Impacto Econômico, Social e Cultural

O Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais está inserido no interior do Estado do Rio Grande do Norte, uma região semiárida do Nordeste que apresenta grandes disparidades socioeconômicas e intensa vulnerabilidade socioambiental. Deste modo, a importância desse Programa para a região e a credibilidade dos docentes é atestada pela participação de seus docentes/egressos em várias atividades no estado, como conselhos de meio ambiente, comitês de bacia hidrográfica, associações não governamentais, projetos de extensão junto à comunidades locais, programa de televisão, teatro, comissões junto ao Governo do Estado e na formação de professores da educação básica.

A respeito da interação do PPGCN com a educação básica, o Programa opera ativamente no processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos para alunos do ensino básico, para que novas atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica destes estudantes sejam desenvolvidos, assim como a atualização de seus professores. Assim, há uma forte inserção de professores da Rede Básica de ensino no PPGCN. A partir de 2011 até 2020, uma média geral de aproximadamente 30% dos discentes que passaram pelo PPGCN são oriundos da rede básica de ensino, muito deles fazendo o mestrado ao mesmo tempo que continuam lecionando na rede. Essa significativa integração do PPGCN com a rede básica de ensino atesta a importância que os docentes do curso conferem para o desenvolvimento nacional.

O Banco de Dados de Palestras do PPGCN, disponível para conhecimento e acesso no site do Programa, criado no ano de 2019, foi mais uma ferramenta que visa possibilitar aos professores, egressos e discentes do Programa a atuarem na educação básica, disseminando conhecimentos da área ambiental em dias característicos, como dia da água, dia da árvore, semana do meio ambiente, entre outros.


Sobre as iniciativas de solidariedade e colaboração, os laboratórios pertencentes ao PPGCN prestam serviços na realização de análises para todos os Programas da UERN e da região (UFERSA, IFRN, UNP e UFRN), bem como para trabalhos de IC dessas instituições. Essas análises são realizadas por alunos do PPGCN, sob a orientação de docentes do Programa, que são responsáveis pelos equipamentos utilizados. Os docentes são ainda membros constantes de bancas de TCC, dissertação e teses de instituições regionais e nacionais, e dão palestras e cursos em eventos de nível regional e nacional. Os egressos têm forte presença na rede de ensino fundamental, como professores de escolas públicas e privadas; no ensino superior, como professores e técnicos de universidades da região (UFERSA, IFRN, FACENE, UNP e UVA) e há, também, forte inserção em órgãos de proteção ambiental (Prefeituras, ONGs e empresas de licenciamento ambiental).

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