Projeto Pedagógico do Curso

A organização da escola brasileira se apresenta como potência em função da universalização do acesso, das diferenças e do compromisso e criatividade dos profissionais da educação que habitam esses espaços formais de ensino. Ao mesmo tempo, se constitui um desafio em função da complexidade que envolve a formação, a infraestrutura e as políticas educacionais. Dessa forma, pensar o perfil de um profissional para atuar na docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, requer colocá-lo no lugar de um profissional que contribui significativamente na tarefa de democratizar o acesso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, à promoção da melhoria nas condições de vida das pessoas. Defendemos com inspiração em Freire (1998), Nóvoa (2022) e Josso (2010), dentre outros referenciais, que a formação é processo inacabado e que se realiza em meio a experiências formativas que fazem sentido e que se atualizam em função de contextos históricos, sociais e culturais. Formar o pedagogo, no contexto atual, da cultura digital em rede - cibercultura, requer situarmos as mudanças radicais do papel da escola e das relações de aprendizagens daí advindas.

Com base em Santos (2003), entendemos que o contexto da cibercultura vem superando e transformando radicalmente os modos e processos de produção e socialização de saberes. A criação, transmissão, armazenamento e significação das informações acontecem de maneira totalmente diferente e sem precedentes na história. Vivemos uma mudança cultural que altera e envolve, praticamente, todas as áreas de conhecimento. Com isso, mudam-se as formas de interconexão entre os sujeitos, os espaços e cenários de aprendizagens e, por consequência, exige-se novas formas de pensar os currículos e as formações.

No processo formativo, o graduando de Pedagogia a distância contará com um repertório de informações e habilidades envolvendo uma pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos consubstanciados em princípios de
interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão. Para tanto será necessário:
I - O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II - A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III - A participação na gestão de processos educativos e o conhecimento da sua implicação nos resultados das instituições de ensino;
IV - Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação que demandem o conhecimento e a atuação docente;
V- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas;
VI - Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos de atuação docente;

A Formação do Licenciado em Pedagogia para atuação na docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental pressupõe a formação de competências que possibilitem a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de contribuir com as complexas demandas cotidianas e com uma atuação profissional comprometida com as diferenças, a inclusão e, consequentemente, com a cidadania.

As competências e habilidades entendidas como essenciais, a serem desenvolvidas no decorrer do curso para atender ao perfil profissional, foram selecionadas dentre as indicadas pela Comissão de Especialistas de Pedagogia/MEC (1998) e em consonância com as Competências Gerais Docentes, descritas no Anexo
da Resolução CP/CNE Nº 2 (2019).

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