Banca de DEFESA: ELAINE LARISSA FIRMIANO LOPES LAVOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE LARISSA FIRMIANO LOPES LAVOR
DATA : 17/10/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do mestrado ProfLetras Assu
TÍTULO:

ENSINO DA ORALIDADE EM AULAS DE PORTUGUÊS: análise de livro didático e proposta interventiva



PALAVRAS-CHAVES:

 oralidade; livro didático; formação continuada de professores


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - Brasil (1998), o ensino de Língua Portuguesa deve explorar todos os modos em que a Língua ocorre nas situações de comunicação, a saber: a oralidade, a escrita, a leitura e a escuta. Observamos que o eixo da oralidade, em grande medida, foi secundarizado, não sendo tão trabalhado, como se fosse menos importante, talvez pela própria dificuldade de compreensão do que venha a ser o trabalho com esse eixo .  A linguagem oral que o aluno traz ao chegar à escola é fruto das situações de convívio social, e é por meio dela que se efetiva o processo de ensino-aprendizagem. Será a partir desta experiência de Língua que o aluno aprenderá a ler, escrever e dominar a fala adequando-a às situações que enfrentará. Para que isso ocorra efetivamente, o livro didático é instrumento de suma importância, tendo em vista que muitas das vezes é o único material a que o professor tem acesso para o trabalho com os alunos. Portanto, mediante a necessidade de proporcionar reflexão sobre a forma como a oralidade é trabalhada nas escolas com o suporte do livro didático, esse estudo tem como objetivo geral analisar as propostas teórico-metodológicas para o trabalho com a oralidade, em especial dos gêneros orais formais, presentes no livro didático Português Linguagens, de Carolina Viana e William Cereja, 11. ed. Editora Saraiva. Teoricamente usaremos como base a literatura de Castilho (1998), Marcuschi (2010) e Saldanha (2016) para discutir questões relativas ao trabalho com gêneros orais em sala de aula. O corpus é composto pela análise documental do material didático, de acordo com o Guia PNLD 2024 e os documentos norteadores: PCN e BNCC, conforme discussões e orientações nas aulas do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - UERN/Assú, visando propor uma intervenção, a saber: momento formativo com os professores de uma escola municipal na periferia de Fortaleza, Ceará, a fim de orientar a escolha do material didático e o trabalho com os gêneros orais.  



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2426 - ANDRÉA JANE DA SILVA
Interno - 5380 - IVANDILSON COSTA
Externo à Instituição - ANTÔNIO LOUREIRO DA SILVA NETO
Notícia cadastrada em: 10/10/2025 15:13
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