|
Dissertações |
|
1
|
-
PATRÍCIA DE SOUZA CIDRACK ALCÂNTARA
-
DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EAD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.
-
Orientador : MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
-
MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
-
REGINA SANTOS YOUNG
-
TEREZINHA FERNANDES MARTINS DE SOUZA
-
Data: 10/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação de mestrado, intitulada “DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EaD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO”, constitui-se de uma pesquisa-formação na cibercultura. Objetiva compreender a contribuição da atuação do psicopedagogo no processo de aprendizagem dos graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na modalidade EaD da UERN, a partir do acionamento de dispositivos formacionais. Como questões principais e secundárias de pesquisa, apresentamos: como o acionamento de dispositivos favorecem a compreensão da atuação do psicopedagogo na organização e disposição didática do curso de licenciatura em Educação do Campo? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos são consideradas mais significativas no processo de aprendizagem dos graduandos? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos, citados como mais significativos, têm a atuação do psicopedagogo? Na busca de respondê-las, acionamos dispositivos metodológicos como ambiências formativas, questionários acionados com roda de conversa e vídeo disparador, que favoreceram a construção de narrativas que expressam quais práticas em EaD são mais significativas na perspectiva do estudante; realizamos uma leitura das orientações, na perspectiva da Educação Online (SANTOS, 2014), propostas na atuação psicopedagógica nas construções dos desenhos didáticos feitos pelos docentes, e verificamos a usabilidade dos projetos e planos de estudos disponibilizados para os estudantes. Como inspiração teórico-epistemológica e metodológica do estudo, temos a multirreferencialidade (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), a pesquisa-formação (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) no cenário da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEVY, RIBEIRO), mediante perspectivas que se baseiam em fazer ciência com um “rigor outro” (MACEDO, GALEFFI, PIMENTEL). A pesquisa é desenvolvida no contexto do Curso de Educação do Campo EaD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ofertado pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Como resultado da pesquisa, observamos que o acionamento de ambiências formativas para a escuta dos estudantes contribuiu para o processo autoformativo da autora-pesquisadora, o que nos permitiu desvelar a contribuição do psicopedagogo para/na aprendizagem de graduandos na modalidade a distância.
-
Mostrar Abstract
-
This master's qualification project has as its theme the research-training in cyberculture. It aims to understand the contribution of the psychopedagogist's performance in the learning process of undergraduates of the Degree in Rural Education in the EaD modality of UERN. With the perspective of an “other rigor” in the research (Macedo, Galeffi, Pimentel), we will activate devices that favor the construction of narratives that express which practices in distance education are more significant from the student's perspective; we will carry out a reading of the guidelines, from the perspective of Online Education, proposed in the psychopedagogical performance in the construction of the didactic drawings made by the teachers and we will verify the usability of the projects and study plans made available to the students. As main and secondary research questions, we present: how the activation of devices favors the understanding of the psychopedagogue's performance in the organization and didactic disposition of the degree course in Rural Education? Which teaching practices/methodologies/designs are considered most significant in the undergraduate students' learning process? Which didactic practices/methodologies/designs, cited as the most significant, have the psychopedagogue's performance? As theoretical-epistemological and methodological inspiration for the study we have the multi-referentiality (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), research-education (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) in the cyberculture scenario (SANTOS, SILVA, LEVY, RIBEIRO) through perspectives that are based on to do science with a “rigorous other” (MACEDO, GALEFFI). The research is developed in the context of the EaD Field Education Course at the State University of Rio Grande do Norte - UERN offered by the Distance Education Board - DEaD. As a result of the research, it is expected to contribute to the researcher's self-training process and to the unveiling of the psychopedagogue's contribution to/in the learning of undergraduates in the distance modality.
|
|
2
|
-
MÔNICA BARBOSA CANUTO
-
SENTIDOS DE “NOVO” NO ENSINO MÉDIO EM CASCAVEL/CE: ITINERÁRIOS FORMATIVOS, PROTAGONISMO JUVENIL E PROJETOS DE VIDA EM QUESTÃO
-
Orientador : MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
-
ZACARIAS MARINHO
-
GENIANA DOS SANTOS
-
HUGO HELENO CAMILO COSTA
-
Data: 15/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objeto de estudo políticas de/para o ensino médio e como pergunta de partida: Como vem ocorrendo a produção política em torno do Novo Ensino Médio[1] no município de Cascavel, no estado do Ceará? O objetivo geral é investigar a produção de política em torno do considerado “novo” Ensino Médio no município de Cascavel/CE. Apontamos como objetivos específicos: compreender redes de articulação política em torno de políticas educacionais do ensino médio; investigar sentidos de formação docente e da produção curricular em prol do “novo” Ensino médio em escolas estaduais do município de Cascavel/CE; e analisar como os atores sociais das escolas investigadas ressignificam a BNCC ensino médio nos contextos locais. Consideramos discussões sobre as políticas educacionais do ensino médio, fundada em dispositivos legais a partir do arts. 205º, 210º da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) e a Lei de Reforma do ensino médio, Lei 13415/2017 (BRASIL, 2017). Adotamos a compreensão de currículo vinculada à discussão de cultura, apoiadas nos debates realizados em Lopes e Macedo (2011), Lopes (2015), Silva (2016), bem como Costa e Lopes (2018). Por meio de análise qualitativa, buscamos compreender possibilidades de ressignificação da BNCC ensino médio em contextos locais. Como perspectiva de análise das questões propostas, utilizamos a abordagem do Ciclo de Políticas, de Ball e Bowe (1992), pois esta possibilita uma leitura que permeia a circularidade da política, desde sua escrita inicial até sua produção na prática. Paralelamente, fazemos uso da Teoria da Atuação, de Ball, Maguire e Braun (2016) uma vez que essa teoria nos traz maior compreensão do contexto da prática, a partir da análise dos contextos: situados, profissionais, materiais e externos, desta forma, dando voz aos sujeitos envolvidos no processo de produção da política. Organizamos a produção de dados mediante análise dos seguintes documentos: Lei do Novo Ensino Médio (13415/2017), BNCC ensino médio e Documento de Orientação Curricular Referencial do Ceará (2021). A pesquisa empírica cumpriu-se por meio de entrevista semiestruturada dos sujeitos da pesquisa, com um representante da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 09 (CREDE 09); gestores e docentes de duas escolas de ensino médio, localizadas no município de Cascavel/CE. Destacamos que a política de reforma do ensino médio se configura como parte de uma rede global de influência que se construiu/constrói a partir de uma produção discursiva de que a gestão pública educacional é deficitária. Outrossim, apresentam “soluções” que deixam efeitos na produção curricular e na formação docente.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as object of study the high school and general objective to investigate the production of politics
around the considered “new” high school in the city of Cascavel/Ce. We point out as specific objectives: to understand networks of political articulation around high school educational policies; to investigate the meanings of teacher training and curricular production in favor of the “new” High School in state schools in the municipality of Cascavel/Ce; to analyze how the social actors of the investigated schools resignify the BNCC high school in local contexts. We consider discussions about high school educational policies, based on legal provisions from arts. 205, 210 of the Federal Constitution of 1988 (CF/1988) and the Secondary Education Reform Law, Law 13415/2017 (BRASIL, 2017). We adopted the understanding of curriculum linked to the discussion of culture, supported by the debates held in (LOPES; MACEDO, 2011), (LOPES, 2015), (SILVA, 2016) and (COSTA ;LOPES, 2018). Through qualitative analysis, we seek to understand possibilities of resignifying the BNCC high school in local contexts. We use the Policy Cycle approach, by Ball and Bowe (1992), as it allows a reading that permeates different moments of the policy, from its initial writing to its production in practice.
At the same time, we make use of the Theory of Performance, by Ball, Maguire and Braun (2016) since this theory
brings us greater understanding of the context of practice, from the analysis of contexts: situated, professional,
material and external, in this way, giving voice to the subjects involved in the policy production process.
We will organize the production of data by analyzing the following documents: Lei do Novo Ensino Médio
(13415/2017), BNCC secondary education and Ceará Referential Curriculum Guidance Document (2021).
The empirical research will take place through a semi-structured interview of the research subjects, with a
representative of the Regional Coordination for the Development of Education 09 (CREDE 09), who in this research
configures as a representative of the State Department of Education; the manager of the EEM Father Arimatéia
Diniz; and the manager of EEMTI Custódio da Silva Lemos, located in Cascavel/CE. In a dialogue with Ball
(2014) and Araújo and Lopes (2021), we highlight that the high school reform policy is configured as part of a
global network of influence that was built/constructed from a discursive production that public educational
management is deficient. Furthermore, they present “solutions” that have an effect on curriculum production
and teacher training.
|
|
3
|
-
MARTA PRISCILA COSTA SOARES DE OLIVEIRA
-
AÇÕES E TENSÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA: O PROBNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
NA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN
-
Orientador : MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA
-
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
-
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
-
RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA
-
Data: 16/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) em torno da BNCC Educação Infantil e suas implicações nos processos ocorridos no município de Mossoró/RN. Buscamos responder à seguinte questão: como vêm ocorrendo as ações pro BNCC voltadas para Educação Infantil no município de Mossoró/RN? Definimos como objetivo geral investigar como vêm ocorrendo as ações do ProBNCC voltadas para Educação Infantil (EI) no município de Mossoró/RN. Como objetivos específicos pretendemos: compreender articulações políticas entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Unidades de Educação Infantil (UEI) no município de Mossoró/RN em torno do ProBNCC; investigar sentidos de currículo e de docência a partir dos processos formativos mediados pela Secretaria Municipal de Educação nas Unidades de Educação Infantil; analisar as contribuições realizadas pelos professores, supervisores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal de Mossoró/RN através do ProBNCC. Utilizamos o Ciclo de Políticas e a Teoria da atuação do sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores como material analítico sobre as atuações que vêm ocorrendo através do ProBNCC visando uma construção curricular a partir de orientações homogêneas, construindo significados diversos. Como lócus da pesquisa pretendemos observar duas Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró/RN, que fazem parte do polo 2 da Rede municipal de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação/SME. Como percurso metodológico elegemos a pesquisa qualitativa pois buscamos compreender como os sujeitos constroem seus significados a partir dos processos vivenciados de acordo com os contextos que são introduzidos, utilizamos a pesquisa denominada estado da questão, análise documental e entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Apresentamos as etapas da pesquisa através da sua estrutura organizacional como elemento norteador da leitura.
-
Mostrar Abstract
-
The present work has as its object of study the Support Program for the Implementation of the
National Curricular Common Base (ProBNCC) around the BNCC Infantile Education and its
implications in the processes that took place in the municipality of Mossoró/RN. We seek to answer
the following question: how are ProBNCC actions aimed at Early Childhood Education occurring in
the city of Mossoró/RN? We defined as a general objective to investigate how ProBNCC actions
aimed at Early Childhood Education (EI) have been occurring in the municipality of Mossoró/RN.
As specific objectives we intend to: understand political articulations between the Municipal
Department of Education (SME) and Early Childhood Education Units (UEI) in the municipality of
Mossoró/RN around the ProBNCC; to investigate meanings of curriculum and teaching from the
training processes mediated by the Municipal Department of Education in Early Childhood
Education Units and the influences of these meanings in the movements around the BNCC;
to analyze the contributions made by teachers, pedagogical supervisors and managers of Early
Childhood Education in the Municipal Network of Mossoró/RN through ProBNCC.
We used the Policy Cycle and the Theory of Action by the English sociologist Stephen Ball and
collaborators as analytical material on the actions that have been taking place through ProBNCC,
aiming at a curricular construction based on homogeneous guidelines, building different meanings.
As the locus of the research, we intend to observe two Early Childhood Education Units in the city
of Mossoró/RN, which are part of pole 2 of the Municipal Education Network and the Municipal
Department of Education/SME. As a methodological approach, we chose qualitative research
because we seek to understand how subjects construct their meanings from the processes they
experience according to the contexts that are introduced, we use the research called state of the
art, document analysis and semi-structured interviews to obtain data. We present the stages of
the research through its organizational structure as a guiding element for reading.
|
|
4
|
-
ANAYLLA DA SILVA LEMOS
-
SENTIDOS CONSTRUÍDOS EM TORNO DA BNCC EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN
-
Orientador : MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
-
ZACARIAS MARINHO
-
ELOISA MAIA VIDAL
-
ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS
-
Data: 23/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Movimento do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). Apontamos como objetivo geral investigar como tem sido/vem sendo significada a política ProBNCC em escolas estaduais de ensino fundamental no município de Mossoró/RN. Destacamos sentidos atribuídos à política do PROBNCC em escolas estaduais do ensino fundamental situadas no município de Mossoró (RN). O percurso teórico metodológico da pesquisa se baseia na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) e na teoria da atuação de Ball e colaboradores (2016). Dialogamos com Mainardes (2006), que nos remete que as políticas educacionais podem ser ressignificadas no contexto de prática e mediante aos discursos já realizados nos outros contextos; também, com Lopes; Macedo (2011), Silva (2017), que criticam a visão de um currículo prescritivo de conteúdos e defendem um currículo que está imerso nas ressignificações dos sujeitos e contextos que estão inseridos. Trata de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza dos métodos de análise documental (BNCC, documento referencial do currículo do Estado RN), além de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos participantes da pesquisa são o representante da 12° DIREC de Mossoró; além dos professores que estão atuando em escolas estaduais na educação básica, em especial, do ensino fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as its object of study the Movement of the Support Program for the Implementation of the National Common Curricular Base (PROBNCC). We aim as a general objective to investigate how ProBNCC has been/has been significantly in elementary secondary schools in the city of ossoró/RN. We highlight municipalities attributed to the PROBNCC policy in state elementary schools located in Mossoró (RN). The theoretical-methodological course of the research is based on the work cycle approach of Stephen Ball and Richard Bowe (1992) and on the performance theory of Ball and collaborators (2016). We dialogue with Mainardes (2006), who remind us that educational policies can be re-signified in the context of practice and through the discourses already carried out in other contexts; also, with Lopes; Macedo (2011), Silva (2017), who criticizes the vision of a prescriptive curriculum of content and defends a curriculum that is immersed in the resignifications of the themes and contexts that are inserted. It is a qualitative research, which uses the methods of document analysis (BNCC, reference document of the curriculum of the State of RN), in addition to semi-structured interviews. The research subjects are the representative of the 12th DIREC of Mossoró; In addition to teaching teachers who are in state schools, especially elementary schools.
|
|
5
|
-
KASSIO WAGNER DA SILVA MEDEIROS
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE MUNICIPAL DE PENDÊNCIAS/RN.
-
Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIVOENE PEREIRA CRUZ
-
FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
ROSA APARECIDA PINHEIRO
-
SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
-
WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
Data: 24/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho acerca de formação continuada de professores, tem por objetivo compreender como vem ocorrendo processos de formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Pendências/RN, identificando conflitos existentes entre o que é proposto pedagogicamente e a realidade vivenciada nos cotidianos escolares, bem como refletir a partir das repercussões geradas pela presença/ausência de formação continuada na referida rede municipal de ensino. Assumimos como abordagem metodológica, a pesquisa de cunho qualitativo amparados em Chizzott (2014) e como procedimento as rodas de conversa, tomando por referência os estudos de Carvalho, Silva, Delboni (2019); Sussekind (2019); Garcia, Rodrigues, Emilião (2019); Alves, González-Monteagudo (2019), que entre outras questões, colaboraram com a construção de reflexões acerca da questão problematizadora da pesquisa: quais processos formativos os professores de Língua Portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Pendências dispõem para realizar o seu trabalho docente? A problematização assumiu como fundamento teórico os estudos cotidianos com Alves (2008, 2019) e Oliveira (2008, 2015), que epistemologicamente se amparam em Certeau (2014) para traduzir acontecimentos táticos, não autorizados pela racionalidade dominante. As reflexões construídas nos levaram a crer que a formação continuada, do ponto de vista da política de texto, é ausente e compromete o trabalho dos professores; e enquanto processo cotidiano, é possível reconhecer outros movimentos de ruptura que se caracterizam enquanto ação formativa emergente.
-
Mostrar Abstract
-
This work about the continuing education of teachers, aims to understand how processes of continuing education of Portuguese Language teachers in the Municipal Network of Pendências/RN have been taking place, identifying existing conflicts between what is pedagogically proposed and the reality experienced in school daily life, as well as reflecting on the repercussions generated by the presence/absence of continuing education in the aforementioned municipal education network. We assume as a methodological approach, the qualitative research supported by Chizzott (2014) and as a procedure the conversation circles, taking as reference the studies of Carvalho, Silva, Delboni (2019); Sussekind (2019); Garcia, Rodrigues, Emilio (2019); Alves, González-Monteagudo (2019), who, among other issues, collaborated with the construction of reflections on the problematizing question of the research: what training processes do Portuguese Language teachers, in the final years of Elementary School, of the Municipal Teaching Network of Pendências have to carry out your teaching work? The problematization assumed as a theoretical foundation the daily studies with Alves (2008, 2019) and Oliveira (2008, 2015), who epistemologically rely on Certeau (2014) to translate tactical events, not authorized by the dominant rationality. The constructed reflections led us to believe that continuing education, from the point of view of text policy, is absent and compromises the work of teachers; and as a daily process, it is possible to recognize other rupture movements that are characterized as an emerging formative action.
|
|
6
|
-
LUCAS SÚLLIVAM MARQUES LEITE
-
LOUVAÇÃO AO BAOBÁ NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN: MEMÓRIAS, IDENTIDADES NEGRAS E SABERES ANCESTRAIS
-
Orientador : ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS
-
ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
-
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
-
NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
-
PATRÍCIA CRITINA ARAGÃO
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa intitulada “Louvação ao Baobá na cidade de Mossoró/RN: Memórias, Identidades Negras e Saberes Ancestrais”, volta sua reflexão ao fenômeno Louvação ao Baobá, uma tradicional manifestação cultural e religiosa que resiste ao tempo e a preconceitos étnico-raciais, tendo como lócus a cidade de Mossoró/RN. Objetiva compreender as memórias, identidades negras e saberes ancestrais dos/as idealizadores/as da Louvação ao Baobá na cidade de Mossoró/RN. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa em Educação. As narrativas (auto) biográficas possibilita aos sujeitos da pesquisa o reconhecimento histórico e social dos seus modos de vida, como um recorte do Patrimônio Cultural Brasileiro de natureza imaterial, sobretudo do Rio Grande do Norte, dando visibilidade aos impactos do reconhecimento e da afirmação da identidade, ancestralidade e religiosidade negra em contextos locais. Esta pesquisa, assume a abordagem autobiográfica, afrorreferenciada e intercultural que se caracteriza como um convite para pensar filosofias afro-brasileiras em contextos locais, processos formativos que fundamentam a arte da vida e suas implicações com as várias atitudes na direção da edificação de outros modelos sociais, pautados na construção de uma educação das relações étnico-raciais e cultura do bem-viver em comunidade. Os resultados deste estudo, se apresentam como subsídio para implementação da Lei 10.639/2003, conteúdos e referências que fortalecem o campo da Filosofia da Educação Brasileira, desde o trabalho com temas como Sociedade, Ética, Estética, Política e Cultura, desde a perspectiva afro-brasileira no contexto da história do movimento negro, dos povos de santo e da cidade de Mossoró/RN. Também contribui para a ampliação do trabalho com as Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas e com a metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica, principalmente na interface. Assim, construímos fundamentos para pensar legislações, políticas, programas, projetos, currículos, ensino, metodologias e práticas educativas afrorreferenciadas quem respeitem e valorizem a cultura afro-mossoroense.
-
Mostrar Abstract
-
The research entitled “Louvação ao Baobá in the city of Mossoró/RN: Memories, Black Identities and Ancestral Knowledge”, turns its reflection to the Praise to the Baobá phenomenon, a traditional cultural and religious manifestation that resists time and ethnic-racial prejudices, having as locus the city of Mossoró/RN. It aims to understand the memories, black identities and ancestral knowledge of the creators of Louvação ao Baobá in the city of Mossoró/RN. We adopted qualitative research in Education as a methodology. The (self) biographical narratives allow the research subjects to recognize the historical and social ways of life, as a part of the Brazilian Cultural Heritage of an intangible nature, especially in Rio Grande do Norte, giving visibility to the impacts of the recognition and affirmation of identity, ancestry and black religiosity in local contexts. This research takes an autobiographical, Afro-referenced and intercultural approach that is characterized as an invitation to think about Afro-Brazilian philosophies in local contexts, formative processes that underlie the art of life and its implications with the various attitudes towards the construction of other social models, guided by the construction of an education in ethnic-racial relations and a culture of well-being in the community. The results of this study are presented as subsidy for the implementation of Law 10.639/2003, contents and references that strengthen the field of Brazilian Philosophy of Education, from the work with themes such as Society, Ethics, Aesthetics, Politics and Culture, from the African perspective -brasileira in the context of the history of the black movement, the peoples of saint and the city of Mossoró/RN. It also contributes to the expansion of the work with African and Afrodiasporic Philosophies and with the methodology of (Self) Biographical Research, mainly in the interface. Thus, we build foundations to think about legislation, policies, programs, projects, curricula, teaching, methodologies and Afro-referenced educational practices that respect and value Afro-Mossoroense culture.
|
|
7
|
-
MARIA CLEIDE SOARES CAVALCANTE
-
POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: CONTEXTOS INTERNACIONAIS, NACIONAIS E LOCAIS (1990-2020)
-
Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIVOENE PEREIRA CRUZ
-
FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
Marinaide Lima de Queiroz Freitas
-
SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
-
WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisa as políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, em contextos internacionais, nacionais e locais, compreendendo o período de 1990 a 2020, a partir da abordagem analítica do Ciclo de Políticas de Bowe e Ball (2006), para discutir como vêm sendo institucionalizadas políticas públicas para este público. O objetivo geral deste estudo é discutir como foram pensadas, definidas e efetivadas as políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos nos contextos internacional, nacional e local, e como objetivos específicos: i) compreender, a partir dos contextos de influência e contexto de textos das políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, movimentos de lutas tensionadas e; ii) construir reflexões político-epistemológicas acerca das políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, a fim de ampliar as possibilidades de efetivação em contextos de práticas. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos os movimentos teóricos-metodológicos do processo de análise e interpretação política em ciclos, considerando sua complexidade e instabilidade como resultante de influências internas e externas que atuam nas arenas de definição das políticas. Fizemos uma incursão histórica para compreender a natureza de tais políticas, um estudo de revisão da literatura e análise de documentos disponíveis no período da pesquisa. Evidenciamos com o estudo, que existem hiatos entre os períodos analisados acerca da política de alfabetização para jovens, adultos e idosos, campo que continua marginalizado e a mercê de políticas de governo, pois não há uma política de estado, efetivamente. Inferimos que algumas iniciativas foram adotadas mediante desafios impostos pelo capitalismo e recomendações de organismos internacionais, muito mais como política paternalista – compensatória e assistencialista, do que propriamente uma política consistente que produzisse emancipação social nas pessoas jovens, adultas e idosas.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes literacy policies for young people, adults and the elderly, in international, national and local contexts, covering the period from 1990 to 2020, based on the analytical approach of the Policy Cycle by Bowe and Ball (2006), to discuss how public policies have been institutionalized for this public. The general objective of this study is to discuss how literacy policies for young people, adults and the elderly were conceived, defined and implemented in the international, national and local contexts, and as specific objectives: i) to understand, from the contexts of influence and context of texts of literacy policies for young people, adults and the elderly, tensioned struggle movements and; ii) build political-epistemological reflections on literacy policies for young people, adults and the elderly, in order to expand the possibilities of effectiveness in contexts of practices. To achieve the proposed objectives, we used the theoretical-methodological movements of the political analysis and interpretation process in cycles, considering its complexity and instability as a result of internal and external influences that act in the arenas of policy definition. We made a historical incursion to understand the nature of such policies, a literature review study and analysis of documents available during the research period. With the study, we evidenced that there are gaps between the periods analyzed regarding the literacy policy for young people, adults and the elderly, a field that remains marginalized and at the mercy of government policies, since there is no state policy, effectively. We infer that some initiatives were adopted in the face of challenges imposed by capitalism and recommendations from international organizations, much more as a paternalistic – compensatory and welfare policy, than exactly a consistent policy that produced social emancipation in young, adult and elderly people.
|
|
8
|
-
MIRELLA GIOVANA FERNANDES DA SILVA
-
“APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS YOUTUBERS: MOTIVAÇÕES E TENSÕES”
-
Orientador : HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
-
HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
-
JEFFERSON FERNANDES ALVES
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa tem por objetivo responder à questão: “Quais as implicações dos conteúdos (re)produzidos em canais infantis do YouTube nas aprendizagens das crianças YouTubers?”, conhecendo as temáticas abordadas pelas crianças em vídeos produzidos por elas para seus canais de YouTube, identificando o protagonismo infantil nestes e entendendo como esse conteúdo produzido implica e reflete as aprendizagens das crianças. Os objetivos propostos foram alcançados através de um estudo de caso com duas crianças youtubers, um menino de 8 anos de idade, e uma menina de 10 anos, estudantes de escolas, pública e privada, que aceitaram participar e contribuir com a pesquisa. Dentre as etapas do estudo de caso, foram aplicadas observação direta, entrevistas-conversas em blocos temáticos com as crianças youtubers, seus professores e seus colegas de classe, além de análise documental, investigando os conteúdos publicados pelas crianças em seus canais de YouTube. O percurso metodológico adotado possibilitou compreender as práticas das crianças produtoras de conteúdo para a plataforma do YouTube, através da percepção dos próprios envolvidos nesse processo, respondendo à questão de pesquisa. Os resultados apontam para o YouTube como uma ferramenta lúdica e educativa, que pode possibilitar o desenvolvimento infantil em diversos aspectos como aperfeiçoamento da linguagem oral, social e tecnológica. Identificamos a criança de oito anos como protagonista de seu canal, em que planeja, grava e publica seus vídeos, sem intervenções adultas. A segunda criança, entretanto, demonstrou sofrer influências de sua mãe, para planejamento, produção, e publicação dos vídeos em seu canal, estando essa parceria expressa já no título do canal, composto pelo nome da criança, junto com o de sua mãe, da mesma forma na foto de perfil. Ainda percebemos, a partir dos resultados das entrevistas, que as inclinações para consumo e produção de vídeos não partem necessariamente da escola, uma vez que nos dois casos, não houve incidência de sugestões de conteúdo para assistir na plataforma, feitas pelos professores, no entanto, os conteúdos encontrados nos vídeos refletem as aprendizagens das crianças em socialização com os professores, colegas, familiares e com outros usuários da plataforma. Esta pesquisa evidencia as práticas de produção de conteúdo pelas crianças como importante para compreender suas aprendizagens. Almejamos que a pesquisa venha contribuir com os processos educacionais em ambiente escolar, nesse entendimento da relação entre a cultura digital, as possibilidades proporcionadas pelos aparelhos tecnológicos e conexões em rede, e o cotidiano das crianças na escola.
-
Mostrar Abstract
-
The research aims to answer the question: "What are the guidelines of the content (re)produced on children's YouTube channels in the learning of YouTuber children?", knowing the themes addressed by children in videos produced by them for their YouTube channels, identifying children's protagonism in these and understanding how this produced content implies and reflects how children learn. The proposed objectives were achieved through a case study with two youtuber children, an 8-year-old boy and a 10-year-old girl, students from public and private schools, who accept to participate and contribute to the research. Among the stages of the case study, direct observation, interviews-conversations in thematic blocks with the youtuber children, their teachers and their classmates were applied, as well as document analysis, investigating the content published by the children on their YouTube channels. The methodological course adopted made it possible to understand the practices of children producing content for the YouTube platform, through the perception of those involved in this process, answering the research question. The results point to YouTube as a playful and educational tool, which can enable child development in various aspects such as improving oral, social and technological language. We identified the eight-year-old child as the protagonist of her channel, where she plans, records and publishes her videos, without adult intervention. The second child, however, demonstrated that he was influenced by his mother, for the planning, production, and publication of the videos on his channel, with this partnership already expressed in the title of the channel, composed of the child's name, together with that of his mother, of same way in the profile picture. We still noticed, from the results of the interviews, that the inclinations for consumption and production of videos do not necessarily start from the school, since in both cases, there was no incidence of suggestions of content to watch on the platform, made by the teachers, however , the contents found in the videos reflect the learning of children in socialization with teachers, colleagues, family members and other users of the platform. This research highlights the practices of content production by children as important to understand their learning. We hope that the research will contribute to the educational processes in the school environment, in this understanding of the relationship between digital culture, the possibilities provided by technological devices and network connections, and the daily life of children at school.
|
|
9
|
-
MARCELA SILVA DE OLIVEIRA
-
“ABRINDO AS CORTINAS PARA A MAGIA ACONTECER: O Teatro do Oprimido na Matemática”
-
Orientador : HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANA MARIA FERREIRA
-
HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
-
MARCELO BEZERRA DE MORAIS
-
SAMUEL PENTEADO URBAN
-
Data: 28/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Caros “Spect-Atores”, este ato dissertativo apresenta uma proposta pedagógica com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, os conceitos de Paulo Freire, juntamente com o Programa da Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, para refletir e problematizar os conteúdos matemáticos. A proposta pedagógica se desdobra em duas escolas (pública e privada), nas turmas do 5o ano do Ensino Fundamental, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa tem uma abordagem etnográfica na área educacional, na qual utiliza os artifícios da observação in loco, interações com os pesquisados, entrevistas, análise de documentos, transcrições de diálogos, coleta de dados e utilização de instrumentos tecnológicos, estabelecendo contextualidade e representatividade com os indivíduos. São elaborados seis roteiros para aplicar nas aulas de matemática, em ambas as escolas, dispondo de temas, exercícios, jogos e modalidades diversificados para problematizar e dialogar sobre os conteúdos matemáticos na realidade, indagando sobre a desigualdade social, econômica e cultural. Tais temas foram direcionados para as situações do cotidiano dos estudantes, relacionando-os com os conteúdos matemáticos já estudados. A práxis acontece através dos exercícios, jogos e modalidades do Teatro do Oprimido, como por exemplo, descobrindo alterações, contar sua própria história e teatro-imagem, respectivamente, entre outros. Para isso, investigamos as unidades temáticas, os objetivos e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular impõe sobre a disciplina de matemática do 5o ano, evidenciando-os nos livros didáticos das escolas selecionadas, apontando e comparando com as falas e atitudes dos alunos e alunas frente a realidade da comunidade, da escola, da família e do mundo. Além disso, realizamos uma conexão entre o Teatro do Oprimido, os conceitos do livro Pedagogia do Oprimido e o programa da Etnomatemática, levando em consideração seus métodos, conceitos, jogos, exercícios e modalidades, sendo estes, dispositivos para acessar um estudo da realidade e trazer à tona diálogos que emergem o cotidiano dos alunos e alunas de rede básica da Educação. Durante os encontros, analisamos que os sujeitos da pesquisa têm a consciência da importância e da utilidade dos conteúdos matemáticos na sua realidade, pois expuseram que a matemática se encontra no cotidiano, que os conteúdos são necessários para o futuro e exemplificaram situações do seu dia a dia. Porém a educação bancária se faz presente no sistema escolar e na aprendizagem dos estudantes, pois, os alunos e alunas tiveram os comportamentos prescritos, induzidos a conectar os conteúdos matemáticos com os problemas e resoluções que os livros didáticos dispõem, de modo tranquilo, harmônico e pacificador, sem problematizar e criticar com os problemas e a realidade do mundo. O Teatro do Oprimido proporcionou a todos (as) participantes a consciência de muitas sensações e emoções, trabalhando as áreas físicas, cognitivas, emocionais, sociais, recreativas e fisiológicas, tudo sendo empregado através dos exercícios, jogos e técnicas teatrais. Portanto, os instrumentos utilizados na proposta pedagógica foram satisfatórios para o conhecimento e aprendizagem matemática. Visto que os alunos e alunas desenvolveram a consciência da realidade matemática no cotidiano, resultando em um processo libertador, problematizador e, principalmente, dialógico.
-
Mostrar Abstract
-
Dear “Spect-Actors”, this dissertative act presents a pedagogical proposal with Augusto Boal's Theater of the Oppressed, Paulo Freire's concepts, together with Ubiratan D'Ambrosio's Ethnomathematics Program, to reflect and problematize mathematical contents. The pedagogical proposal unfolds in two schools (public and private), in the 5th grade classes of Elementary School, in the city of Mossoró, Rio Grande do Norte, Brazil. The research has an ethnographic approach in the educational area, in which it uses the artifices of observation in loco, interactions with the researched, interviews, document analysis, transcripts of dialogues, data collection and use of technological instruments, establishing contextuality and representativeness with the individuals. Six scripts are prepared to apply in mathematics classes, in both schools, featuring themes, exercises, games and diversified modalities to problematize and dialogue about mathematical contents in reality, inquiring about social, economic and cultural inequality. Such themes were directed to the students' daily situations, relating them to the mathematical contents already studied. Praxis takes place through exercises, games and modalities of the Theater of the Oppressed, such as discovering alterations, telling your own story and image-theatre, respectively, among others. For this, we investigated the thematic units, objectives and skills that the National Common Curricular Base imposes on the subject of 5th grade mathematics, showing them in the textbooks of the selected schools, pointing out and comparing them with the speeches and attitudes of the male and female students. facing the reality of the community, the school, the family and the world. In addition, we made a connection between the Theater of the Oppressed, the concepts of the book Pedagogy of the Oppressed and the Ethnomathematics program, taking into account its methods, concepts, games, exercises and modalities, these being devices to access a study of reality and bring up dialogues that emerge from the daily lives of students in the basic education network. During the meetings, we analyzed that the research subjects are aware of the importance and usefulness of mathematical content in their reality, as they exposed that mathematics is in everyday life, that the content is necessary for the future and exemplified situations from their day to day. day. However, banking education is present in the school system and in student learning, since the students had the prescribed behaviors, induced to connect the mathematical contents with the problems and resolutions that the textbooks provide, in a calm, harmonious and peacemaker, without problematizing and criticizing the problems and reality of the world. The Theater of the Oppressed provided all participants with an awareness of many sensations and emotions, working the physical, cognitive, emotional, social, recreational and physiological areas, all being used through exercises, games and theatrical techniques. Therefore, the instruments used in the pedagogical proposal were satisfactory for mathematical knowledge and learning. Since the male and female students developed awareness of the mathematical reality in everyday life, resulting in a liberating, problematizing and, mainly, dialogical process.
|
|
10
|
-
TAYNÁ DA SILVA SALES
-
POLÍTICA DE COTAS DA UERN: condições de acesso e permanência dos estudantes cotistas no curso de Medicina do Campus Central
-
Orientador : MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
-
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
-
MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
-
Data: 28/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve como objetivo compreender as condições de acesso, permanência dos alunos cotistas do curso de Medicina da UERN Campus Central, considerando as condições sociais, econômicas, bem como condições de estudos e trajetórias escolares até o ingresso no referido curso. A pesquisa apresenta sua relevância social e acadêmica ao propor discussão sobre as políticas de cotas e as formas de ingresso que esta proporciona para os estudantes egressos de escolas públicas, pretos, partos, indígenas, pessoas com deficiência, levantando as discussões sobre a importância da política para o contexto local, partindo do curso de Medicina. A pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficos, trabalhando com conceitos como democratização, baseado nos estudos de Balsa (2001), Sobrinho (2010), Andrade (2016). Relacionando ainda o debate sobre as cotas para ingresso na universidade ao conceito de justiça social tomando como referência os estudos de Michel Sandel (2009), Jonh Rawls (1997, 2003), Nancy Fraser (2002, 2022). Além da realização de revisão de literatura, como forma de aprofundar os estudos sobre a temática proposta, como métodos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (MARCONI, LAKATOS, 2003), e como método de análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo em Bardin (1977, 2011) e Rodrigues (2019). Utilizamos ainda a aplicação de formulário online por meio da plataforma Google Drive aos estudantes do curso de Medicina, com questões que abordam condições de acesso, de estudos, e socioeconômicas, bem como as percepções destes sobre as políticas de cotas da UERN. Com a pesquisa, foi possível compreender a importância das cotas para os sujeitos pesquisados, bem como é possível perceber a relação dessa política com as teorias de justiça social, agindo as cotas como um meio percursor para alcançar esse ideal de justiça. Ainda que com ressalvas, os sujeitos pesquisados reconhecem a importância da política para a universidade, e o papel social que ela desempenha. Em síntese, ainda que caibam questionamentos a política de cotas desenvolvida pela UERN, ela contribui para a inclusão social, para o processo de democratização da educação superior, e tem em seus princípios, uma contribuição para a justiça social. Concluímos que a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estudos na área das políticas públicas para a educação superior no que se refere ao seu aperfeiçoamento.
-
Mostrar Abstract
-
The study deals with UERN's quota policy, with the objective of analyzing the perspectives of access and permanence of quota students in the Medicine course at the central campus. The research has academic and social relevance, as it seeks to understand the system of social quotas as a policy of social inclusion, which enables a more equitable process. We will carry out a bibliographic study and send a form to students by email on Google drive, with questions about access, social conditions, limitations and advantages of social quotas. We take as main references studies that deal with the democratization of higher education (BALSA, 2008; BALSA et al, 2001) and social justice (RAWS, 1997; 2003). The research will use content analysis, questioning the conditions of discourse production and the production of content analysis. We hope that the study will contribute to reflect on the quota policy, its monitoring and improvement.
|
|
11
|
-
Carlos Janerlandio da Silva Araujo
-
APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESVELAR DAS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RUSSAS/CE
-
Orientador : GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
-
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
-
RAFAELA CATHERINE DA SILVA CUNHA DE MEDEIROS
-
PATRÍCIA CRITINA ARAGÃO
-
Data: 28/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda o pensamento e a atuação docente da aprendizagem motora na Educação Infantil, no município de Russas/CE, sendo essa uma temática necessária de ser compreendida e praticada nesta etapa da educação básica. O objetivo da pesquisa em tela é analisar como professores da Educação Infantil de turmas da pré-escola de dois centros de Educação Infantil públicos do município Russas/CE concebem e atuam nas práticas de aprendizagem motora em crianças. Neste sentido, do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa qualitativa no referido município, tendo como campo empírico duas instituições de Educação Infantil localizadas na zona urbana. O material de análise foi constituído por observações participantes e entrevistas semiestruturadas de quatro professoras que atuam em turmas da pré-escola. As observações tiveram como guia um roteiro formulado com base em autores como: Magill (2000), Schimdt e Wrisberg (2001), Gallahue e Ozmun (2005), Schimdt e Lee (2014) e Tani e Correa (2016), autores que se debruçam no estudo dos elementos da aprendizagem motora. As entrevistas foram tratadas conforme a técnica e procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir do uso de unidades de análises e categorias, e tiveram como sustentação as concepções de Moraes e Galiazzi (2016) e Medeiros e Amorim (2017) sobre o assunto. Dentre os resultados obtidos, destacamos que as professoras compreendem o movimento como um recurso pedagógico valioso na estimulação de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento infantil, todavia, reconhecem que possuem limitações formativas e em suas práticas docentes que efetivamente contemplem esse efeito. No que diz respeito a concepção de aprendizagem motora, ela é entendida pelas docentes enquanto experiência e aprendizagem do movimento, compreensões essas que estão intimamente ligadas a preocupação e sustentação na aquisição de habilidades futuras, como: estimular a coordenação motora fina para aprender a escrever. As práticas, materialização das concepções, foram realizadas sempre na ação condição/causa no intento do desenvolvimento de outras habilidades, principalmente cognitivas. As ações em que se revelaram as práticas de aprendizagem motora foram abordadas, prioritariamente, de modo dirigido e sistemático, com uma estrutura mecânica estável. Em síntese, concepções e práticas de aprendizagem motora estavam intrínsecas nas ações docentes das professoras, presentes em seus discursos e atitudes docentes, permeando os planejamentos, as intervenções, conceitos e as escolhas para as práticas.
-
Mostrar Abstract
-
Em construção
|
|