Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERN

2023
Dissertações
1
  • PATRÍCIA DE SOUZA CIDRACK ALCÂNTARA
  • DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EAD: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.


  • Orientador : MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
  • MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
  • REGINA SANTOS YOUNG
  • TEREZINHA FERNANDES MARTINS DE SOUZA
  • Data: 10/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação de mestrado, intitulada “DISPOSITIVOS FORMATIVOS NA EaD: A  CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA APRENDIZAGEM DOS GRADUANDOS  DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO”, constitui-se de uma pesquisa-formação na  cibercultura. Objetiva compreender a contribuição da atuação do psicopedagogo no processo  de aprendizagem dos graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na  modalidade EaD da UERN, a partir do acionamento de dispositivos formacionais. Como  questões principais e secundárias de pesquisa, apresentamos: como o acionamento de  dispositivos favorecem a compreensão da atuação do psicopedagogo na organização e  disposição didática do curso de licenciatura em Educação do Campo? Quais  práticas/metodologias/desenhos didáticos são consideradas mais significativas no processo de  aprendizagem dos graduandos? Quais práticas/metodologias/desenhos didáticos, citados como  mais significativos, têm a atuação do psicopedagogo? Na busca de respondê-las, acionamos  dispositivos metodológicos como ambiências formativas, questionários acionados com roda  de conversa e vídeo disparador, que favoreceram a construção de narrativas que expressam  quais práticas em EaD são mais significativas na perspectiva do estudante; realizamos uma  leitura das orientações, na perspectiva da Educação Online (SANTOS, 2014), propostas na  atuação psicopedagógica nas construções dos desenhos didáticos feitos pelos docentes, e  verificamos a usabilidade dos projetos e planos de estudos disponibilizados para os  estudantes. Como inspiração teórico-epistemológica e metodológica do estudo, temos a  multirreferencialidade (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), a pesquisa-formação  (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) no cenário da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEVY,  RIBEIRO), mediante perspectivas que se baseiam em fazer ciência com um “rigor outro”  (MACEDO, GALEFFI, PIMENTEL). A pesquisa é desenvolvida no contexto do Curso de  Educação do Campo EaD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)  ofertado pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Como resultado da pesquisa,  observamos que o acionamento de ambiências formativas para a escuta dos estudantes  contribuiu para o processo autoformativo da autora-pesquisadora, o que nos permitiu desvelar  a contribuição do psicopedagogo para/na aprendizagem de graduandos na modalidade a  distância.  



  • Mostrar Abstract
  • This master's qualification project has as its theme the research-training in cyberculture. It aims to understand the contribution of the psychopedagogist's performance in the learning process of undergraduates of the Degree in Rural Education in the EaD modality of UERN. With the perspective of an “other rigor” in the research (Macedo, Galeffi, Pimentel), we will activate devices that favor the construction of narratives that express which practices in distance education are more significant from the student's perspective; we will carry out a reading of the guidelines, from the perspective of Online Education, proposed in the psychopedagogical performance in the construction of the didactic drawings made by the teachers and we will verify the usability of the projects and study plans made available to the students. As main and secondary research questions, we present: how the activation of devices favors the understanding of the psychopedagogue's performance in the organization and didactic disposition of the degree course in Rural Education? Which teaching practices/methodologies/designs are considered most significant in the undergraduate students' learning process? Which didactic practices/methodologies/designs, cited as the most significant, have the psychopedagogue's performance? As theoretical-epistemological and methodological inspiration for the study we have the multi-referentiality (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO), research-education (SANTOS, MACEDO, RIBEIRO) in the cyberculture scenario (SANTOS, SILVA, LEVY, RIBEIRO) through perspectives that are based on to do science with a “rigorous other” (MACEDO, GALEFFI). The research is developed in the context of the EaD Field Education Course at the State University of Rio Grande do Norte - UERN offered by the Distance Education Board - DEaD. As a result of the research, it is expected to contribute to the researcher's self-training process and to the unveiling of the psychopedagogue's contribution to/in the learning of undergraduates in the distance modality.


2
  • MÔNICA BARBOSA CANUTO
  • SENTIDOS DE “NOVO” NO ENSINO MÉDIO EM CASCAVEL/CE: ITINERÁRIOS FORMATIVOS, PROTAGONISMO JUVENIL E PROJETOS DE VIDA EM QUESTÃO

  • Orientador : MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
  • ZACARIAS MARINHO
  • GENIANA DOS SANTOS
  • HUGO HELENO CAMILO COSTA
  • Data: 15/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo políticas de/para o ensino médio e como  pergunta de partida: Como vem ocorrendo a produção política em torno do Novo Ensino Médio[1] no município de Cascavel, no estado do Ceará? O objetivo geral é investigar a produção de política em torno do considerado “novo” Ensino Médio no município de Cascavel/CE. Apontamos como objetivos específicos: compreender redes de articulação política em torno de políticas educacionais do ensino médio; investigar sentidos de formação docente e da produção curricular em prol do “novo” Ensino médio em escolas estaduais do município de Cascavel/CE; e analisar como os atores sociais das escolas investigadas ressignificam a BNCC ensino médio nos contextos locais. Consideramos discussões sobre as políticas educacionais do ensino médio, fundada em dispositivos legais a partir do arts. 205º, 210º da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) e a Lei de Reforma do ensino médio, Lei 13415/2017 (BRASIL, 2017). Adotamos a compreensão de currículo vinculada à discussão de cultura, apoiadas nos debates realizados em Lopes e Macedo (2011), Lopes (2015), Silva (2016), bem como Costa e Lopes (2018). Por meio de análise qualitativa, buscamos compreender possibilidades de ressignificação da BNCC ensino médio em contextos locais. Como perspectiva de análise das questões propostas, utilizamos a abordagem do Ciclo de Políticas, de Ball e Bowe (1992), pois esta possibilita uma leitura que permeia a circularidade da política, desde sua escrita inicial até sua produção na prática. Paralelamente, fazemos uso da Teoria da Atuação, de Ball, Maguire e Braun (2016) uma vez que essa teoria nos traz maior compreensão do contexto da prática, a partir da análise dos contextos: situados, profissionais, materiais e externos, desta forma, dando voz aos sujeitos envolvidos no processo de produção da política.  Organizamos a produção de dados mediante análise dos seguintes documentos: Lei do Novo Ensino Médio (13415/2017), BNCC ensino médio e Documento de Orientação Curricular Referencial do Ceará (2021). A pesquisa empírica cumpriu-se por meio de entrevista semiestruturada dos sujeitos da pesquisa, com um representante da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 09 (CREDE 09); gestores e docentes de duas escolas de ensino médio, localizadas no município de Cascavel/CE. Destacamos que a política de reforma do ensino médio se configura como parte de uma rede global de influência que se construiu/constrói a partir de uma produção discursiva de que a gestão pública educacional é deficitária. Outrossim, apresentam “soluções” que deixam efeitos na produção curricular e na formação docente.


  • Mostrar Abstract
  • This research has as object of study the high school and general objective to investigate the production of politics 
    around the considered “new” high school in the city of Cascavel/Ce. We point out as specific objectives: to understand networks of political articulation around high school educational policies; to investigate the meanings of teacher training and curricular production in favor of the “new” High School in state schools in the municipality of Cascavel/Ce; to analyze how the social actors of the investigated schools resignify the BNCC high school in local contexts. We consider discussions about high school educational policies, based on legal provisions from arts. 205, 210 of the Federal Constitution of 1988 (CF/1988) and the Secondary Education Reform Law, Law 13415/2017 (BRASIL, 2017). We adopted the understanding of curriculum linked to the discussion of culture, supported by the debates held in (LOPES; MACEDO, 2011), (LOPES, 2015), (SILVA, 2016) and (COSTA ;LOPES, 2018). Through qualitative analysis, we seek to understand possibilities of resignifying the BNCC high school in local contexts. We use the Policy Cycle approach, by Ball and Bowe (1992), as it allows a reading that permeates different moments of the policy, from its initial writing to its production in practice. 
    At the same time, we make use of the Theory of Performance, by Ball, Maguire and Braun (2016) since this theory 
    brings us greater understanding of the context of practice, from the analysis of contexts: situated, professional, 
    material and external, in this way, giving voice to the subjects involved in the policy production process.
    We will organize the production of data by analyzing the following documents: Lei do Novo Ensino Médio 
    (13415/2017), BNCC secondary education and Ceará Referential Curriculum Guidance Document (2021). 
    The empirical research will take place through a semi-structured interview of the research subjects, with a 
    representative of the Regional Coordination for the Development of Education 09 (CREDE 09), who in this research
     configures as a representative of the State Department of Education; the manager of the EEM Father Arimatéia
     Diniz; and the manager of EEMTI Custódio da Silva Lemos, located in Cascavel/CE. In a dialogue with Ball
     (2014) and Araújo and Lopes (2021), we highlight that the high school reform policy is configured as part of a
     global network of influence that was built/constructed from a discursive production that public educational 
    management is deficient. Furthermore, they present “solutions” that have an effect on curriculum production
     and teacher training.

3
  • MARTA PRISCILA COSTA SOARES DE OLIVEIRA
  • AÇÕES E TENSÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA: O PROBNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    NA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN

  • Orientador : MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA
  • GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
  • MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
  • RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA
  • Data: 16/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) em torno da BNCC Educação Infantil e suas implicações nos processos ocorridos no município de Mossoró/RN. Buscamos responder à seguinte questão: como vêm ocorrendo as ações pro BNCC voltadas para Educação Infantil no município de Mossoró/RN? Definimos como objetivo geral investigar como vêm ocorrendo as ações do ProBNCC voltadas para Educação Infantil (EI) no município de Mossoró/RN. Como objetivos específicos pretendemos: compreender articulações políticas entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Unidades de Educação Infantil (UEI) no município de Mossoró/RN em torno do ProBNCC; investigar sentidos de currículo e de docência a partir dos processos formativos mediados pela Secretaria Municipal de Educação nas Unidades de Educação Infantil; analisar as contribuições realizadas pelos professores, supervisores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal de Mossoró/RN através do ProBNCC. Utilizamos o Ciclo de Políticas e a Teoria da atuação do sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores como material analítico sobre as atuações que vêm ocorrendo através do ProBNCC visando uma construção curricular a partir de orientações homogêneas, construindo significados diversos. Como lócus da pesquisa pretendemos observar duas Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró/RN, que fazem parte do polo 2 da Rede municipal de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação/SME. Como percurso metodológico elegemos a pesquisa qualitativa pois buscamos compreender como os sujeitos constroem seus significados a partir dos processos vivenciados de acordo com os contextos que são introduzidos, utilizamos a pesquisa denominada estado da questão, análise documental e entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Apresentamos as etapas da pesquisa através da sua estrutura organizacional como elemento norteador da leitura.


  • Mostrar Abstract
  • The present work has as its object of study the Support Program for the Implementation of the 
    National Curricular Common Base (ProBNCC) around the BNCC Infantile Education and its 
    implications in the processes that took place in the municipality of Mossoró/RN. We seek to answer
     the following question: how are ProBNCC actions aimed at Early Childhood Education occurring in
     the city of Mossoró/RN? We defined as a general objective to investigate how ProBNCC actions 
    aimed at Early Childhood Education (EI) have been occurring in the municipality of Mossoró/RN. 
    As specific objectives we intend to: understand political articulations between the Municipal
     Department of Education (SME) and Early Childhood Education Units (UEI) in the municipality of 
    Mossoró/RN around the ProBNCC; to investigate meanings of curriculum and teaching from the 
    training processes mediated by the Municipal Department of Education in Early Childhood 
    Education Units and the influences of these meanings in the movements around the BNCC; 
    to analyze the contributions made by teachers, pedagogical supervisors and managers of Early 
    Childhood Education in the Municipal Network of Mossoró/RN through ProBNCC.
    We used the Policy Cycle and the Theory of Action by the English sociologist Stephen Ball and
     collaborators as analytical material on the actions that have been taking place through ProBNCC, 
    aiming at a curricular construction based on homogeneous guidelines, building different meanings.
     As the locus of the research, we intend to observe two Early Childhood Education Units in the city
     of Mossoró/RN, which are part of pole 2 of the Municipal Education Network and the Municipal 
    Department of Education/SME. As a methodological approach, we chose qualitative research 
    because we seek to understand how subjects construct their meanings from the processes they 
    experience according to the contexts that are introduced, we use the research called state of the 
    art, document analysis and semi-structured interviews to obtain data. We present the stages of 
    the research through its organizational structure as a guiding element for reading.


4
  • ANAYLLA DA SILVA LEMOS
  • SENTIDOS CONSTRUÍDOS EM TORNO DA BNCC EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

  • Orientador : MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
  • ZACARIAS MARINHO
  • ELOISA MAIA VIDAL
  • ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS
  • Data: 23/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Movimento do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). Apontamos como objetivo geral investigar como tem sido/vem sendo significada a política ProBNCC em escolas estaduais de ensino fundamental no município de Mossoró/RN. Destacamos sentidos atribuídos à política do PROBNCC em escolas estaduais do ensino fundamental situadas no município de Mossoró (RN). O percurso teórico metodológico da pesquisa se baseia na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) e na teoria da atuação de Ball e colaboradores (2016). Dialogamos com Mainardes (2006), que nos remete que as políticas educacionais podem ser ressignificadas no contexto de prática e mediante aos discursos já realizados nos outros contextos; também, com Lopes; Macedo (2011), Silva (2017), que criticam a visão de um currículo prescritivo de conteúdos e defendem um currículo que está imerso nas ressignificações dos sujeitos e contextos que estão inseridos. Trata de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza dos métodos de análise documental (BNCC, documento referencial do currículo do Estado RN), além de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos participantes da pesquisa são o representante da 12° DIREC de Mossoró; além dos professores que estão atuando em escolas estaduais na educação básica, em especial, do ensino fundamental.


  • Mostrar Abstract
  • This research has as its object of study the Movement of the Support Program for the Implementation of the National Common Curricular Base (PROBNCC). We aim as a general objective to investigate how ProBNCC has been/has been significantly in elementary secondary schools in the city of ossoró/RN. We highlight municipalities attributed to the PROBNCC policy in state elementary schools located in Mossoró (RN). The theoretical-methodological course of the research is based on the work cycle approach of Stephen Ball and Richard Bowe (1992) and on the performance theory of Ball and collaborators (2016). We dialogue with Mainardes (2006), who remind us that educational policies can be re-signified in the context of practice and through the discourses already carried out in other contexts; also, with Lopes; Macedo (2011), Silva (2017), who criticizes the vision of a prescriptive curriculum of content and defends a curriculum that is immersed in the resignifications of the themes and contexts that are inserted. It is a qualitative research, which uses the methods of document analysis (BNCC, reference document of the curriculum of the State of RN), in addition to semi-structured interviews. The research subjects are the representative of the 12th DIREC of Mossoró; In addition to teaching teachers who are in state schools, especially elementary schools.

5
  • KASSIO WAGNER DA SILVA MEDEIROS
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE MUNICIPAL DE PENDÊNCIAS/RN.

  • Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIVOENE PEREIRA CRUZ
  • FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • ROSA APARECIDA PINHEIRO
  • SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
  • WELLINGTON VIEIRA MENDES
  • Data: 24/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho acerca de formação continuada de professores, tem por objetivo compreender como vem ocorrendo processos de formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Pendências/RN, identificando conflitos existentes entre o que é proposto pedagogicamente e a realidade vivenciada nos cotidianos escolares, bem como refletir a partir das repercussões geradas pela presença/ausência de formação continuada na referida rede municipal de ensino. Assumimos como abordagem metodológica, a pesquisa de cunho qualitativo amparados em Chizzott (2014) e como procedimento as rodas de conversa, tomando por referência os estudos de Carvalho, Silva, Delboni (2019); Sussekind (2019); Garcia, Rodrigues, Emilião (2019); Alves, González-Monteagudo (2019), que entre outras questões, colaboraram com a construção de reflexões acerca da questão problematizadora da pesquisa: quais processos formativos os professores de Língua Portuguesa, anos finais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Pendências dispõem para realizar o seu trabalho docente? A problematização assumiu como fundamento teórico os estudos cotidianos com Alves (2008, 2019) e Oliveira (2008, 2015), que epistemologicamente se amparam em Certeau (2014) para traduzir acontecimentos táticos, não autorizados pela racionalidade dominante. As reflexões construídas nos levaram a crer que a formação continuada, do ponto de vista da política de texto, é ausente e compromete o trabalho dos professores; e enquanto processo cotidiano, é possível reconhecer outros movimentos de ruptura que se caracterizam enquanto ação formativa emergente.


  • Mostrar Abstract
  • This work about the continuing education of teachers, aims to understand how processes of continuing education of Portuguese Language teachers in the Municipal Network of Pendências/RN have been taking place, identifying existing conflicts between what is pedagogically proposed and the reality experienced in school daily life, as well as reflecting on the repercussions generated by the presence/absence of continuing education in the aforementioned municipal education network. We assume as a methodological approach, the qualitative research supported by Chizzott (2014) and as a procedure the conversation circles, taking as reference the studies of Carvalho, Silva, Delboni (2019); Sussekind (2019); Garcia, Rodrigues, Emilio (2019); Alves, González-Monteagudo (2019), who, among other issues, collaborated with the construction of reflections on the problematizing question of the research: what training processes do Portuguese Language teachers, in the final years of Elementary School, of the Municipal Teaching Network of Pendências have to carry out your teaching work? The problematization assumed as a theoretical foundation the daily studies with Alves (2008, 2019) and Oliveira (2008, 2015), who epistemologically rely on Certeau (2014) to translate tactical events, not authorized by the dominant rationality. The constructed reflections led us to believe that continuing education, from the point of view of text policy, is absent and compromises the work of teachers; and as a daily process, it is possible to recognize other rupture movements that are characterized as an emerging formative action.
6
  • LUCAS SÚLLIVAM MARQUES LEITE
  • LOUVAÇÃO AO BAOBÁ NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN: MEMÓRIAS, IDENTIDADES NEGRAS E SABERES ANCESTRAIS

  • Orientador : ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS
  • ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
  • GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
  • NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
  • PATRÍCIA CRITINA ARAGÃO
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  •  

    A pesquisa intitulada “Louvação ao Baobá na cidade de Mossoró/RN: Memórias, Identidades Negras e Saberes Ancestrais”, volta sua reflexão ao fenômeno Louvação ao Baobá, uma tradicional manifestação cultural e religiosa que resiste ao tempo e a preconceitos étnico-raciais, tendo como lócus a cidade de Mossoró/RN. Objetiva compreender as memórias, identidades negras e saberes ancestrais dos/as idealizadores/as da Louvação ao Baobá na cidade de Mossoró/RN. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa em Educação. As narrativas (auto) biográficas possibilita aos sujeitos da pesquisa o reconhecimento histórico e social dos seus modos de vida, como um recorte do Patrimônio Cultural Brasileiro de natureza imaterial, sobretudo do Rio Grande do Norte, dando visibilidade aos impactos do reconhecimento e da afirmação da identidade, ancestralidade e religiosidade negra em contextos locais. Esta pesquisa, assume a abordagem autobiográfica, afrorreferenciada e intercultural que se caracteriza como um convite para pensar filosofias afro-brasileiras em contextos locais, processos formativos que fundamentam a arte da vida e suas implicações com as várias atitudes na direção da edificação de outros modelos sociais, pautados na construção de uma educação das relações étnico-raciais e cultura do bem-viver em comunidade. Os resultados deste estudo, se apresentam como subsídio para implementação da Lei 10.639/2003, conteúdos e referências que fortalecem o campo da Filosofia da Educação Brasileira, desde o trabalho com temas como Sociedade, Ética, Estética, Política e Cultura, desde a perspectiva afro-brasileira no contexto da história do movimento negro, dos povos de santo e da cidade de Mossoró/RN. Também contribui para a ampliação do trabalho com as Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas e com a metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica, principalmente na interface. Assim, construímos fundamentos para pensar legislações, políticas, programas, projetos, currículos, ensino, metodologias e práticas educativas afrorreferenciadas quem respeitem e valorizem a cultura afro-mossoroense.

     


  • Mostrar Abstract
  • The research entitled “Louvação ao Baobá in the city of Mossoró/RN: Memories, Black Identities and Ancestral Knowledge”, turns its reflection to the Praise to the Baobá phenomenon, a traditional cultural and religious manifestation that resists time and ethnic-racial prejudices, having as locus the city of Mossoró/RN. It aims to understand the memories, black identities and ancestral knowledge of the creators of Louvação ao Baobá in the city of Mossoró/RN. We adopted qualitative research in Education as a methodology. The (self) biographical narratives allow the research subjects to recognize the historical and social ways of life, as a part of the Brazilian Cultural Heritage of an intangible nature, especially in Rio Grande do Norte, giving visibility to the impacts of the recognition and affirmation of identity, ancestry and black religiosity in local contexts. This research takes an autobiographical, Afro-referenced and intercultural approach that is characterized as an invitation to think about Afro-Brazilian philosophies in local contexts, formative processes that underlie the art of life and its implications with the various attitudes towards the construction of other social models, guided by the construction of an education in ethnic-racial relations and a culture of well-being in the community. The results of this study are presented as subsidy for the implementation of Law 10.639/2003, contents and references that strengthen the field of Brazilian Philosophy of Education, from the work with themes such as Society, Ethics, Aesthetics, Politics and Culture, from the African perspective -brasileira in the context of the history of the black movement, the peoples of saint and the city of Mossoró/RN. It also contributes to the expansion of the work with African and Afrodiasporic Philosophies and with the methodology of (Self) Biographical Research, mainly in the interface. Thus, we build foundations to think about legislation, policies, programs, projects, curricula, teaching, methodologies and Afro-referenced educational practices that respect and value Afro-Mossoroense culture.

7
  • MARIA CLEIDE SOARES CAVALCANTE
  • POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: CONTEXTOS INTERNACIONAIS, NACIONAIS E LOCAIS (1990-2020)

  • Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIVOENE PEREIRA CRUZ
  • FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas
  • SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
  • WELLINGTON VIEIRA MENDES
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa analisa as políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, em contextos internacionais, nacionais e locais, compreendendo o período de 1990 a 2020, a partir da abordagem analítica do Ciclo de Políticas de Bowe e Ball (2006), para discutir como vêm sendo institucionalizadas políticas públicas para este público. O objetivo geral deste estudo é discutir como foram pensadas, definidas e efetivadas as políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos nos contextos internacional, nacional e local, e como  objetivos específicos: i) compreender, a partir dos contextos de influência e contexto de textos das políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, movimentos de lutas tensionadas e; ii) construir reflexões político-epistemológicas acerca das políticas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, a fim de ampliar as possibilidades de efetivação em contextos de práticas. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos os movimentos teóricos-metodológicos do processo de análise e interpretação política em ciclos, considerando sua complexidade e instabilidade como resultante de influências internas e externas que atuam nas arenas de definição das políticas. Fizemos uma incursão histórica para compreender a natureza de tais políticas, um estudo de revisão da literatura e análise de documentos disponíveis no período da pesquisa. Evidenciamos com o estudo, que existem hiatos entre os períodos analisados acerca da política de alfabetização para jovens, adultos e idosos, campo que continua marginalizado e a mercê de políticas de governo, pois não há uma política de estado, efetivamente. Inferimos que algumas iniciativas foram adotadas mediante desafios impostos pelo capitalismo e recomendações de organismos internacionais, muito mais como política paternalista – compensatória e assistencialista, do que propriamente uma política consistente que produzisse emancipação social nas pessoas jovens, adultas e idosas.

     


  • Mostrar Abstract
  • This research analyzes literacy policies for young people, adults and the elderly, in international, national and local contexts, covering the period from 1990 to 2020, based on the analytical approach of the Policy Cycle by Bowe and Ball (2006), to discuss how public policies have been institutionalized for this public. The general objective of this study is to discuss how literacy policies for young people, adults and the elderly were conceived, defined and implemented in the international, national and local contexts, and as specific objectives: i) to understand, from the contexts of influence and context of texts of literacy policies for young people, adults and the elderly, tensioned struggle movements and; ii) build political-epistemological reflections on literacy policies for young people, adults and the elderly, in order to expand the possibilities of effectiveness in contexts of practices. To achieve the proposed objectives, we used the theoretical-methodological movements of the political analysis and interpretation process in cycles, considering its complexity and instability as a result of internal and external influences that act in the arenas of policy definition. We made a historical incursion to understand the nature of such policies, a literature review study and analysis of documents available during the research period. With the study, we evidenced that there are gaps between the periods analyzed regarding the literacy policy for young people, adults and the elderly, a field that remains marginalized and at the mercy of government policies, since there is no state policy, effectively. We infer that some initiatives were adopted in the face of challenges imposed by capitalism and recommendations from international organizations, much more as a paternalistic – compensatory and welfare policy, than exactly a consistent policy that produced social emancipation in young, adult and elderly people.
8
  • MIRELLA GIOVANA FERNANDES DA SILVA
  • APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS YOUTUBERS: MOTIVAÇÕES E TENSÕES

  • Orientador : HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
  • HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
  • JEFFERSON FERNANDES ALVES
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa tem por objetivo responder à questão: “Quais as implicações dos conteúdos (re)produzidos em canais infantis do YouTube nas aprendizagens das crianças YouTubers?”, conhecendo as temáticas abordadas pelas crianças em vídeos produzidos por elas para seus canais de YouTube, identificando o protagonismo infantil nestes e entendendo como esse conteúdo produzido implica e reflete as aprendizagens das crianças. Os objetivos propostos foram alcançados através de um estudo de caso com duas crianças youtubers, um menino de 8 anos de idade, e uma menina de 10 anos, estudantes de escolas, pública e privada, que aceitaram participar e contribuir com a pesquisa. Dentre as etapas do estudo de caso, foram aplicadas observação direta, entrevistas-conversas em blocos temáticos com as crianças youtubers, seus professores e seus colegas de classe, além de análise documental, investigando os conteúdos publicados pelas crianças em seus canais de YouTube. O percurso metodológico adotado possibilitou compreender as práticas das crianças produtoras de conteúdo para a plataforma do YouTube, através da percepção dos próprios envolvidos nesse processo, respondendo à questão de pesquisa. Os resultados apontam para o YouTube como uma ferramenta lúdica e educativa, que pode possibilitar o desenvolvimento infantil em diversos aspectos como aperfeiçoamento da linguagem oral, social e tecnológica. Identificamos a criança de oito anos como protagonista de seu canal, em que planeja, grava e publica seus vídeos, sem intervenções adultas. A segunda criança, entretanto, demonstrou sofrer influências de sua mãe, para planejamento, produção, e publicação dos vídeos em seu canal, estando essa parceria expressa já no título do canal, composto pelo nome da criança, junto com o de sua mãe, da mesma forma na foto de perfil. Ainda percebemos, a partir dos resultados das entrevistas, que as inclinações para consumo e produção de vídeos não partem necessariamente da escola, uma vez que nos dois casos, não houve incidência de sugestões de conteúdo para assistir na plataforma, feitas pelos professores, no entanto, os conteúdos encontrados nos vídeos refletem as aprendizagens das crianças em socialização com os professores, colegas, familiares e com outros usuários da plataforma. Esta pesquisa evidencia as práticas de produção de conteúdo pelas crianças como importante para compreender suas aprendizagens. Almejamos que a pesquisa venha contribuir com os processos educacionais em ambiente escolar, nesse entendimento da relação entre a cultura digital, as possibilidades proporcionadas pelos aparelhos tecnológicos e conexões em rede, e o cotidiano das crianças na escola.


  • Mostrar Abstract
  • The research aims to answer the question: "What are the guidelines of the content (re)produced on children's YouTube channels in the learning of YouTuber children?", knowing the themes addressed by children in videos produced by them for their YouTube channels, identifying children's protagonism in these and understanding how this produced content implies and reflects how children learn. The proposed objectives were achieved through a case study with two youtuber children, an 8-year-old boy and a 10-year-old girl, students from public and private schools, who accept to participate and contribute to the research. Among the stages of the case study, direct observation, interviews-conversations in thematic blocks with the youtuber children, their teachers and their classmates were applied, as well as document analysis, investigating the content published by the children on their YouTube channels. The methodological course adopted made it possible to understand the practices of children producing content for the YouTube platform, through the perception of those involved in this process, answering the research question. The results point to YouTube as a playful and educational tool, which can enable child development in various aspects such as improving oral, social and technological language. We identified the eight-year-old child as the protagonist of her channel, where she plans, records and publishes her videos, without adult intervention. The second child, however, demonstrated that he was influenced by his mother, for the planning, production, and publication of the videos on his channel, with this partnership already expressed in the title of the channel, composed of the child's name, together with that of his mother, of same way in the profile picture. We still noticed, from the results of the interviews, that the inclinations for consumption and production of videos do not necessarily start from the school, since in both cases, there was no incidence of suggestions of content to watch on the platform, made by the teachers, however , the contents found in the videos reflect the learning of children in socialization with teachers, colleagues, family members and other users of the platform. This research highlights the practices of content production by children as important to understand their learning. We hope that the research will contribute to the educational processes in the school environment, in this understanding of the relationship between digital culture, the possibilities provided by technological devices and network connections, and the daily life of children at school.

9
  • MARCELA SILVA DE OLIVEIRA
  • “ABRINDO AS CORTINAS PARA A MAGIA ACONTECER: O Teatro do Oprimido na Matemática”

  • Orientador : HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIANA MARIA FERREIRA
  • HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
  • MARCELO BEZERRA DE MORAIS
  • SAMUEL PENTEADO URBAN
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Caros “Spect-Atores”, este ato dissertativo apresenta uma proposta pedagógica com o
    Teatro do Oprimido de Augusto Boal, os conceitos de Paulo Freire, juntamente com o
    Programa da Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, para refletir e problematizar os
    conteúdos matemáticos. A proposta pedagógica se desdobra em duas escolas (pública e
    privada), nas turmas do 5o ano do Ensino Fundamental, na cidade de Mossoró, Rio
    Grande do Norte, Brasil. A pesquisa tem uma abordagem etnográfica na área
    educacional, na qual utiliza os artifícios da observação in loco, interações com os
    pesquisados, entrevistas, análise de documentos, transcrições de diálogos, coleta de
    dados e utilização de instrumentos tecnológicos, estabelecendo contextualidade e
    representatividade com os indivíduos. São elaborados seis roteiros para aplicar nas aulas
    de matemática, em ambas as escolas, dispondo de temas, exercícios, jogos e
    modalidades diversificados para problematizar e dialogar sobre os conteúdos
    matemáticos na realidade, indagando sobre a desigualdade social, econômica e cultural.
    Tais temas foram direcionados para as situações do cotidiano dos estudantes,
    relacionando-os com os conteúdos matemáticos já estudados. A práxis acontece através
    dos exercícios, jogos e modalidades do Teatro do Oprimido, como por exemplo,
    descobrindo alterações, contar sua própria história e teatro-imagem, respectivamente,
    entre outros. Para isso, investigamos as unidades temáticas, os objetivos e habilidades
    que a Base Nacional Comum Curricular impõe sobre a disciplina de matemática do 5o
    ano, evidenciando-os nos livros didáticos das escolas selecionadas, apontando e
    comparando com as falas e atitudes dos alunos e alunas frente a realidade da
    comunidade, da escola, da família e do mundo. Além disso, realizamos uma conexão
    entre o Teatro do Oprimido, os conceitos do livro Pedagogia do Oprimido e o programa
    da Etnomatemática, levando em consideração seus métodos, conceitos, jogos, exercícios
    e modalidades, sendo estes, dispositivos para acessar um estudo da realidade e trazer à
    tona diálogos que emergem o cotidiano dos alunos e alunas de rede básica da Educação.
    Durante os encontros, analisamos que os sujeitos da pesquisa têm a consciência da
    importância e da utilidade dos conteúdos matemáticos na sua realidade, pois expuseram
    que a matemática se encontra no cotidiano, que os conteúdos são necessários para o
    futuro e exemplificaram situações do seu dia a dia. Porém a educação bancária se faz
    presente no sistema escolar e na aprendizagem dos estudantes, pois, os alunos e alunas
    tiveram os comportamentos prescritos, induzidos a conectar os conteúdos matemáticos
    com os problemas e resoluções que os livros didáticos dispõem, de modo tranquilo,
    harmônico e pacificador, sem problematizar e criticar com os problemas e a realidade
    do mundo. O Teatro do Oprimido proporcionou a todos (as) participantes a consciência
    de muitas sensações e emoções, trabalhando as áreas físicas, cognitivas, emocionais,
    sociais, recreativas e fisiológicas, tudo sendo empregado através dos exercícios, jogos e
    técnicas teatrais. Portanto, os instrumentos utilizados na proposta pedagógica foram
    satisfatórios para o conhecimento e aprendizagem matemática. Visto que os alunos e
    alunas desenvolveram a consciência da realidade matemática no cotidiano, resultando
    em um processo libertador, problematizador e, principalmente, dialógico.


  • Mostrar Abstract
  • Dear “Spect-Actors”, this dissertative act presents a pedagogical proposal with Augusto
    Boal's Theater of the Oppressed, Paulo Freire's concepts, together with Ubiratan
    D'Ambrosio's Ethnomathematics Program, to reflect and problematize mathematical
    contents. The pedagogical proposal unfolds in two schools (public and private), in the
    5th grade classes of Elementary School, in the city of Mossoró, Rio Grande do Norte,
    Brazil. The research has an ethnographic approach in the educational area, in which it
    uses the artifices of observation in loco, interactions with the researched, interviews,
    document analysis, transcripts of dialogues, data collection and use of technological
    instruments, establishing contextuality and representativeness with the individuals. Six
    scripts are prepared to apply in mathematics classes, in both schools, featuring themes,
    exercises, games and diversified modalities to problematize and dialogue about
    mathematical contents in reality, inquiring about social, economic and cultural
    inequality. Such themes were directed to the students' daily situations, relating them to
    the mathematical contents already studied. Praxis takes place through exercises, games
    and modalities of the Theater of the Oppressed, such as discovering alterations, telling
    your own story and image-theatre, respectively, among others. For this, we investigated
    the thematic units, objectives and skills that the National Common Curricular Base
    imposes on the subject of 5th grade mathematics, showing them in the textbooks of the
    selected schools, pointing out and comparing them with the speeches and attitudes of
    the male and female students. facing the reality of the community, the school, the family
    and the world. In addition, we made a connection between the Theater of the Oppressed,
    the concepts of the book Pedagogy of the Oppressed and the Ethnomathematics
    program, taking into account its methods, concepts, games, exercises and modalities,
    these being devices to access a study of reality and bring up dialogues that emerge from
    the daily lives of students in the basic education network. During the meetings, we
    analyzed that the research subjects are aware of the importance and usefulness of
    mathematical content in their reality, as they exposed that mathematics is in everyday
    life, that the content is necessary for the future and exemplified situations from their day
    to day. day. However, banking education is present in the school system and in student
    learning, since the students had the prescribed behaviors, induced to connect the
    mathematical contents with the problems and resolutions that the textbooks provide, in a
    calm, harmonious and peacemaker, without problematizing and criticizing the problems
    and reality of the world. The Theater of the Oppressed provided all participants with an
    awareness of many sensations and emotions, working the physical, cognitive,
    emotional, social, recreational and physiological areas, all being used through exercises,
    games and theatrical techniques. Therefore, the instruments used in the pedagogical
    proposal were satisfactory for mathematical knowledge and learning. Since the male
    and female students developed awareness of the mathematical reality in everyday life,
    resulting in a liberating, problematizing and, mainly, dialogical process.

10
  • TAYNÁ DA SILVA SALES
  • POLÍTICA DE COTAS DA UERN: condições de acesso e permanência dos estudantes cotistas no curso de Medicina do Campus Central


  • Orientador : MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
  • MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa teve como objetivo compreender as condições de acesso, permanência dos alunos cotistas do curso de Medicina da UERN Campus Central, considerando as condições sociais, econômicas, bem como condições de estudos e trajetórias escolares até o ingresso no referido curso. A pesquisa apresenta sua relevância social e acadêmica ao propor discussão sobre as políticas de cotas e as formas de ingresso que esta proporciona para os estudantes egressos de escolas públicas, pretos, partos, indígenas, pessoas com deficiência, levantando as discussões sobre a importância da política para o contexto local, partindo do curso de Medicina. A pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficos, trabalhando com conceitos como democratização, baseado nos estudos de Balsa (2001), Sobrinho (2010), Andrade (2016). Relacionando ainda o debate sobre as cotas para ingresso na universidade ao conceito de justiça social tomando como referência os estudos de Michel Sandel (2009), Jonh Rawls (1997, 2003), Nancy Fraser (2002, 2022). Além da realização de revisão de literatura, como forma de aprofundar os estudos sobre a temática proposta, como métodos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (MARCONI, LAKATOS, 2003), e como método de análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo em Bardin (1977, 2011) e Rodrigues (2019). Utilizamos ainda a aplicação de formulário online por meio da plataforma Google Drive aos estudantes do curso de Medicina, com questões que abordam condições de acesso, de estudos, e socioeconômicas, bem como as percepções destes sobre as políticas de cotas da UERN. Com a pesquisa, foi possível compreender a importância das cotas para os sujeitos pesquisados, bem como é possível perceber a relação dessa política com as teorias de justiça social, agindo as cotas como um meio percursor para alcançar esse ideal de justiça. Ainda que com ressalvas, os sujeitos pesquisados reconhecem a importância da política para a universidade, e o papel social que ela desempenha. Em síntese, ainda que caibam questionamentos a política de cotas desenvolvida pela UERN, ela contribui para a inclusão social, para o processo de democratização da educação superior, e tem em seus princípios, uma contribuição para a justiça social. Concluímos que a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estudos na área das políticas públicas para a educação superior no que se refere ao seu aperfeiçoamento.

     


  • Mostrar Abstract
  • The study deals with UERN's quota policy, with the objective of analyzing the perspectives of access and permanence of quota students in the Medicine course at the central campus. The research has academic and social relevance, as it seeks to understand the system of social quotas as a policy of social inclusion, which enables a more equitable process. We will carry out a bibliographic study and send a form to students by email on Google drive, with questions about access, social conditions, limitations and advantages of social quotas. We take as main references studies that deal with the democratization of higher education (BALSA, 2008; BALSA et al, 2001) and social justice (RAWS, 1997; 2003). The research will use content analysis, questioning the conditions of discourse production and the production of content analysis. We hope that the study will contribute to reflect on the quota policy, its monitoring and improvement.

                                       

11
  • Carlos Janerlandio da Silva Araujo
  • APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESVELAR DAS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RUSSAS/CE

  • Orientador : GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
  • GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
  • RAFAELA CATHERINE DA SILVA CUNHA DE MEDEIROS
  • PATRÍCIA CRITINA ARAGÃO
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho aborda o pensamento e a atuação docente da aprendizagem motora na Educação Infantil, no município de Russas/CE, sendo essa uma temática necessária de ser compreendida e praticada nesta etapa da educação básica. O objetivo da pesquisa em tela é analisar como professores da Educação Infantil de turmas da pré-escola de dois centros de Educação Infantil públicos do município Russas/CE concebem e atuam nas práticas de aprendizagem motora em crianças. Neste sentido, do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa qualitativa no referido município, tendo como campo empírico duas instituições de Educação Infantil localizadas na zona urbana. O material de análise foi constituído por observações participantes e entrevistas semiestruturadas de quatro professoras que atuam em turmas da pré-escola. As observações tiveram como guia um roteiro formulado com base em autores como: Magill (2000), Schimdt e Wrisberg (2001), Gallahue e Ozmun (2005), Schimdt e Lee (2014) e Tani e Correa (2016), autores que se debruçam no estudo dos elementos da aprendizagem motora. As entrevistas foram tratadas conforme a técnica e procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir do uso de unidades de análises e categorias, e tiveram como sustentação as concepções de Moraes e Galiazzi (2016) e Medeiros e Amorim (2017) sobre o assunto. Dentre os resultados obtidos, destacamos que as professoras compreendem o movimento como um recurso pedagógico valioso na estimulação de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento infantil, todavia, reconhecem que possuem limitações formativas e em suas práticas docentes que efetivamente contemplem esse efeito. No que diz respeito a concepção de aprendizagem motora, ela é entendida pelas docentes enquanto experiência e aprendizagem do movimento, compreensões essas que estão intimamente ligadas a preocupação e sustentação na aquisição de habilidades futuras, como: estimular a coordenação motora fina para aprender a escrever. As práticas, materialização das concepções, foram realizadas sempre na ação condição/causa no intento do desenvolvimento de outras habilidades, principalmente cognitivas. As ações em que se revelaram as práticas de aprendizagem motora foram abordadas, prioritariamente, de modo dirigido e sistemático, com uma estrutura mecânica estável. Em síntese, concepções e práticas de aprendizagem motora estavam intrínsecas nas ações docentes das professoras, presentes em seus discursos e atitudes docentes, permeando os planejamentos, as intervenções, conceitos e as escolhas para as práticas.

     


  • Mostrar Abstract
  • Em construção

2022
Dissertações
1
2
  • KARLA EMANUELLE GOMES PESSOA
  • POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E A VISÃO MONOCULAR: SEUS REFLEXOS NO FAZER EDUCATIVO

  • Orientador : ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
  • GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
  • NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
  • LIA MATOS BRITO DE ALBUQUERQUE
  • PATRÍCIA CRITINA ARAGÃO
  • Data: 29/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa intitulada ‘Políticas de inclusão no ensino superior e a visão monocular: seus reflexos no fazer educativo’ está inserida na educação inclusiva. Destaca as políticas de inclusão no ensino superior DAIN/UERN e seus reflexos para efetivação de direitos aos alunos com deficiência. Tem como objetivo de compreender como as políticas de inclusão no ensino superior voltadas aos alunos com visão monocular refletem no fazer educativo. Utilizamos o método (auto) biográfico no intuito de remeter a Josso, que traz a uma formação humana, onde o sujeito apresenta narrativas que fazem sentido para ele. Abordamos conceitos como memória (HALBWACHS, 1990); experiência (BONDÍA, 2020); (auto) biografia (JOSSO, 2002); inclusão (MANTOAN, 2015); educação (Freire, 2020) (Brandão, 2013). Esta dissertação ressalta que as memórias e as experiências vivenciadas pelo aluno com visão monocular e sua relação com as políticas de inclusão no ensino superior serão relevantes para a sua história de vida como para que a sociedade reconheça a efetivação de direitos das pessoas com deficiência. Apontamos para reflexão na complexidade da educação, da formação humana. Compreendemos que leva a uma quebra de paradigmas e que a educação sai do saber sistematizado e consegue ir ao encontro da diferença, da multiplicidade do ser.

     


  • Mostrar Abstract
  • The research entitled’ Inclusion policies in higher education and the vision monocular: its reflections in the educational practice' is inserted in inclusive education. Highlights inclusion policies in DAIN/UERN higher education and their impact on the implementation of rights for students with disabilities. It aims to understand how reflect on educational work. We use the biographical (auto) method in order to send josso, which brings to a human formation, where the subject presents narratives that make sense to him. We approach concepts such as memory (HALBWACHS, 1990); experience (BONDÍA, 2020); (auto) biography (JOSSO, 2002); inclusion (MANTOAN, 2015); (Freire, 2020) (Brandão, 2013). This dissertation points out that memories and experiences experienced by the student with monocular vision and their relationship inclusion policies in higher education will be relevant to their history of life as well as for society to recognize the enforcement of the rights of persons with deficiency. We point to reflection on the complexity of education, training and Human. We understand that it leads to a paradigm shift and that education comes out of the systematized knowledge and manages to meet the difference, the multiplicity of being.

     

3
  • ZENAIDE MARIA DA SILVA SANTIAGO

  • Mediação da afetividade na constituição da prática pedagógica de professores de ciências

  • Orientador : JÚLIO RIBEIRO SOARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
  • DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
  • FÁBIO ALVES GOMES
  • JÚLIO RIBEIRO SOARES
  • SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • Data: 05/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar as mediações da afetividade que constituem a prática pedagógica dos professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública municipal, localizada na cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sociohistórica. A investigação utilizou como parâmetro algumas categorias teórico-metodológicas de análise, como: historicidade, atividade, sentidos, significados e afetividade. Para produção das informações, adotou-se como procedimento a entrevista reflexiva porque possibilita maior aproximação às zonas de sentidos e, por conseguinte, apreensão das mediações da afetividade constituídas pelas professoras em sua prática pedagógica. Para análise e interpretação das informações, foi utilizado o procedimento dos núcleos de significação, porque se compreender que este é um instrumento que possibilita ao pesquisador apreender as significações constituídas pelo sujeito, considerando a realidade e os movimentos dialéticos que o afetam. Foram levantados cento e quarenta e nove (149) pré-indicadores, que, aglutinados, resultaram em dezesseis (16) indicadores. Por sua vez, a articulação dos indicadores resultou em quatro (04) núcleos de significação, a saber: 1) os sentimentos que constituem as professoras; 2) as vivências das professoras e os afetos constituídos na relação com os alunos; 3) fazer pedagógico: o movimento do desenvolvimento profissional; e 4) A mediação dos afetos na constituição do processo de ensino e aprendizagem na escola. Os núcleos revelam que as professoras são mediadas por afetos positivos, como a satisfação por contribuir para o desenvolvimento do aluno, o compromisso com o fazer pedagógico e o sentimento de realização profissional, porém há afetos negativos que as constituem na prática pedagógica, tais como: a angústia que sentem porque nem sempre conseguem melhorar os resultados de aprendizagem; o sentimento de incapacidade para lidar com as questões emocionais dos alunos; e a impotência para resolver problemas que interferem no interesse dos alunos pela aprendizagem dos conteúdos. A realização de formação continuada e apoio aos professores é um recurso necessário para que se sintam mais confiantes, reflitam sobre o fazer pedagógico e, assim, mantenham ativa a potência de ação. É no movimento dialético vivenciado por professores e alunos, mediados por afetos, no ambiente escolar, que ocorrem muitas das transformações significativas nos sujeitos, sobretudo no campo intelectual. Assim, é pertinente considerar os impactos afetivos que ocorrem no espaço escolar e atravessam o processo de ensino-aprendizagem, presentes como elemento constitutivo do sujeito, reverberando em suas ações.


  • Mostrar Abstract
  • This qualitative work aims to investigate the mediations of affectivity that constitute the pedagogical practice of science teachers in the final years of elementary school. The locus of the investigation was a municipal public school, located in the city of Limoeiro do Norte, in the interior of Ceará. The research is anchored in the theoretical-methodological assumptions of Sociohistorical Psychology. The investigation used as a parameter some theoretical-methodological categories of analysis, such as: historicity, activity, senses, meanings and affectivity. For the production of information, the reflective interview was adopted as a procedure because it allows for greater approximation to the areas of meaning and, therefore, apprehension of the affectivity mediations constituted by the teachers in their pedagogical practice. For the analysis and interpretation of the information, the procedure of meaning cores was used, because it is understood that this is an instrument that allows the researcher to apprehend the meanings constituted by the subject, considering the reality and the dialectical movements that affect him. One hundred and forty-nine (149) pre-indicators were listed, which, combined, resulted in sixteen (16) indicators. In turn, the articulation of the indicators resulted in four (04) meaning cores, namely: 1) the feelings that constitute the teachers; 2) the teachers' experiences and the affections constituted in the relationship with the students; 3) pedagogical practice: the professional development movement; and 4) The mediation of affections in the constitution of the teaching and learning process at school. The cores reveal that the teachers are mediated by positive affects, such as the satisfaction for contributing to the student's development, the commitment to pedagogical work and the feeling of professional accomplishment, but there are negative affects that constitute them in the pedagogical practice, such as: the anguish they feel because they are not always able to improve learning outcomes; the feeling of inability to deal with students' emotional issues; and the impotence to solve problems that interfere with students' interest in learning the contents. Continuing education and support for teachers is a necessary resource for them to feel more confident, to reflect on the pedagogical practice and, thus, to keep the power of action active. It is in the dialectical movement experienced by teachers and students, mediated by affections, in the school environment, that many of the significant transformations in the subjects occur, especially in the intellectual field. Thus, it is pertinent to consider the affective impacts that occur in the school space and cross the teaching-learning process, present as a constitutive element of the subject, reverberating in their actions.

4
  • FABÍOLA MARIA DANTAS
  • PROGRAMA EJA EM AÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO RÁDIO NA TESSITURA DE CURRÍCULOS PARA /COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 

  • Orientador : FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
  • MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
  • SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
  • EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
  • ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
  • Data: 28/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • Os currículos pensadospraticados no programa de rádio se constituem como objeto de estudo deste trabalho de pesquisa, construídos em campo de disputa, tensões e em meio ao cenário pandêmico desolador, por professores, professoras, estudantes ejenianos e outros sujeitos que contribuem diariamente para sua realização. A curiosidade epistemológica enredada nesse trabalho incita a necessidade de: (i) compreender potencialidades educativas curriculares criadas no programa radiofônico para/com a EJA; (ii) entender como os pensantespraticantes cotidianos se implicam com a modalidade e ressignificam suas atividades educativas no contexto curricular do programa EJA em Ação; (iii) produzir, no âmbito político-epistemológico do campo curricular na EJA, reflexões que contribuam com sua dilatação e fortalecimento. Para o alcance dos objetivos, utilizaremos a abordagem metodológica das pesquisas nosdoscom os cotidianos, e como fundamentação teórica, concepções críticas contemporâneas de educação. Esperamos construir reflexões políticas e epistemologicas que possam colaborar com o ampo do currículo na Educação de Jovens e Adultos.


  • Mostrar Abstract
  • The curricula designed and practiced in the radio program constitute the object of study of this research work, built in a field of dispute, tensions and in the midst of the desolate pandemic scenario, by professors, Ejenian students and other subjects who contribute daily to its realization. The epistemological curiosity involved in this work encourages the need to: (i) understand curricular educational potential created in the radio program for/with EJA; (ii) understand how the thinking and everyday practitioners are involved with the modality and give new meaning to their educational activities in the curricular context of the EJA in Action program; (iii) to produce, in the political-epistemological scope of the curricular field in EJA, reflections that contribute to its expansion and strengthening. To reach the objectives, we will use the methodological approach of research in everyday life, and as a theoretical foundation, contemporary critical conceptions of education. We hope to build political and epistemological reflections that can collaborate with the scope of the curriculum in Youth and Adult Education.
5
  • LARISSA FEITOSA MOURA
  •  

    AS VIVÊNCIAS CONSTITUÍDAS DOS ALUNOS COM BAIXA VISÃO NA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES NA TRAJETÓRIA DO ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • ANTÔNIA BATISTA MARQUES
  • JÚLIO RIBEIRO SOARES
  • ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA(SUPLENTE)
  • FÁBIO ALVES GOMES
  • Data: 25/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo dissertativo é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC. A partir dele estabelecemos como objetivo apreender as vivências constituídas pelos alunos com baixa visão na relação significada com os professores no ensino superior, no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nosso referencial teórico-metodológico é a Psicologia sócio-histórica de Vigotski e seus colaboradores Luria e Leontiev, dentro dos pressupostos do materialismo histórico dialético de Marx, lançando mão ainda da pesquisa qualitativa. Elegemos algumas categorias de análise, tais como: vivência, sentido, significado, afetividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal. Apresentamos o seguinte questionamento: quais são as vivências constituídas pelos alunos com baixa visão na relação com os professores no ensino superior? Também temos por objeto de estudo: As vivências de alunos com baixa visão com os professores do ensino superior. Utilizamos a entrevista semiestruturada como procedimento de produção das informações, e para análise interpretativa das significações optamos pela proposta dos núcleos de significação elaborada por Aguiar e Ozella (2006; 2013) e reelaborada por Aguiar, Soares e Machado (2015). Como resultado, chegamos à articulação de cinco núcleos: 1- vivências significadas: dificuldades e enfrentamentos que constituem a identidade afetiva de sua formação; 2- resistindo à realidade da deficiência e constituindo sua história de superação; 3- tecendo caminhos e produzindo sentidos ao longo das vivências e experiências; 4- subjetividades que se exprimem e sonhos que atravessam a longevidade formativa; - 5- a Universidade como um espaço de vivências e descobertas dos saberes e não saberes da vida e formação. Desse modo, mediante as análises e interpretações, podemos compreender que as vivências constituídas com os professores foram positivas e negativas, cheias de encantos e desencantos, marcadas em sua subjetividade, gerando significações na formação humana e tessituras com histórias de lutas e resistência, carregadas de medos, lágrimas, força, coragem, que fortalecem os enfrentamentos cotidianos para vencer as limitações e necessidades da baixa visão.  

     


  • Mostrar Abstract
  • Em construção

6
  • LARISSA FEITOSA MOURA
  •  

    AS VIVÊNCIAS CONSTITUÍDAS DOS ALUNOS COM BAIXA VISÃO NA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES NA TRAJETÓRIA DO ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • ANTÔNIA BATISTA MARQUES
  • JÚLIO RIBEIRO SOARES
  • ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA(SUPLENTE)
  • FÁBIO ALVES GOMES
  • Data: 25/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo dissertativo é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC. A partir dele estabelecemos como objetivo apreender as vivências constituídas pelos alunos com baixa visão na relação significada com os professores no ensino superior, no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nosso referencial teórico-metodológico é a Psicologia sócio-histórica de Vigotski e seus colaboradores Luria e Leontiev, dentro dos pressupostos do materialismo histórico dialético de Marx, lançando mão ainda da pesquisa qualitativa. Elegemos algumas categorias de análise, tais como: vivência, sentido, significado, afetividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal. Apresentamos o seguinte questionamento: quais são as vivências constituídas pelos alunos com baixa visão na relação com os professores no ensino superior? Também temos por objeto de estudo: As vivências de alunos com baixa visão com os professores do ensino superior. Utilizamos a entrevista semiestruturada como procedimento de produção das informações, e para análise interpretativa das significações optamos pela proposta dos núcleos de significação elaborada por Aguiar e Ozella (2006; 2013) e reelaborada por Aguiar, Soares e Machado (2015). Como resultado, chegamos à articulação de cinco núcleos: 1- vivências significadas: dificuldades e enfrentamentos que constituem a identidade afetiva de sua formação; 2- resistindo à realidade da deficiência e constituindo sua história de superação; 3- tecendo caminhos e produzindo sentidos ao longo das vivências e experiências; 4- subjetividades que se exprimem e sonhos que atravessam a longevidade formativa; - 5- a Universidade como um espaço de vivências e descobertas dos saberes e não saberes da vida e formação. Desse modo, mediante as análises e interpretações, podemos compreender que as vivências constituídas com os professores foram positivas e negativas, cheias de encantos e desencantos, marcadas em sua subjetividade, gerando significações na formação humana e tessituras com histórias de lutas e resistência, carregadas de medos, lágrimas, força, coragem, que fortalecem os enfrentamentos cotidianos para vencer as limitações e necessidades da baixa visão.  

     


  • Mostrar Abstract
  • Em construção

7
  • MARIA SUERDA QUEIROZ MOURA
  • A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR FRAÇÕES: SIGNIFICAÇÕES ENUNCIADAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ATIVIDADE DOCENTE

     

  • Orientador : ANTÔNIA BATISTA MARQUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA BATISTA MARQUES
  • ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA(SUPLENTE)
  • JÚLIO RIBEIRO SOARES
  • ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO
  • SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • Data: 28/11/2022

  • Mostrar Resumo
  •  

     

                

    A presente dissertação tem como objetivo estudar sobre as significações enunciadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de Limoeiro do Norte/CE acerca da formação da habilidade de identificar frações em matemática na atividade docente. Delimitamos como  problema de pesquisa: quais são as significações enunciadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de Limoeiro do Norte/CE acerca da formação da habilidade de identificar frações em matemática?  É uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é exploratória. O lócus foi uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Limoeiro do Norte no Ceará – CE, com a adesão voluntária de duas colaboradoras. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural (PSHC) de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934) e colaboradores Alexander Romanovich Luria (1902-1977) e Alexei Nikolaievich Leontiev (1903-1979). A gênese dessa Psicologia está centrada no método do Materialismo Histórico-Dialético, desenvolvido por Marx. Para abordar a formação da habilidade de identificar frações utilizamos a Teoria da Atividade de Leontiev e a Teoria da Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Piotr Yákovlevich Galperin (1902-1988). Elegemos algumas categorias de análise para identificar as zonas de sentidos das colaboradoras: historicidade, sentidos e significados, atividade, mediação e afetividade. Utilizamos como procedimento de produção das informações, a entrevista reflexiva e os ciclos de estudos reflexivos. A análise e interpretação das informações foi realizada  através da proposta dos núcleos de significação de Aguiar; Ozella (2006, 2013) e Aguiar Soares e Machado (2015). O resultado da análise e interpretação esta sintetizada em cinco núcleos de significação: As demandas e orientações educacionais: afetações no ensino de fração; As dificuldades e possibilidades no contexto da sala de aula; A atividade de aprendizagens de frações é movida por motivos e necessidades; Atividade de ensino orientada: estratégias que viabilizam processos de aprendizagens e o desenvolvimento do estudante; e Alguns princípios da teoria da Atividade e da teoria de Galperin estão presentes no dia a dia da sala de aula. A pesquisa tem como relevância e contribuições as reflexões de possíveis mudanças nos modelos educacionais tradicionalista, trazendo como uma via para contribuir com a atividade docente, a Teoria da Atividade e a Teoria de Galperin, como um aporte teórico-metodológico na atividade docente e nas aprendizagens dos estudantes, na formação de habilidades de conteúdos escolares. Apresentamos duas proposições: a) sugerimos que os profissionais atuantes nos órgãos educacionais, tendo em vista suas demandas, planejem e executem ações de modo a priorizar as necessidades do contexto escolar; b) propomos a realização de parcerias entre a Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte e a Universidade Estadual do Ceará, para viabilizar a realização de estudos e a aplicabilidade das teorias estudadas, via projeto de extensão e/ou curso de formação continuada.

     


  • Mostrar Abstract
  • EM CONSTRUÇÃO

8
  • MARIA BEATRIZ FERNANDES
  • FABRICAÇÃO DISCURSIVA SOBRE OS RESULTADOS DO IDEB NA CIDADE DE PARANÁ-RN: O QUE ENCENAM OS ATORES ESTRATÉGICOS?

  • Orientador : ALLAN SOLANO SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALLAN SOLANO SOUZA
  • ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
  • CICLENE ALVES DA SILVA
  • ELOISA MAIA VIDAL
  • LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
  • Data: 20/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa objetiva analisar as práticas discursivas que os profissionais da educação municipal de Paraná/RN (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários) exercem sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na formulação de saberes de negação ou de reforço da lógica produtivista. O corpus de investigação foi construído mediante a realização de uma pesquisa de campo, compreendendo
    as duas escolas que fazem parte do cálculo do IDEB na cidade de Paraná/RN. Utilizou-se de grupos focais e entrevistas com enfoque para os atores estratégicos da materialização do discurso: professoras, coordenadoras pedagógicas, diretoras, secretárias e ex-secretárias. Além disso, também analisamos alguns documentos (Plano Municipal de Educação, Plano Estadual de Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação, Plano de Metas
    Compromisso Todos Pela Educação e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas), observando nos textos legais a materialidade que os documentos constroem sobre o objeto de discurso do IDEB. Com base no referencial de análise do discurso foucaultiana, trabalhou-se com conceitos como: governamentalidade, discurso, enunciado, prática discursiva e formação discursiva. Os discursos da pesquisa apontam que até 2013 o IDEB era um desconhecido para as secretárias de educação, muitas tomavam conhecimento quando chegavam na secretaria. A partir de 2014 as gestoras que assumem a secretaria exercem uma discursividade que esboça uma maior preocupação com os dados educacionais. Destaca-se um movimento intenso em torno das avaliações externas, no que se refere a preparar os alunos, a ter um conhecimento sobre as matrizes de referência, um cuidado para que os alunos realizem as provas. Entretanto, sobre o IDEB em si, as discursivas são mais latentes, logo, o que chega é apenas o número, as educadoras destacam a falta de preparação para conhecer o índice, a metodologia e de uma discussão mais aprofundada dos impactos que esses dados provocam na realidade educacional. Assim, conclui-se que as práticas discursivas das participantes de pesquisa ressoam por um lado a negação e por outro o reforço da lógica produtivista, pois ao estarem imersos em um sistema de competição nacional, reconhecem as limitações e os desafios que enfrentam para promoção de uma educação mais justa para todos. No entanto, também sentem a necessidade de se adequarem a alguns enunciados da governamentalidade neoliberal como forma de se inserirem na ordem discursiva.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to analyze the discursive practices that municipal education professionals in Paraná/RN (teachers, pedagogical coordinators, directors and secretaries) exercise on the results of the Basic Education Development Index in the formulation of knowledge of denial or reinforcement of the productive logic. The research corpus was built by carrying out a field survey, comprising the two schools that are part of the IDEB calculation in the town of Paraná/RN. Focus groups and interviews were used with a focus on the strategic actors in the materialization of the discourse: teachers, pedagogical coordinators, principals, secretaries and former secretaries. In addition, we also analyzed some documents (Municipal Education Plan, State Education Plan, Education Development Plan, Goal Plan All for Education Commitment and the Political Pedagogical Projects of schools), observing in the legal texts the materiality that the documents build about IDEB's object of discourse. Based on the Foucauldian discourse analysis framework, concepts such as govern mentality, discourse, enunciation, discursive practice and discursive formation, were worked on. The research discourses point out that until 2013 IDEB was unknown to education secretaries, many became aware of it when they arrived at the secretariat. As of 2014, the managers who take over the secretariat exercise a discursiveness that outlines a greater concern with educational data. There is an intense movement around external assessments, with regard to prepare students, having knowledge about the reference matrices, care for students to take the tests. However, about the IDEB itself, the discursive ones are more latent, so what arrives is just the number, the educators highlight the lack of preparation to know the index, the methodology and a deeper discussion of the impacts that these data cause in educational reality. Thus, it is concluded that the discursive practice of the participants of the research resonate, on the one hand, the denial and, on the other hand, the reinforcement of the productive logic, once being immersed in a national competition system, they recognize the limitations and challenges they face in promoting fairer education for all. However, they also feel the need to adapt to some
    statements of neoliberal govern mentality as a way of inserting themselves in the discursive order.

9
  • TÂNIA TURENE GOMES DA SILVA
  • LETRAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

     

  • Orientador : ANTÔNIA BATISTA MARQUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIA BATISTA MARQUES
  • ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
  • FLÁVIA SPINELLI BRAGA
  • SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
  • Data: 20/12/2022

  • Mostrar Resumo
  •  

     

    Este trabalho de pesquisa, com abordagem qualitativa, teve como objetivo estudar sobre as significações de professoras acerca dos letramentos em tempos de pandemia na cidade de Mossoró/RN. A problemática regente da pesquisa foi: quais as significações de professoras sobre letramentos em tempos de pandemia na cidade de Mossoró/RN? O lócus foi uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Mossoró- RN, com a adesão voluntária de oito colaboradoras. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórico de Lev Semenovitch Vigotski e colaboradores como Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. A gênese dessa Psicologia está alinhada ao método do Materialismo Histórico-Dialético, desenvolvido por Marx. Para abordar sobre letramentos, utilizamos os pressupostos epistemológicos de autores como Soares, Kleiman e Rojo. Elegemos algumas categorias de análise para nos aproximar das zonas de sentidos das colaboradoras, a saber: Historicidade; Mediação; Atividade; Afetividade; Sentidos e Significados. Utilizamos como procedimento de produção das informações, a entrevista Reflexiva e o Grupo Focal. A análise e interpretação das informações foi realizada através da proposta dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella e de Aguiar, Soares e Machado. O resultado da análise e interpretação está sintetizada em três núcleos de significação: Significações sobre definições de alfabetização e letramentos e afetações no trabalho docente durante a pandemia; O trabalho docente na pandemia e os níveis de aprendizagem de alfabetização e letramentos dos alunos; O novo no contexto escolar: necessidade de reinvenção. A pesquisa tem como relevância e contribuições as discussões e aprofundamento diante do contexto de pandemia e as práticas docentes sobre os letramentos, o que é importante para o contexto da educação.

     

     


  • Mostrar Abstract
  • EM CONSTRUÇÃO

10
  • MIE NAKAYAMA DANTAS DA SILVA
  • A DIFÍCIL DEMOCRACIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA 12ª DIREC - RN: AVANÇOS E RECUOS NAS ELEIÇÕES PARA DIRETORES

  • Orientador : ALLAN SOLANO SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALLAN SOLANO SOUZA
  • ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
  • MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
  • DANIELA CUNHA TERTO
  • FÁDYLA KÉSSIA ROCHA DE ARAÚJO
  • Data: 23/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • No atual cenário político-social, a configuração da democracia tem demonstrado que alguns cidadãos estão insatisfeitos, o que tem desencadeado a desilusão democrática. Os efeitos desse movimento têm refletido no espaço escolar, compreendido como um lugar de representação social em que a democracia e a participação se concretizam em diferentes processos institucionais. Este estudo tem como pergunta de partida: por que é tão difícil o processo de formação de candidaturas ao cargo de diretores de escolas públicas estaduais da 12ª DIREC-RN? Nesse sentido, o objetivo é analisar fatores que dificultam a formação de chapas para concorrer às funções de diretor e vice-diretor em escolas públicas estaduais sob a circunscrição da 12ª DIREC-RN. A metodologia adotada é do tipo qualitativa, utilizando como procedimentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. Para a organização e a interpretação dos dados utiliza técnicas orientadas pela análise de conteúdo: leitura flutuante, codificação, unidades de registros, unidades de sentido e inferências (BARDIN, 1977).  A análise constituiu-se da triangulação entre os dados obtidos com o aprofundamento dos documentos e de autores estudados, que apontaram como principais fatores que dificultam a formação de chapas: o excesso de responsabilidades do gestor, o déficit da gratificação, a falta de condições de trabalho para o exercício da função, além das dificuldades de convívio com o dissenso. Assim, conclui-se que a defesa da continuidade das eleições diretas para diretores das escolas da rede estadual de ensino do RN exige uma mobilização em torno das condições necessárias para a efetivação da democracia na escola.


  • Mostrar Abstract
  • In the current social-political scenario, the citizen does not identify himself with the established democratic configuration, which has led to democratic disillusionment. Such a discussion goes directly through the school context, since it is understood as a social representation place in which democracy and participation are, or should be, fostered and implemented in different institutional processes. This study proposes a discussion based on the question: why is it difficult to form candidacies for the position of principal in state public schools at DIREC 12th - RN? The general objective is to analyze factors that hinder the formation of slates to compete for the functions of principal and vice-principal in state public schools under the circumscription of DIREC 12th - RN. This is a qualitative based methodology, using as research procedures the literature review, document analysis, questionnaire application and semi-structured interview. For data organization and interpretation, instruments and techniques are used considering the content analysis guidelines (BARDIN, 1977). The analysis consisted of the triangulation between the obtained data with a further development of both studied documents and authors, which indicated as main factors that hinders the slate formation: the excess of the administrator’s responsibilities, gratification deficit, lack of work conditions for the role exercise, in addition to the difficulties with dissent conviviality. Thereby, it is possible to conclude that the defense of direct election continuity for state public principals in RN requires a mobilization around the necessary conditions for the realization of democracy in school.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2023 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.producao01-uern