Projeto Pedagógico do Curso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia deverá atuar profissionalmente na compreensão das relações entre o meio rural e o meio urbano, proporcionando o desenvolvimento de relações mais estreitas entre a agricultura familiar e a Agroecologia com atores urbanos a partir da perspectiva do consumo de alimentos produzidos em base socioambiental; sendo capazes de promover a socialização do conhecimento construído pelos agricultores no processo de produção agroecológica com a comunidade, bem como atuar no processo de reconversão tecnológica nas unidades familiares da região, fomentando as diversas formas de organização social que visem o fortalecimento da cooperação na agricultura familiar; bem como ser capaz de atuar como agente mediador no resgate das experiências e conhecimentos dos agricultores e também para a geração e validação de tecnologias adaptadas à realidade da agricultura familiar, visando a sustentabilidade. Também, conforme disposto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC, 2016), deverão planejar, executar, monitorar, analisar e certificar sistemas de produção agroecológicos. Planejar e executar atividades de manejo de sistemas de produção agroecológicos e do ambiente agrícola. Implantar sistemas de produção animal e vegetal. Gerenciar o processamento e comercialização da produção agroecológica. Elaborar, planejar, executar e difundir programas e projetos de fomento ao desenvolvimento rural. Assessorar órgãos públicos e empresas privadas. Subsidiar a concepção, acompanhar e executar políticas públicas em nível local e regional. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Planejar, organizar, monitorar e executar o manejo conservacionista e sustentável dos solos e o manejo dos fatores microclimáticos, hídricos e florísticos, segundo uma visão sistêmica da unidade produtiva rural, de suas relações com o entorno, e da sustentabilidade;

Identificar as relações ecológicas entre os seres vivos e entre estes e o meio abiótico, planejando e executando práticas ambientais visando a sustentabilidade da propriedade rural; 

Prospectar, desenvolver ou estimular a adoção de tecnologias compatíveis com o desenvolvimento rural sustentável, focado na produção das unidades territoriais da agricultura familiar e conectado à perspectivas de empreendedorismo e inovação;

Coordenar e fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável e da Agroecologia. Emitir laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos agropecuários no âmbito de sua competência profissional e baseados na legislação agropecuária, ambiental e trabalhista.

Desencadear e/ou animar processos participativos e democráticos de cooperação e organização para o desenvolvimento sustentável das unidades familiares de produção, grupos, comunidades e municípios;

Identificar e assessorar a aplicação das diferentes formas de organização econômica na esfera da distribuição e da comercialização de produtos agrícolas;

Atuar nos processos de certificação dos sistemas orgânicos, ecológicos, solidários e agroecológicos de produção.

A integração de estudos e de componentes curriculares no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia se dá sob três perspectivas: a primeira diz respeito aos componentes curriculares de formação base, como produção textual, introdução aos princípios da agroecologia, introdução a ciência do solo, entre outros; a segunda diz respeito aos componentes curriculares do curso de Agroecologia teóricos e práticos, como Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Ecologia da Caatinga e de Agroecossistemas, Formação dos Solos no Semiárido Nordestino, Desenvolvimento Sustentável e Agendas Ambientais Globais, Sociologia Rural e Sustentabilidade, Manejo Ecológico dos Solos Tropicais, Agroecologia e Convivência Com o Semiárido, Gestão das Águas e Participação Social, Desenho e Avaliação de Sistemas Sustentáveis, Economia Solidária e Cooperativismo, Gestão Ambiental Rural, Metodologia de ATER Agroecológica I Certificação Orgânica e Agroecológica, Saneamento Ambiental Rural, Etnoconhecimento; e por fim, a terceira trata dos componentes curriculares de formação obrigatória e complementar. Os conteúdos de formação complementar, constitui-se de um conjunto de ofertas de disciplinas, seja do próprio curso de Agroecologia, seja de outros cursos, possibilitando aos discentes a escolha de componentes de acordo com suas perspectivas de formação profissional e/ou de mercado.

A avaliação da aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e valores, propiciados pela presente proposta pedagógica, está pautada nas estratégias e princípios estabelecidos na RESOLUÇÃO Nº 026/2017- CONSEPE que regulamenta os Cursos de Graduação da UERN e a Resolução Nº 11/93-CONSUNI, que regulamenta a verificação do rendimento escolar. A avaliação, considerada parte integrante e indissociável do ato educativo, vincula-se necessariamente ao processo de ensino-aprendizagem, que compreende o ensinar e o aprender nas atividades curriculares dos cursos por meio de um processo contínuo de acompanhamento do desempenho do aluno. Conforme a Resolução Nº 11/93-CONSUNI, a verificação do rendimento dos alunos deve ser feita a partir dos aspectos de assiduidade (frequência) e aproveitamento (aquisição de conhecimentos); em cada disciplina de quatro (04) créditos devem ser feitas três avaliações parciais por período letivo e em intervalos programados; às disciplinas de dois (02) créditos, aplicam-se duas avaliações parciais. Os instrumentos de verificação de aprendizagem para efeito de avaliação, são trabalhos teóricos e práticos, aplicados individualmente ou em grupo, que permitam aferir o aproveitamento de cada aluno.

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