|
Dissertações |
|
1
|
-
JORGE DOS SANTOS RIBEIRO
-
“É SAL, PIVETE”: A SOCIOLINGUÍSTICA, A AFETIVIDADE E O LÚDICO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DAS CLASSES DE PALAVRAS.
-
Orientador : GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
-
CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
-
DANIELLE BRITO DA CUNHA
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As aulas de Língua Portuguesa passaram por um processo de intensas transformações.
O que antes se limitava à classificação de palavras e de frases isoladas de um contexto,
deu espaço para atividades lúdicas, em que aspectos afetivos e sociolinguísticos são
vistos como prioridades na pós-modernidade. Partindo dessa premissa, se constitui
como objetivo geral desta pesquisa investigar como a Sociolinguística, as questões
afetivas/emocionais e o ensino lúdico se interrelacionam no processo de ensino-
aprendizagem de classes de palavras no Ensino Fundamental anos finais. Para atingir
tal objetivo, nos valeremos, em especial, das contribuições de Antunes (2003); dos
documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base
Nacional Comum Curricular (2017); das discussões de Kishimoto (2011); de Almeida
(2001) e de Luckesi (2022). Quanto aos aspectos metodológicos, é possível afirmar que
este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa-interpretativista (MINAYO,
2002), (MOITA LOPES, 1994). O caderno pedagógico, corpus desta pesquisa,
contempla uma adaptação do baralho UNO, um jogo de cartas muito popular entre os
adolescentes e os jovens, de diferentes classes sociais, com foco no ensino de classes
gramaticais, dentre as quais se destacam o substantivo, o adjetivo, o verbo e o advérbio.
Como resultados prévios, é possível inferir que, ao recorrer a atividades lúdicas como
uma prática pedagógica, os alunos tendem a demonstrar um maior interesse pelas aulas,
além destas contribuírem para o desenvolvimento da autoestima, para a construção de
laços afetivos e para o gerenciamento das emoções, uma vez que as experiências leitoras
críticas, de escrita reflexiva e de práticas orais, proporcionam o protagonismo estudantil
e a valorização do indivíduo como um ser imerso em uma sociedade plural, com
dialetos e vivências próprios.
-
Mostrar Abstract
-
Portuguese language classes went through a process of intense transformations. What was previously limited to classifying words and phrases of basic phrases in a context, gave space to ludic activities, in which affective and sociolinguistic aspects are seen as priorities in post-modernity. Based on this premise, it constitutes as a general objective of this research to investigate how Sociolinguistics, questions affective/emotional skills and ludic teaching are interrelated in the teaching- learning word classes in Elementary School final years. To reach such objective, we will use, in particular, the contributions of Antunes (2003); of the official documents, such as the National Curriculum Parameters (1997) and the Base National Common Curricular (2017); from Kishimoto's discussions (2011); de Almeida (2001) and by Luckesi (2022). As for the methodological aspects, it is possible to state that this work is characterized as a qualitative-interpretative research (MINAYO, 2002), (MOITA LOPES, 1994). The pedagogical notebook, corpus of this research, includes an adaptation of the UNO deck, a very popular card game among adolescents and young people, from different social classes, with a focus on teaching social classes grammatical elements, among which stand out the noun, the adjective, the verb and the adverb. As previous results, it is possible to infer that, when going through ludic activities such as practice, pedagogical students tend to show greater interest in classes, in addition to these, they contributed to the development of self-esteem, to the construction of affective ties and for the management of emotions, since reading experiences critical, reflective writing and oral practices, providing student protagonism and the valuation of the individual as a being immersed in a plural society, with dialects and experiences.
|
|
2
|
-
MONICA GUEDES FERREIRA
-
PEDAGOGIA SOCIOLINGUÍSTICA: PROPOSTA DIDÁTICA COM OS GÊNEROS MEME E TIRA PARA DISCENTES DOS 8º E 9º ANOS
-
Orientador : GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
-
JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR
-
VICTOR RAFAEL DO NASCIMENTO MENDES
-
Data: 03/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As redes sociais estão presentes, em grande número, no cotidiano de alunos e professores. Nesses ambientes, notamos um crescente aumento de gêneros multissemióticos, principalmente os de caráter humorístico. Assim, consideramos de grande importância as discussões a respeito dos multiletramentos, pois os gêneros que circulam na internet exigem novas competências dos leitores. Além disso, a presença das variedades linguísticas em memes, tiras, reels e charges vem ganhando grande adesão e servem, também, como recurso de humor. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo propor um trabalho que contemple as variações linguísticas, a partir dos gêneros textuais meme e tiras, com vistas a formar estudantes capazes de respeitar os diferentes usos da língua e, consequentemente, que valorizem a diversidade linguística que os usos reais efetivam nas práticas sociais. Metodologicamente, nosso estudo se caracteriza como qualitativo e apresenta uma proposta de caderno pedagógico com foco nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, fazendo uso de gêneros humorísticos que circulam na internet. Tomaremos como base os seguintes referenciais teóricos: Antunes (2003; 2007), a respeito do ensino de Língua Portuguesa, Bagno (2007, 2013) e Bortoni-Ricardo (2005), sobre variações linguísticas, Marcuschi (2008), em relação aos gêneros textuais, Rojo (2012; 2015) com noção de multiletramentos e as discussões sobre o humor presentes nos textos de Possenti (1998; 2018). Obtivemos como resultado abordagens mais criativas e atuais da Língua Portuguesa, que podem ser utilizadas pelo professor, com base em textos que circulam nas redes sociais, possibilitando aos alunos uma melhor compreensão da dinamicidade dos mecanismos linguísticos, que vão além das regras gramaticais.
-
Mostrar Abstract
-
Social networks are present, in large numbers, in the daily lives of students. and teachers. In these environments, we notice a growing increase in genres multisemiotics, especially those of a humorous nature. Thus, we consider great importance to discussions about multiliteracies, because the genres that circulate on the internet require new skills from readers. Furthermore, the presence of linguistic varieties in memes, strips, reels and cartoons has been gaining great adherence and also serve as a humor resource. In this sense, this research has with the objective of proposing a work that contemplates linguistic variations, based on the meme and comic textual genres, with a view to forming students capable of respecting the different uses of language and, consequently, that value linguistic diversity that real uses effect in social practices. Methodologically, our study characterizes as qualitative and presents a proposal for a pedagogical notebook with a focus on in the 8th and 9th years of Elementary School, making use of humorous genres that circulate on the internet. We will take as a basis the following theoretical references: Antunes (2003; 2007), regarding the teaching of the Portuguese language, Bagno (2007, 2013) and Bortoni-Ricardo (2005), about linguistic variations, Marcuschi (2008), about the textual genres, Rojo (2012; 2015) with the notion of multiliteracies and the discussions about the humor present in Possenti's texts (1998; 2018). we got how result in more creative and up-to-date approaches to the Portuguese language, which can be used by the teacher, based on texts that circulate on social networks, enabling students to better understand the dynamics of the mechanisms linguistic, which go beyond grammatical rules.
|
|
3
|
-
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
-
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de sequência básica por meio do conto Um apólogo
-
Orientador : NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES
-
NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI
-
Data: 14/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho analisa a leitura compreensiva e a produção de sentido a partir do gênero conto, considerando ser o ensino de língua portuguesa centrado no texto constituindo uma atividade interativa e de fundamental importância para o desenvolvimento comunicativo e para a formação de leitores proficientes. Nesse sentido, este trabalho busca, por meio do conto Um Apólogo de Machado de Assis, trabalhar a leitura e produção de sentido de estudantes do 9º ano. A pesquisa propõe uma sequência didática (COSSON, 2007) com base no gênero conto que prioriza a inserção de uma obra canônica nos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando assim com um ensino pautado no letramento literário, ampliando dessa forma, o repertório textual, linguístico e literário dos leitores. A respeito das questões teóricas, recorremos aos estudos do letramento literário e da linguística textual, com enfoque nos estudos de Cosson (2007), Gotlib (2006), Antunes (2003; 2009), Koch (2008; 2015), entre outros. Em consonância, a perspectiva defendida, recorreremos, ainda, às orientações de Brasil (2018) para apoiar-se nas orientações pedagógicas disponibilizadas aos professores de educação básica. Nosso trabalho é propositivo e tem por finalidade ofertar aos professores de Língua Portuguesa da educação básica um material de consulta para estudo e aplicação da sequência didática em suas turmas.
-
Mostrar Abstract
-
The work analyzes comprehensive reading and the production of meaning from the short story genre, considering that Portuguese language teaching is centered on the text, constituting an interactive activity of fundamental importance for the communicative development and for the formation of proficient readers. In this sense, this work seeks, through the short story Um Apólogo by Machado de Assis, to work on the reading and production of meaning by 9th grade students. The research proposes a didactic sequence (COSSON, 2007) based on the short story genre that prioritizes the insertion of a canonical work in the final years of Elementary School, thus contemplating a teaching based on literary literacy, thus expanding the textual, linguistic repertoire and literary of the readers. Regarding theoretical issues, we resort to studies of literary literacy and textual linguistics, focusing on studies by Cosson (2007), Gotlib (2006), Antunes (2003; 2009), Koch (2008; 2015), among others. In line with the defended perspective, we will also resort to the guidelines of Brasil (2018) to support the pedagogical guidelines made available to basic education teachers. Our work is purposeful and aims to offer Portuguese Language teachers in basic education a reference material for the study and application of the didactic sequence in their classes.
|
|
4
|
-
ROGERLANE FERREIRA VERAS
-
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA): desafios frequentes em contextos emergentes.
-
Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIVOENE PEREIRA CRUZ
-
FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
Data: 04/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de pesquisa tem como temática a leitura e a escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando desafios recorrentes, frente às demandas sociais. Parte-se da seguinte problemática: o que vem se caracterizando como dificuldades de leitura e escrita para os estudantes de IV nível de EJA? Diante da questão proposta foram estabelecidos os seguintes objetivos: Estudar contextos problematizadores da aprendizagem leitora e escritora dos alunos do IV Nível da EJA; refletir com base na literatura especializada, fatores e contextos que vem produzindo dificuldades de leitura e escrita nos estudantes da EJA; (c) reconhecer, por meio de oficinas de produção textual, situações que se caracterizam como dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes da EJA; criar, no âmbito das oficinas pedagógicas, alternativas didáticas de leitura e escrita que colaborem com a formação leitora e escritora dos estudantes da EJA. A metodologia de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de Oficinas Pedagógicas, envolvendo 15 estudantes na produção textual do gênero Currículo Vitae, objeto relevante de ser aprendido nesta modalidade de ensino em que a maioria dos estudantes é trabalhadora. Os resultados apontam que, apesar de suas limitações na aprendizagem, os discentes tiveram uma maior motivação na construção do aprendizado do gênero trabalhado. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes estudantes, colaborando com seu desenvolvimento social.
-
Mostrar Abstract
-
This research work has as its theme reading and writing in Education of Young People and Adults (EJA), highlighting recurrent challenges, facing the social demands. It starts with the following problem: what happens characterizing reading and writing difficulties for IV students EJA level? In view of the proposed question, the following were established: objectives: To study problematizing contexts of reading learning and writer for IV Level EJA students; reflect on the literature specialist, factors and contexts that have been producing difficulties in reading and writing in EJA students; (c) recognize, through training workshops textual production, situations that are characterized as difficulties of learning to read and write for EJA students; create, within of the pedagogical workshops, didactic alternatives of reading and writing that collaborate with the reading and writing training of EJA students. A qualitative approach methodology, was developed through Workshops Pedagogical, involving 15 students in the textual production of the genre Curriculum Vitae, relevant object to be learned in this teaching modality where the majority of students are working people. The results indicate that, despite their limitations in learning, the students had a greater motivation in the construction of the learning of the worked genre. Such learning can help improve interpersonal relationships and professionals of these students, collaborating with their social development.
|
|
5
|
-
MARGARENE ARAÚJO DA SILVA
-
A MÚSICA NEGRA DE PERIFERIA EM AULA DA EJA – LINGUAGEM EMERGENTE E REPRESENTATIVIDADE CULTURAL
-
Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIVOENE PEREIRA CRUZ
-
FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
Data: 25/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Um dos desafios colocados ao trabalho com a Educação de Jovens e Adultos
(EJA) refere-se às atividades de leitura e interpretação textual. Desta forma,
esse trabalho traz como foco, o desenvolvimento em sala de aula da música
negra de periferia, com uma linguagem emergente e a representatividade
cultural de um povo que sofre preconceitos, no que diz respeito a questões
socioculturais. Sabe-se que, o trabalho com músicas, enquanto gênero textual
em aulas de leitura e interpretação textual, apresenta-se como possibilidade
didático-metodológica possível no contexto do reconhecimento e valorização
dos saberes de pessoas jovens, adultas e idosas pretas, residentes nas
periferias. Nesse sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (a)
Compreender como a música negra de periferia pode contribuir com a
aprendizagem e o desenvolvimento da língua portuguesa dos estudantes da
EJA; (b) Mapear o universo musical dos estudantes da EJA, reconhecendo
linguagens, tendências, relações étnico-raciais e os lugares de consumo; (c)
Analisar como o gênero da linguagem musical produzido por pessoas negras,
moradoras da periferia, colaboram com sua representatividade e valorização
sociocultural; (d) Elaborar, a partir das oficinas pedagógicas, podcasts com a
produção de gênero textual música, legitimando práticas culturais dos
estudantes da EJA. Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa bibliográfica;
rodas de conversas, para identificar os usos da música preta na periferia, por
alunos da EJA. Em seguida foram realizadas oficinas pedagógicas, cujo
objetivo é favorecer a leitura e interpretação dos textos musicais de forma
minuciosa e em profundidade, para que os estudantes reflitam, a partir do texto
sua realidade social. Ainda como procedimento metodológico qualitativo, foram
produzidos roteiros de podcasts como produto final do processo de pesquisa.
Deste modo, alcançamos a periferia trabalhando a autoestima, elevando e
valorizando culturalmente o que os estudantes são, vivem e praticam, sem
negar suas origens étnicas e ancestralidades.
-
Mostrar Abstract
-
One of the challenges posed to work with Youth and Adult Education (EJA) refers to reading and textual interpretation activities. This way, this work focuses on the development of music in the classroom black people from the periphery, with an emerging language and representativeness culture of a people that suffers from prejudice, with regard to issues sociocultural. It is known that working with music, as a textual genre in reading and textual interpretation classes, presents itself as a possibility possible didactic-methodological approach in the context of recognition and appreciation of the knowledge of young, adult and elderly black people residing in peripheries. In this sense, the following objectives were established: (a) Understanding how black music from the periphery can contribute to the learning and development of the Portuguese language by students of EJA; (b) Map the musical universe of EJA students, recognizing languages, trends, ethnic-racial relations and places of consumption; (w) To analyze how the genre of musical language produced by black people, residents of the periphery, collaborate with their representativeness and appreciation sociocultural; (d) Create, based on the pedagogical workshops, podcasts with the production of the textual genre music, legitimizing cultural practices of EJA students. Methodologically, we used bibliographical research; conversation circles, to identify the uses of black music in the periphery, for EJA students. Then, pedagogical workshops were held, whose objective is to favor the reading and interpretation of musical texts in a meticulous and in-depth, so that students reflect, from the text, their social reality. Still as a qualitative methodological procedure, podcast scripts were produced as a final product of the research process. In this way, we reach the periphery by working on self-esteem, raising and culturally valuing what students are, live and practice, without deny their ethnic origins and ancestry.
|
|
6
|
-
ROGERIO ALVES ROSA
-
LITERATURA DE CORDEL COMO JANELA ABERTA NUMA SALA DE AULA DO SEMIÁRIDO BAIANO: PELA (RE)AFIRMAÇÃO DA NORDESTINIDADE DOS NOSSOS ALUNOS.
-
Orientador : FRANCISCO AFRÂNIO CÂMARA PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTÔNIO LOUREIRO DA SILVA NETO
-
FRANCISCO AFRÂNIO CÂMARA PEREIRA
-
LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES
-
Data: 29/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O nordeste sempre foi visto e citado como uma região hostil, onde o clima quente e a vegetação da caatinga contribuem para esta visão destorcida sobre o semiárido. É preciso desmistificar esta ideia errônea sobre a citada região e demonstrar o quanto ela é rica e diversa, representando oportunidades e grande potencial. Temos como cenário uma escola localizada no semiárido baiano e como personagens alunos de 8º ano que vivem na região e sofrem com a forma que é visto o local onde moram. É nesse contexto que surge a literatura de cordel como uma janela possível para contrastar com a imagem pejorativa e equivocada sobre o semiárido nordestino e de forma mais contundente o semiárido baiano. O desafio proposto foi enveredar nos encantos do ser(tão) nordestino, através de versos de cordéis que retratam a riqueza, as potencialidades e as oportunidades que a região oferece. As vozes dos cordelistas, neste estudo, resgatam uma parte importante da história da literatura popular da região e fornecem pilares capazes de (re)significar o semiárido nordestino. Na intervenção, as atividades foram desenvolvidas através de oficinas de leitura, sugeridas pelos estudos do letramento literário de Cosson (2007) e Pinheiro e Marinho (2012) que retratam a importância do cordel em sala de aula. Os possíveis resultados dessa ação interventiva com o uso do cordel nas atividades letivas apontam para a (re)afirmação da nordestinidade dos nossos alunos, libertando-os de falas e impressões preconceituosas propagadas sobre a nossa região.
-
Mostrar Abstract
-
The northeast has always been seen and cited as a hostile region, where the hot climate and the caatinga vegetation contribute to this distorted view of the semi-arid region. It is necessary to demystify this erroneous idea about the aforementioned region and demonstrate how rich and diverse it is, representing opportunities and great potential. We have as a scenario a school located in the semi-arid region of Bahia and as characters 8th grade students who live in the region and suffer from the way the place where they live is seen. It is in this context that cordel literature emerges as a possible window to contrast with the pejorative and mistaken image of the northeastern semi- arid region and, more forcefully, the semi-arid region of Bahia. The proposed challenge was to embark on the charms of being (so) northeastern, through verses from strings that portray the wealth, potential and opportunities that the region offers. The voices of the cordelistas, in this study, rescue an important part of the history of popular literature in the region and provide pillars capable of (re)signifying the northeastern semi-arid region. In the intervention, activities were developed through reading workshops, suggested by studies of literary literacy by Cosson (2007) and Pinheiro and Marinho (2012), which portray the importance of cordel in the classroom. The possible results of this interventional action with the use of string in teaching activities point to the (re)affirmation of our students' northeasternity, freeing them from prejudiced speeches and impressions propagated about our region.
|
|
7
|
-
LEIDIANE MONTEIRO FERREIRA
-
PRÁTICAS LEITORAS E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR
-
Orientador : FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
-
ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
-
Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
-
Data: 01/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Problematizar a temática da diversidade étnico-racial na escola é uma das formas de ampliar a compreensão acerca da história do povo negro em nosso país, como também um grande desafio para parte dos educadores. Posto que, mesmo circulando em âmbito nacional, a lei 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a qual implementa e orienta a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro nos currículos escolares, muitos programas de ensino ainda não inseriram no currículo escolar estudos sistematizados a esse respeito. Nesse sentido, este trabalho se propõe discutir práticas de linguagem que respeitem e valorizem a diversidade, identidade e autoestima dos alunos
negros. Metodologicamente, faz-se uso de uma abordagem qualitativa-interpretativista (MOITA- LOPES, 1994). A materialidade para a análise discursiva será a partir de recortes das obras literárias
Leiza, um conto de Cabelos (SILVA, 2017), Refazendo o caminho, um reencontro com a nossa história (COLAÇO, 2017) e Zaki (PINTO, 2017), as quais têm inspirações nas vivências realizadas no âmbito do Projeto Beberibe Multicor: por uma infância sem racismo (LIMA, 2015). A abordagem respalda-se em teorizações sobre leitura e produção de sentidos (PECHEUX, 1997, 2008 e ORLANDI, 2008, 2013) e racismo (ALMEIDA, 2018; CAVALLEIRO, 2001 e MUNANGA, 2005).
-
Mostrar Abstract
-
Problematizing the theme of ethno-racial diversity at school is one of the ways to broaden the understanding about the history of black people in our country, as well as a great challenge for some educators. Even though law 10.639/2003 is in force nationwide, which implements the mandatory study of African history and culture in school curricula, many educational programs have not yet included systematized studies on this subject in the school curriculum. In this sense, this paper proposes to discuss language practices that respect and value diversity, identity and self-esteem of black students. Methodologically, a qualitative-interpretativist approach is used (MOITA-LOPES, 1994). The materiality for the discourse analysis will be from statements of the literary works Leiza, um conto de Cabelos (SILVA, 2017), Refazendo o caminho, um reencontro com a nossa história (COLAÇO, 2017) and Zaki (PINTO, 2017), which have inspirations in the experiences carried out in the scope of the Beberibe Multicor Project: for a childhood without racism (LIMA, 2015). The approach is supported by theorizations on reading and sense production (PECHEUX, 1997, 2008 and ORLANDI, 2008, 2013) and racism (ALMEIDA, 2018; CAVALLEIRO, 2001 and MUNANGA, 2005).
|
|
8
|
-
RAQUEL OLIVEIRA DE ARAUJO
-
INTERDISCURSO E FEMINISMO NEGRO: RETRATOS DE EXPERIÊNCIAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
-
Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
-
FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
-
Data: 18/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A ação de trabalhar discussões sociais nas salas-de-aula, com o intuito de descolonizar a linguagem e os discursos, é uma responsabilidade de toda a organização escolar, e esse processo deve levar em consideração o respeito às diferenças. É sabido que as mulheres, sobretudo as negras, vivem em uma situação de vulnerabilidade social, no que diz respeito à igualdade de direitos, a valorização profissional, o acesso à educação e aos bens de consumo. Assim, mudar essa realidade é o principal foco do movimento feminista. Nesse sentido, o presente trabalho consiste em desenvolver práticas de compreensão leitora sobre a temática do feminismo negro com estudantes do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar Tiradentes XXIII, situado na cidade de Coroatá-MA. A metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2009) está baseada em uma intervenção, através do trabalho com oficinas de leitura, criadas em torno das discussões apresentadas na obra O feminismo é para todo mundo, de bell hooks (2018). Baseando-se nas teorias da Análise do Discurso de linha francesa e na relação discurso-leitura será possível entender a familiaridade com o assunto e o interesse dos estudantes nessa temática, bem como os efeitos de sentido provocados pela leitura da obra.
-
Mostrar Abstract
-
The action of working social discussions in the classrooms, with the aim of decolonizing language and discourses, is a responsibility of the entire school organization, and this process must take into account the respect for differences. It is known that women, especially black women, live in a situation of social vulnerability, with regard to equal rights, professional development, access to education and consumer goods. Thus, changing this reality is the main focus of the feminist movement. In this sense, the present work consists of developing reading comprehension practices on the theme of black feminism with students of the 8th year of elementary school at Colégio Militar Tiradentes XXIII, located in the city of Coroatá-MA. The action-research methodology (THIOLLENT, 2009) is based on an intervention, through work with reading workshops, created around the reflections developed in the work Feminism is for everyone, by bell hooks (2018). Based on the French Discourse Analysis theories and on the discourse-reading relationship, it will be possible to understand the familiarity with the subject and the interest of the students in this theme, as well as the effects of meaning provoked by the reading of the work.
|
|
9
|
-
CINTHIA HILLARIA SILVA DO NASCIMENTO
-
Aula de português a partir da produção do gênero crônica: uma proposta de intervenção
-
Orientador : NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DE JESUS MELO LIMA
-
ANDRÉA JANE DA SILVA
-
NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
Data: 30/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O gênero Crônica é abordado nesta pesquisa numa perspectiva de ensino intertextual para a identificação e produção de texto. A proposta consiste em uma sequência didática em adaptação ao modelo de proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). As atividades objetivam promover auxílio a professores de Língua Portuguesa da Rede Básica de Ensino e envolvimento de alunos de 7º a 9º ano numa abordagem de identificação de crônicas em letras de músicas. Espera-se que esta estratégia de identificação e produção de texto possibilite uma aula prazerosa e exitosa para ambos. Expectativa traçada com base nos pressupostos teóricos de Azeredo (2018); Silva (2012); e Koch (2006) acerca dos gêneros do discurso e a relação do sujeito e o texto; Geraldi (2011), sobre a produção de texto na escola, o destino e a avaliação desses textos; Porto (2009), defendendo um trabalho com a gramática exitoso através do texto; Antunes(2003), refletindo com constatações sobre a prática da aula de português; bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2018) que suportarão as demandas propositivas desta pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
The Chronicle genre is approached in this research from an intertextual teaching perspective for text identification and production. The proposal consists of a didactic sequence adapted to the didactic sequence proposal model by Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). The activities aim to provide assistance to Portuguese language teachers from the Basic Education Network and involve students from 7th to 9th grade in an approach to identifying chronicles in song lyrics. It is hoped that this text identification and production strategy will enable a pleasurable and successful class for both. Expectation drawn based on the theoretical assumptions of Azeredo (2018); Silva (2012); and Koch (2006) about speech genres and the relationship between the subject and the text; Geraldi (2011), on text production at school, the destination and evaluation of these texts; Porto (2009), defending successful work with grammar through the text; Antunes (2003), reflecting on the practice of Portuguese classes; as well as the National Curricular Parameters - PCN (BRASIL, 1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) that will support the propositional demands of this research.
|
|
10
|
-
CINTHIA HILLARIA SILVA DO NASCIMENTO
-
Aula de português a partir da produção do gênero crônica: uma proposta de intervenção
-
Orientador : NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DE JESUS MELO LIMA
-
ANDRÉA JANE DA SILVA
-
NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
Data: 30/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O gênero Crônica é abordado nesta pesquisa numa perspectiva de ensino intertextual para a identificação e produção de texto. A proposta consiste em uma sequência didática em adaptação ao modelo de proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). As atividades objetivam promover auxílio a professores de Língua Portuguesa da Rede Básica de Ensino e envolvimento de alunos de 7º a 9º ano numa abordagem de identificação de crônicas em letras de músicas. Espera-se que esta estratégia de identificação e produção de texto possibilite uma aula prazerosa e exitosa para ambos. Expectativa traçada com base nos pressupostos teóricos de Azeredo (2018); Silva (2012); e Koch (2006) acerca dos gêneros do discurso e a relação do sujeito e o texto; Geraldi (2011), sobre a produção de texto na escola, o destino e a avaliação desses textos; Porto (2009), defendendo um trabalho com a gramática exitoso através do texto; Antunes(2003), refletindo com constatações sobre a prática da aula de português; bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2018) que suportarão as demandas propositivas desta pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
The Chronicle genre is approached in this research from an intertextual teaching perspective for text identification and production. The proposal consists of a didactic sequence adapted to the didactic sequence proposal model by Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). The activities aim to provide assistance to Portuguese language teachers from the Basic Education Network and involve students from 7th to 9th grade in an approach to identifying chronicles in song lyrics. It is hoped that this text identification and production strategy will enable a pleasurable and successful class for both. Expectation drawn based on the theoretical assumptions of Azeredo (2018); Silva (2012); and Koch (2006) about speech genres and the relationship between the subject and the text; Geraldi (2011), on text production at school, the destination and evaluation of these texts; Porto (2009), defending successful work with grammar through the text; Antunes (2003), reflecting on the practice of Portuguese classes; as well as the National Curricular Parameters - PCN (BRASIL, 1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) that will support the propositional demands of this research.
|
|
11
|
-
CARLA SAMILE LIMA DE SOUSA
-
ENTRE ORALIDADE, ESCRITA E PERFORMANCES: GÊNERO TUTORIAL EM VÍDEO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO CONTEXTO ESCOLAR.
-
Orientador : MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
-
MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL
-
NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
-
Data: 21/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Concebendo a escola não só como um lugar onde convivemos e aprendemos uns com os outros, mas como um espaço onde exercemos o diálogo e desenvolvemos a cidadania, pautamos este estudo na concepção de linguagem como prática social de comunicação entre os indivíduos. O objetivo principal desta dissertação é promover reflexões teórico-práticas atinentes ao ensino-aprendizagem da oralidade e da escrita, sugerindo estratégias de melhores performances para desenvolver práticas produtivas de leitura, escrita e oralidade. Visando atingi-lo, adotamos uma abordagem qualitativa, com base nos estudos de Godoy (1995), Martins (2004), Denzin e Lincoln (2006) e seguimos a metodologia de pesquisa-ação, com base em Thiollent (1986) que é realizada com o propósito de produzir conhecimentos, participar de novas experiências e promover discussões sobre as questões abordadas na pesquisa. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada nos estudos de Antunes (2003), referentes ao ensino-aprendizagem da linguagem; em
Fávero, Andrade e Aquino (2000), Ferreira Junior e Forte-Ferreira (2020), no tocante à oralidade e à escrita; em Marcuschi (2005 e 2010), Bakhtin (1977 e 2003), Grijó (2012), Dell’Isola (2012), acerca dos gêneros textuais/discursivos e seus aspectos sociodiscursivos; em Benfica (2012), Rojo e Barbosa (2015), no que concerne à multimodalidade, dando ênfase ao gênero tutorial em vídeo; em Pagnoncelli (2008), relativo às questões de democratização do acesso às novas tecnologias; em Kleiman (1995) e Cabral (2016 e 2019), no que se refere ao Letramento e as Oficinas de Letramento. Ao desenvolver este estudo foi possível tecer reflexões fecundas relativas ao ensino-aprendizagem da oralidade e da escrita, demonstrando a necessidade de a escola efetivar melhores performances concernentes a esse ensino, notadamente o da oralidade. Além disso, com base nas análises dos dados construídos, Oficinas de Letramento foram criadas e apresentadas como sugestões para a realização de performances mais produtivas de ensino-aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade, em sintonia com as novas tecnologias. Os resultados dos estudos possibilitaram o alcance do objetivo vislumbrado.
-
Mostrar Abstract
-
Conceiving school not only as a place where we live and learn from each other, but as a space where we exercise dialogue and develop citizenship, we base this study on the conception of language as a social practice of communication between individuals. The main objective of this dissertation is to promote theoretical-practical reflections regarding the teaching-learning of speaking and writing, indicating strategies for better performances to develop productive reading, writing and speaking practices. Aiming to achieve this, we adopted a qualitative approach, based on studies by Godoy (1995), Martins (2004), Denzin and Lincoln (2006) and followed the action research methodology, based on Thiollent (1986) which is carried out with the purpose of producing knowledge, participating in new experiences and promoting discussion about the issues addressed in the research. The theoretical foundation of this work is based on the studies of Antunes (2003), referring to the teaching-learning of language; in Fávero, Andrade and Aquino (2000), Ferreira Junior and Forte- Ferreira (2020), regarding orality and writing; in Marcuschi (2005 and 2010), Bakhtin (1977 and 2003), Grijó (2012), Dell’Isola (2012), about textual/discursive genres and their socio-discursive aspects; in Benfica (2012), Rojo and Barbosa (2015), in terms of multimodality, emphasizing the video tutorial genre; in Pagnoncelli (2008), regarding issues of democratization of access to new technologies; in Kleiman
(1995) and Cabral (2016 and 2019), not referring to Literacy and Literacy Workshops. When developing this study, it was possible to weave fruitful reflections related to the teaching-learning of orality and writing, demonstrating the need for a school to achieve better performance regarding this teaching, notably that of orality. Furthermore, based on the analysis of the constructed data, Literacy Workshops were created and suggestions were made for carrying out more productive teaching- learning performances in reading, writing and speaking, in tune with new technologies. The results of the studies made it possible to achieve the envisioned objective.
|
|