Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERN

2024
Dissertações
1
  • VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA
  • O LUGAR DA ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ESCRITA E REESCRITA DE ARTIGO DE OPINIÃO

  • Orientador : CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • EVANDRO GONÇALVES LEITE
  • JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
  • Data: 21/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Autores que abordam a argumentação na Nova Retórica consideram que todo discurso apresenta uma natureza argumentativa, ou seja, argumentos em sua construção, direcionados a um auditório visado com vistas a persuadi-lo e a convencê-lo. Nesse sentido, nosso objetivo principal nesta pesquisa é investigar os processos argumentativos, teses, técnicas argumentativas, valores e suas hierarquias na escrita e reescrita do gênero artigo de opinião produzido por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, procuramos identificar as teses defendidas pelos alunos/oradores, analisar os principais argumentos que sustentam seus discursos, descrever os valores e suas hierarquias apresentados nesses textos, e, por último, verificar a contribuição da sequência didática para a aprendizagem visando a proficiência dos alunos ao fazerem uso de estratégias argumentativas na escrita e reescrita dos artigos de opinião analisados. Metodologicamente, este trabalho se configura como uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, além de ser descritiva-interpretativa (Oliveira, 2007). Nossa base teórica é a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), apoiados pelos estudos de Abreu (2006), Souza (2008), entre outros. Em relação às discussões sobre escrita, gêneros textuais e ensino de argumentação, apoiamo-nos em Leite e Pereira (2012), Marcuschi (2008) e Nascimento (2015); já sobre o gênero artigo de opinião buscamos respaldo em Rangel, Gagliardi e Amaral (2010), Passarelli (2012), Köche, Boff e Marinello (2014). Por ser uma pesquisa-ação, desenvolvemos uma intervenção em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Triunfo/PB. A constituição do corpus se deu através da aplicação de uma Sequência Didática (SD), que nos possibilitou selecionar dez textos produzidos por alunos sobre a questão polêmica: “Proibir ou não o uso do capacete no perímetro urbano?”. Os resultados obtidos sinalizam que, para escrever um artigo de opinião consistente, é imprescindível recorrermos a determinadas estratégias argumentativas para persuadir e convencer o auditório para o qual a argumentação é lançada. Embora os cinco artigos de opinião da versão inicial tenham apresentado teses, argumentos, valores e suas hierarquias, os alunos/oradores demonstraram ter dificuldade em construir uma argumentação persuasiva porque esses textos ficaram reduzidos a um discurso mais expositivo que propriamente argumentativo, além de alguns problemas de escrita que os distanciam, parcialmente, dos aspectos estruturais e discursivos próprios do gênero textual estudado. Por fim, a argumentação não foi suficiente para validar as teses principais considerando os argumentos e os valores mobilizados e hierarquizados. Já os textos da versão final evidenciam claramente uma tese, a técnica argumentativa mais usada foi a dos argumentos com base no real, seguida pelos argumentos que fundam o real e pela dissociação de noções. Já os argumentos principais também foram baseados na estrutura do real, especialmente o ato/pessoa, e os que fundamentam o real, pelo caso particular e pelo exemplo. Outrossim, todos os artigos de opinião apresentaram uma recorrência aos valores da argumentação, especialmente os valores abstratos, positivos e universais, hierarquizados a partir das escolhas feitas pelos oradores em relação ao grau de relevância de um valor sobre o outro para garantir a argumentatividade. A qualidade argumentativa desses textos se deve principalmente ao comprometimento dos alunos durante a realização da SD, visto que aplicamos um conjunto de atividades com o objetivo de superar algumas dificuldades do público-alvo em relação à escrita do gênero textual em questão com vistas ao domínio da proficiência argumentativa. Portanto, com a elaboração deste trabalho almejamos contribuir positivamente para o ensino de Língua Portuguesa e para futuras pesquisas desenvolvidas, no POFLETRAS/CAPF/UERN, sobre a argumentação aplicada ao ensino da produção textual como prática, social, situada e processual.


  • Mostrar Abstract
  •  

    Authors who approach argumentation in the New Rhetoric consider that all speech has an argumentative nature, that is, arguments in its construction, directed at a targeted audience with a view to persuading and convincing them. In this sense, our main objective in this research is to investigate the argumentative processes, theses, argumentative techniques, values and their hierarchies in the writing and rewriting of the opinion article genre produced by students in the 9th year of Elementary School. To this end, we seek to identify the theses defended by the students/speakers, analyze the main arguments that support their speeches, describe the values and their hierarchies presented in these texts, and, finally, verify the contribution of the didactic sequence to learning aiming at the proficiency of the students. students when using argumentative strategies in writing and rewriting the opinion articles analyzed. Methodologically, this work is configured as action research with a qualitative approach, in addition to being descriptive-interpretive (Oliveira, 2007). Our theoretical basis is the Theory of Argumentation in Discourse (TAD), by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), supported by studies by Abreu (2006), Souza (2008), among others. In relation to discussions about writing, textual genres and teaching argumentation, we rely on Leite and Pereira (2012), Marcuschi (2008) and Nascimento (2015); Regarding the opinion article genre, we seek support in Rangel, Gagliardi and Amaral (2010), Passarelli (2012), Köche, Boff and Marinello (2014). As it is action research, we developed an intervention in a 9th year elementary school class at a school located in Triunfo/PB. The corpus was created through the application of a Didactic Sequence (SD), which allowed us to select ten texts produced by students on the controversial question: “To ban or not to use helmets in the urban perimeter?”. The results obtained indicate that, to write a consistent opinion article, it is essential to use certain argumentative strategies to persuade and convince the audience to which the argument is launched. Although the five opinion articles in the initial version presented theses, arguments, values and their hierarchies, the students/speakers demonstrated difficulty in constructing a persuasive argument because these texts were reduced to a speech that was more expository than actually argumentative, in addition to some problems of writing that partially distance them from the structural and discursive aspects specific to the textual genre studied. Finally, the argumentation was not sufficient to validate the main theses considering the arguments and values mobilized and hierarchized. The texts of the final version clearly show a thesis, the most used argumentative technique was arguments based on the real, followed by arguments that found the real and the dissociation of notions. The main arguments were also based on the structure of the real, especially the act/person, and those that support the real, by the particular case and by example. Furthermore, all opinion articles presented a recurrence of argumentation values, especially abstract, positive and universal values, hierarchized based on the choices made by speakers in relation to the degree of relevance of one value over another to guarantee argumentativeness. The argumentative quality of these texts is mainly due to the students' commitment during the SD, as we applied a set of activities with the aim of overcoming some difficulties of the target audience in relation to writing the textual genre in question with a view to mastering the argumentative proficiency. Therefore, with the elaboration of this work we aim to contribute positively to the teaching of Portuguese Language and to future research developed, at POFLETRAS/CAPF/UERN, on the argumentation applied to the teaching of textual production as practical, social, situated and procedural.

2
  • EDILÂNIA DA SILVA GONÇALVES
  • PROJETO DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • FRANCISCO AEDSON DE SOUZA OLIVEIRA
  • JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
  • PRISCILA DO VALE SILVA
  • Data: 22/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo um Projeto de Letramento (PL), o qual tem se mostrado uma proposta de ensino em que leitura e escrita são desenvolvidas como práticas sociais. Nesse sentido, na perspectiva de ressignificar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mais especificamente de argumentação, o estudo tem como objetivo geral desenvolver um PL compreendendo suas implicações nas competências argumentativas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos temos: construir situações de aprendizagem ligadas à argumentação por meio de um PL; instigar os discentes do 8º ano do Ensino Fundamental a argumentarem enquanto prática social; identificar nos textos produzidos pelos alunos marcas que sinalizem o aperfeiçoamento da competência argumentativa; avaliar a eficácia do PL enquanto modelo didático em aulas de LP. Teoricamente, no que concerne aos estudos de letramentos, tivemos como norteadores Kleiman (1995), Oliveira; Tinoco e Santos (2014), Rojo (2009). No que diz respeito aos PL, Kleiman (2000), Tinoco (2008), Aquino (2019). No que se refere ao estudo de gêneros, seguimos a perspectiva de Bakhtin (2003). Quanto ao ensino de textos argumentativos, Fiorin (2015), Koch e Elias (2016), entre outros. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e está situada no campo da Linguística Aplicada (LA) e nos estudos de letramentos. Os participantes da investigação foram os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Vicente de Fontes – RN. As ações do projeto foram realizadas coletivamente a partir da problemática situada “gravidez na adolescência”, a qual está relacionada ao contexto dos estudantes. Para geração de dados, consideramos todo o percurso e materiais produzidos durante o desenvolvimento do PL, entretanto, para constituição do corpus desta dissertação, elencamos os seguintes objetos de análise, quais sejam: os eventos de letramentos: palestra, aula de ciências e roda de leitura; o processo de escrita e reescrita de uma carta aberta direcionada aos adolescentes da comunidade escolar e para além dela; e, por fim, analisamos as contribuições do projeto por meio de ações como, produção e divulgação de cartilha informativa, culminância e avaliação pelos alunos. Os resultados apontam que os projetos de letramento são modelos didáticos que possibilitam a ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Ao participarem de ações e eventos que são próprios do contexto social, e sobretudo, ao se envolverem em uma problemática a fim de resolvê-la, os alunos tornaram-se sujeitos ativos do processo de aprendizagem, passaram a ler e a escrever com um objetivo prático, e, portanto, argumentaram para agir socialmente.


  • Mostrar Abstract
  • This research has as object of study Literacy Project (PL), which is characterized by presenting a teaching proposal in which reading and writing are developed from the social and real practices of the student's life. In this sense, from the perspective of re-signifying the teaching of the Portuguese Language (PL), more specifically argumentation, the study has the general objective of developing a PL and analyzing its implications on the argumentative skills of students in the 8th year of Elementary School. As specific objectives we have: build specific learning situations linked to argumentation through a PL; encourage students in the 8th year of Elementary School to argue as a social practice; identify in the texts produced by the students marks that signal the improvement of argumentative competence; evaluate the effectiveness of LP as a didactic device in LP classes. Theoretically, the study is based on the assumptions of several scholars, with regard to the study of genres, we follow the perspective of Bakhtin (2003). On text teaching Antunes (2003), (2014), Koch; Elias (2010). Regarding the teaching of argumentative texts Fiorin (2015), Koch and Elias (2016). With regard to literacy studies, Kleiman (1995), Oliveira; Tinoco and Santos (2011), Rojo (2009). With regard to PL, Kleiman (2000), Tinoco (2008), Aquino (2019), among others. In methodological terms, this action-research with a qualitative approach is situated in the field of Applied Linguistics (AL) and in literacy studies, as for technical procedures, the research will be carried out in the field. The research participants are students in the 8th grade of elementary school in a public school in the state of Rio Grande do Norte. The project's actions were carried out collectively based on the problematic “teenage pregnancy”, which is related to the context of the students. For data generation, we considered the entire route and materials produced during the development of the PL, however, to constitute the corpus, we listed three categories of analysis, which were: literacy events: lecture, science class and reading circle; the process of writing and rewriting an open letter addressed to adolescents; and, finally, we analyzed the contributions of the project through actions such as the production and dissemination of an informative booklet, culmination and evaluation of the project by the students.

3
  • ABEL JUNIOR BATISTA BARROS
  •  

    OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGO DE OPINIÃO: INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

  • Orientador : CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
  • MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
  • SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação objetiva analisar, de modo geral, as contribuições dos operadores argumentativos para o direcionamento lógico-semântico no desenvolvimento da coesão e coerência na produçãoescrita dogêneroartigo de opinião. Nesse sentido, sentimos a necessidade de trabalhar a produção textual com os alunos concluintes do Ensino Fundamental Anos Finais, uma vez que esses discentes precisam se apropriar de uma base argumentativa para defesa de seus pontos de vista, competência essa tão almejada para a produção de textos argumentativos como a redação do ENEM, entre outros. Partindo dessas considerações, acreditamos que o ensino de Língua Portuguesa ancorado na perspectiva enunciativa e discursiva, conforme a BNCC (Brasil, 2018), que elege o texto  como unidade básica e seus contextos para um trabalho com os gêneros discursivos/textuais transitando pelas esferas da atividade humana. Em seguida, apresentamos as concepções de leitura segundo Solé (1998), e asoperações para a aprendizagem da escrita à luz de Dolz  e Sheneuwly (2010). No que concerne às concepções de língua como processo sociointerativo e multissistêmico, são discutidas na visão de Antunes (2003), e, no tocante às concepções de linguagem, consideramos as discussõesde Travaglia (2009). Discorreremos sobre as concepções de texto, segundo os pressupostos de Antunes (2010), Beaugrande e Dressler (1981), e, na ótica de Marcuschi (2008). Quanto aos elementos que compõem a textualidade dialogamos à luz de Antunes (2005; 2017), Beaugrande e Dressler (1981), Charolles (1998) e Koch (2022). Por conseguinte, traremos a conceituação de gêneros textuais/discursivos e de seus elementos constitutivos conforme Bakhtin (2011) e Marcuschi (2002), tambémdialogaremos sobre a constituição das sequências textuais sob o olhar de Adam (2001), além de destacar  os conhecimentos e as competências que são acionados no momento da escrita, segundo Oliveira (2010). No tocante à argumentação, discorreremos na perspectiva de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014),  e as contribuições de Drucot (1987) e seus colaboradores sobre a teoria de argumentação na língua, em seguida, teceremos a compreensão sobre o direcionamento lógico-semântico dos operadores argumentativos na perspectiva de Koch e Elias (2016). No que se refere aos gêneros trabalhados, consideramos as conceituações e caracterizações da entrevista e do artigo de opinião sob os olhares de Hartmann e Santarosa (2012), Köche, Boff e Marinello (2014) e Koch e Elias (2016). A metodologia está  embasada em Gil (2010) e caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de natureza interventiva com abordagem qualitativa e descritiva. Para a intervenção, a pesquisa ancora-se no modelo de sequência didática proposto por Dolz  e Sheneuwly (2004).  A análise do corpus foi feita através da seleção de textos advindos da produção de dez artigos de opinião (cinco em sua versão inicial e cinco em sua versão final) com discentes do 9º ano do Ensino FundamentalAnos Finais de uma escola pública localizada no alto sertão da Paraíba. Dentre os principais resultados, constatamos o direcionamento lógico-semântico que os operadores indicaram na versão finaldos artigos de opinião: finalidade; soma de argumentos em favor de uma mesma conclusão; contrajunção de argumentos; conclusibilidade expressa por operadores que introduz no enunciado uma premissa maior, geralmente implícita, e uma premissa menor explícita, extraindo disso, uma conclusão; explicação/justificação de argumentos; exemplificação; gradação de força de argumentos em uma escala; causalidade; antecipação de um argumento a favor de uma conclusão; conteúdo pressuposto; comparação; correção/redefinição e alternância. Além disso, o estudo por meio da sequência didática possibilitou aprimorar a aprendizagem sobre o gênero artigo de opinião nos seus aspectos constitutivos, revelando assima competência linguísticae discursiva dos discentes, contribuições essas indispensáveis no processo de ensino de Língua Portuguesa.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of Portuguese language anchored in the enunciative and discursive perspective according to the BNCC (BRASIL, 2018) elects the text as a basic unit and its contexts for working with textual genres transiting through the spheres of human creation focused on four axes: reading, textual production, orality and linguistic analysis. The conception of reading in a constructivist-cognotivist perspective will be glimpsed in the vision of Solé (1998), as well as the strategies and objectives of reading. Operations for learning to write: contextualization, thematic content, planning, linguistic marks and textual rereading and rewriting will be suggested in the light of Dolz & Sheneuwly (2010). With regard to the conceptions of language as a socio-interactive and multisystemic process, they will be discussed in the view of Antunes (2003), as for the conceptions of language as an expression of thought, an instrument of communication and a place for human interaction, we will weave the considerations of Travaglia (2009). The various text conceptions will be suggested in the light of Antunes (2010) as being a socio-discursive construction around a communicative purpose followed by a thematic orientation; in the view of Beaugrande & Dressler (1981), the text is seen as a reconstruction of the world in which linguistic, cognitive and social actions converge; and in the perspective of Marcuschi (2008), the text is a socio-historical artifact in which subjects share their knowledge of the world for the construction of sayings. The elements that make up textuality, namely: cohesion, coherence, informativeness, intertextuality, situationality, acceptability and intentionality will be discussed in the light of Antunes (2005, 2017), Beaugrande & Dressler (1981), Charolles (1998) and Koch (2022). Therefore, we will bring the conceptualization of speech genres and their constituent elements according to Bakhtin (1972), and in Marcuschi (2002) as malleable and sociocultural events, we will also talk about textual sequences as cognitive categories and cultural product of society under the Adam's gaze (2001), also deserves to be highlighted the knowledge and skills that are triggered at the time of writing, according to Oliveira (2010). With regard to argumentation and the types of arguments we will discuss from the perspective of Perelman & Olbrechts-Tyteca (2014), the contributions of Drucot (1987) and his collaborators will be discussed in the theory of argumentation in language, then we will weave the semantic direction of the operators arguments from the perspective of Koch & Elias (2016). With regard to the worked genres, we will bring the conceptualizations and characterizations of the interview and the opinion article under the eyes of Hartmann & Santarosa (2012), Köche et al. (2014) and Koch & Elias (2016). The methodology is rooted in Gil (2010) as an applied research with a qualitative approach (descriptive and interventional) with the deductive method, in the sense that the data obtained will lead to a conclusion, and this interventional proposal is anchored in the model of didactic sequence proposed by Dolz & Sheneuwly (2004).

4
  • FRANCISCO DE ASSIS MARTINS DA SILVA
  • A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCRITA E REESCRITA DO GÊNERO CARTA ABERTA

  • Orientador : CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • EVANDRO GONÇALVES LEITE
  • MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa de mestrado discute conceitos da argumentação e analisa a escrita e reescrita de textos do gênero carta aberta sob à luz da Teoria da Nova Retórica. O objetivo principal é analisar processos argumentativos presentes na escrita e na reescrita do gênero carta aberta produzido por alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir da aplicação de uma sequência didática. A fundamentação da pesquisa baseia-se na Nova Retórica, através dos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), em diálogo com estudos relacionados a essa teoria, feitos por Souza (2003, 2008) e Abreu (2009). Para discutir a argumentação no ensino, recorremos a Nascimento (2015) e para as discussões sobre escrita e reescrita, adotaremos Ribeiro (2009), Koch e Elias (2016), A. Marcuschi (2008), B. Marcuschi (2007) e Passarelli (2012). Em relação à natureza do trabalho, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista que tem o propósito descrever e compreender os fenômenos estudados, considerando o contexto existente entre a realidade e a ação dos sujeitos pesquisados. A constituição do corpus se deu através da análise da escrita e reescrita de textos argumentativos produzidos por alunos, identificando as teses, valores, hierarquias e lugares da argumentação. Os textos são analisados de acordo com as teorias estudadas e com critérios definidos, tais como: (i) a participação na sequência didática que foram ministradas na turma pelo professor-pesquisador; (ii) respeito às características estruturais do gênero carta aberta; (iii) textos que tenham participado dos processos de escrita e reescrita. O trabalho desenvolvido, apresenta-se como sendo relevante no processo de desenvolvimento da escrita argumentativa, pois através da escrita, reescrita e análise do gênero carta aberta, o aluno pode desenvolver habilidades capazes de possibilitar a argumentação sobre assuntos de interesse coletivo, reivindicando ou propondo uma determinada conduta. Os resultados dessa pesquisa possibilitam compreender que o ensino da argumentação deve ser priorizado nas aulas de Língua Portuguesa com metodologias de ensino que explorem a escrita e reescrita de textos levando o aluno a refletir sobre questões do seu cotidiano. Através das análises dos textos identificamos teses construídas de modo a provocar adesão do auditório constituindo as vozes dos alunos sobre o tema da acessibilidade. Na defesa das teses, analisamos valores contidos na argumentação, suas hierarquias e lugares de onde partiram para construir suas opiniões, sendo possível perceber evolução nas categorias argumentativas das produções finais dos alunos. Desse modo, teses, valores e lugares fazem parte da tessitura da argumentação e servem como premissas para construção da compreensão do assunto e por fim, da sua posição diante do exposto.

     


  • Mostrar Abstract
  •  

    This master's research discusses concepts of argumentation and analyzes the writing and rewriting of texts in the open letter genre in the light of the New Rhetoric Theory. The main objective is to analyze argumentative processes present in the writing and rewriting of the open letter genre produced by students in the 9th year of elementary school, based on the application of a didactic sequence. The basis of the research is based on the New Rhetoric, through the studies of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014), in dialogue with studies related to this theory, carried out by Souza (2003, 2008) and Abreu (2009). To discuss argumentation in teaching, we turn to Nascimento (2015) and for discussions about writing and rewriting, we will adopt Ribeiro (2009), Koch and Elias (2016), A. Marcuschi (2008), B. Marcuschi (2007) and Passarelli (2012). In relation to the nature of the work, it is qualitative research with an interpretative nature that aims to describe and understand the phenomena studied, considering the context between reality and the action of the subjects researched. The constitution of the corpus took place through the analysis of the writing and rewriting of argumentative texts produced by students, identifying the theses, values, hierarchies and places of argumentation. The texts are analyzed according to the theories studied and defined criteria, such as: (i) participation in the didactic sequence that was taught in the class by the teacher-researcher; (ii) respect for the structural characteristics of the open letter genre; (iii) texts that have participated in the writing and rewriting processes.The work developed presents itself as being relevant in the process of developing argumentative writing, because through writing, rewriting and analyzing the open letter genre, the student can develop skills capable of enabling argumentation on matters of collective interest, claiming or proposing a certain conduct. The results of this research make it possible to understand that the teaching of argumentation should be prioritized in Portuguese language classes with teaching methodologies that explore the writing and rewriting of texts, leading the student to reflect on issues in their daily lives. Through the analysis of the texts, we identified theses constructed in order to provoke acceptance from the audience, constituting the students' voices on the topic of accessibility. In defending the theses, we analyzed values contained in the arguments, their hierarchies and places from which they started to construct their opinions, making it possible to see evolution in the argumentative categories of the students' final productions. In this way, theses, values and places are part of the fabric of the argument and serve as premises for building an understanding of the subject and, finally, your position in relation to the above.


5
  • REGINA MARIA FIRMINO BEZERRA
  • A CARTA ABERTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA E DO POSICIONAMENTO AUTORAL

  • Orientador : ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • CÉLIA MARIA DE MEDEIROS
  • EMILIANA SOUZA SOARES
  • JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
  • ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa volta-se para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino brasileira, especialmente no que diz respeito à produção e à recepção dos textos escritos pelos alunos. Tem como objetivos investigar como se dá a coesão polifônica no gênero carta aberta produzido por alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca analisar como os estudantes sinalizam no texto a responsabilidade enunciativa pelo que é dito e como constroem um posicionamento (engajamento ou instanciação) autoral nesse gênero. Tendo em vista o caráter interventivo dos trabalhos do Programa de Mestrado Profissional em Letras, a presente pesquisa almeja, como contribuição mais imediata, por meio de oficinas pedagógicas, uma colaboração para sanar as dificuldades dos alunos do ensino fundamental quanto ao gerenciamento de pontos de vista alheios no texto, principalmente, com a intenção de auxiliá-los na construção de um ponto de vista próprio. Teoricamente, esta investigação norteia-se pelos estudos de Adam (2011, 2019, 2022) no âmbito da Análise Textual dos Discursos, em diálogo com pesquisas do campo da enunciação e do discurso, com estudos já desenvolvidos na área da Linguística Textual e com as discussões acerca do ensino da produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa. Em termos metodológicos, segue-se uma abordagem do tipo qualitativa, descritiva e interpretativa. Trabalha-se diretamente em sala de aula. Portanto, o estudo apresenta o caráter de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005), devido a sua finalidade interventiva. Para a execução em sala de aula, aplicaram-se oficinas pedagógicas seguindo o que é proposto no Programa Reading to Learn (Ler para Aprender), em que, por meio de círculos sucessivos interligados, desenvolvem-se atividades de escrita e de leitura, em grupo e individuais, que oportunizam a interação entre os estudantes (LÊDO; BEZERRA; COSTA-MACIEL, 2022). O programa é composto por um conjunto de opções para integrar a leitura e a escrita com o currículo escolar que inclui preparação para a leitura e leitura individual, construções conjuntas e individuais, escrita detalhada e reescrita com foco na estrutura gramatical e grafologia. O corpus deste estudo é composto por três cartas abertas produzidas por alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, nas quais buscamos analisar o ponto de vista, a imputação e as marcas linguísticas em que ocorrem a assunção da responsabilidade enunciativa. Como resultados, percebemos a autoria presente nas cartas escritas pelos alunos, desde sua organização às marcas e às diferentes posturas enunciativas dos locutores enunciadores primeiros. Vimos, a partir do uso de modalizadores que os L1/E1 concordam com o conteúdo do PDV do outro, estabelecendo uma relação de responsabilidade enunciativa. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a área dos estudos linguísticos do texto e do discurso, em particular, para o fortalecimento das pesquisas no âmbito da responsabilidade enunciativa e do grupo de pesquisa ao qual esta investigação se vincula.


  • Mostrar Abstract
  • This research focuses on the improvement of pedagogical practices of Portuguese teachers of the Brazilian public school system, especially with regard to the production and reception of texts written by students. It aims to investigate how polyphonic cohesion occurs in the open letter genre produced by 8th and 9th grade students. The research seeks to analyze how students indicate in the text the enunciative responsibility for what is said and how they build an authorial positioning (engagement or instantiation) in this genre. In view of the interventional character of the work of the Professional Master’s Program in Letters, this research aims, as a more immediate contribution, through pedagogical workshops, a collaboration to remedy the difficulties of elementary school students regarding the management of other points of view in the text, especially with the intention of assisting them in the construction of their own point of view. Theoretically, this research is guided by the studies of Adam (2011, 2019, 2022) in the context of Textual Analysis of Discourses, in dialogue with research in the field of enunciation with studies already developed in the area of Textual Linguistics and with discussions about the teaching of text production in Portuguese Language classes. In methodological terms, it follows a qualitative, descriptive and interpretative approach. It works directly in the classroom. Therefore, the study presents the character of an action research (TRIPP, 2005), due to its interventional purpose. For the execution in the classroom, pedagogical workshops were applied following what is planned in the Reading to Learn Program (Read to Learn), in which, through successive interconnected circles, writing and reading activities are developed, in groups and individuals, students (LÊDO; BEZERRA; COSTA-MACIEL, 2022). The program consists of a set of options for integrating reading and writing with the school curriculum that includes preparation for individual reading and reading, joint and individual constructions, detailed writing and rewriting with a focus on grammatical structure and graphology. The corpus of this study consists of three open letters produced by students of the 8th and 9th grade of elementary school, in which we seek to analyze the point of view, imputation and linguistic marks in which the assumption of commitment occurs. As a result, we perceive the authorship present in the letters written by the students, from their organization to the brands and the different enunciative postures of the first enunciating speakers. We saw, from the use of modalizers that the L1/E1 agree with the content of the POV of the other, establishing a relationship of enunciative responsibility. With this work, it is intended to contribute to the area of linguistic studies of the text and speech for the strengthening of research in the scope of commitment and the research group to which this research is linked.

6
  • MARIA BONFIM ALVES CÂNDIDO
  • ANÁLISE DOS GÊNEROS ORAIS NO LIVRO DIDÁTICO “COLEÇÃO TEMPO DE APRENDER”: CRENÇAS DOS DOCENTES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Orientador : JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINA GOMES DA SILVA
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
  • José Dantas da Silva Júnior
  • MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros orais no livro didático Coleção Tempo de Aprender, trabalhado no Centro de Educação de Jovens e Adultos Ana Vieira Pinheiro. Os objetivos específicos estão definidos como: identificar os gêneros orais contemplados no livro didático; verificar a função social e comunicativa dos gêneros orais encontrados; verificar as crenças e usos dos gêneros orais por docentes da EJA; e propor atividades envolvendo o uso dos gêneros orais.  Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos os documentos oficiais nacionais e estaduais, observando a concepção de ensino presente nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Plano Nacional do Livro Didático EJA (2014) e no DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará). Para falar de oralidade buscamos apoio em Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) e para tratar de crenças, Barcelos (2006) e Almeida Filho (1999). Como metodologia, a presente pesquisa foi delimitada com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de corte transversal. Nesse aspecto, este trabalho está inserido na linha de pesquisa que discute os estudos da linguagem e práticas sociais e traz como objeto de análise o livro didático Coleção Tempo de Aprender, bem como as crenças dos docentes e suas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos. Fizemos a análise e identificamos que o livro didático oferta de forma reduzida o trabalho sistematizado com os gêneros orais. Quanto a aplicação dos questionários acerca das crenças dos professores, os docentes foram unânimes ao responderem que a oralidade é fundamental para a comunicação eficaz. Por fim, construímos uma proposição didática de forma que possamos contribuir para um ensino nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa com uma presença significativa do eixo da oralidade.


  • Mostrar Abstract
  • This study aims to analyze the approach to oral genres in the textbook "Coleção Tempo de Aprender," used at the Ana Vieira Pinheiro Center for Youth and Adult Education. The specific objectives are defined as follows: identify the oral genres covered in the textbook, examine the social and communicative function of the identified oral genres, assess the beliefs and usage of oral genres by Educação de Jovens e Adultos(EJA) teachers, and propose activities involving the use of oral genres. For the theoretical foundation of this study, we utilized national and state official documents, focusing on the teaching concepts present in the Plano Curricular Nacional (PCN), the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the National Textbook Plan for EJA (2014), and the Documento Curricular referencial do Ceará Ceará (DCRC). To discuss orality, support is drawn from Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018), while beliefs are explored with references to Almeida Filho and Barcelos (2006). As for methodology, this research adopts a qualitative, descriptive, and cross-sectional approach. In this context, the study aligns with the research line discussing language studies and social practices, focusing on the analysis of the textbook "Coleção Tempo de Aprender," as well as teachers' beliefs and their contributions to Youth and Adult Education. The analysis reveals a limited systematic approach to oral genres in the textbook. Regarding the administration of questionnaires about teachers' beliefs, educators unanimously emphasized the fundamental role of oral communication in effective communication. Finally, we have developed a didactic proposal to contribute to teaching Portuguese language classes with a significant presence of the oral communication axis.

7
  • CELIA REGINA COSTA
  • LITERATURA NA ESCOLA: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES LEITORES

     

  • Orientador : EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
  • JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
  • LEONEIDE MARIA BRITO MARTINS
  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA
  • Data: 02/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo a investigação da formação em literatura das
    professoras/leitoras que lecionam nos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e
    Fundamental Vitória Bezerra, localizada no município de Cajazeiras – PB, para identificar
    reflexo dessa experiência literária na formação de leitores na escola. Partindo de uma pesquisa
    qualitativa de caráter interventivo, temos como objetivo geral investigar a formação literária
    dessas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dada a condição de
    mediadoras do texto sob a perspectiva do letramento literário. Em consonância com o tema
    investigado, fundamentamos nossa pesquisa nas teorias de Soares (2008); Freire (2011); Britto
    (2003); Jouve (2002); Amarilha (2013); Silva (2011), Cosson (2016), Souza (2004/2021);
    Colomer (2007); Petit (2009) e Imbernón (2011), entre outros. O percurso metodológico se
    delineou em duas fases que colaboraram com os dados registrados neste estudo, iniciando com
    um questionário on-line e, na sequência, encontros formativos com foco na literatura com os
    sujeitos de pesquisa. A partir do questionário aplicado entre as participantes, constatamos a
    carência pontual de uma formação abalizada no que concerne à formação de leitores na escola,
    dados que subsidiaram os temas dos encontros formativos que afloraram discussões coletivas
    que repercutem em práticas docentes mais assertivas na formação de leitores literários e
    também comprovam que é pujante a necessidade de uma política formativa específica para o
    tema em questão. Por isso, como resultado, elaboramos um Fichário Pedagógico Literário com
    propostas de sequências básicas do letramento literário com orientações didático-metodológicas
    para aplicação nas turmas dos anos iniciais, no intuito de sistematizar um trabalho voltado à
    formação de leitores.


  • Mostrar Abstract
  • Em construção. 

8
  • DIOGO RODRIGUES DE BARROS
  • PROPOSTA DE LEITURA COM O GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA EXPERIÊNCIA NO 8º ANO

  • Orientador : ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PATRICIA SÁ MARTINS
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • ILZA LEIA RAMOS AROUCHE
  • JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
  • Data: 03/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma pesquisa de natureza teórico-prática, voltada para os estudos em torno das dificuldades de leitura e de escrita do gênero conto dos alunos do 8º ano de uma escola pública no interior do Estado do Ceará. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as práticas de leitura e de escrita dos alunos do 8º ano sobre o gênero conto, considerando as dificuldades que impedem o desenvolvimento da fluência leitora e, consequentemente, das práticas de escrita. Para isso, alguns objetivos específicos foram elencados, visando investigar como se desenvolvem as práticas de leitura e de escrita deste gênero textual em sala de aula, identificar as principais dificuldades dos alunos no desenvolvimento da fluência leitora e da produção textual de contos e conhecer as influências do contexto sociofamiliar no desenvolvimento de suas práticas de leitura e de escrita. Dada à natureza dessa investigação, a metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação, por possibilitar melhor reconhecimento da realidade escolar e direcionamento na resolução de conflitos. Aplicou-se um questionário com fins diagnósticos, considerando não apenas as ações centradas no aluno, mas também as ações da escola e o envolvimento da família no processo de aprendizagem do aluno e de sua relação com as práticas de leitura e de escrita. Na sequência foi desenvolvida uma proposta de intervenção com foco no processo de leitura e de escrita do gênero conto para uma turma de alunos do 8º ano. A intervenção estruturou-se em três etapas, sendo estas o planejamento, a escrita e a reescrita do conto. O suporte teórico que acerca dos temas leitura, escrita e letramentos que embasaram este trabalho contam com estudiosos como Solé (1998), Kleiman (1995, 2012), Martins (2003), Platão e Fiorin (2006), Antunes (2007), Koch (2009), dentre outros. Os resultados obtidos na investigação revelam que a abordagem adotada proporcionou uma imersão profunda no universo da escrita criativa e da interpretação textual. Na primeira etapa, os alunos planejaram a escrita de um conto e foi possível observar uma significativa mobilização de suas habilidades cognitivas e criativas. Durante sua produção, na segunda etapa, observou-se um momento de liberdade criativa e de expressão, em que puderam dar vida às suas histórias, explorando suas ideias de forma criativa e original. Na terceira etapa, a experiência de reescrita dos contos oportunizou a reflexão sobre os feedbacks recebidos e o aprimoramento da escrita. Com base nas observações realizadas, o trabalho desenvolvido nesta proposta de intervenção ilustra uma possibilidade de promover o letramento dos alunos de maneira eficaz e significativa. Ao planejar, produzir e revisar um conto, os alunos não apenas praticaram suas habilidades de escrita, mas também desenvolveram competências relacionadas à leitura e à interpretação de uma diversidade de textos.


  • Mostrar Abstract
  • Em elaboração.

2023
Dissertações
1
  • MACIO ROGÉRIO DO RÊGO URBANO BENÍCIO
  • HETEROGENEIDADES ENUNCIATIVAS EM ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAÇÃO POR ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: DO RELATO ÀS MEMÓRIAS LITERÁRIAS

  • Orientador : ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
  • ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • CRISTIANE MARIA PRAXEDES DE SOUZA NÓBREGA
  • EMILIANA SOUZA SOARES
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho objetiva, de forma geral, analisar as heterogeneidades enunciativas e a construção dos pontos de vista em memórias literárias produzidas por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II. Objetivamos especificamente: (i) descrever o processo de retextualização do gênero relato pessoal para o gênero memórias literárias; (ii) identificar as vozes presentes em memórias literárias dos alunos, verificando como eles constroem pontos de vista próprios em diálogos com essas vozes; (iii) interpretar os efeitos de sentido produzidos a partir de outros discursos presentes nas memórias literárias dos alunos. Para tal estudo, aplicamos uma sequência de 03 (três) oficinas em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba. Esta pesquisa é de natureza aplicada, pois pretende gerar novos conhecimentos e ao mesmo tempo resolver problemas; prática, pois se caracteriza por intervir no contexto do pesquisador e do pesquisado; empírica, por se basear na observação e experiências da vida. Nossa pesquisa é exploratória, isto é, faz com que o pesquisador se aproxime do fenômeno investigado, além de ampliar o conhecimento sobre o tema escolhido. É descritivo-interventiva, e segue uma abordagem qualitativa dos dados. Pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois o pesquisador e os participantes da situação ou do problema estão envolvidos de maneira cooperativa e interativa. O corpus está constituído de produções textuais dos estudantes. Teoricamente, nos embasamos nos postulados e ideias de Bakhtin (2016), Possenti (2009) e Maingueneau (2013). Apoiamo-nos também na Teoria do Ponto de Vista de Alain Rabatel (2016, 2021), dialogando com a categoria das heterogeneidades enunciativas, de Jaqueline Authier-Revuz (1990, 2004, 2007 e 2011). Discutimos sobre o gênero memórias literárias e retextualização a partir das discussões de Marcuschi (2010). Abordamos os conceitos de texto, leitura, produção de textos e escrita criativa baseados nas discussões de Geraldi (2013), Elias e Koch (2008), Roxane Rojo (2015), PCNs e BNCC. Além disso, consideramos as reflexões teóricas de Moran (2015), Rojo e Barbosa (2015) sobre tecnologias educacionais. Os resultados das análises mostram que o Aluno narrans (parafraseando Rabatel) consegue dialogar constantemente com vários outros discursos, quer seja consciente disso ou não, explícita ou implicitamente. Ele é capaz de se colocar no lugar do outro e falar a partir do discurso alheio, sabe emitir opiniões e elaborar um ponto de vista sobre os temas propostos nas atividades escolares. Alguns com mais habilidade outros com menos, são criativos e sabem dialogar com e por intermédio do outro. No entanto, a vivência em sala de aula é desafiadora em relação ao processo de conquista da atenção dos alunos, uma vez que nem todos participaram da intervenção. Almejamos que esta pesquisa alcance tanto acadêmicos quanto professores da rede básica, que possa despertar o interesse pela reflexão em torno da escrita e reescrita de textos em sala de aula. É evidente que os resultados desta pesquisa não podem ser vistos como práticas já finalizadas, foi uma experiência que nos levará a muitas outras. Esperamos que venha a colaborar e enriquecer ainda mais a discussão em torno dos gêneros discursivos, mais especificamente memórias literárias.


  • Mostrar Abstract
  • In general, this work aims to analyze the enunciative heterogeneities and the construction of points of view in literary memories produced by students of the 7th grade of Elementary School. We specifically aim to: (i) describe the re-textualization process from the personal report genre to the literary memoirs genre; (ii) identify the voices present in the students' literary memories, by verifying how they build their own points of view in dialogues with these voices; (iii) interpret the effects of meaning produced from other discourses present in the students' literary memories. For this study, we applied a sequence of 03 (three) workshops in a public school in Paraíba, Brazil. This research is an applied nature, as it intends to generate new knowledge and, at the same time, to solve problems; it’s also practice, as it is characterized by intervening in the context of the researcher and the researched and empirical, as it is based on observation and life experiences. This research is exploratory, that is, it brings the researcher closer to the investigated phenomenon, in addition to expanding knowledge about the chosen topic. It is descriptive-interventive, and it follows a qualitative approach to the data. It can be considered an action research, as the researcher and the participants of the situation or problem are involved in a cooperative and interactive way. The corpus consists of the students' text productions. Theoretically, we are based on the postulates and ideas of Bakhtin (2016), Possenti (2009) and Maingueneau (2013). We also rely on Alain Rabatel's Point of View Theory (2016, 2021), which dialogues with the category of enunciative heterogeneities, by Jaqueline Authier-Revuz (1990, 2004, 2007 and 2011). We discussed the genre literary memoirs and retextualization from the discussions of Marcuschi (2010). We approach the concepts of text, reading, text production and creative writing based on discussions by Geraldi (2013), Elias and Koch (2008), Roxane Rojo (2015), and the Brazilian educational guidelines PCNs and BNCC. In addition, we considered the theoretical reflections of Moran (2015), Rojo and Barbosa (2015) on educational technologies. The results of the analyzes show that the aluno narrans (paraphrasing Rabatel) is able to constantly dialogue with several other discourses, whether that student is aware of it or not, explicitly or implicitly. The student is able to put him/herself in the other's shoes and speak from the perspective of others, besides he/she knows how to express opinions and elaborate a point of view on the themes proposed in school activities. Some of them with more skill, others with less, the students are creative and They know how to dialogue with and through each other. However, living in the classroom is challenging in relation to the process of gaining students' attention, because not all of them participated in the intervention. We aim this research reach both academics and teachers in the elementar school network, which can arouse interest in reflection on the writing and rewriting of texts in the classroom. It is evident that the results of this research cannot be seen as finished practices, as it was an experience that will lead us to many others. We hope that it will collaborate and further enrich the discussion around discursive genres, more specifically, literary memoirs.

2
  • LINDENBERG RIBEIRO DA SILVA
  • CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO LEITOR

  • Orientador : CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
  • ELIANA PEREIRA DE CARVALHO
  • EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
  • MARIA INÊS PINHEIRO CARDOSO
  • Data: 31/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Contribuições do texto literário na formação do sujeito é tema de interesse de docentes e pesquisadores, tais como Antonio Candido (1972), Michéle Petit (2010), Tzvetan Todorov (2009), e muitos outros que fundamentaram a pesquisa aqui desenvolvida. Objetivando analisar a ocorrência de contribuições do texto literário na formação do sujeito, este trabalho investiga tais registros no âmbito das aulas de língua portuguesa, ocorridas ao longo do ano letivo de 2021, na turma de Oitavo Ano B da Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, em Fortaleza, capital do Ceará. Conforme preconiza a metodologia da pesquisa-ação, em cuja base este estudo assentou seus pilares, foram planejadas e desenvolvidas etapas que nortearam a realização de cada objetivo traçado. Como objetivo geral, este estudo visou identificar que contribuições o texto literário aporta na formação do aluno leitor da turma analisada. A pesquisa implementada usou a metodologia da pesquisa-ação educacional, bem como suas ferramentas de coleta e análise, a saber, a gravação e a aplicação de questionário de pesquisa de opinião. A metodologia foi posta em prática tomando como referencial teórico os autores já anunciados, que são Candido (1972), Petit 2010) e Todorov (2009). A conclusão resultou em uma lista de contribuições que a leitura de textos literários aportou na formação do sujeito leitor da turma do Oitavo Ano B do ano de 2021 da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, em Fortaleza, capital do Ceará.


  • Mostrar Abstract
  • Contribuciones del texto literario en la formación del sujeto es tema de interés de docentes y pesquisadores, tales como, Antonio Candido (1972), Michéle Petit (2010), Tzvetan Todorov (2009) y muchos otros que fundamentaron la pesquisa aquí desarrollada. Objetivando analizar la ocurrencia de contribuciones del texto literario en la formación del sujeto, este trabajo investiga tales registros en el ámbito de las clases de lengua portuguesa, ocurridas a lo largo del año lectivo de 2021, en la turma de Oitavo Ano B de la Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, en Fortaleza, capital de Ceará. Conforme preconiza la metodología de la pesquisa-acción, en cuya base este estudio asentó sus pilares, fueron planeadas y desarrolladas etapas que nortearon la realización de cada objetivo trazado. Como objetivo general, este estudio visó identificar qué contribuciones el texto literario aporta en la formación del alumno lector de la turma analizada. La pesquisa puesta en acción usó la metodología de la pesquisa-acción educacional, así como sus herramientas de coleta y análisis, tales como, la grabación y la aplicación de cuestionário de pesquisa de opinión. La metodología fue puesta en práctica tomando como referencial teórico los autores ya anunciados, que son Candido (1972), Petit 2010) y Todorov (2009). La conclusión resultó en una lista de contribuciones que la lectura de textos literarios aportó en la formación del sujeto lector de la turma del Octavo Año B del año de 2021 de la Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, en Fortaleza, capital de
    Ceará.

3
  • ANTONIA CÍCERA SILVA
  • “Argumentação em memes produzidos por alunos do 9⁰ ano da Escola Francisco Castelo de Castro em Farias Brito - CE”

  • Orientador : CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • ANTONIO FLÁVIO FERREIRA DE OLIVEIRA
  • MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
  • Data: 25/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa constitui-se na investigação sobre como os alunos do 9º ano, da EEF Francisco Castelo de Castro, do distrito de Nova Betânia, Farias Brito-CE, produzem argumentação em memes. Diante disso, temos como objetivo principal analisar, a partir da teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), a proposta de ensino do gênero meme em aulas de Língua Portuguesa nessa escola. Quanto aos objetivos específicos destacamos: (1) Realizar a intervenção por meio de uma sequência didática sobre a argumentação em meme; (2) Analisar as teses argumentativas usadas pelos alunos na produção dos memes; (3) Investigar como os alunos fazem uso dos valores e suas hierarquias, técnicas, lugares da argumentação na produção de meme para defender seus pontos de vista. Para o alcance desses objetivos, nos embasamos nos conceitos-chaves sobre teses, técnicas, valores, hierarquias e lugares da argumentação estabelecidos pelo ponto de vista teórico da argumentação na perspectiva da Nova Retórica, através da teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e no “Império Retórico” de Perelman (1992); outrossim, apoiamo-nos nas pesquisas de Abreu (2009), Reboul (1998), Souza (2008) e outros que apresentam relevantes reflexões sobre a argumentação. Através dos estudos de Bakhtin (1992 e 2016), de Marcuschi (2008 e 2010) compreendemos a linguagem no sentido dialógico e o gênero textual enquanto prática social que se materializa no texto. Os PCN (1998), BNCC (2017), Antunes (2003 e 2009), Nascimento (2015) e outros fundamentam a discussão acerca do ensino de Língua Portuguesa com foco no gênero textual. No que se refere ao gênero meme, ancoramo-nos em Chagas (2020) que apresenta a cultura dos memes, definindo-o como gênero multimodal. Diante desse fato, tomamos como aporte o estudo de Rojo (2012 e 2013), etc. cujas abordagens se declinam sobre a multimodalidade no ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma pesquisa-ação, com metodologia interventiva, a partir da aplicação do projeto de intervenção para verificar como os alunos operam a argumentação na escrita de memes, obtendo, assim, o corpus. A metodologia aqui centra-se na releitura de memes e na sequência didática com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004) para a escrita e a análise de 10 memes produzidos pelos alunos. Na análise foi compreendido que os alunos/oradores organizam e fazem uso da argumentação, considerando teses, técnicas, valores, hierarquias e lugares argumentativos. Essas situações dialógicas de produção do meme, com foco na argumentação, através da sequência didática, contribuíram para a formação significativa dos alunos, já que esses organizaram suas teses fazendo uso da multimodalidade, através da escolha de elementos verbais e não verbais, para demonstrar os valores, hierarquias, lugares e técnicas argumentativas nos seus textos. Assim, o trabalho está estruturado numa sequência didática que oportuniza aos estudantes e aos professores se apropriarem do gênero meme, ao passo que cumpre a função social de fomentar o saber linguístico como instrumento do discurso crítico em que a argumentação se faz presente. 

     


  • Mostrar Abstract
  • This research constitutes an investigation into how 9th grade students, from EEF Francisco Castelo de Castro, from Nova Betânia district, Farias Brito-CE, produce arguments in memes. In view of this investigative object, our main objective is to analyze, based on Perelman and Tyteca's theory of argumentation, the proposal for teaching the meme genre in Portuguese Language classes at this school. As for the specific objectives, we highlight: (1) collecting internet memes, based on conceptual elements contemplated in the Theory of Argumentation (thesis, technique, value, hierarchy and place of argumentation) for the composition of the material of the Didactic Sequence-DS; (2) Teach the student to argue so that he can experience situations of language use and constitute himself as a citizen. (3) understand situations of language use in the classroom, focusing on the composition of the argumentation operated in the meme genre; (4) Analyze the DS that constituted the research corpus and, with it, identify defended positions in the act of arguing to convince. (5) to know the argumentative strategies used by students in the composition and presentation of their speech in meme. To achieve these objectives, we base ourselves on key concepts about theses, techniques, values, hierarchies and places of argumentation established by the theoretical point of view of argumentation in the perspective of New Rhetoric, through the theory of argumentation by Perelman and Tyteca (2005) and in Perelman's “Rhetorical Empire” (1992); otherwise, we rely on research by Abreu (2009), Reboul (1998), Souza (2008), Lima (2020) and others who present relevant reflections on argumentation. Through the studies of Bakhtin (1992), Marcuschi (2005/2008) we understand language in the dialogical sense and the textual genre as a social practice that materializes in the text. The PCN (1998), BNCC (2017), Antunes (2009 and 2003), Nascimento (2012) and others support the discussion about teaching Portuguese with a focus on the textual genre. With regard to the meme genre, we are anchored in Chagas (2020) who presents the culture of memes, defining it as a multimodal genre. In view of this fact, we take as a contribution the study of Moran (2013), Rojo (2012 and 2013), etc. whose approaches are based on multimodality in teaching.The research is qualitative in nature. It is an action-research, with an interventional methodology, based on the application of the intervention project to verify how the students operate the argumentation in the writing of memes and to obtain the corpus. The methodology here focuses on the rereading of memes and on the didactic sequence based on Dolz, Noverraz and Schneuwly, (2004) for the writing and analysis of 10 memes produced by the students. In the analysis, it was understood how student writers organize and make use of argumentation, considering theses, techniques, values, hierarchies and argumentative places. These dialogical situations of meme production with a focus on argumentation contribute to the significant formation of students, since teaching Portuguese and gender improves communication. Thus, the work is structured in a didactic sequence that allows students to appropriate the meme genre, while fulfilling the social function of promoting linguistic knowledge as an instrument of critical discourse in which argumentation is present.

4
  • MÁRCIA MATOS BARBOSA
  • LETRAMENTO LITERÁRIO: EXPERIÊNCIAS COM POESIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
  • ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • ANA PATRICIA SÁ MARTINS
  • DOROTEA FRANK KERSCH
  • Data: 27/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Dissertação aborda proposições de atividades de leitura com foco textual na poesia e envolve agentes sociais de leitura nas práticas escolares, a partir de um corpus construído com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental, de uma escola pública localizada na zona sul de Fortaleza, no Ceará. O objetivo geral norteia-se em promover a leitura literária como centro da aprendizagem para contribuir com a formação de sujeitos-leitores na EJA. De natureza qualitativa, a abordagem de pesquisa adotada inspira-se nos passos da pesquisa-ação-epistemológica, passível de mudanças nas etapas do processo pelo teor interativo com os agentes envolvidos. Os dados básicos levantados, como relatos e questionário, revelam vivências da comunidade escolar e os níveis de letramento para experienciar a Proposta de Sequência Básica Poética (PSBP) em que se insere e se adapta à realidade social dos participantes em práticas de oficinas, através de temas geradores para leitura, pesquisa e reprodução de textos com abordagem humanizada em etapas de motivação, introdução, apreciação e materialização. O escopo teórico tem bases sociais em Álvres (2012), Arroyo (2017), Freire (1984) e Soares (2009) para o entendimento dos agentes: educador e estudante jovem-adulto-trabalhador na EJA. Fundamenta-se nos estudos do letramento e da leitura literária em Kleiman (1995, 2001, 2007); Lajolo (1993; 2001; 2018), Cosson (2009), Rouxel (2012) e Todorov(2009); a revisão da Linguística Aplicada com Silva (2021) e ainda para análise poética em Cândido (2004); Pinheiro, H. (2018) e Moisés (2019). As considerações do estudo se encaminham para a proposição de reflexões sobre a prática pedagógica na EJA e as especificidades da estética textual do poema, com a análise dos instrumentais nas etapas do processo experimental da pesquisa e as propostas adaptáveis como contribuição para o letramento literário como valor principal na aprendizagem, em que os eventos poéticos propostos aos sujeitos-educandos e aos educadores-sociais da EJA aprimorem os saberes cotidianos dialogados entre as práticas escolares e os discursos acadêmicos.


  • Mostrar Abstract
  • The Dissertation addresses propositions of reading activities with a textual focus on poetry and involving social agents of reading in school practices in a corpus built with students from the Education of Youth and Adults (EJA) of elementary school, from a public school located in the south zone of Fortaleza, in Ceará. The general objective is to promote literary reading as a center of learning to contribute to the formation of subject-readers in EJA. research approach is inspired by the steps of epistemological-action research, subject to changes in the stages of the process due to the interactive content with the agents involved. The basic data collected, such as reports and a questionnaire, reveal experiences of the school community and the levels of literacy to experience the Basic Poetic Sequence Proposal (PSBP) in which it is inserted and adapted to the social reality of the subjects in practices of workshops by generating themes for reading, researching and reproducing texts with a humanized approach in stages of motivation, introduction, appreciation and materialization. The theoretical scope is based on Álvares (2012), Arroyo (2017), Freire (1984) and Soares(2009) for the understanding of the subjects: educator and young-adult-worker student in EJA. Studies of literacy and literary reading are based on Kleiman (1995, 2001, 2007) Lajolo (1993, 2001, 2018), Cosson(2009), Rouxel (2012) and Todorov (2009); the review of Applied Linguistics with SILVA (2021) and poetic elements in Cândido (2004), Pinheiro, H. (2018) and Moisés (2019). The study's considerations lead to the proposition of reflections on the pedagogical practice in EJA and the specificities of the textual aesthetics of the poem, with the analysis of the instruments in the stages of the experimental research process and the adaptable proposals as a contribution to literary literacy as a value main in learning, in which the poetic events proposed to the subject-students and to the EJA social educators improve the daily knowledge dialogue between school practices and academic discourses.

5
  • SANDRA REGINA SILVA DE ALMEIDA
  • O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO BIOGRAFIA

  • Orientador : CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • JOSINALDO PEREIRA DE PAULA
  • LORRAINE DE SOUZA PEREIRA
  • SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
  • Data: 27/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação, abordamos a retextualização em biografias produzidas por
    alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do
    estado do Pará. Tendo como objetivo principal investigar o processo de
    retextualização do gênero entrevista para o gênero biografia, considerando seus
    aspectos composicionais e as operações de retextualização. Para direcionar os
    estudos sobre os gêneros discursivos, buscou-se suporte em Bakhtin (2003) e
    demais autores como Marcuschi (2001, 2005 e 2010), Dolz (2004), Koch e Elias
    (2012) que corroboram com o estudo dos gêneros, tanto orais quanto escritos, na
    sala de aula. Nesse sentido, buscou-se aporte ainda nos documentos oficiais que
    orientam o ensino da Língua Portuguesa: PCNs (1998) e BNCC (2017). Para
    caracterização do gênero em estudo, a biografia, ancoramo-nos nos estudos de
    Dosse (2009), Saraiva, Schemes e Araújo (2011) e Cardoso (2012). Para tratar do
    processo de retextualização e suas contribuições para o ensino da produção de
    texto em sala de aula, apresentamos aporte teórico baseado nos estudos de
    Marcuschi (2010) e Dell’Isola (2007). O percurso metodológico desta pesquisa,
    baseia-se nos estudos de Bogdan e Biklen (1994), Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent
    (2011) dentre outros, com base nos quais descrevemos a pesquisa qualitativa e
    interventiva; os sujeitos envolvidos; a caracterização da construção do corpus obtido
    por meio de uma intervenção em sala de aula realizada a partir da aplicação de uma
    sequência didática, que deu suporte para a coleta de dados. Dessa forma, a
    entrevista oral foi transcrita e depois retextualizada para o gênero biografia escrita.
    As análises aportadas de forma empírica em dados qualitativos, consentiram
    reconhecer as contribuições do processo de retextualização para a ampliação da
    escrita dos alunos participantes desta pesquisa. Além de contribuir para o
    desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, pode-se perceber que o trabalho
    com o gênero biografia, também proporciona ao discente desenvolver-se enquanto
    cidadão, tendo em vista que o ajuda a perceber e enxergar a vida pela perspectiva
    do seu semelhante, entender suas alegrias, esperanças, frustrações, fracassos e
    êxitos. Esses fatores possibilitam a reflexão sobre o outro, fazendo com que o
    aprendizado aconteça também a partir da história de vida de outras pessoas. Por
    meio dos resultados adquiridos, entende-se que o presente trabalho pode contribuir
    para gerar reflexões e perspectivas para o ensino da escrita no Ensino Fundamental,
    pois ao nos apropriarmos das inúmeras possibilidades de planejamentos e decisões
    didáticas que podemos exercer na nossa prática pedagógica cotidiana,
    conseguiremos também atender às necessidades educacionais dos nossos alunos
    de forma mais ampla.


  • Mostrar Abstract
  • In this dissertation, the retextualization in the written production process of the biography genre produced by students of the 9th year of Elementary School of a public school in the interior of the state of Pará will be approached. Having as main objective to analyze the process of retextualization of the genre interview for the genre biography, considering its compositional structure and the operations of retextualization. To direct studies on discursive genres, support was sought in Bakhtin (2011) and to guide studies on the use of oral and written genres in school, theoretical basis was sought in Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Marcuschi (2008, 2010), among others. Supported the characterization of the biography genre by authors such as: Dosse (2009), Cardoso (2012) and Saraiva, Schemes and Araújo (2011). The retextualization process is based on the studies of Marcuschi (2010) and Dell'Isola (2007). For the basis of the application of the didactic sequence as a tool in the activity of text production, we resorted to group studies from Geneva (Dolz, Noverraz and Schneuwly, 2004), as well as to official documents that guide the teaching of Portuguese in Elementary School – National Curriculum Parameters - PCN (2008) and the National Common Curricular Base – BNCC (2017), among others. The methodological route sought theoretical foundations in Bogdan and Biklen (1994), Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent (2011), based on which we describe qualitative, applied and interventional research; the subjects involved; the characterization of the construction of the corpus obtained through an intervention in the classroom carried out from the application of a didactic sequence that supported the data collection. In this way, the interview will be transcribed and then retextualized into the format of a written biography. It is hoped, therefore, that these activities will help us to facilitate the student's learning in the processes that involve written production, favoring him a better understanding of the functioning of his own language and consequently also helping him in the development of his social practices and in the process building their citizenship.

6
  • SANDRA REGINA SILVA DE ALMEIDA
  • O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO BIOGRAFIA

  • Orientador : CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • JOSINALDO PEREIRA DE PAULA
  • LORRAINE DE SOUZA PEREIRA
  • SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA
  • Data: 27/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação, abordamos a retextualização em biografias produzidas por
    alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do
    estado do Pará. Tendo como objetivo principal investigar o processo de
    retextualização do gênero entrevista para o gênero biografia, considerando seus
    aspectos composicionais e as operações de retextualização. Para direcionar os
    estudos sobre os gêneros discursivos, buscou-se suporte em Bakhtin (2003) e
    demais autores como Marcuschi (2001, 2005 e 2010), Dolz (2004), Koch e Elias
    (2012) que corroboram com o estudo dos gêneros, tanto orais quanto escritos, na
    sala de aula. Nesse sentido, buscou-se aporte ainda nos documentos oficiais que
    orientam o ensino da Língua Portuguesa: PCNs (1998) e BNCC (2017). Para
    caracterização do gênero em estudo, a biografia, ancoramo-nos nos estudos de
    Dosse (2009), Saraiva, Schemes e Araújo (2011) e Cardoso (2012). Para tratar do
    processo de retextualização e suas contribuições para o ensino da produção de
    texto em sala de aula, apresentamos aporte teórico baseado nos estudos de
    Marcuschi (2010) e Dell’Isola (2007). O percurso metodológico desta pesquisa,
    baseia-se nos estudos de Bogdan e Biklen (1994), Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent
    (2011) dentre outros, com base nos quais descrevemos a pesquisa qualitativa e
    interventiva; os sujeitos envolvidos; a caracterização da construção do corpus obtido
    por meio de uma intervenção em sala de aula realizada a partir da aplicação de uma
    sequência didática, que deu suporte para a coleta de dados. Dessa forma, a
    entrevista oral foi transcrita e depois retextualizada para o gênero biografia escrita.
    As análises aportadas de forma empírica em dados qualitativos, consentiram
    reconhecer as contribuições do processo de retextualização para a ampliação da
    escrita dos alunos participantes desta pesquisa. Além de contribuir para o
    desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, pode-se perceber que o trabalho
    com o gênero biografia, também proporciona ao discente desenvolver-se enquanto
    cidadão, tendo em vista que o ajuda a perceber e enxergar a vida pela perspectiva
    do seu semelhante, entender suas alegrias, esperanças, frustrações, fracassos e
    êxitos. Esses fatores possibilitam a reflexão sobre o outro, fazendo com que o
    aprendizado aconteça também a partir da história de vida de outras pessoas. Por
    meio dos resultados adquiridos, entende-se que o presente trabalho pode contribuir
    para gerar reflexões e perspectivas para o ensino da escrita no Ensino Fundamental,
    pois ao nos apropriarmos das inúmeras possibilidades de planejamentos e decisões
    didáticas que podemos exercer na nossa prática pedagógica cotidiana,
    conseguiremos também atender às necessidades educacionais dos nossos alunos
    de forma mais ampla.


  • Mostrar Abstract
  • In this dissertation, the retextualization in the written production process of the biography genre produced by students of the 9th year of Elementary School of a public school in the interior of the state of Pará will be approached. Having as main objective to analyze the process of retextualization of the genre interview for the genre biography, considering its compositional structure and the operations of retextualization. To direct studies on discursive genres, support was sought in Bakhtin (2011) and to guide studies on the use of oral and written genres in school, theoretical basis was sought in Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Marcuschi (2008, 2010), among others. Supported the characterization of the biography genre by authors such as: Dosse (2009), Cardoso (2012) and Saraiva, Schemes and Araújo (2011). The retextualization process is based on the studies of Marcuschi (2010) and Dell'Isola (2007). For the basis of the application of the didactic sequence as a tool in the activity of text production, we resorted to group studies from Geneva (Dolz, Noverraz and Schneuwly, 2004), as well as to official documents that guide the teaching of Portuguese in Elementary School – National Curriculum Parameters - PCN (2008) and the National Common Curricular Base – BNCC (2017), among others. The methodological route sought theoretical foundations in Bogdan and Biklen (1994), Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent (2011), based on which we describe qualitative, applied and interventional research; the subjects involved; the characterization of the construction of the corpus obtained through an intervention in the classroom carried out from the application of a didactic sequence that supported the data collection. In this way, the interview will be transcribed and then retextualized into the format of a written biography. It is hoped, therefore, that these activities will help us to facilitate the student's learning in the processes that involve written production, favoring him a better understanding of the functioning of his own language and consequently also helping him in the development of his social practices and in the process building their citizenship.

7
  • PAULO JAKSON DA COSTA
  • CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A LEITURA E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
  • MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
  • JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA
  • LEANDRO GUIMARÃES GARCIA
  • Data: 27/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Na escola existe todo empenho para que os alunos exerçam seus direitos e deveres de modo consciente e pleno. O fundamento para que essas finalidades ocorram é a leitura. Notadamente, que fatores externos à escola, como a cultura presente, influenciam no produto. Do mesmo modo, aspectos como as crenças dos alunos e professores podem vir a interferir ao longo do processo de ensino-aprendizagem. O êxito desse processo está no equilíbrio das crenças dos participantes e na troca de experiências bem sucedidas. Com isso, nosso estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das experiências dos educandos com as memórias literárias nas aulas de leitura. Para essa análise, contamos com a participação de quinze alunos do 7° ano e três professores de Língua Portuguesa. Para coletarmos e analisarmos os dados, adotamos uma abordagem qualitativa, com a utilização de questionários semiestruturados, com aplicação aos participantes e analisados a partir dos estudos de crenças,propostos por Miccoli (2005, 2007), Barcelos (2001, 2004, 2007), Oliveira (2007, 2017, 2019, 2020) e Morin (2000). Através da análise dos dados, procurou-se estruturar uma cartilha com sugestões de atividades de leitura e uso das ferramentas digitais, fundamentada na proposta de leitura por andaimes de Graves e Graves (1995). A base teórica foi constituída e fundamentada em autores como: Freire (1987, 1989), Graves e Graves (1995), Solé (1998), Colomer; Camps (2010) e Marcuschi (2008) que apontam sobre as concepções e estratégias de leitura e Rojo (2002, 2012), Moran (2007, 2013) e Kenski (2012), que discutem a função das ferramentas digitais na educação.


  • Mostrar Abstract
  • At school there is the effort for that students exercise their rights and duties consciously and fully. The foundation for these purposes to occur is reading. Notably, that factors external to the school, such as the present culture, influence the product. In the same way, aspects such as students and teachers beliefs may interfere throughout the teaching-learning process. The success of this process is in the balance of the participant’s beliefs and in the exchange of successful experiences. With this, our study has as main aim of analyzing the contributions of student’s experiences with literary memories in reading classes. For this analysis, we had the participation of fifteen 7th grade students and three Portuguese language teachers. To collect and analyze the data, we adopted a qualitative approach, using semi-structured questionnaires, applied to the participants and analyzed from the belief studies proposed by Miccoli (2005, 2007), Barcelos (2001, 2004, 2007), Oliveira (2007, 2017, 2019, 2020) e Morin (2000). Through data analysis, an attempt was made to structure a booklet with suggestions for reading activities and the use of digital tools, based on the scaffolding reading proposed by Graves and Graves (1995). The theoretical basis was constituted and based on authors such as: Freire (1987, 1989), Graves e Graves (1995), Solé (1998), Colomer; Camps (2010) e Marcuschi (2008) que apontam sobre as concepções e estratégias de leitura e Rojo (2002, 2012), Moran (2007, 2013) e Kenski (2012), that discuss the role of digital technologies in education. The results show that students believe in the importance of reading and that they need help to advance. With regard to teachers, with regard to teachers, despite being aware of the obstacles to reading proficiency, they believe in their students' learning potential. Thus, this research intends to encourage reflections on reading practices in the context of the school as a way to collaborate for the improvement of teaching, through the exploration of literary memories in the classroom, the use of digital technologies and pedagogical practices based on and capable of engaging teachers and students so that they become reflective subjects in the teaching-learning process, which can teach and learn in a pleasant and meaningful way.

8
  • VALDILENE GOMES DE MORAIS
  • A INTERTEXTUALIDADE EM TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • MARIA GORETE PAULO TORRES
  • MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA
  • Data: 28/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Com o intuito de intervir no processo de aprendizagem dos estudantes, apresentamos uma proposta que visa desenvolver um trabalho voltado para o uso da leitura e da escrita envolvendo o gênero conto. Desta forma, oportunizar o aluno a compreender a leitura como uma atribuição de sentido ao texto, realizada de maneira crítica, e com relação à escrita, implementar a intertextualidade como ferramenta para despertar a posição reflexiva em razão da sua importância para a construção de textos e dos sentidos. Assim, o trabalho apresenta como objetivo geral: analisar textos de estudantes do 4º ano do ensino fundamental, a fim de observar as relações intertextuais estabelecidas para a construção de sentido com outros textos de seu conhecimento e os específicos: i) compreender a intertextualidade como elemento de construção de sentido do conto infantil; ii) analisar que tipos de intertextualidade são mais frequentemente presentes nas produções escritas dos estudantes; iii) elaborar uma proposta de trabalho de leitura e escrita tendo como enfoque a intertextualidade e habilidades de produção escrita a partir do conto infantil. Quanto ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, definida como uma pesquisa-ação de caráter interventiva. O corpus da análise é composto por textos pertencentes ao gênero conto, realizados ao longo de oficinas pedagógicas com alunos do 4º Ano. O estudo tem como finalidade trabalhar as relações intertextuais que os textos poderão estabelecer, contribuindo para a prática de produção textual de estudantes. A análise dos dados, de acordo com a delimitação da pesquisa terá um cunho interpretativo, por analisar as produções textuais dos alunos. O trabalho é realizado em uma escola pública em Juazeiro do Norte/CE. Para o embasamento teórico metodológico dessa pesquisa, elencamos os estudos a partir de Silva (2018), Bentes (2006), Mascuschi (2008; 2010), Koch e Elias (2008), Cavalcante (2012), Carvalho (2018), Bakhtin (1986,1997) dentre outros autores, como também os documentos oficiais redigidos pelo Ministério da Educação. A pesquisa busca contribuir com a discussão sobre as atividades de leitura e escrita que os alunos estão desenvolvendo em sala de aula. Além disso, pretendemos discutir sobre as estratégias que podemos utilizar para melhorar a prática pedagógica no ensino fundamental, a fim de possibilitar situações concretas e significativas de produção textual.


  • Mostrar Abstract
  • In order to intervene in the students' learning process, we present a proposal that aims to develop a work focused on the use of reading and writing involving the short story genre. In this way, we seek to give the student the opportunity to understand reading as an attribution of meaning to the text, performed in a critical way, and in relation to writing, to implement intertextuality as a tool to awaken the reflexive position due to its importance for the construction of texts and meanings. Thus, the general objective of the work is: to analyze texts by students in the 4th grade of elementary school, in order to observe the intertextual relations established for the construction of meaning with other texts of their knowledge; and the specific objectives are: i) to understand intertextuality as an element of construction of meaning in children's short stories; ii) analyze which types of intertextuality are most frequently present in the students' written productions; iii) elaborate a reading and writing work proposal focusing on intertextuality and written production skills from the children's short stories. As for the methodological procedure, it is an applied research, with a qualitative approach, defined as an interventional action research. The corpus of the analysis is composed of texts belonging to the short story genre, carried out during pedagogical workshops with 4th grade students. The purpose of the study is to work on the intertextual relations that the texts may establish, contributing to the students' practice of textual production. Data analysis, according to the delimitation of the research, will have an interpretative nature, as it analyzes the students' textual productions. The work is carried out in a public school in the city of Juazeiro do Norte/CE. For the theoretical-methodological basis of this research, we list studies from Silva (2018), Bentes (2006), Mascuschi (2008; 2010), Koch and Elias (2008), Cavalcante (2012), Carvalho (2018), Bakhtin ( 1986, 1997) among other authors, as well as official documents drawn up by the Ministry of Education. The research seeks to contribute to the discussion about the reading and writing activities that students are developing in the classroom. In addition, we intend to discuss the strategies that we can use to improve the pedagogical practice in elementary school, in order to enable concrete and meaningful situations of textual production.

9
  • ELIANE DA COSTA ALENCAR
  • O ENSINO DE LÍNGUA COM FOCO NO TEXTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II, EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

  • Orientador : CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • ELIANA PEREIRA DE CARVALHO
  • José Dantas da Silva Júnior
  • Data: 23/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação tem o propósito de trazer uma discussão sobre o trabalho com o texto literário com foco voltado para ele mesmo em sala de aula. A intenção é fazer uma avaliação de como a literatura é tratada e qual o seu verdadeiro espaço na educação. A finalidade é percorrer caminhos para inserir o texto literário como prioridade dentro do ambiente escolar e com isso trabalhar a humanização do saber através da subjetividade da literatura.


  • Mostrar Abstract
  • The present thesis has the purpose of bringing a discussion about the work with the literary text focusing on itself in the classroom. The intention is to make an assessment of how literature is treated in schools and what its true space in education is. The purpose is to go through ways to insert the literary text as a priority within the school environment and with that to work the humanization of knowledge through the subjectivity of literature.

10
  • CARLOS ANDRÉ DE ARAÚJO
  • COMPREENSÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

  • Orientador : ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
  • ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
  • MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL
  • Data: 14/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • e leitura de 37 estudantes de uma turma do 9º ano, de uma escola pública do município de Teresina – PI, particularmente no que concerne à compreensão textual no livro didático de Língua Portuguesa assim, como objetivo geral para essa pesquisa, procurou-se analisar como se dá a abordagem da compreensão textual em livros didáticos de Língua Portuguesa. Com a intenção de alcançar esse objetivo, adotaram-se como objetivos específicos: Investigar o trabalho com a compreensão textual a partir de materiais didáticos (livro didático) voltados para alunos do 9º ano do Ensino fundamental; a fim de examinar as questões de compreensão e leitura no livro didático; elaborar uma proposta de intervenção que contribua didaticamente para a compreensão e interpretação de textos. Deste modo, elaborou-se uma proposta de intervenção com a finalidade de ampliar as possibilidades de compreensão e leitura. Para a fundamentação das análises e da proposta de intervenção, foram adotadas as obras de Marcuschi (2008), Koch e Elias (2002, 2007, 2012, 2022), Pauliukonis (2019, 2021) Cavalcante (2019); Silva (2015, 2018) e também estudiosos de outras áreas como: Charaudeau (2010, 2011, 2020) da Semiolinguística; Dascal (2006) da Pragmática; Leffa (2012) da Linguística Aplicada; Solé (2014) da Psicologia da Educação. Utilizou – se a metodologia de caráter aplicado, qualitativa de natureza interventiva, a partir da análise dos dados obtidos nas atividades do livro didático de Língua Portuguesa e nas três oficinas pedagógicas de compreensão. A pesquisa expõe uma proposta de intervenção sistemática, relacionada ao ensino de compreensão e leitura com o intento de ampliar a compreensão. Os resultados dão conta de que os estudantes realizam mais compreensão literal em detrimento da inferencial, mesmo com os avanços propostos no livro didático.


  • Mostrar Abstract
  • The present work shows the results of a research on comprehension learning and reading of 74 students from two classes of the 9th grade, from a public school in the city of Teresina - PI, particularly regarding textual comprehension in the Portuguese language textbook. The general objective for this research was to analyze how the approach to textual comprehension in Portuguese language textbooks takes place. In order to reaching this objective, the following specific objectives were adopted: To investigate the textual comprehension from didactic materials (textbook) used by students of the 9th year of Elementary School; to examine the comprehension of
    students participating in the research through pre-tests; to develop an intervention proposal that didactically contributes to the comprehension and interpretation of texts. In this way, an intervention proposal was elaborated aiming to expand the possibilities of comprehension and reading. To support the analysis and intervention proposal, the works of Marcuschi (2008), Koch and Elias (2002, 2007, 2012, 2022), Pauliukonis
    (2019, 2021) and also scholars from other areas such as: Charaudeau ( 2010, 2011, 2020) of Semiolinguistics; Dascal (2006) from Pragmática; Leffa (2012) from Applied Linguistics; Solé (2014) from Educational Psychology. An applied, qualitative methodology of an interventional nature was used from the analysis of the data obtained
    in the answers given to the pre-test of comprehension and in the three pedagogical workshops of comprehension held. The research exposes a systematic intervention proposal, related to the teaching of comprehension and reading aiming to expand the understanding. The results show that students perform more literal comprehension instead of inferential, even with the advances proposed in the textbook.

11
  • ANNIELLY DE BRITO
  • DISCURSIVIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE

    LEITURA ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Orientador : ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO
  • ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES
  • CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
  • FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
  • JOSÉ ERIMAR DOS SANTOS
  • Data: 30/11/2023

  • Mostrar Resumo
  •  Situada na Análise do Discurso, esta pesquisa apresenta uma proposta de trabalho pedagógico ao professor de língua materna, especificamente de Língua Portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental quanto à leitura antirracista. O estudo tem como objetivo geral propor o trabalho pedagógico discursivo no contexto da educação para as relações étnico-raciais em práticas de leitura antirracista a partir de posts do Instagram com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isso, utilizam-se as fundamentações teóricas de poder de Foucault (2005), dos estudos discursivos de Pêcheux (1997) e Orlandi (2005) e das relações étnico-raciais a partir de Gomes (2002), Souza (2005) e Munanga (2005). Trazemos também as contribuições de leitura como fator social de Leffa (1996), assim como as orientações da Lei 10.639/2003 e suas Diretrizes e o plano de educação sobre a diversidade étnico-racial na escola (2004). No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista, com pesquisa-ação, mediante a geração de dados por meio de rodas de conversa e oficinas educativas na sala de aula. Como resultado, apresentamos um caderno pedagógico composto por duas rodas de conversa e quatro oficinas com textos que circulam na sociedade para dar suporte ao professor nas atividades de leitura antirracista do 8º ano do Ensino Fundamental, podendo ser adaptada a outros anos dessa etapa escolar. O trabalho possibilita diversas discussões, reflexões e produções sobre as relações étnico-raciais, que geralmente são negligenciadas no currículo escolar, oportunizando um olhar democrático sobre o ensino de Língua Portuguesa e áreas afins.


  • Mostrar Abstract
  •  

    Located in Discourse Analysis, this research presents a proposal for pedagogical work for mother tongue teachers, specifically Portuguese in the 8th year of Elementary School regarding anti-racist reading. The general objective of the study is to propose discursive pedagogical work in the context of education for ethnic-racial relations in anti-racist reading practices based on Instagram posts with 8th year elementary school students. For this, the theoretical foundations of power from Foucault (2005), the discursive studies of Pêcheux (1997) and Orlandi (2005) and ethnic-racial relations from Gomes (2002), Souza (2005) and Munanga are used. (2005). We also bring the contributions of reading as a social factor by Leffa (1996), as well as the guidelines of Law 10,639/2003 and its Guidelines and the education plan on ethnic-racial diversity at school (2004). Regarding the methodology, it is an interpretive qualitative research, with action research, through the generation of data through conversation circles and educational workshops in the classroom. As a result, we present a pedagogical notebook composed of two conversation circles and four workshops with texts that circulate in society to support teachers in anti-racist reading activities in the 8th year of Elementary School, which can be adapted to other years of this school stage. The work enables various discussions, reflections and productions on ethnic-racial relations, which are generally neglected in the school curriculum, providing the opportunity for a democratic look at the teaching of the Portuguese language and related areas.

     

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern