O egresso do curso de graduação em Publicidade e Propaganda ofertado pela UERN,
em atendimento ao exposto nas Diretrizes Curriculares Nacional CNE/CES 492/2001, deve
apresentar o seguinte perfil:
soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de
anunciantes e institucionais;
objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de
marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de
assessoria publicitária de informação;
portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o
exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação
pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as
necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.
De modo geral, o perfil do egresso em Publicidade e Propaganda é de um profissional
que reúna os conhecimentos teóricos e técnicos necessários para o desempenho das atividades
práticas no campo profissional, visto que juntamente com as atividades de cunho prático,
também são desenvolvidos trabalhos em disciplinas teóricas ao longo do curso que
contribuem e influenciam na construção de uma prática profissional alicerçada nas teorias e
bases exigidas para a atividade publicitária.
As competências e habilidades gerais a serem desenvolvidas pelo curso de Publicidade
e Propaganda, do mesmo modo, pelos diferentes cursos da área de comunicação em
atendimento ao exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES 492/2001, são as
seguintes:
● Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;
● Usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;
● Posicionar-se de modo ético-político.
As competências e habilidades específicas para o curso de Publicidade e Propaganda
em atendimento ao exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES 492/2001, são as
seguintes:
● Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;
● Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc;
● Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de
mercado institucionais dos anunciantes;
● Conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;
● Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em
veículos impressos, eletrônicos e digitais;
● Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de
campanhas publicitárias;
● Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar
materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;
● Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado,
envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a
promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
● Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e
nacional que influem no ambiente empresarial;
● Identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos
estabelecidos;
● Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias
referentes à publicidade e à propaganda.
Dessa forma, com base nestas características de habilidades e competências do
egresso, espera-se a formação de um profissional não somente voltado para o mercado de
trabalho, mas de um profissional apto para desenvolver um pensamento crítico diante da
sociedade e ações éticas e políticas capazes de intervir e transformar a realidade social em que
vive.
A implementação do Projeto Político Pedagógico do Curso tem como desafio a
execução integrada de ensino, pesquisa e extensão de maneira a deixar ambos os pilares como
de extrema importância para o curso e formação dos educandos.
Entre os meios que facilitam a execução dessas tarefas são as seguintes:
as atividades do curso para maior participação da comunidade externa
artigos, realização de pesquisas e de atividades que resultem na participação ou
público alvo: a comunidade externa. Ex.: produção de peças publicitárias de
campanhas de orientação da população de Mossoró ou realização de campanhas para o
terceiro setor.
mudanças na execução do PPC.
A avaliação educacional (da aprendizagem e/ou curricular), tradicionalmente tem sido viabilizada pelo princípio da objetividade, adotando uma metodologia estatística em que o processo se dá através de uma concepção tecnicista. No entanto, o atual contexto educacional solicita novas formas de atuação, que diferem das concepções educativas tradicionais. Nesse reordenamento das práticas educacionais, a avaliação se coloca como um elemento-chave para a otimização da qualidade do processo ensino-aprendizagem e, por sua vez, dá operacionalidade do currículo.
Entende-se que a avaliação da aprendizagem e a avaliação curricular estão intrinsecamente relacionadas, ambas expressando uma postura política, conforme os valores e princípios adotados no contexto educacional, perpassando por todas as atividades realizadas, inclusive na compreensão e operacionalização da avaliação institucional.
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