Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERN

2024
Dissertações
1
  • ALDO GUILHERME DA SILVA
  • CÍRCULOS DE LEITURA MACHADIANOS: FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS
  • FRANCISCO AFRÂNIO CÂMARA PEREIRA
  • PRISCILA DO VALE SILVA
  • KALINA ALESSANDRA RODRIGUES DE PAIVA
  • Data: 22/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa Círculos de leitura machadianos: formação de leitores literários no 9º ano do ensino fundamental tem como objetivo analisar prática de letramento literário, por meio dos círculos de leitura, com contos de Machado de Assis, a fim de contribuir para a formação de estudantes leitores no 9º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Prefeito Francisco Barbosa da Câmara na cidade de Jardim de Angicos/RN. O desdobramento do objetivo geral aponta para ações específicas sendo a primeira entender a função da literatura no processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola. Em seguida, identificar desafios e possibilidades do trabalho didático-pedagógico com o letramento literário na disciplina de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. E ao final possibilitar, por meio círculos de leitura literárias, a construção e ampliação dos sentidos da leitura literária na escola. Para tanto, como aporte teórico, utilizamos Zilberman (2012), Amorim (2022) e Durão e Cechinel (2022), Koch e Elias (2010), Zilberman (2009), Jouve (2012), Dalvi (2013) e Rouxel (2013) para compreender a presença da literatura na escola e suas implicações ao processo de leitura. Além disso, para conceituar atividade de Leitura literária tomamos como base: Paulino e Cosson (2009) letramento literário como prática pedagógica baseado nas orientações de Cosson (2007), (2014), (2020) e (2021). A metodologia utilizada está fundamentada a partir dos Círculos de leitura e letramento literário propostos por Cosson (2014) e (2021). Para a realização dos círculos de leitura foram selecionados os contos: “O caso da Vara”, integrante da obra Páginas Recolhidas (1899), e “Pai contra mãe”, publicado em Relíquias de Casa Velha (1906), ambos de autoria de Machado de Assis. Os resultados apontaram que os círculos de leitura, por meio de três eixos integradores, a saber: o estabelecimento de uma comunidade de leitores, a ampliação do contato do aluno com texto literário efetivado por meio da experiência de leitura e, por fim, o papel da escrita na interação com a literatura obtida na transcrição dos diários de leitura, podem se configurar como uma estratégia pedagógica produtiva para formar leitores na educação básica.


  • Mostrar Abstract
  • The research Machado's reading circles: formation of literary readers in the 9th year of elementary school aims to analyze literary literacy practices, through short stories by Machado de Assis, in order to contribute to the formation of student readers in the 9th year of teaching fundamental, at the Municipal School Prefeito Francisco Barbosa da Câmara in the city of Jardim de Angicos/RN. The unfolding of the general objective points to specific actions, the first being to understand the role of literature in the teaching-learning process of reading at school. Then, identify challenges and possibilities of didactic-pedagogical work with literary literacy in the Portuguese Language discipline in the final years of Elementary School. And at the end, enable, through literary reading circles, the construction and expansion of the meanings of literary reading at school. Therefore, as a theoretical contribution, we used Zilberman (2012), Amorim (2022) Durão and Cechinel (2022), Koch and Elias (2010), Zilberman (2009), Jouve (2012), Dalvi (2013) and Rouxel (2013), to understand the presence of literature at school and its implications for the reading process. In addition, to conceptualize literary reading activity, we take as a basis: Paulino and Cosson (2009) literary literacy as a pedagogical practice based on the guidelines of Cosson (2007), (2014), (2020) and (2021). The methodology used is based on the Reading and Literary Literacy Circles proposed by Cosson (2014) and (2021). For the reading circles, the short stories were selected: “O caso da Vara”, part of the book Páginas Recolhidas (1899), and “Pai contra Mãe”, published in Relíquias de Casa Velha (1906), both by Machado from Assisi. The results showed that reading circles, through three integrative axes, namely, the establishment of a community of readers, second by expanding the student's contact with literary text carried out through the reading experience. And thirdly, due to the role of writing in the interaction with literature obtained from the transcription of reading diaries, they can be configured as a productive pedagogical strategy to train readers in basic education.

2
  • GERCIANA DE CARVALHO COSTA BARBOSA

  •  

    A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE NEOLEITORES NA EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ

     

  • Orientador : CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
  • NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
  • Data: 25/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Um dos principais desafios da escola, atualmente, é fazer com que os estudantes desenvolvam, de maneira significativa, o ato da leitura e escrita. Com a suspensão das aulas presenciais no ano de 2020, o déficit de aprendizagem se agravou, desse modo, a escola abre um espaço de diálogo para a leitura de obras literárias. Partindo desse pressuposto, nosso objetivo geral é enfatizar o letramento literário enquanto possibilidade didático-pedagógica na formação escolar de novos leitores. Essa dissertação oferece uma proposta interventiva, fruto da observação em uma turma de 8º ano do ensino fundamental II, do turno matutino, tendo como foco a obra literária, Os Miseráveis (1862), de Victor Hugo. Por isso, inserir o letramento literário no contexto escolar, diante de uma sociedade tecnológica e informacional na qual vivemos, faz-se necessário refletir sobre a prática docente e a necessidade de estabelecer situações que explorem as diferentes linguagens. Para atingir esse objetivo, nos embasamos nas referências e contribuições de Paulo Freire (1996), orientações teóricas de Mikhail Bakhtin (2002), além dos documentos oficiais que regem a Educação Básica como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e as definições sobre a literatura enquanto formação humana de Antônio Candido (1995) e os círculos de leitura de Rildo Cosson (2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, é possível afirmar que este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, através da pesquisa-ação (Minayo, 1994), (Thiollent, 2011). Utilizamos como método de levantamento de dados, a observação e a intervenção do Clube de Leitura com o diário de leitura, que é uma importante ferramenta de aprendizagem, pois promove um verdadeiro diálogo entre a obra e o leitor, contemplando os registros e impressões dos estudantes na sequência didática do letramento literário. Nossos resultados revelam que as oficinas ministradas na turma pesquisada geraram ações e estratégias, como também a produção de diários de leitura para a inserção do clube de leitura, visto que a intervenção pedagógica contribui na competência leitora e escritora do estudante com ênfase no contexto social, além de possibilitar o exercício da leitura como um mecanismo primordial em nossa sociedade para exercer a cidadania. Sendo assim, consideramos que os objetivos foram alcançados a partir das práticas leitoras que oportunizam as condições para o crescimento individual dos estudantes na interpretação de acontecimentos e fatos nos quais estão inseridos, possibilitando um leitor proficiente, crítico e reflexivo.


  • Mostrar Abstract
  • One of the main challenges of current school is make students develop a reading and
    writing significant act. With the suspension of presential classes in 2020 the learning
    deficit has aggravated, thus, the school has opened space for literacy works reading.
    From this assumption, our general goal is to understand the literacy as pedagogic-
    didactic possibility on new readers school formation. For this reason, to insert the
    literacy on school context, in the middle of technologic and informational society in
    which we live, it has made necessary to reflect about the teaching practical and the need
    of establishing situations which can explore the different teaching languages. In order to
    achieve that goal, we have had as theorical apport the references and contributions of
    Paulo Freire (1996), theorical guidance of Mikhail Bakhtin (2002), in addition to
    official papers which guide the basic education like Parâmetros Curriculares Nacionais
    (1998), the literature definition as human formation from Antônio Candido (1995) and
    the reading circles of Rildo Cosson (2014). Related to methodological procedures, it is
    possible to say that this work is characterized as qualitative research, through action-
    research. (MINAYO, 1994), (THIOLLENT, 2011). We used as data base the
    observation and intervention of reading club with the reading diary, which is a
    fundamental learning tool, because it promotes a true dialogue between the work and
    the reader, contemplating the register and student impressions on literary didactic
    sequency. As prior results, the insertion of reading club with emphasis on student social
    context contributes to the student reading-writing competence, considering that the
    reading exercise is one basilar mechanism in our society to practice the citizenship,
    ergo, the literature make possible different visions and sensations, providing condition
    to the student individual growth on facts and events interpretation in which they are
    inserted, making possible a proficient, critic and reflexive reader.

3
  • ELINEIDE CUNHA MENEZES MELO
  • LEITURA E ESCRITA NOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA DE RECLAMAÇÃO: (RE)DISCUTINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 9º ANO 

  • Orientador : GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
  • GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • JOSÉ CARLOS REDSON
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A língua é uma produção social e o trabalho em sala de aula com leitura e produção textual não pode ser dissonante dessa realidade. Durante muitos anos, o ensino de língua materna limitou-se a classificar e analisar termos gramaticais. Atualmente, as aulas de Língua Portuguesa têm sofrido grandes mudanças, principalmente no que se refere à leitura e à escrita, graças aos documentos norteadores e a estudiosos que têm contribuído para melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nessa nova conjuntura do ensino de língua materna, o texto passa a ser a base para o estudo da língua, utilizando os gêneros textuais produzidos no cotidiano em situações reais de comunicação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura e de escrita dos discentes, por meio de oficinas pedagógicas, recorrendo aos gêneros argumentativos, artigos de opinião e carta de reclamação. Metodologicamente, nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação e apresenta uma proposta de um Recurso Educacional com foco no 9º ano do Ensino Fundamental. A respeito das questões teóricas, ancoramo-nos, principalmente, em Antunes (2003), Koch e Elias (2008; 2010), Geraldi (2012), Marcuschi (2008), Bakhtin (2003), Kleiman (2002), Azevedo (2023), Abreu (2001) e Fiorin (2014). Além disso, os documentos oficiais que regem a educação brasileira, especificamente aos que se referem ao ensino da língua portuguesa, tais como Base Nacional Comum Curricular (2018) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), também nortearam as discussões. Como resultados do trabalho espera-se aperfeiçoar a prática argumentativa dos alunos e ofertar aos professores de Língua Portuguesa da Educação Básica um material para consulta e para aplicação de oficinas pedagógicas em suas turmas.


  • Mostrar Abstract
  • Language is a social production and work in the classroom with reading and production
    text cannot be dissonant of this reality. For many years, language teaching
    mother was limited to classifying and analyzing grammatical terms. Currently, classes
    The Portuguese language has undergone major changes, especially with regard to the
    reading and writing, thanks to guiding documents and scholars who have
    contributed to the improvement of the teaching-learning process. In this new situation of
    mother tongue teaching, the text becomes the basis for language study, using
    the textual genres produced in everyday life in real communication situations. In that
    sense, this research aims to develop the skills of reading and
    students' writing, through pedagogical workshops, resorting to genres
    argumentative opinion article and letter of complaint. Methodologically, our
    study is characterized as an action-research and presents a proposal for a notebook
    pedagogical focus on the 9th grade of elementary school. about the questions
    theoretical, we anchor ourselves mainly in Antunes (2003), Koch and Elias (2008; 2010),
    Geraldi (2012), Marcuschi (2008), Bakhtin (2003), Kleiman (2002), Azevedo (2023),
    Abreu (2001) and Fiorin (2014). In addition, the official documents governing the
    Brazilian education, specifically those referring to the teaching of the Portuguese language,
    such as National Common Curricular Base (2018) and Curricular Parameters
    Nationals (1998), also guided the discussions. As a result of work
    it is expected to improve the argumentative practice of the students and offer teachers of
    Portuguese Language of Basic Education a material for consultation and application of
    pedagogical workshops in their classes.

4
  • FERNANDA KALLIANE LOPES ROCHA CESARINO
  • ANÁLISE MULTIMODAL DO DISCURSO NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO NA SALA DE AULA DA EJA

  • Orientador : GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
  • CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
  • GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A multimodalidade é uma característica peculiar nos gêneros discursivos que envolvem TDICs. Dentre uma infinidade de gêneros, entendemos que o anúncio publicitário se destaca devido à importância social, por revelar práticas de uso da linguagem, produzindo determinados efeitos de sentidos, conforme seus elementos contextuais, constitucionais e funcionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção, circulação e recepção do gênero discursivo anúncio publicitário, em uma sala de aula da EJA. A fundamentação teórica se ancora, em especial, no arcabouço de Fairclough (2001), Bakhtin (2003), Rojo (2012) e Rodrigues (2011). Metodologicamente, a pesquisa tem caráter teórico-prático, em que, a partir da coleta de anúncios que circulam em meio digital e físico, serão aplicadas oficinas para turmas de EJA, a fim de compreender como os aspectos estruturais, funcionais, discursivos, semânticos e multimodais desse gênero viabilizam o letramento crítico. Ainda a respeito dos aspectos metodológicos, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação, de acordo com os pressupostos de Thiollent (2011). Os resultados sugerem que, por meio dessa prática de letramento multimodal, os estudantes tendem a desenvolver habilidades de leitura, de interpretação e de produção de anúncios, cientes dos propósitos sociocomunicativos imbricados no gênero. Esta dissertação intenciona, ainda, que os discentes da EJA compreendam a função principal do anúncio publicitário, bem como desenvolvam habilidades para perceber os sentidos e as estratégias persuasivas presentes nos discursos analisados.


  • Mostrar Abstract
  • Multimodality is a peculiar feature in discursive genres that involve
    TDICs. Among a multitude of genres, we understand that the advertisement stands out due to its social importance, as it reveals practices of language use, producing certain effects of meaning, according to its contextual, constitutional and functional elements. In this sense, this research aims to analyze the production, circulation and reception of the discursive genre advertisement, in an EJA classroom. The theoretical foundation is anchored, in particular, in the framework of Fairclough (2001), Bakhtin (2003; 2016), Rojo (2012) and Rodrigues (2011). Methodologically, the research has a theoretical-practical character, in which, from the collection of advertisements that circulate in digital and physical media, workshops will be applied to EJA classes, in order to understand how the structural, functional, discursive, semantic and multimodal activities of this kind enable critical literacy. Still regarding the methodological aspects, this work is characterized as an action research, according to the assumptions of Thiollent (2011). The results suggest that, through this practice of multimodal literacy, students tend to develop skills in reading, interpreting and producing advertisements, aware of the socio-communicative purposes imbricated in the genre. This dissertation also intends that EJA students understand the main function of the advertisement, as well as develop skills to perceive the meanings and persuasive strategies present in the analyzed speeches.

5
  • MARLEIDE BARROS LOPES DE ARAÚJO
  • LETRAMENTO CULTURAL NA ESCOLA: estratégias, atores sociais e aprendizagem dialógica

  • Orientador : JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
  • JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR
  • SAMUEL OLIVEIRA DE AZEVEDO
  • Data: 25/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Nas relações sociocomunicativas, saber usar adequadamente os gêneros discursivos/textuais infere poder. Nesse sentido, cabe à escola, principal agência de letramento, trabalhar a linguagem como prática social, focalizando as ações que constituem o jogo discursivo na sociedade. Todavia, pesquisas como às do IDEB, SAEB, PISA têm chamado a atenção para sérias dificuldades de a escola cumprir essa tarefa. Almejando refletir criticamente sobre essa realidade, este estudo objetiva analisar processo de intervenção vivenciado nas aulas de Língua Portuguesa, focado em práticas de letramento, centradas no letramento cultural. Especificamente, vislumbra: 1) Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos do 8°ano, referentes às práticas sociais de leitura e de escrita, notadamente às relativas ao letramento cultural; 2) Intervir no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, mediado por oficinas de letramento. Teoricamente, este estudo está embasado nas ideias de Antunes (2005, 2007, 2009), Marcuschi (2006, 2008), Bazerman (2006, 2020), Rojo (2000), Cabral (2018), Bakhthin (2019), Street (2014), dentre outros estudiosos da língua(gem). Metodologicamente, adota os pressupostos da pesquisa-ação, de natureza qualitativa, seguindo as orientações de estudiosos como Thiollent (1986), Denzin; Lincon (2006), Bogdan; Biklen (1994) e Severino (2007). Tem como lócus de investigação uma turma de 8º ano de uma escola pública. Os resultados deste estudo instauraram reflexões fecundas atinentes ao ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos/textuais como norteadores do letramento cultural na escola. O trabalho realizado com as Oficinas de Letramento despertou o interesse dos alunos e possibilitou, com a identificação dos conhecimentos prévios e das necessidades de aprendizagem deles, vivenciar práticas produtivas de leitura e de escrita, centradas no letramento cultural. A partir disso, um Protótipo Didático e um Diário de Letramento foram elaborados, voltados para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, focadas no letramento cultural. Espera-se que, para além do alcance dos seus objetivos, este estudo possa ampliar o entendimento relacionado à dimensão social do letramento cultural na Educação Básica e sua urgência no contexto da sala de aula, contribuindo para a sustentação de outras pesquisas e, ainda, provoque outras inquietações acadêmicas e profissionais.


  • Mostrar Abstract
  • In sociocommunicative relations, knowing how to use discursive/textual genres properly infers power. In this sense, it is up to the school, the main literacy agency, to work on language as a social practice, focusing on the actions that constitute the discursive game in society. However, surveys such as IDEB, SAEBE, PISA have called attention to serious difficulties for schools to fulfill this task. Aiming to critically reflect on this reality, this study aims to analyze the intervention process experienced in Portuguese Language classes, focused on literacy practices, centered on cultural literacy. Specifically, it aims to: 1) Identify the learning needs of 8th grade students, regarding the social practices of reading and writing, especially those related to cultural literacy; 2) Intervene in the teaching-learning process of reading and writing, mediated by literacy workshops; 3) Reflect on the results of the intervention experienced in the research process. Theoretically, this study is based on the ideas of Antunes (2005, 2007, 2009), Marcuschi (2006, 2008), Bazerman (2006, 2020), Rojo (2000), Cabral (2018), Bakhthin (2019), Street (2014) among other scholars of language(gem). Methodologically, it adopts the assumptions of action research, qualitative in nature, following the guidelines of scholars such as Thiollent (1986), Denzin; Lincon (2006), Bogdan; Biklen (1994) and Severino (2007). The research locus is an 8th grade class in a public school. The preliminary results of this study have favored fruitful reflections concerning the teaching-learning of textual genres as guides to cultural literacy in school. It is hoped that, by the end of this research, beyond the achievement of its objectives, it may expand the understanding related to the social dimension of cultural literacy in Basic Education and its urgency in the classroom context, contributing to the support of other research and, also, provoking other academic and professional inquietudes. With the results achieved, we present a Didactic Prototype prepared with literacy workshops, aimed at the teaching-learning of reading and writing, focused on cultural literacy.

2023
Dissertações
1
  • JORGE DOS SANTOS RIBEIRO
  • “É SAL, PIVETE”: A SOCIOLINGUÍSTICA, A AFETIVIDADE E O LÚDICO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DAS CLASSES DE PALAVRAS.

  • Orientador : GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
  • DANIELLE BRITO DA CUNHA
  • Data: 31/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • As aulas de Língua Portuguesa passaram por um processo de intensas transformações.

    O que antes se limitava à classificação de palavras e de frases isoladas de um contexto,

    deu espaço para atividades lúdicas, em que aspectos afetivos e sociolinguísticos são

    vistos como prioridades na pós-modernidade. Partindo dessa premissa, se constitui

    como objetivo geral desta pesquisa investigar como a Sociolinguística, as questões

    afetivas/emocionais e o ensino lúdico se interrelacionam no processo de ensino-

    aprendizagem de classes de palavras no Ensino Fundamental anos finais.  Para atingir

    tal objetivo, nos valeremos, em especial, das contribuições de Antunes (2003); dos

    documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base

    Nacional Comum Curricular (2017); das discussões de Kishimoto (2011); de Almeida

    (2001) e de Luckesi (2022). Quanto aos aspectos metodológicos, é possível afirmar que

    este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa-interpretativista (MINAYO,

    2002), (MOITA LOPES, 1994). O caderno pedagógico, corpus desta pesquisa,

    contempla uma adaptação do baralho UNO, um jogo de cartas muito popular entre os

    adolescentes e os jovens, de diferentes classes sociais, com foco no ensino de classes

    gramaticais, dentre as quais se destacam o substantivo, o adjetivo, o verbo e o advérbio.

    Como resultados prévios, é possível inferir que, ao recorrer a atividades lúdicas como

    uma prática pedagógica, os alunos tendem a demonstrar um maior interesse pelas aulas,

    além destas contribuírem para o desenvolvimento da autoestima, para a construção de

    laços afetivos e para o gerenciamento das emoções, uma vez que as experiências leitoras

    críticas, de escrita reflexiva e de práticas orais, proporcionam o protagonismo estudantil

    e a valorização do indivíduo como um ser imerso em uma sociedade plural, com

    dialetos e vivências próprios.


  • Mostrar Abstract
  • Portuguese language classes went through a process of intense transformations.
    What was previously limited to classifying words and phrases of basic phrases in a context,
    gave space to ludic activities, in which affective and sociolinguistic aspects are
    seen as priorities in post-modernity. Based on this premise, it constitutes
    as a general objective of this research to investigate how Sociolinguistics, questions
    affective/emotional skills and ludic teaching are interrelated in the teaching-
    learning word classes in Elementary School final years. To reach
    such objective, we will use, in particular, the contributions of Antunes (2003); of the
    official documents, such as the National Curriculum Parameters (1997) and the Base
    National Common Curricular (2017); from Kishimoto's discussions (2011); de Almeida
    (2001) and by Luckesi (2022). As for the methodological aspects, it is possible to state that
    this work is characterized as a qualitative-interpretative research (MINAYO,
    2002), (MOITA LOPES, 1994). The pedagogical notebook, corpus of this research,
    includes an adaptation of the UNO deck, a very popular card game among
    adolescents and young people, from different social classes, with a focus on teaching social classes
    grammatical elements, among which stand out the noun, the adjective, the verb and the adverb.
    As previous results, it is possible to infer that, when going through ludic activities such as
    practice, pedagogical students tend to show greater interest in classes,
    in addition to these, they contributed to the development of self-esteem, to the construction of
    affective ties and for the management of emotions, since reading experiences
    critical, reflective writing and oral practices, providing student protagonism
    and the valuation of the individual as a being immersed in a plural society, with
    dialects and experiences.

2
  • MONICA GUEDES FERREIRA
  • PEDAGOGIA SOCIOLINGUÍSTICA: PROPOSTA DIDÁTICA COM OS GÊNEROS MEME E TIRA PARA DISCENTES DOS 8º E 9º ANOS
  • Orientador : GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
  • JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR
  • VICTOR RAFAEL DO NASCIMENTO MENDES
  • Data: 03/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • As redes sociais estão presentes, em grande número, no cotidiano de alunos
    e professores. Nesses ambientes, notamos um crescente aumento de gêneros
    multissemióticos, principalmente os de caráter humorístico. Assim, consideramos de
    grande importância as discussões a respeito dos multiletramentos, pois os gêneros que
    circulam na internet exigem novas competências dos leitores. Além disso, a presença
    das variedades linguísticas em memes, tiras, reels e charges vem ganhando grande
    adesão e servem, também, como recurso de humor. Nesse sentido, esta pesquisa tem
    como objetivo propor um  trabalho que contemple as variações linguísticas, a partir dos
    gêneros textuais meme e tiras, com vistas a formar estudantes  capazes de respeitar os
    diferentes usos da língua e, consequentemente, que valorizem a diversidade linguística
    que os usos reais efetivam nas práticas sociais. Metodologicamente, nosso estudo se
    caracteriza como qualitativo e apresenta uma proposta de caderno pedagógico com foco
    nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, fazendo uso de gêneros humorísticos que
    circulam na internet. Tomaremos como base os seguintes referenciais teóricos: Antunes
    (2003; 2007), a respeito do ensino de Língua Portuguesa, Bagno (2007, 2013) e
    Bortoni-Ricardo (2005), sobre variações linguísticas, Marcuschi (2008), em relação aos
    gêneros textuais, Rojo (2012; 2015) com noção de multiletramentos e as discussões
    sobre o humor presentes nos textos de Possenti (1998; 2018). Obtivemos como
    resultado abordagens mais criativas e atuais da Língua Portuguesa, que podem ser
    utilizadas pelo professor, com base em textos que circulam nas redes sociais,
    possibilitando aos alunos uma melhor compreensão da dinamicidade dos mecanismos
    linguísticos, que vão além das regras gramaticais.


  • Mostrar Abstract
  • Social networks are present, in large numbers, in the daily lives of students.
    and teachers. In these environments, we notice a growing increase in genres
    multisemiotics, especially those of a humorous nature. Thus, we consider
    great importance to discussions about multiliteracies, because the genres that
    circulate on the internet require new skills from readers. Furthermore, the presence
    of linguistic varieties in memes, strips, reels and cartoons has been gaining great
    adherence and also serve as a humor resource. In this sense, this research has
    with the objective of proposing a work that contemplates linguistic variations, based on the
    meme and comic textual genres, with a view to forming students capable of respecting the
    different uses of language and, consequently, that value linguistic diversity
    that real uses effect in social practices. Methodologically, our study
    characterizes as qualitative and presents a proposal for a pedagogical notebook with a focus on
    in the 8th and 9th years of Elementary School, making use of humorous genres that
    circulate on the internet. We will take as a basis the following theoretical references: Antunes
    (2003; 2007), regarding the teaching of the Portuguese language, Bagno (2007, 2013) and
    Bortoni-Ricardo (2005), about linguistic variations, Marcuschi (2008), about the
    textual genres, Rojo (2012; 2015) with the notion of multiliteracies and the discussions
    about the humor present in Possenti's texts (1998; 2018). we got how
    result in more creative and up-to-date approaches to the Portuguese language, which can be
    used by the teacher, based on texts that circulate on social networks,
    enabling students to better understand the dynamics of the mechanisms
    linguistic, which go beyond grammatical rules.

3
  • MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de sequência básica por meio do conto Um apólogo

  • Orientador : NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES
  • NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI
  • Data: 14/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho analisa a leitura compreensiva e a produção de sentido a partir do gênero conto, considerando ser o ensino de língua portuguesa centrado no texto constituindo uma atividade interativa e de fundamental importância para o desenvolvimento comunicativo e para a formação de leitores proficientes. Nesse sentido, este trabalho busca, por meio do conto Um Apólogo de Machado de Assis, trabalhar a leitura e produção de sentido de estudantes do 9º ano. A pesquisa propõe uma sequência didática (COSSON, 2007) com base no gênero conto que prioriza a inserção de uma obra canônica nos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando assim com um ensino pautado no letramento literário, ampliando dessa forma, o repertório textual, linguístico e literário dos leitores. A respeito das questões teóricas, recorremos aos estudos do letramento literário e da linguística textual, com enfoque nos estudos de Cosson (2007), Gotlib (2006), Antunes (2003; 2009), Koch (2008; 2015), entre outros. Em consonância, a perspectiva defendida, recorreremos, ainda, às orientações de Brasil (2018) para apoiar-se nas orientações pedagógicas disponibilizadas aos professores de educação básica. Nosso trabalho é propositivo e tem por finalidade ofertar aos professores de Língua Portuguesa da educação básica um material de consulta para estudo e aplicação da sequência didática em suas turmas.


  • Mostrar Abstract
  • The work analyzes comprehensive reading and the production of meaning from the short story genre, considering that Portuguese language teaching is centered on the text, constituting an interactive activity of fundamental importance for the communicative development and for the formation of proficient readers. In this sense, this work seeks, through the short story Um Apólogo by Machado de Assis, to work on the reading and production of meaning by 9th grade students. The research proposes a didactic sequence (COSSON, 2007) based on the short story genre that prioritizes the insertion of a canonical work in the final years of Elementary School, thus contemplating a teaching based on literary literacy, thus expanding the textual, linguistic repertoire and literary of the readers. Regarding theoretical issues, we resort to studies of literary literacy and textual linguistics, focusing on studies by Cosson (2007), Gotlib (2006), Antunes (2003; 2009), Koch (2008; 2015), among others. In line with the defended perspective, we will also resort to the guidelines of Brasil (2018) to support the pedagogical guidelines made available to basic education teachers. Our work is purposeful and aims to offer Portuguese Language teachers in basic education a reference material for the study and application of the didactic sequence in their classes.

4
  • ROGERLANE FERREIRA VERAS
  • Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA): desafios frequentes em contextos emergentes.


     


  • Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIVOENE PEREIRA CRUZ
  • FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • WELLINGTON VIEIRA MENDES
  • Data: 04/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho de pesquisa tem como temática a leitura e a escrita na Educação
    de Jovens e Adultos (EJA), destacando desafios recorrentes, frente às
    demandas sociais. Parte-se da seguinte problemática: o que vem se
    caracterizando como dificuldades de leitura e escrita para os estudantes de IV
    nível de EJA? Diante da questão proposta foram estabelecidos os seguintes
    objetivos: Estudar contextos problematizadores da aprendizagem leitora e
    escritora dos alunos do IV Nível da EJA; refletir com base na literatura
    especializada, fatores e contextos que vem produzindo dificuldades de leitura e
    escrita nos estudantes da EJA; (c) reconhecer, por meio de oficinas de
    produção textual, situações que se caracterizam como dificuldades de
    aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes da EJA; criar, no âmbito
    das oficinas pedagógicas, alternativas didáticas de leitura e escrita que
    colaborem com a formação leitora e escritora dos estudantes da EJA. A
    metodologia de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de Oficinas
    Pedagógicas, envolvendo 15 estudantes na produção textual do gênero
    Currículo Vitae, objeto relevante de ser aprendido nesta modalidade de ensino
    em que a maioria dos estudantes é trabalhadora. Os resultados apontam que,
    apesar de suas limitações na aprendizagem, os discentes tiveram uma maior
    motivação na construção do aprendizado do gênero trabalhado. Tal
    aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e
    profissionais destes estudantes, colaborando com seu desenvolvimento social.


  • Mostrar Abstract
  • This research work has as its theme reading and writing in Education
    of Young People and Adults (EJA), highlighting recurrent challenges, facing the
    social demands. It starts with the following problem: what happens
    characterizing reading and writing difficulties for IV students
    EJA level? In view of the proposed question, the following were established:
    objectives: To study problematizing contexts of reading learning and
    writer for IV Level EJA students; reflect on the literature
    specialist, factors and contexts that have been producing difficulties in reading and
    writing in EJA students; (c) recognize, through training workshops
    textual production, situations that are characterized as difficulties of
    learning to read and write for EJA students; create, within
    of the pedagogical workshops, didactic alternatives of reading and writing that
    collaborate with the reading and writing training of EJA students. A
    qualitative approach methodology, was developed through Workshops
    Pedagogical, involving 15 students in the textual production of the genre
    Curriculum Vitae, relevant object to be learned in this teaching modality
    where the majority of students are working people. The results indicate that,
    despite their limitations in learning, the students had a greater
    motivation in the construction of the learning of the worked genre. Such
    learning can help improve interpersonal relationships and
    professionals of these students, collaborating with their social development.

5
  • MARGARENE ARAÚJO DA SILVA
  •  

    A MÚSICA NEGRA DE PERIFERIA EM AULA DA EJA – LINGUAGEM EMERGENTE E REPRESENTATIVIDADE CULTURAL

  • Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIVOENE PEREIRA CRUZ
  • FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • WELLINGTON VIEIRA MENDES
  • Data: 25/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Um dos desafios colocados ao trabalho com a Educação de Jovens e Adultos

    (EJA) refere-se às atividades de leitura e interpretação textual. Desta forma,

    esse trabalho traz como foco, o desenvolvimento em sala de aula da música

    negra de periferia, com uma linguagem emergente e a representatividade

    cultural de um povo que sofre preconceitos, no que diz respeito a questões

    socioculturais. Sabe-se que, o trabalho com músicas, enquanto gênero textual

    em aulas de leitura e interpretação textual, apresenta-se como possibilidade

    didático-metodológica possível no contexto do reconhecimento e valorização

    dos saberes de pessoas jovens, adultas e idosas pretas, residentes nas

    periferias. Nesse sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (a)

    Compreender como a música negra de periferia pode contribuir com a

    aprendizagem e o desenvolvimento da língua portuguesa dos estudantes da

    EJA; (b) Mapear o universo musical dos estudantes da EJA, reconhecendo

    linguagens, tendências, relações étnico-raciais e os lugares de consumo; (c)

    Analisar como o gênero da linguagem musical produzido por pessoas negras,

    moradoras da periferia, colaboram com sua representatividade e valorização

    sociocultural; (d) Elaborar, a partir das oficinas pedagógicas, podcasts com a

    produção de gênero textual música, legitimando práticas culturais dos

    estudantes da EJA. Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa bibliográfica;

    rodas de conversas, para identificar os usos da música preta na periferia, por

    alunos da EJA. Em seguida foram realizadas oficinas pedagógicas, cujo

    objetivo é favorecer a leitura e interpretação dos textos musicais de forma

    minuciosa e em profundidade, para que os estudantes reflitam, a partir do texto

    sua realidade social. Ainda como procedimento metodológico qualitativo, foram

    produzidos roteiros de podcasts como produto final do processo de pesquisa.

    Deste modo, alcançamos a periferia trabalhando a autoestima, elevando e

    valorizando culturalmente o que os estudantes são, vivem e praticam, sem

    negar suas origens étnicas e ancestralidades.


  • Mostrar Abstract
  • One of the challenges posed to work with Youth and Adult Education
    (EJA) refers to reading and textual interpretation activities. This way,
    this work focuses on the development of music in the classroom
    black people from the periphery, with an emerging language and representativeness
    culture of a people that suffers from prejudice, with regard to issues
    sociocultural. It is known that working with music, as a textual genre
    in reading and textual interpretation classes, presents itself as a possibility
    possible didactic-methodological approach in the context of recognition and appreciation
    of the knowledge of young, adult and elderly black people residing in
    peripheries. In this sense, the following objectives were established: (a)
    Understanding how black music from the periphery can contribute to the
    learning and development of the Portuguese language by students of
    EJA; (b) Map the musical universe of EJA students, recognizing
    languages, trends, ethnic-racial relations and places of consumption; (w)
    To analyze how the genre of musical language produced by black people,
    residents of the periphery, collaborate with their representativeness and appreciation
    sociocultural; (d) Create, based on the pedagogical workshops, podcasts with the
    production of the textual genre music, legitimizing cultural practices of
    EJA students. Methodologically, we used bibliographical research;
    conversation circles, to identify the uses of black music in the periphery, for
    EJA students. Then, pedagogical workshops were held, whose
    objective is to favor the reading and interpretation of musical texts in a
    meticulous and in-depth, so that students reflect, from the text, their social reality. Still as a qualitative methodological procedure, podcast scripts were produced as a final product of the research process.
    In this way, we reach the periphery by working on self-esteem, raising and
    culturally valuing what students are, live and practice, without
    deny their ethnic origins and ancestry.

6
  • ROGERIO ALVES ROSA

  • LITERATURA DE CORDEL COMO JANELA ABERTA NUMA SALA DE AULA DO SEMIÁRIDO BAIANO: PELA (RE)AFIRMAÇÃO DA NORDESTINIDADE DOS NOSSOS ALUNOS.


  • Orientador : FRANCISCO AFRÂNIO CÂMARA PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIO LOUREIRO DA SILVA NETO
  • FRANCISCO AFRÂNIO CÂMARA PEREIRA
  • LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES
  • Data: 29/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O nordeste sempre foi visto e citado como uma região hostil, onde o clima quente e a
    vegetação da caatinga contribuem para esta visão destorcida sobre o semiárido. É
    preciso desmistificar esta ideia errônea sobre a citada região e demonstrar o quanto ela é
    rica e diversa, representando oportunidades e grande potencial. Temos como cenário
    uma escola localizada no semiárido baiano e como personagens alunos de 8º ano que
    vivem na região e sofrem com a forma que é visto o local onde moram. É nesse
    contexto que surge a literatura de cordel como uma janela possível para contrastar com
    a imagem pejorativa e equivocada sobre o semiárido nordestino e de forma mais
    contundente o semiárido baiano. O desafio proposto foi enveredar nos encantos do
    ser(tão) nordestino, através de versos de cordéis que retratam a riqueza, as
    potencialidades e as oportunidades que a região oferece. As vozes dos cordelistas, neste
    estudo, resgatam uma parte importante da história da literatura popular da região e
    fornecem pilares capazes de (re)significar o semiárido nordestino. Na intervenção, as
    atividades foram desenvolvidas através de oficinas de leitura, sugeridas pelos estudos
    do letramento literário de Cosson (2007) e Pinheiro e Marinho (2012) que retratam a
    importância do cordel em sala de aula. Os possíveis resultados dessa ação interventiva
    com o uso do cordel nas atividades letivas apontam para a (re)afirmação da
    nordestinidade dos nossos alunos, libertando-os de falas e impressões preconceituosas
    propagadas sobre a nossa região.


  • Mostrar Abstract
  • The northeast has always been seen and cited as a hostile region, where the hot climate
    and the caatinga vegetation contribute to this distorted view of the semi-arid region. It is
    necessary to demystify this erroneous idea about the aforementioned region and
    demonstrate how rich and diverse it is, representing opportunities and great potential.
    We have as a scenario a school located in the semi-arid region of Bahia and as
    characters 8th grade students who live in the region and suffer from the way the place
    where they live is seen. It is in this context that cordel literature emerges as a possible
    window to contrast with the pejorative and mistaken image of the northeastern semi-
    arid region and, more forcefully, the semi-arid region of Bahia. The proposed challenge
    was to embark on the charms of being (so) northeastern, through verses from strings
    that portray the wealth, potential and opportunities that the region offers. The voices of
    the cordelistas, in this study, rescue an important part of the history of popular literature
    in the region and provide pillars capable of (re)signifying the northeastern semi-arid
    region. In the intervention, activities were developed through reading workshops,
    suggested by studies of literary literacy by Cosson (2007) and Pinheiro and Marinho
    (2012), which portray the importance of cordel in the classroom. The possible results of
    this interventional action with the use of string in teaching activities point to the
    (re)affirmation of our students' northeasternity, freeing them from prejudiced speeches
    and impressions propagated about our region.

7
  • LEIDIANE MONTEIRO FERREIRA
  • PRÁTICAS LEITORAS E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR


  • Orientador : FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
  • ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
  • Data: 01/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Problematizar a temática da diversidade étnico-racial na escola é uma das formas de ampliar a
    compreensão acerca da história do povo negro em nosso país, como também um grande desafio para
    parte dos educadores. Posto que, mesmo circulando em âmbito nacional, a lei 10.639/2003 e suas
    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
    História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a qual implementa e orienta a obrigatoriedade do estudo
    da história e cultura afro nos currículos escolares, muitos programas de ensino ainda não inseriram no
    currículo escolar estudos sistematizados a esse respeito. Nesse sentido, este trabalho se propõe discutir
    práticas de linguagem que respeitem e valorizem a diversidade, identidade e autoestima dos alunos

    negros. Metodologicamente, faz-se uso de uma abordagem qualitativa-interpretativista (MOITA-
    LOPES, 1994). A materialidade para a análise discursiva será a partir de recortes das obras literárias

    Leiza, um conto de Cabelos (SILVA, 2017), Refazendo o caminho, um reencontro com a nossa
    história (COLAÇO, 2017) e Zaki (PINTO, 2017), as quais têm inspirações nas vivências realizadas
    no âmbito do Projeto Beberibe Multicor: por uma infância sem racismo (LIMA, 2015). A abordagem
    respalda-se em teorizações sobre leitura e produção de sentidos (PECHEUX, 1997, 2008 e
    ORLANDI, 2008, 2013) e racismo (ALMEIDA, 2018; CAVALLEIRO, 2001 e MUNANGA, 2005).


  • Mostrar Abstract

  • Problematizing the theme of ethno-racial diversity at school is one of the ways to broaden the
    understanding about the history of black people in our country, as well as a great challenge for some
    educators. Even though law 10.639/2003 is in force nationwide, which implements the mandatory
    study of African history and culture in school curricula, many educational programs have not yet
    included systematized studies on this subject in the school curriculum. In this sense, this paper
    proposes to discuss language practices that respect and value diversity, identity and self-esteem of
    black students. Methodologically, a qualitative-interpretativist approach is used (MOITA-LOPES,
    1994). The materiality for the discourse analysis will be from statements of the literary works Leiza,
    um conto de Cabelos (SILVA, 2017), Refazendo o caminho, um reencontro com a nossa história
    (COLAÇO, 2017) and Zaki (PINTO, 2017), which have inspirations in the experiences carried out in
    the scope of the Beberibe Multicor Project: for a childhood without racism (LIMA, 2015). The
    approach is supported by theorizations on reading and sense production (PECHEUX, 1997, 2008 and
    ORLANDI, 2008, 2013) and racism (ALMEIDA, 2018; CAVALLEIRO, 2001 and MUNANGA,
    2005).

8
  • RAQUEL OLIVEIRA DE ARAUJO
  • INTERDISCURSO E FEMINISMO NEGRO: RETRATOS DE EXPERIÊNCIAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
  • FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
  • Data: 18/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • A ação de trabalhar discussões sociais nas salas-de-aula, com o intuito de descolonizar a
    linguagem e os discursos, é uma responsabilidade de toda a organização escolar, e esse
    processo deve levar em consideração o respeito às diferenças. É sabido que as mulheres,
    sobretudo as negras, vivem em uma situação de vulnerabilidade social, no que diz respeito à
    igualdade de direitos, a valorização profissional, o acesso à educação e aos bens de consumo.
    Assim, mudar essa realidade é o principal foco do movimento feminista. Nesse sentido, o
    presente trabalho consiste em desenvolver práticas de compreensão leitora sobre a temática do
    feminismo negro com estudantes do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar
    Tiradentes XXIII, situado na cidade de Coroatá-MA. A metodologia da pesquisa-ação
    (Thiollent, 2009) está baseada em uma intervenção, através do trabalho com oficinas de
    leitura, criadas em torno das discussões apresentadas na obra O feminismo é para todo
    mundo, de bell hooks (2018). Baseando-se nas teorias da Análise do Discurso de linha
    francesa e na relação discurso-leitura será possível entender a familiaridade com o assunto e o
    interesse dos estudantes nessa temática, bem como os efeitos de sentido provocados pela
    leitura da obra.


  • Mostrar Abstract
  • The action of working social discussions in the classrooms, with the aim of decolonizing
    language and discourses, is a responsibility of the entire school organization, and this process
    must take into account the respect for differences. It is known that women, especially black
    women, live in a situation of social vulnerability, with regard to equal rights, professional
    development, access to education and consumer goods. Thus, changing this reality is the main
    focus of the feminist movement. In this sense, the present work consists of developing reading
    comprehension practices on the theme of black feminism with students of the 8th year of
    elementary school at Colégio Militar Tiradentes XXIII, located in the city of Coroatá-MA.
    The action-research methodology (THIOLLENT, 2009) is based on an intervention, through
    work with reading workshops, created around the reflections developed in the work Feminism
    is for everyone, by bell hooks (2018). Based on the French Discourse Analysis theories and
    on the discourse-reading relationship, it will be possible to understand the familiarity with the
    subject and the interest of the students in this theme, as well as the effects of meaning
    provoked by the reading of the work.

9
  • CINTHIA HILLARIA SILVA DO NASCIMENTO
  • Aula de português a partir da produção do gênero crônica: uma proposta de intervenção

  • Orientador : NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DE JESUS MELO LIMA
  • ANDRÉA JANE DA SILVA
  • NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • Data: 30/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • O gênero Crônica é abordado nesta pesquisa numa perspectiva de ensino intertextual para a identificação e produção de texto. A proposta consiste em uma sequência didática em adaptação ao modelo de proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). As atividades objetivam promover auxílio a professores de Língua Portuguesa da Rede Básica de Ensino e envolvimento de alunos de 7º a 9º ano numa abordagem de identificação de crônicas em letras de músicas. Espera-se que esta estratégia de identificação e produção de texto possibilite uma aula prazerosa e exitosa para ambos. Expectativa traçada com base nos pressupostos teóricos de Azeredo (2018); Silva (2012); e Koch (2006) acerca dos gêneros do discurso e a relação do sujeito e o texto; Geraldi (2011), sobre a produção de texto na escola, o destino e a avaliação desses textos; Porto (2009), defendendo um trabalho com a gramática exitoso através do texto; Antunes(2003), refletindo com constatações sobre a prática da aula de português; bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2018) que suportarão as demandas propositivas desta pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • The Chronicle genre is approached in this research from an intertextual teaching perspective for text identification and production. The proposal consists of a didactic sequence adapted to the didactic sequence proposal model by Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). The activities aim to provide assistance to Portuguese language teachers from the Basic Education Network and involve students from 7th to 9th grade in an approach to identifying chronicles in song lyrics. It is hoped that this text identification and production strategy will enable a pleasurable and successful class for both. Expectation drawn based on the theoretical assumptions of Azeredo (2018); Silva (2012); and Koch (2006) about speech genres and the relationship between the subject and the text; Geraldi (2011), on text production at school, the destination and evaluation of these texts; Porto (2009), defending successful work with grammar through the text; Antunes (2003), reflecting on the practice of Portuguese classes; as well as the National Curricular Parameters - PCN (BRASIL, 1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) that will support the propositional demands of this research.

10
  • CINTHIA HILLARIA SILVA DO NASCIMENTO
  • Aula de português a partir da produção do gênero crônica: uma proposta de intervenção

  • Orientador : NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DE JESUS MELO LIMA
  • ANDRÉA JANE DA SILVA
  • NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • Data: 30/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • O gênero Crônica é abordado nesta pesquisa numa perspectiva de ensino intertextual para a identificação e produção de texto. A proposta consiste em uma sequência didática em adaptação ao modelo de proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). As atividades objetivam promover auxílio a professores de Língua Portuguesa da Rede Básica de Ensino e envolvimento de alunos de 7º a 9º ano numa abordagem de identificação de crônicas em letras de músicas. Espera-se que esta estratégia de identificação e produção de texto possibilite uma aula prazerosa e exitosa para ambos. Expectativa traçada com base nos pressupostos teóricos de Azeredo (2018); Silva (2012); e Koch (2006) acerca dos gêneros do discurso e a relação do sujeito e o texto; Geraldi (2011), sobre a produção de texto na escola, o destino e a avaliação desses textos; Porto (2009), defendendo um trabalho com a gramática exitoso através do texto; Antunes(2003), refletindo com constatações sobre a prática da aula de português; bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2018) que suportarão as demandas propositivas desta pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • The Chronicle genre is approached in this research from an intertextual teaching perspective for text identification and production. The proposal consists of a didactic sequence adapted to the didactic sequence proposal model by Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). The activities aim to provide assistance to Portuguese language teachers from the Basic Education Network and involve students from 7th to 9th grade in an approach to identifying chronicles in song lyrics. It is hoped that this text identification and production strategy will enable a pleasurable and successful class for both. Expectation drawn based on the theoretical assumptions of Azeredo (2018); Silva (2012); and Koch (2006) about speech genres and the relationship between the subject and the text; Geraldi (2011), on text production at school, the destination and evaluation of these texts; Porto (2009), defending successful work with grammar through the text; Antunes (2003), reflecting on the practice of Portuguese classes; as well as the National Curricular Parameters - PCN (BRASIL, 1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) that will support the propositional demands of this research.

11
  • CARLA SAMILE LIMA DE SOUSA
  • ENTRE ORALIDADE, ESCRITA E PERFORMANCES: GÊNERO TUTORIAL EM VÍDEO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO CONTEXTO ESCOLAR.

  • Orientador : MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
  • MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL
  • NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
  • Data: 21/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Concebendo a escola não só como um lugar onde convivemos e aprendemos uns
    com os outros, mas como um espaço onde exercemos o diálogo e desenvolvemos a
    cidadania, pautamos este estudo na concepção de linguagem como prática social de
    comunicação entre os indivíduos. O objetivo principal desta dissertação é promover
    reflexões teórico-práticas atinentes ao ensino-aprendizagem da oralidade e da
    escrita, sugerindo estratégias de melhores performances para desenvolver práticas
    produtivas de leitura, escrita e oralidade. Visando atingi-lo, adotamos uma
    abordagem qualitativa, com base nos estudos de Godoy (1995), Martins (2004),
    Denzin e Lincoln (2006) e seguimos a metodologia de pesquisa-ação, com base em
    Thiollent (1986) que é realizada com o propósito de produzir conhecimentos,
    participar de novas experiências e promover discussões sobre as questões
    abordadas na pesquisa. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada nos
    estudos de Antunes (2003), referentes ao ensino-aprendizagem da linguagem; em

    Fávero, Andrade e Aquino (2000), Ferreira Junior e Forte-Ferreira (2020), no tocante
    à oralidade e à escrita; em Marcuschi (2005 e 2010), Bakhtin (1977 e 2003), Grijó
    (2012), Dell’Isola (2012), acerca  dos gêneros textuais/discursivos e seus aspectos
    sociodiscursivos; em Benfica (2012), Rojo e Barbosa (2015), no que concerne à
    multimodalidade, dando ênfase ao gênero tutorial em vídeo; em  Pagnoncelli (2008),
    relativo às questões de democratização do acesso às novas tecnologias; em
    Kleiman (1995) e Cabral (2016 e 2019), no que se refere ao Letramento e as
    Oficinas de Letramento. Ao desenvolver este estudo foi possível tecer reflexões
    fecundas relativas ao ensino-aprendizagem da oralidade e da escrita, demonstrando
    a necessidade de a escola efetivar melhores performances concernentes a esse
    ensino, notadamente o da oralidade. Além disso, com base nas análises dos dados
    construídos, Oficinas de Letramento foram criadas e apresentadas como sugestões
    para a realização de performances mais produtivas de ensino-aprendizagem da
    leitura, da escrita e da oralidade, em sintonia com as novas tecnologias. Os
    resultados dos estudos possibilitaram o alcance do objetivo vislumbrado.


  • Mostrar Abstract
  • Conceiving school not only as a place where we live and learn from each other, but
    as a space where we exercise dialogue and develop citizenship, we base this study
    on the conception of language as a social practice of communication between
    individuals. The main objective of this dissertation is to promote theoretical-practical
    reflections regarding the teaching-learning of speaking and writing, indicating
    strategies for better performances to develop productive reading, writing and
    speaking practices. Aiming to achieve this, we adopted a qualitative approach, based
    on studies by Godoy (1995), Martins (2004), Denzin and Lincoln (2006) and followed
    the action research methodology, based on Thiollent (1986) which is carried out with
    the purpose of producing knowledge, participating in new experiences and promoting
    discussion about the issues addressed in the research. The theoretical foundation of
    this work is based on the studies of Antunes (2003), referring to the teaching-learning
    of language; in Fávero, Andrade and Aquino (2000), Ferreira Junior and Forte-
    Ferreira (2020), regarding orality and writing; in Marcuschi (2005 and 2010), Bakhtin
    (1977 and 2003), Grijó (2012), Dell’Isola (2012), about textual/discursive genres and
    their socio-discursive aspects; in Benfica (2012), Rojo and Barbosa (2015), in terms
    of multimodality, emphasizing the video tutorial genre; in Pagnoncelli (2008),
    regarding issues of democratization of access to new technologies; in Kleiman

    (1995) and Cabral (2016 and 2019), not referring to Literacy and Literacy
    Workshops. When developing this study, it was possible to weave fruitful reflections
    related to the teaching-learning of orality and writing, demonstrating the need for a
    school to achieve better performance regarding this teaching, notably that of orality.
    Furthermore, based on the analysis of the constructed data, Literacy Workshops
    were created and suggestions were made for carrying out more productive teaching-
    learning performances in reading, writing and speaking, in tune with new
    technologies. The results of the studies made it possible to achieve the envisioned
    objective.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern