Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERN

2023
Dissertações
1
  • JOÃO COJARDO DA SILVA
  • OFICINAS DIDÁTICAS: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UMA NARRATIVA

  • Orientador : GILSON CHICON ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GILSON CHICON ALVES
  • MOISES BATISTA DA SILVA
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • CID IVAN DA COSTA CARVALHO
  • ANGELA CLAUDIA REZENDE DO NASCIMENTO REBOUÇAS
  • Data: 30/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho com a língua portuguesa nestes tempos tem oferecido bastantes desafios aos que o fazem. Dentre eles, encontra-se a missão de promover a leitura dentro e fora do espaço da sala de aula para que ela se torne um hábito, mas também sirva ao deleite de novos leitores. Para tanto, é preciso estimular o gosto pela leitura de modo primordial e, mais ainda, fazer com que as leituras realizadas estejam intrinsecamente ligadas à realidade que nos cerca. Fazem-se necessárias ações que façam da leitura algo reflexivo e capaz de compreender o contexto em que os leitores se encontram, formando não apenas meros espectadores, passivos, mas cidadãos ativos diante das leituras que fazem, a ponto de questionar, refletir, propor e intervir. A preocupação com essa premissa se dá a partir do momento em que tivemos a oportunidade de perceber que um considerável número de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de uma rede municipal de ensino não conseguia compreender bem a estrutura e composição de textos narrativos diversos, a partir de dados, mesmo que não muito específicos, de avaliações externas como a PROVA BRASIL e o SPAECE. Essas avaliações de larga escala revelaram que havia uma dificuldade explícita no reconhecimento de um saber específico que trata do reconhecimento dos elementos de uma narrativa e do conflito gerador do enredo. Porém, com a finalidade de pormenorizar os dados, um diagnóstico fora aplicado por nós, numa das turmas de 8º ano da mesma escola, para podermos precisar, em meio às várias nuances do referido saber, em que quesito se encontravam as maiores dificuldades, predominando as dificuldades acerca do conflito gerador do enredo e do clímax da narrativa em questão na avaliação diagnóstica aplicada. Havendo detectado o problema, fomos imbuídos pelo desejo de saná-lo por meio de uma proposta de intervenção que fosse capaz de ser dinâmica, trabalhando com metodologias ativas e que privilegiassem os 04 eixos da língua: a oralidade, a leitura, a análise linguística (ainda que de forma artificial, uma vez que apenas utilizou-se das estruturas e não da análise minuciosa) e a produção de texto. Para tanto, propusemos oficinas didáticas como forma de prover a aprendizagem desejada. Nosso embasamento teórico se deu por meio dos contributos de Almeida (2013), Antunes (2003), Cafiero (2010), Campedelli (1999), Costa (2001), Fiorin e Savioli (2007), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), Paviani e Fontana (2009), Solé (1998), Vieira e Valquind (2002), dentre outros. Os conteúdos produzidos e propostos nas oficinas representam um aporte aos professores de língua portuguesa que terão materiais com maiores detalhes e estratégias para o desenvolvimento de uma práxis mais eficiente e eficaz em sala de aula e, consiste ainda na oferta de suportes teóricos e práticos que proporcionarão um maior aprofundamento a estes profissionais.


  • Mostrar Abstract
  • WorkingwiththePortugueselanguage in these times hasofferedmanychallengestothosewho do it. Amongthemisthemissiontopromotereadinginsideandoutsidetheclassroomspacesothat it becomes a habit, butalso serves thedelightof new readers. To do so, it isnecessarytostimulatethetaste for reading in a primordial wayand, even more, toensurethatthereadingscarried out are intrinsicallyused in the reality that surrounds us. Actions are neededthatmakereadingsomethingreflectiveandcapableofunderstandingthecontext in whichreadersfindthemselves, formingnotjustmerespectators, passive, butactivecitizens in the face ofthereadingsthey do, tothe point ofquestioning, reflecting, proposingandtointervene. The concernwiththispremisearisesfromthemomentwhenwehadtheopportunityto realize that a considerablenumberofstudents in the 9th grade ofElementarySchoolat a school in a municipal education network didnotmanagetounderstandwellthestructureandcompositionofnarrativetexts. Several, basedon data, evenifnotveryspecific, fromexternalestimatessuch as PROVA BRASIL and SPAECE. Theselarge-scaleevaluationsrevealedthattherewasanexplicitdifficulty in recognizingspecificknowledgethatdealswiththerecognitionoftheelementsof a narrativeandtheconflictthatgeneratestheplot. However, withtheaimofdetailingthe data, a diagnosiswasappliedbyus, in oneofthe 8th grade classes atthesameschool, sothatwecouldspecify, amidstthevarious nuances ofsaidknowledge, in which item thegreatestdifficultieswerefound, predominantlythedifficultiesregardingtheconflictthatgeneratedtheplotandtheclimaxofthenarrative in question in theapplieddiagnosticevaluation. Havingdetectedtheproblem, wewereimbuedwiththedesiretoremedy it throughaninterventionproposalthatwascapableofbeingdynamic, workingwithactivemethodologiesandthatprivilegedthe 04 axesofthelanguage: orality, reading, linguisticanalysis (albeit in an artificial way, sinceonlythestructureswereusedandnotthedetailedanalysis) andtextproduction. Therefore, weproposeddidactic workshops as a waytoprovidethedesiredlearning. Ourtheoreticalbasiswasbasedonthecontributionsof Almeida (2013), Antunes (2003), Cafiero (2010), Campedelli (1999), Costa (2001), Fiorinand Savioli (2007), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), Pavianiand Fontana (2009), Solé (1998), Vieira andValquind (2002), amongothers. The contentsproducedandproposed in the workshops represent a contributiontoPortugueselanguageteacherswhowillhavematerialswithgreaterdetailsandstrategies for thedevelopmentof a more efficientandeffectivepractice in theclassroom, andalsoconsistsofofferingtheoreticalandpracticalsupportsthatwillprovide a greaterdepthtotheseprofessionals.

     

2
  • LEYDIANE GUIMARÃES ARNAUD
  • MANGÁ: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO MULTIMODAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 

  • Orientador : JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • MOISES BATISTA DA SILVA
  • VICENTE DE LIMA NETO
  • Data: 02/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o gênero mangá como prática de letramento multimodal nas aulas de língua materna, buscando compreender as ferramentas de design de textos, que são multimodais, na construção do sentido. Visando as ações comunicativas, tanto do discurso verbal como do não-verbal, que estão em constante mudança, a prática se justifica na análise do gênero mangá que trabalha a leitura multimodal para interpretar os aspectos linguísticos e os visuais, além de compreender os efeitos de sentidos presentes no texto. Postulase neste trabalho, portanto, a necessidade de se trabalhar com esse gênero, que aproxima o aluno da sua realidade e os tornam multiletrados, capazes de compreender tudo que é dito por meio de palavras e imagens, aprendendo a se comunicar de forma eficaz em várias configurações e ampliando seu repertório comunicativo. O gênero mangá desenvolve as habilidades de letramentos multimodais que irão contribuir para uma aprendizagem poderosa, estimulando o gosto pela leitura e interpretando os efeitos de sentidos explícitos e implícitos presentes em textos multimodais, tornando-se uma proposta contemporânea e significativa no processo de letramentos. A presente pesquisa tem cunho qualitativo, com um trabalho investigativo e interventivo. Seguirá com a análise de dados bibliográficos, para um embasamento teórico apropriado e aprofundamento da proposta, e com os processos de conhecimentos baseados no Learning by design que, de acordo com Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020, são compostos, originalmente, por quatro gestos didáticos: 1) Prática Situada; 2) Instrução Explícita; 3) Enquadramento Crítico; e 4) Prática Transformada.


  • Mostrar Abstract
  • The present work aims to develop the manga genre as a multimodal literacy practice in native language classes, seeking to understand the multimodal text design tools in the construction of meaning. Considering the communicative actions, both verbal and nonverbal discourse, that are constantly changing, the practice is justified in the analysis of the manga genre that works with multimodal reading to interpret linguistic and visual aspects, as well as to understand the effects of meaning present in the text. This project postulates the need to work with this genre, which brings the student closer to their reality and makes them multiliterate, capable of understanding everything that is said through words and images, learning to communicate effectively in various settings and expanding their communicative repertoire. The manga genre develops multimodal literacy skills that will contribute to powerful learning, stimulating the taste for reading and interpreting the explicit and implicit effects of meaning present in multimodal texts, becoming a contemporary and significant proposal in the literacy process. The present research has a qualitative nature, with an investigative and interventionist work. It will continue with the analysis of bibliographic data for an appropriate theoretical foundation and deepening of the proposal, and with knowledge processes based on Learning by Design which, according to Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020, are originally composed of four didactic gestures: 1) Situated Practice; 2) Explicit Instruction; 3) Critical Framing; and 4) Transformed Practice.

3
  • ANTONIA DVANDY PEDROSA LIMA
  • CLARO ENIGMA: DESVENDANDO O MUNDO DAS PALAVRAS E DA POESIA DRUMMONDIANA NA SALA DE AULA

  • Orientador : MARCOS VINICIUS MEDEIROS DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS VINICIUS MEDEIROS DA SILVA
  • GILSON CHICON ALVES
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • FRANCISCO HUMBERLAN ARRUDA DE OLIVEIRA
  • CARLOS EDUARDO FERREIRA DA CRUZ
  • Data: 02/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta proposta tem como premissa possibilitar que o aluno, através dos poemas de Carlos Drummond de Andrade e da poesia contida nos versos do autor, sobretudo na obra Claro Enigma, assuma o papel de sujeito ativo e participante da ciranda de descobertas e significados da leitura. O intuito é permitir o aguçar da sensibilidade e da imaginação através da literatura, ponto de partida nessa construção de sentido, para que o discente da Educação de Jovens e Adultos - EJA II - referente ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, consiga através do diálogo que o leitor estabelece com o autor, o texto e o contexto, numa abordagem hermenêutica de Ricoeur (1994), possa aprimorar o seu olhar e enriquecer as suas leituras. Nessa perspectiva de letramento literário, propomos sequências didáticas para cada um dos oito poemas drummondianos selecionados, buscando permitir o desvendar das palavras e da poesia, a partir da descoberta de algumas chaves de leituras que possibilitem essa construção no espaço da sala de aula em interação com o professor, os colegas e as obras propostas. O aporte teórico está pautado nas obras de Aguiar (2013), Arrigucci Jr. (2002), Bakhtin (2016), Candido (2004), Cosson (2020, 2021), Durão (2020), Freire (1967, 1989, 1996), Lage (2013), Marcuschi (2008), Merquior (2012), Moriconi (2001, 2002), Paz (1984), Pinheiro (2008), Sant’Anna (2008), Villaça (2012), Thiollent (2011), entre outros que nos ajudarão a incentivar novos leitores na descoberta deste universo tão rico que a poesia pode proporcionar no processo de construção da leitura, resgatando a autoestima e o desvendar do prazer literário. 


  • Mostrar Abstract
  • This proposal has as its premise to enable the student, through the poems of Carlos Drummond de Andrade and the poetry contained in the author's verses, especially in the work Claro Enigma, to assume the role of active subject and participant in the ciranda of discoveries and meanings of reading. The intention is to allow the sharpening of sensitivity and imagination through literature, a starting point in this construction of meaning, so that the student of Youth and Adult Education - EJA II - referring to the 4th and 5th year of Elementary School, can through the dialogue that the reader establishes with the author, the text and the context, in a hermeneutic approach by Ricoeur (1994), he can improve his look and enrich his readings. In this perspective of literary literacy, we propose didactic sequences for each of the eight selected Drummondian poems, seeking to allow the unveiling of words and poetry, from the discovery of some reading keys that allow this construction in the classroom space in interaction with the teacher, colleagues and proposed works. The theoretical contribution is based on the works of Aguiar (2013), Arrigucci Jr. (2002), Bakhtin (2016), Candido (2004), Cosson (2020, 2021), Durão (2020), Freire (1967, 1989, 1996), Lage (2013), Marcuschi (2008), Merquior (2012), Moriconi (2001, 2002), Paz (1984), Pinheiro (2008), Sant'Anna (2008), Villaça (2012), Thiollent (2011), among others that will help us encourage new readers to discover this universe so rich that poetry can provide in the reading construction process, rescuing self-esteem and unveiling literary pleasure.

4
  • TATIANA FREITAS RIBEIRO ALCÂNTARA
  • LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: O REDESENHO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COM DISCURSO RACISTA

  • Orientador : JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • MOISES BATISTA DA SILVA
  • VERONICA PALMIRA SALME DE ARAGÃO
  • Lucineudo Machado Irineu
  • VICENTE DE LIMA NETO
  • Data: 05/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • É papel da educação contemporânea desenvolver um trabalho que possibilite um olhar sobre as diversidadesque constituem a sociedade brasileira. Nesse sentido, trabalhar as relações étnico-raciais no contextoescolartraz à luz a instância de combater a instauração de uma formação racista, arraigada a conceitos históricoseculturais que perpassam diferentes práticas sociais. Com o objetivo de letrar critico-modalmente estudantesdoensino fundamental em relação ao racismo, a presente pesquisa, desenvolvida nas aulas de língua maternacom alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola cívico-militar da rede pública municipal deMaracanaú-CE, propõe-se a analisar o corpus gerado na prática de Letramento Crítico Multimodal constituídaa partir da análise de anúncios publicitários veiculados na internet que evidenciam umdiscurso racistaedaprodução textual baseada na proposta do Redesenho (JANKS, 2010). Para alcançar seus objetivos, otrabalhoamparou-se nas ideias de empoderamento de Freire (1987, 1996) e no Ciclo do Redesenho de Janks (2010, 2012) para tratar do letramento multimodal numa perspectiva crítica. Fundamentou-se ainda no aporteteórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, de Fairclough (2001, 2003), que investiga a relaçãoentrelinguagem, sociedade e as relações assimétricas de poder. Para tratar da natureza multimodal dos anúnciospublicitários, empregou-se a teoria da Gramática do Design Virtual de Kress e van Leuwen (2006). Noqueserefere ao fenômeno do racismo e sobre como as pessoas negras são representadas na esfera publicitária, apesquisa baseou-se em Almeida (2019); Djik (2018, 2019); Guimarães (2009); Munanga (2005, 2020); eoutros. Sobre a abordagem dada ao gênero discursivo anúncio publicitário, foram utilizadas as colaboraçõesde Bakhtin (2011), Fiorin (2018), Marcuschi (2008) e Carvalho (2014). A fim de considerar estratégiasmetodológicas que, de forma didática e coerente, corroborassem para a compreensão das questõesqueenvolveram o presente estudo, é relevante destacar que a pesquisa apoiou-se na pesquisa-ação (TIOLLENT, 2011) e no Ciclo do Redesenho (JANKS, 2010, 2012). A constituição dos dados se deu por meio das respostascoletadas nos questionários pré-teste e pós-teste e pela produção textual do Redesenho (JANKS, 2010). Apesquisa-ação mostrou que as discussões fomentadas em sala, associadas às atividades de análise dos textos, eo contato com as teorias supracitadas, bem como a produção dos redesenhos (JANKS, 2010) contribuíramnãosó para a identificação, mas também para a desconstrução dos discursos ideológicos evidenciados nos textos. Em suma, a inter-relação desses conhecimentos vistos numa perspectiva mais ampladecontrução/desconstrução/reconstrução, conforme Janks (2012), corroborou o Letramento Crítico Multimodaldos discentes participantes da pesquisa, na medida em que também favoreceu umensino delínguasempoderador, com vistas, sobretudo, à mudança social. 


  • Mostrar Abstract
  • It is contemporary education's role to develop a work that allows a look at the diversitiesthatconstitute Brazilian society. In this sense, working on ethnic-racial relations in theschoolenvironment brings to light the need to combat a racist formation, rooted in historical andculturalconcepts that are present in different social practices. The present research was developedinthe8thgrade Portuguese language classes, with students of a civic-military school of Maracanaúcityinthestate of Ceará, Brazil. This practice aimed at forming elementary school students as critically-modally subjects regarding racism. This study proposes to analyze the corpus generatedinthepractice of Multimodal Critical Literacy which consists of analyzing advertisements publishedontheinternet that show a racist discourse and the textual production based on the Redesignproposal(JANKS, 2010). To achieve its objectives, the work was supported by Freire's ideas of empowerment(1987, 1996) and Janks' Redesign Cycle (2010, 2012) to address multimodal literacy fromacriticalperspective. It was also based on the theoretical-methodological contribution of theCriticalDiscourse Analysis by Fairclough (2001, 2003), which investigates the relationshipbetweenlanguage, society and asymmetrical power relations. To address the multimodal natureofadvertisements, the theory of Virtual Design Grammar by Kress and van Leuwen (2006) wasused.With regard to the phenomenon of racism and how black people are represented in the advertisingsphere, the research was based on Almeida (2019); Djik (2018, 2019); Guimarães (2009); Munanga(2005, 2020); and others. Concerning the approach given to the discursive genre advertisement, thecollaborations of Bakhtin (2011), Fiorin (2018), Marcuschi (2008) and Carvalho (2014) wereused.In order to consider methodological strategies that, in a didactic and coherent way, corroboratetheunderstanding of the issues involving the present study, it is relevant to highlight that theresearchwas based on action research (TIOLLENT, 2011) and on the Redesign Cycle ( JANKS, 2010, 2012).The data was gathered through the application of a pre-test and a post-test questionnaire andthroughRedesign (JANKS, 2010) textual production. The action research showed that the discussionsfostered in the classroom, associated with the text analysis activities, and the contact withtheaforementioned theories, as well as the production of the redesigns (JANKS, 2010) contributednotonly to the identification, but also to the deconstruction of the ideological discourses evidencedinthetexts. In short, the interrelation of this knowledge seen in a broader perspectiveofconstruction/deconstruction/reconstruction, according to Janks (2012), corroborated the MultimodalCritical Literacy of the students participating in the research, insofar as it also favored an empowering language teaching, aiming, above all, at social change.

5
  • CARLA VANESSA DE OLIVEIRA SILVA
  • CAROLINA CATADORA DE SONHOS: CAMINHOS DA SEQUÊNCIA
    DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA

  • Orientador : MARCOS VINICIUS MEDEIROS DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS VINICIUS MEDEIROS DA SILVA
  • VERONICA PALMIRA SALME DE ARAGÃO
  • VÂNIA MARIA FERREIRA VASCONCELOS
  • Data: 12/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo objetivou desenvolver uma sequência didática como proposta de letramento literário com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a partir da narrativa Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, promovendo criticidade leitora sobre temáticas sociais presentes na obra. A problemática da pesquisa perpassa pelo modo de articulação de apresentar uma sequência didática com a obra Quarto de Despejoaos jovens de 14 a 15 anos. Assim, ocorreu elaboração de uma sequência didática expandida (COSSON, 2018) de leitura literária composta por 10 (dez) momentos interventivos vivenciados em uma escola pública no interior do Ceará. O método investigativo foi a pesquisa-ação, que busca interpretar, intervir e interagir com as necessidades da realidade escolar, tendo caráter qualitativa esocial. Os resultados obtidospermitiram perceber a relevância de vivenciar sequências didáticas a partir da leitura literatura afro-brasileira e negra na escola, como experiência de ensinamentos e aprendizados para professores, professoras e estudantes. Bem como, apresentar a escritora negra Carolina Maria de Jesus e contribuir com a luta antirracista tão necessárias na educação básica.

     


  • Mostrar Abstract
  • This study aimed to develop a didactic sequence as a proposal for literary literacy with students in the 9th grade of elementary school, based on the narrative The UneditedDiariesof Carolina Maria De Jesus, promoting critical reading on social themes present in the work. The research problem permeates the articulation mode of presenting a didactic sequence with the work The UneditedDiaries to young people aged 14 to 15 years. Thus, an expanded didactic sequence (COSSON, 2018) of literary reading was elaborated, consisting of 10 (ten) interventional moments experienced in a public school in the interior of Ceará. The investigative method was action research, which seeks to interpret, intervene and interact with the needs of the school reality, having a qualitative and social character. The results obtained allowed us to perceive the relevance of experiencing didactic sequences based on reading Afro-Brazilian and black literature at school, as a teaching and learning experience for teachers and students. As well as presenting the black writer Carolina Maria de Jesus and contributing to the anti-racist struggle so necessary in basic education.

6
  • LAURIANA MARTINS DE SOUZA
  • LETRAMENTO CRÍTICO E ORALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO

  • Orientador : ANTÔNIO FELIPE ARAGÃO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • GILSON CHICON ALVES
  • ANTÔNIO FELIPE ARAGÃO DOS SANTOS
  • CID IVAN DA COSTA CARVALHO
  • HAMILTON PERNINCK VIEIRA
  • Data: 12/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Com o avanço dos estudos sobre o letramento, percebeu-se que ele estava ligado mais com a percepção crítica da realidade do que com a simples ação de ler e escrever. Nessa perspectiva crítica, a oralidade pode ser forte aliada, pois conduz os estudantes a refletirem e argumentarem criticamente sobre a realidade em que vivem, principalmente quando o gênero oral em questão é o debate regrado. Ao se desenhar essa pesquisa, surgiu o seguinte questionamento: como desenvolver o letramento crítico e a oralidade, despertando nos alunos a consciência cidadã e a manifestação do pensamento crítico a partir do trabalho com o gênero textual debate regrado? A reflexão provocada por esse questionamento fez surgir objetivos com o intuito de desenvolver o letramento crítico a partir do gênero textual debate regrado. Para compor o corpo da pesquisa se buscou a contribuição dos autores mais estudados nas áreas em questão. Freire (2005; 2021), Soares (2020) e Rojo (2019) auxiliaram no entendimento da percepção crítica do letramento. Marcuschi (2019; 2020) e Bakhtin (2020) contribuíram com os estudos sobre os gêneros textuais. Schneuwly e Dolz (2011) auxiliaram a estruturar a sequência didática e o trabalho com o gênero oral. A abordagem sobre o ensino da Constituição Federal aproximou os textos normativos à prática de sala de aula, neste ponto foram utilizados dissertações e artigos acadêmicos, como o de Câmara (2017). A proposta final deste trabalho é uma sequência didática, a qual se encontra dividida em: apresentação da situação, produção inicial, módulos 1, 2 e 3, e produção final, na qual será proposto o debate regrado. Assim, o presente trabalho sugere uma sequência didática como produto final que pode ser aplicada nos anos finais do Ensino Fundamental II, especialmente no nono ano, a fim de trabalhar o letramento crítico, a partir da oralidade presente no gênero debate regrado, visando aperfeiçoar a vivência cidadã e as manifestações orais dos estudantes. 


  • Mostrar Abstract
  • With the advancement of literacy studies, it became evident that it was connected more with the critical perception of reality than with the simple acts of writing and reading. Thus, in this critical perspective, orality can be a strong ally, once it leads students to critically reflect and argue about their own reality, mainly when the oral genre under discussion is the ruled debate. When designing this research, the following question emerged: how can critical literacy and orality be developed, arousing in students the citizen conscience and the manifestation of critical thinking from the work with the genre ruled debate? The reflection provoked by this question originated objectives with the purpose of developing critical literacy from the work with the textual genre mentioned before, ruled debate. Wherefore, in order to compose the body of this research, contributions of the most studied authors regarding this matter were sought. Freire (2005; 2021), Soares (2020) and Rojo (2019) provided understanding about critical literacy perception. Marcuschi (2019; 2020) and Bakhtin (2020) contributed with investigations about textual genres. Schneuwly and Dolz (2011) helped to structure the didactic sequence and the work with the oral genre. Moreover, the approach about the teaching of the Federal Constitution brought the normative texts and the classroom practice closer, at this point, academic dissertations and articles were used, the one by Câmara (2017) is a case in point. The final proposal of this work is a didactic sequence, which is divided into: first, the presentation of the situation, then, initial production, modules 1, 2 and 3, and, at last, final production, in which the ruled debate is proposed. Therefore, the present work suggests a didactic sequence as a final product that can be applied in the final years of middle school, especially in the 9th grade, in order to work on critical literacy based on orality present in the genre ruled debate, aiming to enhance the citizen experience and the students’ oral manifestations.

7
  • OSIRENE FERREIRA DA FONSECA
  • ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA CONTRIBUIÇÃO

    PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Orientador : ADRIANA MORAIS JALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MORAIS JALES
  • CID IVAN DA COSTA CARVALHO
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • Data: 24/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O estudo da oralidade diferentemente da escrita não é um tema recorrente no mundo da pesquisa, embora se saiba que esta faz-se presente nos documentos normativos brasileiros, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, entende-se que a escola além de preparar para a escrita, deve também focar suas ações no desenvolvimento da linguagem oral como sendo relevante para a comunicação no meio social. A pesquisa objetiva investigar em que medida a oralidade está sendo contemplada nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Como questões norteadoras do estudo, destacam-se: Quais aberturas as BNCC e os PCN propõem para o despertar da oralidade nos educandos? De que forma o livro didático de Português vem desenvolvendo o trabalho com os gêneros orais entre os estudantes? E Como promover a prática da oralidade através do gênero debate, aliando o ensino de língua portuguesa a fim de promover o posicionamento crítico? Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que consistirá na análise de uma coleção de livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II.


  • Mostrar Abstract
  • The study of orality as opposed to writing is not a recurring theme in the world of research, although it is known 
    that this is present in Brazilian normative documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC). 
    However, it is understood that the school, in addition to preparing for writing, should also focus its actions on the 
    development of oral language as being relevant for communication in the social environment. The research aims to 
    investigate the extent to which orality is being contemplated in Portuguese Language textbooks for Elementary 
    School II. As guiding questions for the study, the following stand out: 
    What openings do the BNCC and the PCN propose for awakening orality in students? How has the Portuguese 
    textbook been developing the work with oral genres among students? And How to promote the practice of orality 
    through the debate genre, combining Portuguese language teaching in order to promote critical positioning?
     As for the methodological procedures, this is an exploratory research with a qualitative approach, which will
     consist of the analysis of a collection of Portuguese language textbooks for elementary school II.
8
  • OSIRENE FERREIRA DA FONSECA
  • ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA CONTRIBUIÇÃO

    PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Orientador : ADRIANA MORAIS JALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MORAIS JALES
  • CID IVAN DA COSTA CARVALHO
  • JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
  • Data: 24/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O estudo da oralidade diferentemente da escrita não é um tema recorrente no mundo da pesquisa, embora se saiba que esta faz-se presente nos documentos normativos brasileiros, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, entende-se que a escola além de preparar para a escrita, deve também focar suas ações no desenvolvimento da linguagem oral como sendo relevante para a comunicação no meio social. A pesquisa objetiva investigar em que medida a oralidade está sendo contemplada nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Como questões norteadoras do estudo, destacam-se: Quais aberturas as BNCC e os PCN propõem para o despertar da oralidade nos educandos? De que forma o livro didático de Português vem desenvolvendo o trabalho com os gêneros orais entre os estudantes? E Como promover a prática da oralidade através do gênero debate, aliando o ensino de língua portuguesa a fim de promover o posicionamento crítico? Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que consistirá na análise de uma coleção de livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II.


  • Mostrar Abstract
  • The study of orality as opposed to writing is not a recurring theme in the world of research, although it is known 
    that this is present in Brazilian normative documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC). 
    However, it is understood that the school, in addition to preparing for writing, should also focus its actions on the 
    development of oral language as being relevant for communication in the social environment. The research aims to 
    investigate the extent to which orality is being contemplated in Portuguese Language textbooks for Elementary 
    School II. As guiding questions for the study, the following stand out: 
    What openings do the BNCC and the PCN propose for awakening orality in students? How has the Portuguese 
    textbook been developing the work with oral genres among students? And How to promote the practice of orality 
    through the debate genre, combining Portuguese language teaching in order to promote critical positioning?
     As for the methodological procedures, this is an exploratory research with a qualitative approach, which will
     consist of the analysis of a collection of Portuguese language textbooks for elementary school II.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern