Empoderamento da Comunidade Escolar Na Abordagem Do Transtorno Do Espectro Autista: Intervenção De Enfermagem Comunitária Fundamentada No Modelo MAIEC
Transtorno do Espectro Autista; Enfermagem Comunitária; Empoderamento; Educação Inclusiva; MAIEC.
O aumento da prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as fragilidades na formação intersetorial evidenciam a necessidade de estratégias comunitárias que integrem saúde e educação. Este estudo teve como objetivo implementar uma intervenção comunitária fundamentada no Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) para promover o empoderamento da comunidade escolar na abordagem do TEA. Trata-se de um estudo descritivo, quase-experimental do tipo antes-e-depois, com abordagem quantitativa, realizado em Ereré-CE com 61 participantes (54% professores, 25% profissionais da saúde, 10% gestores e 12% comunidade). A avaliação inicial revelou baixo empoderamento comunitário, com valores próximos de 1,0 nas dimensões da EaVEC, e conhecimento limitado sobre o TEA, especialmente entre profissionais da saúde (85% escores de 1–5) e comunidade (86% escores de 1–5). Após as intervenções, observou-se melhora significativa no conhecimento: entre os profissionais da saúde, o percentual de escores 6–10 aumentou de 15% para 64%; entre professores, de 39% para 51%. A correta classificação do TEA como transtorno evoluiu de 86% para 98%, e o conhecimento sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) ampliou-se, com 40% dos participantes declarando-se aptos a elaborá-lo. A percepção do preparo institucional também avançou, com redução das avaliações “insuficiente” de 95% para 47%. Conclui-se que a intervenção baseada no MAIEC fortaleceu conhecimentos, liderança comunitária e articulação intersetorial, promovendo maior empoderamento da comunidade escolar frente ao TEA.