O LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: O CONTO NAS RODAS DE MEDIAÇÃO AFETUOSA DA LITERATURA
Mediação afetuosa; Literatura; Leitor Literário.
Um dos principais desafios enfrentados nas aulas de Literatura no Ensino Médio consiste em despertar o interesse dos estudantes pela leitura literária. Partindo do pressuposto de que esses jovens leitores estão em contínua formação, este estudo apresenta uma proposta que envolve o encantamento dos contos através da metodologia das rodas de mediação afetuosa da literatura (Romeafli). Os contos, por serem narrativas breves, favorecem a leitura compartilhada e prendem o leitor do início ao fim. Já as rodas são espaços de diálogo e promovem o olhar sensível e a escuta afetuosa. A pesquisa será desenvolvida com a turma do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Castro de Mesquita, localizada no estado do Ceará. O objetivo principal é investigar como o trabalho com o conto nas Romeafli poderá contribuir para a continuação na formação do leitor literário no Ensino Médio. A fundamentação teórica proposta tem como base os principais estudiosos: Alves (2011), Bajour (2012), Candido (2000), Caldin (2024), Colomer (2007), Freire (1989), Gotlib (1991), Lajolo e Zilberman (2019), Reyes (2012), Todorov (2007) e Sousa (2021). A natureza da pesquisa realizada neste estudo é de cunho interpretativo e interventivo, sendo que a coleta de dados acontecerá através da observação da pesquisadora diante das ações desenvolvidas, levando em consideração o perfil inicial e final dos leitores, o ambiente e a abordagem metodológica desenvolvida em cada encontro. Ao concluir, espera-se compreender de que modo a realização das rodas com o gênero conto irá colaborar com o processo contínuo da formação do leitor literário. Ademais, acredita-se que este estudo poderá auxiliar outros professores na utilização desta estratégia didática, ou, até mesmo, adequá-la à sua realidade visto que será dado visibilidade a este trabalho. Como produto final, haverá a elaboração de um e-book com o passo a passo das Romeafli e os resultados desta prática em sala de aula. Por fim, almeja-se, futuramente, ampliar o projeto tendo em vista pesquisas a nível de doutorado.