Projeto Pedagógico do Curso

O novo paradigma de formação do administrador pressupõe uma visão da educação constituída de múltiplas dimensões e voltada para realidade brasileira, regional, e local, atendendo às necessidades da comunidade e às satisfações individuais, ao mesmo tempo, preocupado com o contexto e espaço de sua atuação. Nesse sentido, as novas abordagens teóricas da Administração enfatizam os fatores ambientais de natureza econômica, cultural e política nas organizações, originando critérios definidos para os atos e fatos administrativos. Ao lado dos critérios técnicos da eficiência e eficácia, surgem a efetividade e a relevância como critérios essencialmente políticos e filosóficos da administração.

Dessa forma, espera-se que o bacharel formado no Curso de Administração do Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, possua visão multidisciplinar e interdisciplinar do fenômeno administrativo, com domínio sobre a ciência, as técnicas e as questões sociais e econômicas que envolvem o pprocesso produtivo e a gestão das organizações, conscientes dos desafios da profissão nas dimensões humana, organizacional, cultural/pedagógica e econômica, em âmbito nacional e internacional.

  • A Resolução 04-CES/CNE, em seu artigo 4, definiu as seguintes competências e habilidades para o profissional em administração:
  • I- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • II- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • III- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • IV- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e casuais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • V- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • VI- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • VII- Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
  • VIII- Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
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