Banca de QUALIFICAÇÃO: AIÉU HOLANDA OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE : AIÉU HOLANDA OLIVEIRA ALMEIDA
DATA : 23/07/2024

RETEXTUALIZAÇAO COMO ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: DO GÊNERO NOTÍCIA AO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

retextualização, produção textual,ensino, gêneros textuais.

O ensino de produção textual, nas aulas de língua materna, tem gerado especulações, tanto na área da educação quanto no campo da linguística. Nesse contexto, esta pesquisa ergue-se com intuito de analisar as estratégias sinalizadas nas atividades de retextualização, que envolvem as operações de mobilidade linguística, os processos de adequação e adaptação, na transposição de um gênero textual em outro e as marcas composicionais constituídas no final desse processo com materialização da produção final. Como base teórica apoiamo-nos entre outras fontes, nos estudos de Marcuschi (2007) que versam sobre os fatores e processos que envolvem a retextualização, em Dell’Isola (2007) no que tange ao direcionamento dado a retextualização quanto estratégia didática para o ensino de texto e apropriação de gênero textual na sala de aula, na modalidade escrita e em Dolz& Schneuwly (2004) para nos nortearmos acerca da organização de sequências didáticas no trabalho com o texto. Para execução da nossa investigação, assentamos a metodologia na abordagem qualitativa e recorremos aos métodos da pesquisa de campo, para a concretização da coleta de dados. Os pesquisados participaram de sequências didáticas com oficinas de retextualização envolvendo os gêneros notícia e artigo de opinião, estas resultaram em 15 produções de texto, destes 09 foram analisados.  Em uma prospecção dos resultados, percebemos que a apropriação dos gêneros é facilitada quando se utiliza atividades de retextualização como recurso para o ensino de produção textual, pois os textos analisados nos fazem inferir que os estudantes ao transporem o conteúdo da notícia para um artigo de opinião, dispuseram de estratégias linguísticas que adaptaram informações, reestruturando-as e reorganizando-as para que se adequassem aos propósitos comunicativos e estruturais do texto-fim. Nisto, empregaram operações linguísticas que apontaram para existência de habilidades com o uso da língua escrita. Outrossim, todas as produções finais analisadas apresentam as marcas composicionais do gênero artigo de opinião, denotando que os estudantes alcançaram os objetivos que a atividade de retextualização propunha. Diante disso, acreditamos que o trabalho com a retextualização colabora para uma melhor aprendizagem do gênero textual em aspectos estruturais e funcionais, uma vez que esse processo contribui para a ampliação da consciência escritora, proporcionando a concretização da articulação do código linguístico com a função social da língua.

Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interna - 6063 - ROSA LEITE DA COSTA