|
Dissertações |
|
1
|
-
SABRINA DE PAIVA BENTO QUEIROZ
-
MORRER DE AMOR TEM DE SER NO ATO: UMA LEITURA DE O APOCALIPSE DOS TRABALHADORES, DE VALTER HUGO MÃE
-
Orientador : MARIA APARECIDA DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO FILGUEIRA BARBOSA JUNIOR
-
MARIA APARECIDA DA COSTA
-
PEDRO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO
-
Data: 21/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste estudo é analisarmos as relações amorosas a partir das personagens centrais do romance O apocalipse dos trabalhadores (2017), de Valter Hugo Mãe, escritor contemporâneo da literatura portuguesa. Buscamos compreender como o amor Eros se organiza, se molda, e se manifesta de modo distinto nas personagens Maria da Graça e Quitéria, protagonistas do romance. Observamos, pois, que na relação entre Maria da Graça e Sr. Ferreira não conseguimos perceber a consumação do sentimento amoroso devido à condição social desfavorável da protagonista enquanto faxineira. Em contrapartida a Graça, a personagem Quitéria consegue instituir o relacionamento amoroso com Andriy, mesmo ele sendo um imigrante ucraniano com dificuldades financeiras. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos autores que tratam sobre a temática do amor Eros, a saber: Platão (2002), que debate as primeiras teorias sobre o amor e suas variáveis; Dennis de Rougemont (1998), que trata sobre amor na literatura ocidental; Júlia Kristeva (1988) no que diz respeito a ausência do objeto amoroso e a morte; Anthony Giddens (1993) e os impasses sociais como aspecto impactante nas relações amorosas; Maria Aparecida da Costa (2015) no que tange a configuração do amor no romance contemporâneo; Stendhal (2007) para entender como o amor afeta o sujeito que ama e o torna refém do objeto amoroso; Antonio Candido (2014) a respeito da personagem. Em nosso estudo, constatamos que o sentimento amoroso entre Maria da Graça e Sr. Ferreira acontece de maneira mutilada e paradoxal, pois a condição de pobreza da personagem impossibilita a consumação dessa relação; no casal Quitéria e Andriy a instituição do relacionamento amoroso acontece e é a partir da personagem que o ucraniano retorna para o seu país de origem.
-
Mostrar Abstract
-
In the fictional production of Valter Hugo Mãe we note the recurrence of characters who are moved inside of the narrative body from love. Starting from that, the objective of this study is to analyze how the love relationships are arranged in the novel O apocalipse dos Trabalhadores (2008), by Valter Hugo Mãe, based on the loving pairs, given that Maria da Graça and Mr. Ferreira experience the feeling of love in a different way from Andriy and Quitéria. We seek, above all, to understand how Eros love is organized, molds and manifests itself in the female characters Maria da Graça and Quitéria. To base our study, other areas of Human Sciences beyond literature were relevant, such as philosophy and sociology, given that philosophical and sociocultural aspects pervade the novel under analysis. We turned to the theorist Antonio Candido (2014), about the character; Miguel Real (2012), Carlos Reis (2005) and Marlise Bridi (2007) to discourse about the contemporary Portuguese novel; Platão (2002), which debates the first theories about the love and its variables; Dennis de Rougemont (1988), and the love in western literature; Julia Kristeva (1988) regarding the absence of the love object and death; Anthony Giddens (1993) and the social impasses as an impacting aspect in love relationships; Stendhal (2007) to understand how love affects the subject who loves and makes him prisioner to the love object.
|
|
2
|
-
BRENA KEZZIA DE LIMA FERREIRA
-
ALDEOTA, DE JÁDER DE CARVALHO: UMA ANÁLISE DO HOMEM CORDIAL
-
Orientador : MANOEL FREIRE RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
: FRANCISCO CARLOS CARVALHO DA SILVA
-
CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
-
MANOEL FREIRE RODRIGUES
-
Data: 08/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem como objetivo analisar o romance Aldeota (1963) a partir do conceito de cordialidade, tomando como referência as concepções de Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil (2014), e de Jessé Souza, em A elite do atraso (2019). Neste estudo, buscar-se-á, através do itinerário do personagem principal, Francisco das Chagas Oliveira, que de origem humilde passa a ser um dos empresários mais influentes e corruptos da cidade de Fortaleza, Ceará, mostrar a cordialidade nas diferentes fases e transformações da vida desse personagem, as quais o consolida como o “homem cordial”. Diante disso, para análise deste romance faz-se necessária uma pesquisa acerca deste conceito na literatura, bem como na sociologia e história do Brasil, tendo como embasamento teórico os estudos sobre a formação do pensamento social brasileiro de Freyre (2006), Buarque de Holanda (2014), Prado Júnior (2011), Couto (1932), Souza (2019) e DaMatta (1997), assim como os estudos sobre a literatura brasileira de Candido (2000), (2006) e (2014), Lafetá (2004) e (1984), Bosi (2006), Bueno (2015), e sobre a obra e autor Jáder de Carvalho os estudos de Macedo (2019), Montenegro (1953), Leal (2000), Marques (2015), Carvalho da Silva e Cavalcante Carvalho (2013) e Parente (2011), dentre outros, cujos estudos teóricos utilizamos para vincular a temática abordada ao romance em questão. De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, é perceptível como a narrativa de Aldeota contempla as questões sociais as quais envolvem os estudos acima citados, mostrando a relevância deste romance, como também do autor Jáder de Carvalho para a literatura brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to analyze the novel Aldeota (1963) under the notion of cordiality, in particular Sérgio Buarque de Holanda's conceptions, in Raízes do Brasil (2014), and Jessé Souza's, in A elite do atraso (2019). In this study, it will be sought, through the itinerary of the main character, Francisco das Chagas, who from humble origins becomes one of the most influential and corrupt businessmen in the city of Fortaleza, Ceará, to show cordiality in his phases and faces, which consolidate him as the “cordial man”. In view of this, in order to analyze this novel, it is necessary to carry out in-depth research on this concept in the literature, as well as in the sociology and history of Brazil, having as a theoretical basis the studies on the formation of Brazilian social thought by Freyre (2006), Buarque de Holanda (2014), Prado Júnior (2011), Couto (1932), Souza (2019) and DaMatta (1936), as well as the studies on Brazilian literature by Candido (2000), (2006) and (2014), Lafetá ( 2004), and (1984), Bosi (2006), Bueno (2015), and about the author Jáder de Carvalho and his work, the studies of Macedo (2019), Montenegro (1953), Leal (2000), Marques (2015), Carvalho da Silva and Cavalcante Carvalho (2013), Parente (2011), among others, whose theoretical studies we use to link the theme addressed to the novel in question. According to the partial results obtained in this research, it is noticeable how Aldeota's narrative contemplates the social issues that involve the studies mentioned above, showing the relevance of this novel, as well as the author Jáder de Carvalho for Brazilian society and literature.
|
|
3
|
-
EDVÂNIA BATISTA DE MORAIS
-
UM LUGAR AO SOL: A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O TRABALHO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AVELINO ALDO DE LIMA NETO
-
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
Data: 09/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa analisa coleções didáticas de Projeto de Vida, com a finalidade de investigar como os discursos sobre o trabalho, presentes nesses materiais didáticos, articulam-se com a racionalidade neoliberal, a qual permeia todo o processo de reconfiguração curricular pelo qual passou o ensino médio brasileiro nos últimos anos, notadamente no que se refere ao Novo Ensino Médio (NEM) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como objetivo geral buscamos analisar os discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida, com o intento de relacionar essa produção discursiva com o funcionamento da racionalidade neoliberal. Para abarcar com mais precisão tal objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: (a) identificar as condições de possibilidade que fazem emergir discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida; (b) descrever a produção dos discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida; (c) relacionar os discursos acerca do trabalho nas coleções analisadas com o modus operandi da racionalidade neoliberal. Em vista disso, entendemos ser pertinente a utilização da perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault, mais especificamente a partir do método arqueogenealógico, o qual é utilizado para analisar discursos, tomando o discurso enquanto um acontecimento no interior dos diversos/diferentes jogos de poder-saber-si, como diz Navarro (2020). Com isso, abordamos alguns conceitos que conduzem nosso olhar para as materialidades analisadas, como: discurso, enunciado, formação discursiva, saber e relações de poder, assim como também as teorizações desse filósofo a respeito do neoliberalismo. Além dos estudos foucaultianos, buscamos reforçar o referencial teórico, mobilizando autores como Dardot e Laval (2016), Laval (2019), Han (2020), assim como também outros estudiosos que tratam das implicações do neoliberalismo no campo educacional e no mundo do trabalho, a exemplo de Antunes (2015;2020), Freitas (2018) Resende (2018), Veiga-Neto (2018), Krawczyk e Ferretti (2019), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como descritivo-interpretativa de natureza documental e segue uma perspectiva predominantemente qualitativa. O corpus é formado por enunciados extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, que foram aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, a saber: : I) Caminhar e Construir: projeto de vida, de André Meller e Eduardo Campos, publicada pela editora Saraiva; II) Jovem protagonista: projeto de vida, de Gabriel Medina e Maria Clara Wasserman, publicada pela Edições SM; III) Projeto de Vida: vivências e possibilidades, de Denise Guedes Condeixa, Caio Condeixa Xavier de Oliveira, Rui Condeixa Xavier de Oliveira e Maria Cecília Guedes Condeixa, publicada pela editora Joaninha. A partir da análise realizada e considerando as que estão em andamento no processo de pesquisa, foi possível constatar que os discursos produzidos estão alinhados à racionalidade neoliberal, pois defendem valores relativos à flexibilidade, resiliência e concorrência, termos que na atualidade adentram fortemente o campo empresarial e que estão interligados com a BNCC e o NEM.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes didactic collections of Life Project, in order to investigate how discourses about work, present in these didactic materials, are articulated with the neoliberal rationality, which permeates the entire process of curriculum reconfiguration that Brazilian high school has undergone in recent years, especially with regard to the New High School (NEM) and the National Common Curriculum Base (BNCC). As a general objective we seek to analyze the discourses about the work in didactic collections of Life Project, with the intention of relating this discursive production with the functioning of neoliberal rationality. To cover this objective more accurately, we established three specific objectives: (a) to identify the conditions of possibility that make emerge discourses about work in didactic collections of Life Project; (b) describe the production of discourses on work in didactic collections of Life Project; (c) relate the discourses about work in the analyzed collections with the modus operandi of neoliberal rationality. In view of this, we understand that it is pertinent to use the theoretical-methodological perspective of Michel Foucault, more specifically from the archeogenealogical method, which is used to analyze discourses, to taking the speech as an event within the diverse/ different games of power-know-yourself, as Navarro (2020) says. With this, we approach some concepts that lead our look at the analyzed materialities, such as: discourse, enunciation, discursive formation, knowledge and power relations, as well as the theorizations of this philosopher about neoliberalism. In addition to Foucault studies, we seek to reinforce the theoretical framework, mobilizing authors such as Dardot and Laval (2016), Laval (2019), Han (2020), as well as other scholars who deal with the implications of neoliberalism in the educational field and in the world of work, like Antunes (2015;2020), Freitas (2018) Resende (2018), Veiga-Neto (2018), Krawczyk and Ferretti (2019), among others. The research is characterized as descriptive-interpretative documentary nature and follows a predominantly qualitative perspective. The corpus consists of statements extracted from three didactic collections of Life Project, which were approved in the National Program of Book and Didactic Material (PNLD), 2021 edition, namely: I) Walk and Build: life project, André Meller and Eduardo Campos, published by Saraiva; II) Young protagonist: life project, by Gabriel Medina and Maria Clara Wasserman, published by Edições SM; III) Life Project: experiences and possibilities, by Denise Guedes Condeixa, Caio Condeixa Xavier de Oliveira, Rui Condeixa Xavier de Oliveira and Maria Cecília Guedes Condeixa, published by Joaninha. From the analysis carried out and considering those that are in progress in the research process, it was possible to verify that the discourses produced are aligned with neoliberal rationality, because they defend values related to flexibility, resilience and competition, terms that currently enter strongly the business field and are interconnected with BNCC and NEM.
|
|
4
|
-
JOCERLÂNDIA AVILINO DE ARAUJO
-
Memes da internet do governo de Jair Bolsonaro no contexto da pandemia: tipos de intertextualidade e processos referenciais
-
Orientador : LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA PEREIRA LIMA
-
CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
-
LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
-
Data: 10/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
1. O trabalho ora apresentado tem por objetivo analisar os tipos de intertextualidade e os processos referenciais em memes criados durante o governo do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, no período da pandemia da Covid-19, bem como os propósitos comunicativos deste gênero. Para isso, abordamos os tipos de intertextualidade (CARVALHO, 2018), tendo em vista que um texto sempre faz referências a outros textos escritos e, no caso dos memes, isso se torna mais evidente, por tratar-se de um gênero que mescla entre o verbal e o não verbal. Analisamos, ainda, alguns processos referenciais como: recategorização, introdução referencial, dêixis, entre outros, apresentados por Brito (2014), Cavalcante (2014), Custódio Filho (2011) e Koch (2002). De modo específico, buscamos (I) Identificar a construção do referente Bolsonaro em memes publicados durante a pandemia da Covid-19; (II) Reconhecer o tipo de intertextualidade presente e descrever os processos referenciais empregados na construção de sentidos desses textos e, (III) Compreender o contexto de produção/duração desses memes na internet e a sua relação com o cumprimento dos propósitos comunicativos pretendidos. De natureza qualitativa, essa análise se faz de um corpus formado por aproximadamente cinquenta memes (sendo selecionados apenas dez para o corpus), coletados no período de março a junho de 2020 nos sites “Gerar Memes” e no “Portal Catraca Livre”. Os resultados parciais apontam para a existência de intertextualidades tanto ampla quanto estrita. No site “Gerar Memes”, observou-se mais o segundo tipo, já no “Portal Catraca Livre”, o uso do primeiro. Quanto aos processos referenciais, notou-se a presença da recategorização e das dêixis pessoal e temporal. Assim, percebe-se o quão importante é o reconhecimento dos tipos de intertextualidade e dos processos referenciais nos gêneros textuais emergentes, em especial, nos memes, tendo em vista que esses textos são criados a partir de outros e, por pertencerem geralmente a uma coletânea, fazem com que a intertextualidade esteja presente o tempo todo nesse gênero (SHIFMAN, 2014).
-
Mostrar Abstract
-
The work presented here aims to analyze the types of intertextuality and referential processes in memes created during the government of the President of the Republic, Jair Messias Bolsonaro, in the period of the Covid-19 pandemic, as well as the communicative purposes of this genre. For this, we address the types of intertextuality (CARVALHO (2018), taking into account that a text always makes references to other written texts and, in the case of memes, this becomes more evident, because it is a genre that blends between the verbal and the non-verbal. We also analyzed some referential processes such as: recategorization, referential introduction, de dêixis, among others, presented by Brito (2014), Cavalcante (2014), Custódio Filho (2011) and Koch (2002). Specifically, we sought to (I) Identify the construction of the Bolsonaro referent in memes published during the Covid-19 pandemic; (II) Recognize the type of intertextuality present and describe the referential processes employed in the construction of meanings of these texts and, (III) Understand the context of production/duration of these memes on the internet and its relationship with the fulfillment of the intended communicative purposes. Of qualitative nature, this analysis is made of a corpus formed by approximately fifty memes (only ten were selected for the corpus), collected from March to June 2020 on the websites "Gerar Memes" and "Portal Catraca Livre". The partial results point to the existence of both broad and strict intertextualities. In the website "Gerar Memes", the second type was more observed, while in "Portal Catraca Livre", the use of the first type was observed. As for the referential processes, the presence of recategorization and personal and temporal de dêixis was noted. Thus, we realize how important it is to recognize the types of intertextuality and referential processes in emerging textual genres, especially in memes, considering that these texts are created from others and, because they usually belong to a collection, intertextuality is present all the time in this genre (SHIFMAN, 2014).
|
|
5
|
-
JOCERLÂNDIA AVILINO DE ARAUJO
-
Memes da internet do governo de Jair Bolsonaro no contexto da pandemia: tipos de intertextualidade e processos referenciais
-
Orientador : LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA PEREIRA LIMA
-
CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
-
LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
-
Data: 10/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
1. O trabalho ora apresentado tem por objetivo analisar os tipos de intertextualidade e os processos referenciais em memes criados durante o governo do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, no período da pandemia da Covid-19, bem como os propósitos comunicativos deste gênero. Para isso, abordamos os tipos de intertextualidade (CARVALHO, 2018), tendo em vista que um texto sempre faz referências a outros textos escritos e, no caso dos memes, isso se torna mais evidente, por tratar-se de um gênero que mescla entre o verbal e o não verbal. Analisamos, ainda, alguns processos referenciais como: recategorização, introdução referencial, dêixis, entre outros, apresentados por Brito (2014), Cavalcante (2014), Custódio Filho (2011) e Koch (2002). De modo específico, buscamos (I) Identificar a construção do referente Bolsonaro em memes publicados durante a pandemia da Covid-19; (II) Reconhecer o tipo de intertextualidade presente e descrever os processos referenciais empregados na construção de sentidos desses textos e, (III) Compreender o contexto de produção/duração desses memes na internet e a sua relação com o cumprimento dos propósitos comunicativos pretendidos. De natureza qualitativa, essa análise se faz de um corpus formado por aproximadamente cinquenta memes (sendo selecionados apenas dez para o corpus), coletados no período de março a junho de 2020 nos sites “Gerar Memes” e no “Portal Catraca Livre”. Os resultados parciais apontam para a existência de intertextualidades tanto ampla quanto estrita. No site “Gerar Memes”, observou-se mais o segundo tipo, já no “Portal Catraca Livre”, o uso do primeiro. Quanto aos processos referenciais, notou-se a presença da recategorização e das dêixis pessoal e temporal. Assim, percebe-se o quão importante é o reconhecimento dos tipos de intertextualidade e dos processos referenciais nos gêneros textuais emergentes, em especial, nos memes, tendo em vista que esses textos são criados a partir de outros e, por pertencerem geralmente a uma coletânea, fazem com que a intertextualidade esteja presente o tempo todo nesse gênero (SHIFMAN, 2014).
-
Mostrar Abstract
-
The work presented here aims to analyze the types of intertextuality and referential processes in memes created during the government of the President of the Republic, Jair Messias Bolsonaro, in the period of the Covid-19 pandemic, as well as the communicative purposes of this genre. For this, we address the types of intertextuality (CARVALHO (2018), taking into account that a text always makes references to other written texts and, in the case of memes, this becomes more evident, because it is a genre that blends between the verbal and the non-verbal. We also analyzed some referential processes such as: recategorization, referential introduction, de dêixis, among others, presented by Brito (2014), Cavalcante (2014), Custódio Filho (2011) and Koch (2002). Specifically, we sought to (I) Identify the construction of the Bolsonaro referent in memes published during the Covid-19 pandemic; (II) Recognize the type of intertextuality present and describe the referential processes employed in the construction of meanings of these texts and, (III) Understand the context of production/duration of these memes on the internet and its relationship with the fulfillment of the intended communicative purposes. Of qualitative nature, this analysis is made of a corpus formed by approximately fifty memes (only ten were selected for the corpus), collected from March to June 2020 on the websites "Gerar Memes" and "Portal Catraca Livre". The partial results point to the existence of both broad and strict intertextualities. In the website "Gerar Memes", the second type was more observed, while in "Portal Catraca Livre", the use of the first type was observed. As for the referential processes, the presence of recategorization and personal and temporal de dêixis was noted. Thus, we realize how important it is to recognize the types of intertextuality and referential processes in emerging textual genres, especially in memes, considering that these texts are created from others and, because they usually belong to a collection, intertextuality is present all the time in this genre (SHIFMAN, 2014).
|
|
6
|
-
CLARICE CALISTA DUTRA
-
A NOÇÃO DE FELICIDADE ATRELADA AO DINHEIRO: UMA ANÁLISE DA NOVELA A ÁRVORE QUE DAVA DINHEIRO, DE DOMINGOS PELLEGRINI
-
Orientador : MANOEL FREIRE RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
-
MANOEL FREIRE RODRIGUES
-
NETANIAS MATEUS DE SOUZA CASTRO
-
Data: 10/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta dissertação é analisar a noção de felicidade atrelada ao dinheiro na novela A árvore que dava dinheiro, de Domingos Pellegrini, à luz da teoria literária de orientação marxista. Busca-se discutir, ainda, sobre a sociedade retratada na obra a partir das teorias literárias sociológicas e abordar a novela corpus de estudo tendo em vista a busca da felicidade das personagens, além de contribuir com estudos do escritor Domingos Pellegrini. Para a realização desta pesquisa, tomamos como aporte teórico os estudos de Adorno (1980), Bauman (1998, 2009), Berman (2007), Giannetti (2002), Lipovetsky (2007), Lukács (2000), Marcuse (2006), Marx (2013), entre outros, que discutem sobre consumismo, modernidade, hedonismo, dentre outros conceitos necessários à condução da análise proposta. Verificou-se que, a partir do súbito aumento do poder de compra, a sociedade de Felicidade, cidade fictícia da obra, passa a apresentar traços de uma sociedade de consumidores. Ora, o consumismo é um dos elementos mais evidentes da narrativa. Viu-se que nas sociedades capitalistas os sujeitos tendem a relacionar os momentos de bem-estar, sucesso e felicidade com o status econômico. Além disso, constatou-se que a obra incute uma relação entre o dinheiro e o sentimento de autorrealização, fazendo com que haja uma expressiva transformação no modo de vida dos personagens, revelando ambições e aspectos de suas personalidades. Curiosamente, o açougueiro demonstra um caráter naturalmente inclinado a ser feliz independente do acesso ao dinheiro, mostrando-se contrário ao perfil dos demais. Isso reforça que não se pode pensar o sujeito a partir de um determinismo, rotulando-o e condicionando-o ao que o sistema capitalista lhe impõe. Assim, o ideal de felicidade através do dinheiro pode se tornar frustrante, tendo em vista que a satisfação plena dos desejos não é possível, como também o alcance da felicidade plena, pois esse estado é efêmero em sua constituição.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this dissertation is to analyze the notion of happiness linked to purchasing power in the novel “A Árvore que dava Dinheiro” by Domingos Pellegrini in the light of Marxist literary theory. It also seeks to discuss about the society portrayed in the work from the sociological literary theories and to approach the novel corpus of study in view of the characters' pursuit of happiness, in addition to contributing to studies of the writer Domingos Pellegrini. To carry out this research, we took as a theoretical basis the studies of Adorno (1980), Berman (2007), Lukács (2000), Marcuse (2006), Zygmunt Bauman (1998, 2009), Gilles Lipovetsky (2007), Eduardo Giannetti ( 2002) among others, whose researches discuss the definitions of consumerism, modernity, hedonism, among other concepts necessary to conduct the proposed analysis. It was found that from the sudden increase in purchasing power, the society of Felicidade, the fictional city of the work, starts to show features of a society of consumers. Indeed, consumerism is one of the most evident traits of the narrative. It was seen that in capitalist societies, subjects begin to establish a direct relationship between moments of well-being, success and happiness with economic status. In addition, it was found that there is a relationship between money and the feeling of self-fulfillment, causing a significant transformation in the way of life of the characters, revealing ambitions and aspects of their personality. According to the partial results obtained in this study, it was possible to perceive that the ideal of happiness through purchasing power can become frustrating, considering that in a society of hyperconsumers, the full satisfaction of desires is not possible, generating people obsessed with consumption and They are, therefore, frustrated about reaching the full happiness that seems to be always far away.
|
|
7
|
-
WYAMA E SILVA MEDEIROS
-
RETEXTUALIZAÇÃO EM SENTENÇAS CRIMINAIS: REPRESENTAÇÃO DE FALAS E (RE)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
-
Orientador : LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
-
LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
-
LUCAS ANDRADE DE MORAIS
-
Data: 11/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho visa investigar os textos oral e escrito enquanto eventos comunicativos e de produção de sentido dentro das ações discursivas da linguagem, a partir da interface da Linguística Textual com o Direito. Esse enfoque se reveste de especial relevância no universo jurídico, tendo em vista que os atos praticados no Judiciário (no estado da Paraíba) são formalizados por meio de textos, sejam orais ou escritos, mas todos eles possuem uma forma textual pré-definida, dentro de um contexto institucional, voltada principalmente para a produção de prova oral, que, geralmente, é transformada em texto escrito, quando da valoração pelo(a) juiz(íza) por ocasião da sentença judicial. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar os processos de retextualização e de construção de sentidos operacionalidados na transformação do oral para o escrito, quando da oitiva das partes processuais em audiência, na modalidade oral, para o registro escrito dos depoimentos na fundamentação das sentenças. Constitui-se em um estudo qualitativo e de caso, descritivo e interpretativo, pois nos debruçaremos sobre decisões específicas, fundamentados nas concepções da Linguística Textual, especificamente, com as noções de texto e retextualização (DELL’ISOLA, 2007; FAVERO, 1983, KOCH, 2001, 2003, 2004, 2006, 2008, 2015; MARCUSCHI, 1999, 2001, 2002, 2008, 2010, 2012; MATÊNCIO, 2002) para análise do processo de retextualização e as estratégias envolvidas na construção de sentidos de um texto (sentença), e esta, alicerçada também em depoimentos orais coletados na instrução criminal. O corpus de pesquisa é constituído por cinco ações penais, nas quais serão analisados os depoimentos das testemunhas e vítimas, bem como o interrogatório do acusado, estes gravados em vídeo áudios, coletados no âmbito do Poder Judiciário Estadual, para, em seguida, analisar as sentenças resultantes do acervo probatório do processo, dentre eles, as provas testemunhais. A análise desse corpus permitiu constatar que a retextualização empreendida pela juíza resulta em uma considerável redução linguística e informacional na versão escrita dos depoimentos, que também é a mais formal. A presente investigação permitiu sinalizar as diferentes formas de construção de sentidos quando se passa do texto tipicamente oral em questão para o texto retextualizado escrito especificamente, a fundamentação das sentenças, momento em que o julgador se utiliza das provas para reforçar seus argumentos decisórios. Dessa forma, é possível observar a retextualização realizada pelo(a) magistrado(a), como um fenômeno linguístico relevante, tanto para o Direito quanto à Linguística, considerando que tais decisões repercutem diretamente na vida em sociedade, em especial, na liberdade dos cidadãos investigados nas ações penais e a resposta que será ofertada pelo Estado aos atos atentatórios contra a segurança dos indivíduos.
-
Mostrar Abstract
-
This paper aims to investigate oral and written texts as communicative events and the production of meaning within the discursive actions of language, from the interface of Textual Linguistics and Law. This approach has special relevance in the legal universe, considering that the acts practiced in the Judiciary are formalized by means of texts, whether oral or written, but they all have a predefined textual form, within an institutional context, aimed mainly at the production of oral evidence, which, as a rule, is transformed into a written text when the judge evaluates it at the time of the judicial sentence. In this context, the objective of this research is to analyze the processes of retextualization and construction of meaning operationalized in the transformation from oral to written, during the hearing of the procedural parties in a hearing, in the oral modality for the written record of statements in the grounds of sentences. This is a qualitative case study, based on the conceptions of Textual Linguistics, specifically with the notions of text and retextualization (DELL'ISOLA, 2007; FAVERO, 1983, KOCH, 2001, 2003, 2004, 2006, 2008, 2015; MARCUSCHI, 1999, 2001, 2002, 2008, 2010, 2012; MATÊNCIO, 2002) to analyze the retextualization process and the strategies involved in the construction of meanings of a text (sentence), and this, also grounded in oral testimonies collected in the criminal instruction. The research corpus is composed of five criminal actions, in which the statements of the witnesses and victims will be analyzed, as well as the interrogation of the accused, these recorded in video and audios, collected in the scope of the State Judiciary. The analysis of this corpus allowed us to verify that the retextualization undertaken by the judge results in a considerable linguistic and informational reduction in the written version of the depositions, which is also the most formal. The present investigation allowed us to signal the different ways in which meaning is constructed when moving from the typically oral text in question to the retextualized written text, specifically the grounds for sentences, a moment in which the judge uses the evidence to reinforce his decision-making arguments. Thus, it is possible to observe the retextualization performed by the magistrate as a linguistic phenomenon relevant to both Law and Linguistics, considering that such decisions have a direct impact on life in society, especially on the freedom of citizens investigated in criminal actions and also the response that will be offered by the State to the attempts against the safety of individuals.
|
|
8
|
-
DAVID VINNÍCIUS LIRA CAMPOS
-
Os filmes de cangaço de Glauber Rocha, a cultura popular e a indústria cultural
-
Orientador : CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
-
MICHEL DE LUCENA COSTA
-
NETANIAS MATEUS DE SOUZA CASTRO
-
Data: 24/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
No fim da primeira metade do século XX, Theodor Adorno e Max Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural, um movimento que promove a estandardização da arte e, ao mesmo tempo, reflete os interesses de seus produtores. No contexto da indústria cultural, a arte se transforma numa mercadoria marcada pela repetição, que pode ser vista nas principais mídias, como o cinema, a televisão e o rádio. Durante as décadas do cinema clássico hollywoodiano, as empresas cinematográficas alimentaram as demandas de entretenimento com filmes caracterizados por uma linguagem formular e pela homogeneidade. O modelo narrativo da Hollywood clássica sustenta o status quo capitalista e oferece à arte do cinema uma forma pragmática de fazer filmes cujo seamless style (estilo sem costura ou estilo invisível) – termo usado por Seymour Chatman (1990) – tenta esconder a força manipuladora do sociedade técnico-racional moderna, que introduz a ideologia da indústria cultural nas obras. Apesar do diálogo com o western, um dos gêneros cinematográficos mais influentes, Deus e o diabo na terra do sol (1964) e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969) recusam o que se pode chamar de fórmula do gênero. Dirigidos por Glauber Rocha, esses filmes foram realizados fora dos padrões tradicionais de produção, rejeitando a forma narrativa estandardizada e muitas de suas implicações políticas. Com base nessas considerações, esta dissertação analisa a maneira como Rocha, usando técnicas narrativas que contrastam com o procedimento industrial, constrói um mundo particular onde o cangaço – a mais famosa categoria de banditismo do Brasil – é tratado como um fenômeno pré-revolucionário. Providenciando uma nova visão para a cultura popular, seu trabalho de vanguarda se move na direção oposta à do nordestern, uma adaptação brasileira do western americano que usa a imagem do caubói como um modelo para talhar a personagem do cangaceiro de acordo com as regras do método clássico. A fim de compreendermos a visão revolucionária de Rocha sobre o cangaço e a complexa sintaxe de seus filmes, fazemos uso de um grande número de trabalhos de múltiplas áreas, como estudos sobre cinema, história do banditismo e da cultura popular e, claro, discussões que seguem os conceitos iniciais de Adorno e Horkheimer e as elaborações tardias de Adorno sobre a indústria cultural.
-
Mostrar Abstract
-
At the end of the first half of the 20th century, Theodor Adorno and Max Horkheimer developed the concept of culture industry, a movement that promotes the standardization of art and, at the same time, reflects the interests of its producers. In the context of the culture industry, art becomes a commodified work marked by repetition, which is seen in the major media, such as film, television and radio. During the decades of the classical Hollywood cinema, film companies fed the entertainment’s demands with movies characterized by a formulaic language and homogeneity. The classical Hollywood narrative model sustains the capitalist status quo and offers to the art of cinema a pragmatic way to make movies whose seamless style – a term used by Seymour Chatman (1990) – tries to hide the manipulative force of modern rational-technical society, that introduces the ideology of culture industry in films. Despite the dialogue with Western, one of the most influential film genres, Black God, white devil (Deus e o diabo na terra do sol, 1964) and Antonio das Mortes (O dragão da maldade contra o santo guerreiro, 1969) refuse what one might call the genre formula. Directed by Glauber Rocha, these films were made outside the bounds of traditional production, rejecting the standardized narrative form and many of its political implications. Based on these considerations, this dissertation analyzes the way Rocha, using narrative techniques that contrast with industrial procedure, build a particular world where the cangaço – the most famous banditism category in Brazil – is treated as a pre-revolutionary phenomenon. By providing a new view to popular culture, his avant-garde work moves in the opposite direction of nordestern, a Brazilian adaptation from American Western that uses the cowboy’s image as a model to fashion the character of cangaceiro according to the rules of the classical method. In order to understand Rocha’s revolutionary vision of cangaço and the complex syntax of his films, we make use of a large number of theoretical works from multiple areas, as film studies, banditism and popular culture history, and, of course, discussions that follow Adorno and Horkheimer’s initial concepts and Adorno’s further elaborations on culture industry.
|
|
9
|
-
ÂNGELA VIANA DE SOUSA SILVA
-
CINDERELA OU DOM QUIXOTE? REFLEXÕES INTERTEXTUAIS NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS
-
Orientador : SEBASTIÃO MARQUES CARDOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Cassia da Silva
-
ELEN KARLA SOUSA DA SILVA
-
MARIA ELIANE SOUZA DA SILVA
-
SEBASTIÃO MARQUES CARDOSO
-
Data: 24/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Propomos refletir, a partir de obras escolhidas de Carolina Maria de Jesus, sobre a representação de realidades ou efeitos de realidades estimulados por intertextualidades diversas, explícitas ou disfarçadas, que contribuem na expressão literária da autora. Carolina parte de sua realidade para criar personagens que se assemelham com ela e também com personagens de obras lidas por ela ou até mesmo de personagens inscritos na memória coletiva. Com essa articulação de escrita literária, é possível investigar e compreender o jogo entre os intertextos utilizados por Carolina em que representação e realidade se fundem para se tornarem um enredo. Analisaremos a intertextualidade nas obras da escritora aproveitando as contribuições mais conceituais de Tiphaine Samoyault, Roland Barthes, Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Wolfgang Iser e Antonio Candido sobre a intertextualidade e a obra de ficção, assim como as leituras de María Lugones, Aníbal Quijano, Nelson Maldonato-Torres para interagir com as possibilidades mais contemporâneas de interpretação e de ressignificação da escrita de Carolina Maria de Jesus. No contexto dessa fundamentação e roteiro teórico de análise, outros autores serão acrescentados. Enfim, essa pesquisa considera, como hipótese, a ideia de que a experiência de vida das protagonistas de Carolina de Jesus tem como base as experiências de vida da própria escritora, cuja mundivivência opera no vínculo da idealidade poética, como forma de evasão ou mesmo como ação de enfrentamento ao mundo, à realidade social.
-
Mostrar Abstract
-
We propose to reflect, from selected works by Carolina Maria de Jesus, on the representation of realities or effects of realities stimulated by different intertextualities, explicit or disguised, that contribute to the author's literary expression. Carolina departs from her reality to create characters that resemble her and also with characters from works read by her or even characters inscribed in the collective memory. With this articulation of literary writing, it is possible to investigate and understand the game between the intertexts used by Carolina in which representation and reality merge to become a plot. We will analyze intertextuality in the writer's works, taking advantage of the more conceptual contributions of Tiphaine Samoyault, Roland Barthes, Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Wolfgang Iser and Antonio Candido on intertextuality and the work of fiction, as well as the readings of María Lugones, Aníbal Quijano, Nelson Maldonato-Torres to interact with the most contemporary possibilities of interpretation and re-signification of the writing of Carolina Maria de Jesus. In the context of this foundation and theoretical analysis script, other authors will be added. Finally, this research considers, as a hypothesis, the idea that the life experience of the protagonists of Carolina de Jesus is based on the life experiences of the writer herself, whose world-living operates in the bond of poetic ideality, as a form of evasion or even as a action to face the world, the social reality.
|
|
10
|
-
ANTONIA KAYANNE ALVES DE QUEIROZ
-
DOMINAÇÃO MASCULINA E VIOLÊNCIA, DORORIDADE E RESILIÊNCIA: ESTUPRO E AGRESSÕES NA VIVÊNCIA DO CASAMENTO PELAS PERSONAGENS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
-
Orientador : MARIA EDILEUZA DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
-
MARIA EDILEUZA DA COSTA
-
JOSÉ CARLOS REDSON
-
Data: 10/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando que as mulheres foram, talvez, uma das primeiras minorias a serem oprimidas e dominadas socialmente por razões hoje questionáveis, é necessário estabelecer uma busca sócio-histórica do percurso transcorrido pela civilização, das suas primeiras estruturas até as atuais, a fim de entender de que forma tal dominação originouse e fora naturalizada até o ponto em que presenciamos hoje. Debruçamo-nos, portanto, sobre o poder retido ao longo dos séculos nas mãos dos homens, originado no patriarcalismo, mas que o transpassara, tornando-se um absoluto “poder do macho”, em que se ergueram as relações sociais de gênero desequilibradas, de dominação e posse de uns sobre outras, arrastando-se nas estruturas familiares, em contratos sociais e nas relações sexuais. Aplicada tal problemática à pesquisa, objetivamos analisar, através do tecer realidade e ficção, a vivência de violências veiculadas pela instituição do casamento, tendo como corpus três personagens femininas negras de Conceição Evaristo, selecionadas a partir da coletânea Insubmissas lágrimas de mulheres (2016), das quais duas – Aramides Florença e Lia Gabriel – vivenciaram, em suas narrativas, experiências de violências físicas e sexuais cometidas por seus companheiros, e uma – Shirley Paixão – vivencia o abuso sexual incestuoso cometido por seu companheiro contra sua filha adotiva. Buscamos, ainda, estabelecer nuances de Dororidade (Piedade, 2017) experienciadas ou não pelas personagens no transcorrer das narrativas. Para tanto, resgatamos o conceito de Dororidade estabelecido por Piedade (2017). Dessa forma, a pesquisa constitui-se de uma revisão bibliográfica, amparada nas teorias de Saffioti (1987, 1999, 2015), Pateman (1993), Lerner (2019), entre outros. Os resultados apontam que a separação entre mulheres/vítimas e maridos/agressores propicia uma melhor qualidade de vida tanto para as matriarcas quanto para os(as) filhos(as).
-
Mostrar Abstract
-
Considering that women were, perhaps, one of the first minorities to be socially oppressed and dominated for reasons that are now questionable, it is necessary to establish a historical and social search for the path taken by civilization, from its first structures to the current ones, in order to understand how such domination originated and was naturalized to the point where we witness it today. We set out, therefore, to analyze the power retained for so many centuries in the hands of men, a power that originated in patriarchy, but which had passed through it, becoming a “macho power”, and from which social relations arose. gender imbalances, domination and possession of some over others, which will drag on in family structures and social contracts, as well as in sexual relations. Emphasizing these observations, we focused on trying to understand how gender relations – unbalanced – became one of the pillars of violent intra-family relationships; how violence, especially sexual, has become “natural” between men and women, especially in the institution of marriage, and how the same gender dominations make it permissible for patriarchs to abuse both their wives and also their own children, considering, it is clear that the power of the “macho” becomes a solid amalgamation of all the powers socially given to men in all their occupations: as a husband, as a father, as na individual. So, therefore, our research object consists of three black female characters, by Conceição Evaristo, of which two – Aramides Florence and Lia Gabriel – experienced, in their narratives, experiences of physical and sexual violence committed by their partners, and one – Shirley Paixão – the experience of incestuous sexual abuse committed by her partner against her adopted daughter. Still, if possible, we will try to establish nuances of Dorority (PIEDADE, 2017) experienced or not by the characters in the passage of the narratives; so, rescuing the concept of Dorority that constitutes empathy and compassion among black women through the understanding or understanding of the pains that afflict them. The research, therefore, consists of a bibliographic review, supported by the theories of Saffioti (2015; 1999; 1987); Pateman (1993); Lerner (2019), among others. The partial results achieved previously indicate that the separation between women/victims and husbands/aggressors provides a better quality of life for both the matriarchs and their children.
|
|
11
|
-
DANIEL SILVA GUEDES
-
A inexistência do Outro como foco narrativo em O coração é um caçador solitário
-
Orientador : CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
-
MAÍRA MARCONDES MOREIRA
-
PEDRO FELIPE MARTINS PONE
-
Data: 13/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante das possibilidades de diálogo entre campos de saber, esse trabalho entrelaça a discussão das teorias de crítica literária e da psicanálise, segundo o que Durão (2016) coloca sobre haver a possibilidade de se deparar com uma manifestação do inconsciente na estrutura do romance. O objetivo geral deste trabalho foi investigar a inexistência/inconsistência do Outro na obra O coração é um caçador solitário, de Carson McCullers através do foco narrativo. Para isso, se utilizará como referências para a discussão sobre a inconsistência ou inexistência do Outro Lacan (2008c), e a partir da focalização narrativa de Gerard Genette (2017). Diante do exposto até o presente momento foi possível constatar que o Outro e o foco narrativo podem ocupar o mesmo lugar, ou seja, dentro do romance o Grande Outro é o foco narrativo. Entretanto, alguns dos diversos pontos de aproximação não foram explorados, o que se pretende fazer em trabalhos futuros.
-
Mostrar Abstract
-
Facing the possibilities of dialogue among fields of knowledge, this work connects the discussion of theories of literary criticism and psychoanalysis, according to what Durão (2016) presents about the possibility of encountering a manifestation of the unconscious in the novel structure. The general purpose of this work was to investigate the non-existence/inconsistency of the Other in the book The heart is a lonely hunter, by Carson McCullers through the narrator. For this, the references used for the discussion of inconsistency or non-existence of the Other will be Lacan (2008c), and the narrative focalization from Gerard Genette (2017). From what has been exposed so far, it was possible to determine that the Other and narrator can occupy the same spot, that is, within the novel the Big Other is the narrator. However, some of the several points of approximation were not explored, which I intend to do in further works.
|
|
12
|
-
MARIA LIDIANA COSTA
-
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM GÍSELA/GUÍSELA NO ROMANCE A ASA ESQUERDA DO ANJO DE LYA LUFT
-
Orientador : RONIE RODRIGUES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO AEDSON DE SOUZA OLIVEIRA
-
MARIA ELIANE SOUZA DA SILVA
-
RONIE RODRIGUES DA SILVA
-
Data: 27/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo objetiva problematizar a construção identitária da personagem feminina protagonista do romance A asa esquerda do anjo, da escritora Lya Luft, considerando os diferentes elementos que a tensionam, ao ponto de, ao longo da narrativa, ela ser duplamente cognominada como Guísela/Gisela. No desenvolvimento da leitura crítica, recorremos à noção de entre-lugar, conforme discutida por Silviano Santiago (2000), e a uma compreensão a respeito da representação do sujeito estrangeiro, como analisado por Júlia Kristeva (1994), buscando entender como na dialética entre o familiar e o alheio a personagem vai constituindo a sua subjetividade.
-
Mostrar Abstract
-
The present study aims to problematize the identity construction of the female character protagonist of the novel A asa esquerda do anjo, by the writer Lya Luft, considering the different elements that stress her, to the point that, throughout the narrative, she is doubly known as Guísela/Gisela. In the development of the critical reading, we resort to the notion of in-between place, as discussed by Silviano Santiago (2000), and to an understanding regarding the representation of the foreign subject, as analyzed by Júlia Kristeva (1994), seeking to understand how in the dialectic between the familiar and the alien to the character constitute his subjectivity.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
IZAÍAS SERAFIM DE LIMA NETO
-
Empreendedorismo, protagonismo e empresariamento de si como modo de vida: a governamentalidade neoliberal em discursos do modelo Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT) da rede estadual paraibana
-
Orientador : FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
-
GUILHERME FIGUEIRA BORGES
-
JAIRO BARDUNI FILHO
-
LUCIANA FERNANDES NERY
-
WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese investiga os discursos do modelo educacional das Escolas Cidadãs Integrais e Técnicas do estado da Paraíba. Tal pesquisa se faz a partir dos pressupostos analíticos dos estudos discursivos foucaultianos. Por esse viés, são problematizadas as relações de saber-poder que engendram a produção de subjetividades nas teias do dispositivo ECI. Nessa ótica, compreende-se que os discursos desse modelo educacional instaurado no estado da Paraíba por volta de 2016 emergem a partir do incurso da governamentalidade neoliberal nos programas educacionais do mundo, compondo massivamente um currículo por competências e habilidades técnicas e socioemocionais a fim de constituir subjetividades protagonistas, empreendedoras e autônomas. Argumenta-se que a tônica empresarial se enviesa nos documentos organizadores do Modelo ECI a partir das premissas de disciplinas tais como Projeto de Vida e Estudo Orientado, bem como por pressupostos tecnicistas das disciplinas empreendedoras e do currículo técnico-científico. Assim, a argumentação se ampara na leitura que Michel Foucault realizou sobre o neoliberalismo e nas atualizações que Christian Laval e Pierre Dardot realizaram quanto a essa temática, pensando-a especialmente no campo educacional. A tese, então, problematiza por meio dos estudos de Safatle, Veiga-Neto e outros estudiosos da obra foucaultiana e da arqueogenealogia dos discursos os meios pelos quais se busca conduzir condutas no seio das ECIT paraibanas através dos discursos do empreendedorismo como meio de construção de si, do projeto de vida como modo de existência e administração de si, bem como a toada em torno da autogestão como cofundadora do sujeito estudante e trabalhador flexível para o mercado de trabalho e para as experiências de transformação social.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis investigates the discourses of the educational model of the Integral and Technical Citizen Schools of the state of Paraíba. This research is made from the analytical assumptions of the Foucauldian discursive studies. By this bias, the relations of knowledge-power that engender the production of subjectivities in the webs of the ECI device are problematized. From this perspective, it is understood that the discourses of this educational model established in the state of Paraíba around 2016 emerge from the incursion of neoliberal governmentality in the educational programs of the world, massively composing a curriculum for competences and technical and socioemotional skills in order to constitute protagonist, entrepreneurial and autonomous subjectivities. It is argued that the business tonic is biased in the organizing documents of the ECI Model from the premises of disciplines such as Life Project and Oriented Study, as well as by technical assumptions of entrepreneurial disciplines and technical-scientific curriculum. Thus, the argumentation is based on the reading that Michel Foucault made about neoliberalism and the updates that Christian Laval and Pierre Dardot made on this theme, thinking it especially in the educational field. The thesis then problematizes through the studies of Safatle, Veiga-Neto and other scholars of the Foucauldian work and the archeogenealogy of discourses the means by which one seeks to conduct conduct conduct within the ECIT paraibanas through the discourses of entrepreneurship as a means of building itself, of life project as a way of existence and self administration, as well as the toada around self-management as co-founder of the student subject and flexible worker for the labor market and for the experiences of social transformation.
|
|
2
|
-
ALDECI FERNANDES DA CUNHA
-
Configurações subjetivas e produção escrita de estudantes surdos: uma perspectiva sistêmico-funcional
-
Orientador : WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WELLINGTON VIEIRA MENDES
-
MARIA ELIETE DE QUEIROZ
-
FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
-
MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO
-
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A tese defendida neste trabalho é que “as produções escritas de estuante surdo, são manifestações de suas configurações subjetivas produzidas em seus contextos de situação e de cultura”. Assim, o estudo foi estruturado a partir do seguinte objetivo: Compreender, a partir da perspectiva sistêmico-funcional, como se configura a relação subjetiva de estudantes surdos com o seu processo de produção escrita. Como forma de responder o objetivo proposto, esta pesquisa teve como plano teórico a teoria da Subjetividade do Fernando Gonzalez Rey (1997) e da Linguística Sistêmico-Funcional desenvolvida por Halliday (1960), partindo do princípio de que ao produzir suas escritas, o estudante revela seu contexto de situação em que vive e seus sentidos produzidos ao longo de sua trajetória experiencial em seus diversos contextos. Como aporte para a discussão sobre a educação de surdos, recorre-se aos estudos realizados por Damázio (2007), Guarinello (2007), Jannuzzi (2012), Pedrosa (2018), Quadros (1997), Skliar (2016), entre outros, como também, documentos e legislações oficiais. Para a realização do estudo, foi adotado os princípios da Epistemologia Qualitativa com a abordagem metodológica da metodologia construtivo-interpretativa, por compreender que a discussão realizada ultrapassa a concepção de um estudo que vise coletar dados, mas de construir informações/interpretações a partir dos instrumentos utilizados de forma formal ou informal. Para o atendimento a questão central de pesquisa que foi “Como se configura a relação subjetiva de estudantes surdos com o seu processo de produção escrita, a partir da perspectiva sistêmico-funcional?”, foi realizado um trabalho de interpretação das escritas de estudantes surdos em turmas de salas de aula de aula de ensino comum, dos anos iniciais e finais do EF e do EM, e da realização de um questionário com professores do ensino de português da sala de ensino de comum e do AEE para o ensino do português escrito. As informações construídas com as escritas dos estudantes surdos, revelam que cada estudante, dependendo do seu nível de ensino, revelam em suas escritas produções subjetivas que são produzidas em seu ambiente situacional e os sentidos produzidos nas situações/experiências vividas nele. As configurações subjetivas que se fazem presentes nas escritas, manifestam uma linguagem própria da comunidade surda, que deve ser considerada no trabalho com o ensino do português escrito, mas ao mesmo tempo, manifesta as condições em que esse ensino é ou vem sendo realizado, tanto nas salas de aula de ensino comum, como também no AEE para o ensino da LP na modalidade escrita. Ainda foi identificado juntos aos professores envolvidos, a ausência e ou a emergência de espaços formativos para o ensino de uma segunda língua, como também para o trabalho didático -pedagógico voltado para o estudante surdo, o que influência na proposição de atividades que oportunize o estudante a pensar sobre o uso e a funcionalidade do português escrito como uma L2.
-
Mostrar Abstract
-
The thesis defended in this work is that “the written productions of deaf students are manifestations of their subjective configurations produced in their contexts of situation and culture”. Thus, the study was guaranteed from the following objective: To understand, from the systemic-functional perspective, how the subjective relationship of deaf students with their written production process is configured. As a way of responding to the proposed objective, this research had as a theoretical plan the theory of Subjectivity by Fernando Gonzalez Rey (1997) and Systemic-Functional Linguistics developed by Halliday (1960), starting from the principle that when producing their writings, the student reveals the context of the situation in which he lives, and the meanings produced along his experiential path in his various contexts. As a contribution to the discussion on the education of the deaf, studies by Damázio (2007), Guarinello (2007), Jannuzzi (2012), Pedrosa (2018), Quadros (1997), Skliar (2016), among others, are used, as well as official documents and legislation. To carry out the study, the principles of Qualitative Epistemology were adopted with the methodological approach of the constructive-interpretive methodology, understanding that the reflection carried out goes beyond the conception of a study that aims to collect data, but to build information/interpretations from the instruments Used formally or informally. In order to answer the central question of the research, which was “How is the subjective relationship of deaf students with their written production process configured, from the systemicfunctional perspective?”, a work was carried out to interpret the writings of deaf students in classes in general education classrooms, from the final and final years of EF and EM, and the conclusion of an English course with teachers of Portuguese teaching in the common teaching room and AEE for the teaching of written Portuguese. The information constructed with the deaf students' writings, evidenced that each student, depending on their level of education, revealed in their writings subjective productions that are produced in their situational environment and the meanings produced in the situations/experiences lived in it. The subjective configurations that are present in the writings, manifest a language of the deaf community, which must be considered in the work with the teaching of written Portuguese, but at the same time, manifest the conditions in which this teaching is or has been carried out, both in common teaching classrooms, as well as in the AEE for teaching PL in the written modality. It was also identified, together with the teachers involved, the absence and/or emergence of training spaces for the teaching of a second language, as well as for the didactic-pedagogical work aimed at the deaf student, which influences the proposition of activities that provide opportunities for the student think about the use and functionality of Portuguese written as an L2.
|
|
3
|
-
VANESSA BASTOS LIMA
-
ESTUDO DA FICÇÃO HISTÓRICA EM DESDE QUE O SAMBA É SAMBA E RIO NEGRO 50
-
Orientador : MARIA APARECIDA DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ACAUAM SILVERIO DE OLIVEIRA
-
CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
-
JOSE VILIAN MANGUEIRA
-
MANOEL FREIRE RODRIGUES
-
MARIA APARECIDA DA COSTA
-
Data: 04/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O diálogo entre literatura e história sempre foi bastante profícuo, desde antes mesmo da consolidação destas como áreas de conhecimento. E é a partir deste diálogo que se constitui o Romance Histórico, gênero romanesco enfocado por nossa pesquisa, mais especificamente aqueles produzidos na contemporaneidade, momento em que sua produção ainda persiste e está em plena expansão. Tendo esse pressuposto em vista, neste trabalho nos propomos a realizar o estudo crítico-analítico das obras Desde que o samba é samba, de Paulo Lins e Rio Negro 50, de Nei Lopes, de forma a investigar as nuances do Romance Histórico brasileiro contemporâneo. Especialmente aqueles que, como as obras supracitadas, pretendem enfocar as vivências e histórias de grupos politicamente minoritários, como negros e negras e moradores da periferia, bem como trazer também a histórias da cultura e religiosidade negra e afrodiaspórica, quase sempre relegada ao esquecimento pela história oficial, como forma de representar narrativas e vozes dissonantes tanto do cânone quanto da historiografia tradicional brasileira. Em Desde que o samba é samba, é apresentada a história da formação do gênero musical samba, de sua primeira escola, e da consolidação da umbanda. Paulo Lins lança mão de personagens de base histórica, advindos de pesquisas em fontes primárias, e de outros personagens ficcionalizados para representar os costumes e as práticas sociais em torno do samba no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro, em meados de 1920. Já em Rio Negro 50, passamos a conhecer a história da intelectualidade negra, dando enfoque às narrativas da população afro-brasileira, tendo o recorte temporal de 1950 a 1960. Neste trabalho nos embasamos principalmente nas contribuições teóricas de Luckács (2011); Weinhartdt (1994) e (2019); Esteves (2010); Bastos (2007); Dalcastagné (2002) e (2012); Souza (2017) e (2021); Bhabha (2019); Sodré (1998); Simas (2019); Candido (1993), (2003) e (2009); Fanon (2008); Munamga (1988), entre outros. Assim sendo, buscamos investigar quais elementos e tendências desses romances representam conformidade e/ou ruptura de inovação em relação ao modelo clássico de Romance Histórico, seja no tocante a utilização do discurso e de fatos históricos, ou na forma de trazer para o gênero uma pluralidade de temáticas, possibilidades estéticas na construção do texto e de pontos de vista em relação aos tipos de personagens privilegiados para serem representados.
-
Mostrar Abstract
-
Abstract
The dialogue between literature and history has always been fruitful, even before the consolidation of these two fields of knowledge. And it is from this dialogue that the Historical Novel is constituted, genre focused by our research, more specifically those produced in contemporaneity, moment in which its production still persists and is in full expansion. With this assumption in mind, in this work we propose to carry out a critical-analytical study of the works Desde que o samba é samba, by Paulo Lins and Rio Negro 50, by Nei Lopes, in order to investigate the nuances of the contemporary Brazilian Historical Novel. Especially those that, like the aforementioned works, intend to focus on the experiences and histories of politically minority groups, such as black men and women and residents of the periphery, as well as to bring the history of black and Afro-diasporic culture and religiosity, almost always relegated to oblivion by official history, as a way to represent narratives and voices dissonant both from the canon and from traditional Brazilian historiography. In Desde que o samba é samba, the story of the formation of the samba musical genre, of its first school, and of the consolidation of Umbanda is presented. Paulo Lins uses historically-based characters from primary sources and other fictionalized characters to represent the customs and social practices surrounding samba in the São Carlos slum, in Rio de Janeiro, in the mid-1920s. In Rio Negro 50, we get to know the history of black intellectuals, focusing on the narratives of the Afro-Brazilian population, from 1950 to 1960. In this work we base ourselves mainly on the theoretical contributions of Luckács (2011); Weinhartdt (1994) and (2019); Esteves (2010); Bastos (2007); Dalcastagné (2002) and (2012); Souza (2017) and (2021); Bhabha (2019); Sodré (1998); Simas (2019); Candido (1993), (2003) and (2009); Fanon (2008) and Munamga (1988), among others. Therefore, we seek to investigate which elements and trends of these novels represent conformity and/or rupture in relation to the classic model of Historical Romance, whether in terms of the use of discourse and historical facts, or in the way of bringing to the genre a plurality of themes, aesthetic possibilities in the construction of the text, and points of view regarding the types of characters privileged to be represented.
|
|