriais são aplicados na detecção/quantificação/

degradação de poluentes/contaminantes ambientais e ou no tratamento de águas e efluentes.

Profa. Dra. Suely Souza Leal de Castro

- Isolamento, caracterização e aplicação biológica de produtos naturais de plantas da Caatinga.

As pesquisas abordam métodos de extração, purificação e caracterização de proteínas e composto bioativos (extratos, óleos essenciais e metabólitos secundários) a partir de plantas da Caatinga. Os estudos envolvem ainda a aplicação das moléculas isoladas em ensaios de atividade antimicrobiana (antibacteriana e antifúngica), antioxidante e antitumoral, com o objetivo de identificar novas moléculas biologicamente ativas com potencial biológico para serem aplicados na saúde e agricultura.

Prof. Dr. Mayron Alves de Vasconcelos

Prof. Dr. Leandro Bezerra de Lima

- Catálise Heterogênea

- Desenvolvimento de Catalisadores ambientalmente corretos e suas aplicações em processos ambientais

- Catálise aplicada a processos ambientais

As pesquisas abordam o desenvolvimento e otimização de catalisadores heterogêneos aplicados em processos industriais visando à preservação do meio ambiente. Avaliação das propriedades fisíco-químicas dos catalisadores direcionando suas características estruturais de acordo com cada aplicação. Foco principal no desenvolvimento de novos catalisadores heterogêneos, que tanto em seus procedimentos de síntese como no processo industrial aplicado empregue o mínimo possível de reativos que contaminem e degradem o meio ambiente.

Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Prof. Dr. Vinícius Patrício Santos Caldeira

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern