O processo de referenciação do sujeito anafórico e implicações para a compreensão textual: uma proposta de intervenção
Portuguese Language; Learning; Anaphoric Subject; Elementary School – final years
Língua Portuguesa; Aprendizagem; Sujeito anafórico; Ensino Fundamental – anos finais.
Portuguese Language; Learning; Anaphoric subject; Elementary School – final years.
Este estudo se volta para o ensino-aprendizagem do uso textual do recurso linguístico da referenciação anafórica do sujeito em uma turma do ensino fundamental – anos finais em sala de língua portuguesa de uma escola pública. Objetiva analisar o emprego do sujeito anafórico nos textos produzidos por discentes, em sala, e sua importância para a construção e compreensão do sentido textual. Os pressupostos teóricos advêm da Linguística Textual que dialoga com a temática em estudo e estabelece uma correlação com o ensino de língua portuguesa. A leitura é vista como uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos (Koch; Elias, 2006). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter intervencionista. A amostra constituirá de textos produzidos por discentes, de uma escola pública municipal situada me Fortaleza ( CE). O instrumento de geração de amostras advirá da aplicação de um questionário escrito constituído por 10 questões durante uma oficina de leitura e (re) escrita. Como resultado, espera-se obter um mapeamento do emprego do elemento de coesão referencial nos textos dos discentes e sua compreensão leitora, 6º ano B do fundamental – anos finais, com vistas a servir de propostas de intervenção para otimizar um ensino- aprendizagem de leitura e de escrita.
This study focuses on the teaching and learning of the textual use of the linguistic resource of anaphoric subject referencing in a class of elementary school students in the final years of a Portuguese language classroom in a public school. It aims to analyze the use of the anaphoric subject in texts produced by students in the classroom and its importance for the construction and understanding of textual meaning. The theoretical assumptions come from Textual Linguistics, which dialogues with the theme under study and establishes a correlation with the teaching of Portuguese. Reading is seen as a highly complex interactive activity of production of meaning (Koch; Elias, 2006). Methodologically, this is a qualitative and interventionist research. The sample will consist of texts produced by students from a municipal public school located in Fortaleza (CE).The instrument for generating samples will come from the application of a written questionnaire consisting of 10 questions during a reading and (re)writing workshop. As a result, it is expected to obtain a mapping of the use of the element of referential cohesion in the texts of the students and their reading comprehension, 6th grade B of elementary school – final years, with a view to serving as intervention proposals to optimize the teaching and learning of reading and writing.