Banca de QUALIFICAÇÃO: JOERBERSON SIQUEIRA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOERBERSON SIQUEIRA TAVARES
DATA : 20/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CAA UERN ASSU
TÍTULO:

RETEXTUALIZAÇÃO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias em Quadrinhos. Ensino. Letramento. Retextualização.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A leitura e a escrita são pilares basilares para as relações sociais, desse modo,
principalmente na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, já que o estudante
aprende a lidar com textos de diferentes naturezas, a exemplo as HQs, que são
constituídas de múltiplas linguagens. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as HQs
como recurso no processo do letramento em uma turma de anos iniciais do Ensino
Fundamental, com processos de retextualização. Especificamente, busca a) Identificar
os conhecimentos acerca do gênero Histórias em Quadrinhos por meio de práticas de
leitura e de escrita, com o intermédio da sequência didática; b) Caracterizar os recursos
de linguagem presentes no gênero textual, considerando a sua importância no processo
de letramento, bem como ferramenta importante nas atividades de retextualização; c)
Avaliar as implicações didático-pedagógicas em relação à leitura e escrita do gênero
Histórias em Quadrinhos, refletindo acerca de sua potencialidade no Ensino
Fundamental- Anos Iniciais. Os fundamentos teóricos são advindos dos pressupostos
defendidos por Koch e Elias (2008, 2010), Solé (1998), Kleiman (1995), Tfouni (2006)
e Soares (2020, 2021) em relação aos apontamentos sobre leitura, escrita, alfabetização
e letramento. Além disso, ao que tange aos gêneros textuais, retextualização e HQs filia-
se em Marcuschi (2008, 2010, 2010), Bazerman (2011), Matencio (2003), Dell’Isola
(2007), Dikson (2018), Ramos (2007, 2023) e Vergueiro (2017). Metodologicamente,
trata-se de uma pesquisa qualitativa, enquadrada nos pressupostos da pesquisa-ação de
Thiollent (2011) e Severino (2013). Para a geração de amostras serão analisadas as HQs
da produção final da aplicação da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly,
2004), construídas por retextualização. Espera-se com essa investigação textos
elaborados utilizando os recursos propostos pelo gênero textual, bem como atentando-se
à retextualização, expandindo o nível de escrita dos estudantes, além de construir
letramentos no decorrer da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 072.256.584-41 - CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA - UERN
Externo à Instituição - FRANCISCO AEDSON DE SOUZA OLIVEIRA - UFERSA
Externo ao Programa - 5380 - IVANDILSON COSTA
Notícia cadastrada em: 07/08/2024 08:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern