LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO DE MEMES: MULTISSEMIOSE E RELAÇÕES DE PODER NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Letramento crítico. Ensino, Memes. Discurso. Práticas sociais.
Diante dos textos multimodais que permeiam as práticas sociais, faz-se necessário olhar tanto para os elementos semióticos que os constituem, como para os discursos ideológicos que esses textos emanam, uma vez que letramento crítico e multimodalidade são indissociáveis (Predebon, 2015), haja vista perpassarem pela habilidade de ler, de construir sentidos em textos multissemióticos, de identificar discursos ideológicos e de desvelar relações de poder. Partindo dessa premissa, esta pesquisa se concentra na área de estudos críticos da linguagem e tem como objetivo investigar o letramento multimodal crítico dos alunos do oitavo ano de uma escola pública do Ceará, a partir da abordagem do gênero discursivo meme nas aulas de Língua Portuguesa. As discussões e conceitos apresentados apoiam-se em Fairclough (1989; 1997; 2001; 2003), no que concerne à Análise Crítica Do Discurso (ACD), em Kress e van Leeuwen (2006), sobre multimodalidade e Gramática do Design Visual (GDV), bem como nos estudos sobre letramento crítico, com ênfase nos estudos de Freire (1999), Jancks (2012), Street (2014), Predebon (2015), desenvolvidos a partir da Pedagogia Dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO; MOURA, 2012). Também ancora-se em Bakhtin(1997), no que diz respeito ao conceito de gênero discursivo e em Recuero ( 2020 ) e Chagas(2018) sobre o gênero meme. Com relação aos aspectos metodológicos, o presente trabalho se caracteriza pela prática da pesquisa-ação, de base interpretativa e qualitativa, ancorada em Wolcott (2001) e Richardson (2017), visto que sua abordagem parte da identificação de dados e conhecimentos dos participantes para uma intervenção que produza uma ação dialógica e transformadora. Para efetivar essa intervenção o corpus desta pesquisa se constituirá no compartilhamento de memes pela professora pesquisadora em uma página da rede social criada para este estudo, em que os alunos do oitavo ano irão ler esses textos, interpretá-los, analisá-los criticamente em forma de comentários, além de criarem seus próprios memes sobre as temáticas dos textos compartilhados. Espera -se que essa intervenção contribua do ponto de vista pedagógico, com o alargamento da capacidade do aluno de ler e interpretar textos multimodais, além de identificar discursos ideológicos presentes em memes ou em outros textos multissemióticos, de forma a tornar esse aluno mais empoderado criticamente em todas as práticas sociais.