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Dissertações |
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TALIA CRISTIANE ELIAS BRITO
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DAS IDEALIZAÇÕES AOS FRACASSOS AMOROSOS: UM ESTUDO DO ROMANCE A COSTA DOS MURMÚRIOS, DE LÍDIA JORGE
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Orientador : MARIA APARECIDA DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA APARECIDA DA COSTA
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VANESSA BASTOS LIMA
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José Dantas da Silva Júnior
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Data: 08/03/2024
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Esta dissertação tem como principal objetivo analisar como ocorre a configuração do casamento de quatro personagens, Evita e Luís Alex, Helena e Forza Leal, no romance A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge. Para o desenvolvimento das análises, adotamos como suporte teórico autores que versam sobre o relacionamento amoroso e o casamento. Para tanto, este estudo está embasado nas reflexões dos seguintes teóricos: Zygmunt Bauman, em Amor líquido: sobre as fragilidades dos laços humanos (2004), em que há discussões acerca da liquidez dos relacionamentos amorosos na Modernidade e do que gera esses impasses; Anthony Giddens, em A transformação da intimidade (1993), que discorre sobre a relação amorosa ser um espaço que posiciona a mulher e o homem em lugares sociais desiguais; Silvia Federici, em O calibã e a bruxa (2017), que versa sobre a condição feminina dentro das relações amorosas; entre outros que foram relevantes para o estudo do romance estudado. Durante as análises, foi possível compreender que o romance de Lídia Jorge apresenta as relações amorosas de duas formas distintas. Em Evita e Luís, observamos que há um relacionamento caracterizado como atemporal, principalmente, pela postura empoderada da mulher, a qual não aceita viver presa às amarras sociais; em Helena e Forza, por sua vez, entendemos que há uma relação que representa a cultura clássica conservadora, tendo em vista a personalidade da figura feminina em se sujeitar a conviver com um homem machista, detentor de poder, por pura conveniência social, ou seja, para cumprir com paradigmas estruturais de uma sociedade patriarcal.
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O objetivo desta dissertação é analisar como ocorre a configuração da relação afetiva das personagens Eva Lopo e Luís Alex, Helena e Forza Leal no romance A costa dos murmúrios (2004), da escritora portuguesa Lídia Jorge. Objetiva-se, especificamente, investigar como as figuras femininas agem dentro da instituição casamento; compreender como os aspectos contextuais transformam e moldam a vida dessas personagens; e entender como as perspectivas ideológicas causam o fracasso ou não dessas relações. Diante disso, utiliza-se como suporte teórico: Bauman (2004), Costa (2014), Federici (2017), Giddens (1993), Rougemont (1988), para falar sobre as relações amorosas; e Coelho (1991), Nehring (2012), Cova e Pinto (1997), para abordar a figura feminina nas relações afetivas.
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MICHARLANE DE OLIVEIRA DUTRA
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OPRESSÃO E RESISTÊNCIA: FIGURAÇÕES DA DITADURA MILITAR EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
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Orientador : MANOEL FREIRE RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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MANOEL FREIRE RODRIGUES
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Maria de Lourdes Dionizio Santos
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Data: 25/03/2024
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A ditadura militar no Brasil que ocorreu entre 1964 e 1985 foi um período caracterizado por um cenário de opressão, repressão e violação aos direitos humanos. Nesse contexto, a literatura desempenhou um papel fundamental ao retratar de forma realista as questões desse período, sendo o romance As Meninas, da escritora Lygia Fagundes Telles, publicado em 1973, um destaque nesse sentido. A partir disso, temos como objetivos: analisar as figurações da ditadura militar a partir das memórias das personagens protagonistas Ana, Lia e Lorena; identificar as formas de opressão decorrentes do período ditatorial exercidas sobre as personagens e compreender as formas de resistências configuradas no romance. A pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem analítica. Para estudarmos o contexto histórico e realizar a análise, temos como fundamentos teóricos autores como: Theodor Adorno (2003), Alcmeno Bastos (2000), Antonio Candido (2000), Maria Aparecida da Costa (2014), Mikhail Bakhtin (2015) Regina Dalcastagné (2018), Renato Franco (1998), James Ginzburg (2012), Louis Althusser (2023) Malcolm Silverman (2000), Pivetta Oliveira (2020) e outros autores. Ao analisar a obra, somos levados a refletir sobre o papel da literatura enquanto porta-voz e crítica social perante os fatos que sucediam, a busca pela liberdade e o resgate dos direitos civis.
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1. The military dictatorship in Brazil that occurred between 1964 and 1985 was a period characterized by political and social transformations, but also by a scenario of oppression, repression and violation of human rights. In this context, literature played a fundamental role in realistically portraying the issues of this period, with the novel As Meninas, by writer Lygia Fagundes Telles, published in 1973, being a highlight in this sense. From this, our objectives are: to analyze the figurations of the military dictatorship based on the memories of the protagonists Ana, Lia and Lorena; identify the forms of oppression resulting from the dictatorial period exercised on the characters and understand the forms of resistance configured in the novel. The research is bibliographic in nature, with an exploratory and analytical approach. To study the historical context and carry out the analysis, our theoretical foundations are authors such as: Adorno (2003), Bastos (2000), Candido (2000), Dalcastagné (2018), Franco (1998), James (2012), Malcolm (2000), Oliveira (2020) and other relevant materials. When analyzing the work, we are led to reflect on the power of literature as a spokesperson and social critic in the face of the events that were happening, the search for freedom and the rescue of civil rights.
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EMANUELE VITORIA DE OLIVEIRA LEITE
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A governamentalidade neoliberal e os processos de subjetivação em discursos sobre a saúde mental: uma análise de livros didáticos de língua inglesa do novo ensino médio
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Orientador : FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
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JOSE GEVILDO VIANA
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JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
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LUANA ALVES LUTERMAN
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Data: 27/03/2024
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Este estudo investiga como os discursos sobre a saúde mental presentes em livros didáticos de língua inglesa do novo ensino médio se articulam à governamentalidade neoliberal e engendram processos de subjetivação de estudantes. De modo mais detalhado, este trabalho busca (i) descrever as condições históricas que possibilitam a irrupção de discursos de saúde mental em livros didáticos de língua inglesa do novo ensino médio; (ii) compreender como a inserção das competências socioemocionais no currículo do novo ensino médio está relacionada aos desdobramentos do neoliberalismo no campo educacional; (iii) investigar a relação entre saúde mental nos livros didáticos com os interesses e o modus operandi da governamentalidade neoliberal na gestão do sofrimento psíquico e (iv) delinear os processos de subjetivação para os discentes do ensino médio, a partir destes discursos presentes no livro didático de língua inglesa. Para tanto, utilizamos alguns conceitos foucaultianos como motor primário ao desenvolvimento teórico-analítico desta pesquisa, a saber, os conceitos de discurso, enunciado, saber, poder, subjetividade, dispositivo e governamentalidade neoliberal. Além disso, outros estudos também se mostraram relevantes bases teóricas, a exemplo de Deleuze (1992; 1996); Sennet (2006), Dardot e Laval (2016); Han (2015, 2018); Safatle, Silva Júnior e Dunker (2020); Caponi e Daré (2020) e Castiel (2021), para citar alguns. Metodologicamente, este estudo está inserido no campo de estudos discursivos foucaultianos, parte especificamente método arqueogenealógico de Michel Foucault e se constitui como uma pesquisa descritivo-interpretativo e documental de natureza qualitativa. O corpus de estudo foi extraído de dois livros didáticos de língua inglesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), aprovados em 2021. Os enunciados verbo-visuais foram extraídos dos livros Interação Inglês, de Albina Escobar e Juliana Franco Tavares (2020) pela editora do Brasil e do English Vibes for Brazilians Learners, de Claúdio Franco e Kátia Tavares (2020) pela editora FTD. As análises parciais permitem observar o funcionamento de estratégias de disciplinarização e regulação das condutas e comportamentos dos estudantes, sobretudo no que se refere às competências socioemocionaisatreladas a produção biopolítica de um sujeito flexível, resiliente e emocionalmente hábil. Estesmecanismos de governamentalidade parecem operar a serviço de uma (re)configuração estratégica desubjetividades aptas a se moldarem às instabilidades sociais.
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This study investigates how discourses on mental health present in English-language textbooks of the new high school are articulated to neoliberal governmentality and engender processes of student subjectivation. In a more detailed way, this work seeks to (i) describe the historical conditions that allow the irruption of mental health discourses in English textbooks of the new high school; (ii) understand how the insertion of socioemotional skills in the curriculum of the new high school is related to the developments of neoliberalism in the educational field; (iii) to investigate the relationship between mental health in textbooks with interests and the modus operandi of neoliberal governmentality in the management of psychic suffering and (iv) to delineate the processes of subjectivation for high school students, from these discourses present in the English language textbook. Therefore, we use some Foucauldian concepts as the primary engine for the theoretical-analytical development of this research, namely, the concepts of discourse, enunciation, knowledge, power, subjectivity, device and neoliberal governmentality. In addition, other studies were also relevant theoretical bases, such as Deleuze (1992; 1996); Sennet (2006), Dardot and Laval (2016); Han (2015, 2018); Safatle, Silva Júnior and Dunker (2020); Caponi and Daré (2020) and Castiel (2021), to name a few. Methodologically, this study is inserted in the field of Foucaultian discursive studies, specifically part archeogenealogic method of Michel Foucault and is constituted as a descriptive-interpretative and documentary research of qualitative nature. The corpus of study was extracted from two English-language textbooks, approved by the National Program of Books and Didactic Material (PNLD), approved in 2021. The verb-visual statements were extracted from the books English Interaction, by Albina Escobar and Juliana Franco Tavares (2020) by the Brazilian publisher and from the English Vibes for Brazilians Learners, by Claúdio Franco and Kátia Tavares (2020) by the publisher FTD. The partial analyses allow to observe the functioning of strategies of disciplinarization and regulation of the conducts and behaviors of the students, especially with regard to the socioemotional skills linked to the biopolitical production of a flexible subject, resilient and emotionally skilled. These mechanisms of governmentality seem to operate at the service of a strategic (re)configuration of subjectivities able to adapt to social instabilities.
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MARIA DA GLORIA PESSOA DA SILVA
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O USO DE CONJUNÇÕES NA FALA DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE/RN À LUZ DA LSF
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Orientador : WELLINGTON VIEIRA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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Elbiane Leal Novaes de Carvalho Lima
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FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
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WELLINGTON VIEIRA MENDES
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Data: 02/04/2024
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A fala e a escrita são elementos pertencentes ao processo de comunicação numa perspectiva formal/situacional, sendo que a última faz o uso da língua uma manifestação, colocando-se à disposição das particularidades constitutivas da língua. Nessa perspectiva, leva-se em consideração os fatores históricos, culturais e semântico-pragmáticos de sujeitos que usam a língua num propósito comunicativo e interativo. Observando que a fala se contextualiza e integra o sistema linguístico, tal como a escrita, esta pesquisa, através da fala de remanescentes de Portalegre/RN, objetiva analisar o uso das conjunções “mas”, “porque”, “e”, “pois” e “se”, tão recorrentes nas conversas de
quilombolas das comunidades de Pêga, Arrojado e Engenho novo. De modo mais específico, objetiva- se ver o modo como ocorre as relações internas e externas dessas conjunções e, com isso, através de
10 recortes escolhidos do livro A fala de remanescentes quilombolas de Portalegre/RN para análise,
mostrar que o uso das conjunções acontece por meio de uma língua dinâmica, haja vista que o léxico- gramatical atribui significados semântico-discursivos, os quais não se remetem somente a uma forma,
como, por exemplo, de ligar sentidos dependentes ou independentes (como são explicadas as
conjunções), conforme prescreve a maioria dos manuais de Gramática Normativos (GN). Nesse sentido, faz-se necessário, numa perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional (LSF) e/ou Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), abordar quais padrões semânticos decorrem de relações ocorridas por um contexto de situação e cultural, que pertencem a um sistema organizado de forma variado, respondendo às necessidades dos falantes, num processo de interação de trocas vinculadas ao uso e ao contexto. O corpus, portanto, é do livro A fala de Remanescentes quilombolas de Portalegre do Brasil do ano de 2011, resultado de uma entrevista com 06 inquéritos, ocasião em que os quilombolas relatam suas experiências e histórias de vida pessoal, religião e política local. Na transcrição, há dados referentes aos entrevistados, a saber: idade, nome, sexo, grau de instrução, entre outros. Esta pesquisa versa sobre a análise de seis inquéritos, para retirar as conjunções mais frequentes, e, assim, compreender que suas relações partem de metafunções: ideacional, interpessoal e textual, com ênfase na ideacional, a fim de observar que a sentença e os significados de oposição, explicação, consequência, adicional e expectativa encontrados inter-relacionam-se com participantes, processos e circunstância, compondo a mensagem em eventos. Para tanto, a pesquisa se respalda em Halliday e Matthiessen (2014), Mendes (2010-2016), Martin e Rose (2007[2003]), Neves (1997- 2011), Vian Júnior e Mendes (2015). Ademais, se trata de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, pois, além de discutir os fenômenos que ocorrem nas conjunções, de acordo com as situações de uso, faz-se necessário quantificar o número de vezes que uma única conjunção apresenta relações internas e externas.
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Speech and writing are elements belonging to the communication process from a formal/situational perspective, with the latter making the use of language a manifestation, making itself available to the constitutive particularities of language. This perspective considers the historical, cultural and semantic-pragmatic factors of subjects who use language for communicative and interactive purposes. Observing that speech is contextualized and integrates the linguistic system, just like writing, this research, through the speech of descendants of Portalegre/RN, aims to analyze the use of the conjunctions "but", "because", "and", "because" and "if", so recurrent in the conversations of quilombolas from the communities of Pêga, Arrojado and Engenho novo. More specifically, the aim is to see how the internal and external relations of these conjunctions occur and, with this, through 10 clippings chosen from the book A fala de remanescentes quilombolas de Portalegre/RN for analysis,
to show that the use of conjunctions happens through a dynamic language, given that the lexical- grammatical attributes semantic-discursive meanings, which do not only refer to one form, such as
linking dependent or independent meanings (as conjunctions are explained), as prescribed by most Normative Grammar (NG) manuals. In this sense, it is necessary, from the perspective of Systemic Functional Linguistics (SFL) and/or Systemic-Functional Grammar (SFG), to address which semantic patterns are the result of relationships occurring in a situational and cultural context, which belong to a system organized in a varied way, responding to the needs of speakers, in a process of interaction of exchanges linked to use and context. The corpus, therefore, is from the book A fala de Remanescentes quilombolas de Portalegre do Brasil from 2011, the result of an interview with 06 surveys, in which the quilombolas relate their experiences and stories of personal life, religion and local politics. The transcript contains data on the interviewees, such as age, name, gender, level of education, among others. This research analyzes six surveys to identify the most frequent conjunctions, and thus understand that their relationships are based on ideational, interpersonal and textual metafunctions, with an emphasis on the ideational one, in order to observe that the sentence and the meanings of opposition, explanation, consequence, additional and expectation found are interrelated with participants, processes and circumstances, composing the message into events. To this end, the research is based on Halliday and Matthiessen (2014), Mendes (2010-2016), Martin and Rose
(2007[2003]), Neves (1997-2011), Vian Júnior and Mendes (2015). In addition, this is a qualitative and quantitative study because, as well as discussing the phenomena that occur in conjunctions, according to the situations in which they are used, it is necessary to quantify the number of times a single conjunction has internal and external relations.
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FRANCISCO FELIPE DE OLIVEIRA ROCHA
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Redes referenciais e argumentação em colunas de opinião assinadas
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Orientador : LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
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LUCÉLIO DANTAS DE AQUINO
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MARIA ELIETE DE QUEIROZ
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Data: 03/04/2024
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Este trabalho objetiva analisar a construção de redes referenciais e sua relação com a argumentação em colunas de opinião assinadas. De forma mais específica, pretendemos: Identificar os referentes mais salientes nas colunas selecionadas; Descrever a (re)construção dos referentes identificados; Examinar os tipos de relação que os referentes (re)construídos mantêm entre si na formação das redes referenciais em destaque nas colunas; Relacionar a construção das redes referenciais com a argumentação desenvolvida nas colunas. Para isso, filiamo-nos ao quadro teórico da Linguística Textual, enfatizando a interface entre ela e a Teoria da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2020), cujo princípio básico é o de que a argumentação é uma dimensão constitutiva do discurso. Para nos situarmos nesse diálogo, seguimos o caminho traçado por Macedo (2018) e Cavalcante et al. (2020), autores que têm demonstrado como esse contato teórico pode ser estabelecido. A estratégia de textualização que nos propomos investigar é a referenciação e, para isso, seguimos os fundamentos básicos assentados por Mondada e Dubois (2003), os desdobramos apontados por Custódio Filho (2011) e a noção de redes referenciais, cunhada e desenvolvida por Matos (2018). O corpus da pesquisa se constitui de seis colunas de opinião assinadas, todas elas coletadas do jornal Folha de São Paulo. A coluna de opinião assinada, que abordamos com base em Alves Filho (2005), é um gênero jornalístico caracteristicamente opinativo por meio do qual os jornalistas expressam seus posicionamentos acerca de acontecimentos relevantes para a sociedade. Do ponto de vista metodológico, destacamos a utilização do método dedutivo, uma vez que partimos do geral (quadro teórico da LT) para o particular (as colunas que compõem o corpus), e de uma abordagem qualitativa, focada em descrever, explicar e interpretar a relação entre redes referenciais e argumentação nos dados analisados. Os resultados deste trabalho demonstram que os referentes são
(re)construídos na dinâmica textual completa das colunas de opinião assinadas analisadas, considerando- se, para tanto: expressões referenciais, predicações, adjetivações, aspectos cognitivos (em especial, as
inferências), dados contextuais e – queremos enfatizar – as múltiplas relações que os referentes mantêm
entre si, de modo a formar as redes referenciais que compõem o texto. Quanto à argumentação, verificou- se que as redes referenciais são construídas nas colunas sempre na tentativa de influenciar os leitores,
buscando fazê-los aderir aos posicionamentos defendidos pelos colunistas. Considerando a natureza opinativa do gênero coluna de opinião assinada, salientou-se que os colunistas têm a liberdade de reconfigurar os referentes de maneira a recobri-los de traços explicitamente avaliativos. De tudo isso, conclui-se que a noção de redes referenciais é um avanço fundamental nas pesquisas em referenciação, pois permite abordar a (re)elaboração de referentes de forma cada vez mais complexa e sofisticada. Além disso, demonstrou-se a produtividade do diálogo entre a Linguística Textual e a Teoria da Argumentação no Discurso.
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This work aims to analyze the construction of referential networks and their relationship with the argumentation in signed opinion columns. More specifically, we aim to: Identify the most prominent referents in the selected columns; Describe the (re)construction of referents identified; Examine the types of relationships that (re)constructed referents maintain among themselves in formation of the reference networks highlighted in the columns; Relate the construction of referential networks with the argument developed in the columns.
To achieve this, we adhere to the theoretical framework of Textual Linguistics, emphasizing the interface between it and the Theory of Argumentation in Discourse (AMOSSY, 2020), whose basic principle is that argumentation is a constitutive dimension of discourse. To situate ourselves In this dialogue, we follow the path outlined by Macedo (2018) and Cavalcante et al. (2020), authors who have demonstrated how this theoretical contact can be established. The textualization strategy that what we propose to investigate is referencing and, for this, we follow the basic foundations established by Mondada and Dubois (2003), the unfolding points pointed out by Custódio Filho (2011) and the notion of networks references, coined and developed by Matos (2018).
The research corpus consists of six columns signed opinion pieces, all collected from the newspaper Folha de São Paulo. The signed opinion column, which we approach based on Alves Filho (2005), it is a journalistic genre that is characteristically opinionated by through which journalists express their positions on events relevant to the society. From a methodological point of view, we highlight the use of the deductive method, since we start from the general (TL theoretical framework) to the particular (the columns that make up the corpus), and from a qualitative approach, focused on describing, explaining and interpreting the relationship between referential networks and argumentation in the analyzed data.
The results of this work demonstrate that the referents are (re)constructed in the complete textual dynamics of the analyzed signed opinion columns, considering- if, for this purpose: referential expressions, predications, adjectives, cognitive aspects (in particular, the inferences), contextual data and – we want to emphasize – the multiple relationships that the referents maintain among themselves, in order to form the referential networks that make up the text. As for the argument, it was found It is clear that referential networks are built in columns always in an attempt to influence readers, seeking to make them adhere to the positions defended by columnists.
Considering the nature opinion column of the signed opinion column genre, it was highlighted that columnists have the freedom to reconfigure referents in order to cover them with explicitly evaluative features. From all this, it can be concluded that the notion of referential networks is a fundamental advance in referencing research, as it allows us to approach the (re)elaboration of referents in an increasingly complex and sophisticated way. In addition In addition, the productivity of the dialogue between Textual Linguistics and Argumentation Theory was demonstrated in the Speech.
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LEILA LEITE SANTANA
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COMPREENSÃO AUDITIVA EM ESPANHOL A PARTIR DO GÊNERO PODCAST: PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES E PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA
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Orientador : TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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Lucineudo Machado Irineu
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MARIA SOLANGE DE FARIAS
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TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO
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Data: 04/04/2024
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O uso do podcast no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) pode possibilitar o aprimoramento da compreensão auditiva dos alunos, oferecendo mais uma possibilidade de contato com o idioma estudado, enquanto promove a autonomia e o engajamento por meio de conteúdo variado e acessível. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as especificidades do uso de podcasts no ensino e aprendizagem da compreensão auditiva em espanhol como língua estrangeira em ambientes educacionais brasileiros. Para isso, delineamos três objetivos específicos: i) Descrever as percepções de professores brasileiros de espanhol sobre o ensino da compreensão auditiva por meio de podcasts. ii) Apresentar as percepções de estudantes brasileiros de espanhol sobre a aprendizagem da compreensão auditiva por meio de podcasts. iii) Propor uma unidade didática com orientações para o desenvolvimento da compreensão auditiva em língua espanhola. A pesquisa está fundamentada teoricamente nas contribuições de Bordón (2001), Abella (2002), Souza (2018) e Moraes (2022), para o ensino e a aprendizagem da compreensão auditiva em aulas de ELE. Em Richards e Rogers (2003), Berges (2005), Levis (2005), Cubillo, Keith e Salas (2005), Jalil e Procailo (2009) e Schneider (2010), quando abordamos sobre o tratamento da compreensão auditiva em diferentes abordagens e métodos de línguas estrangeiras. Em Marcuschi (2005), Leite e Silva (2015), Garafalo (2018), Meyer (2020) e Simão (2022), no que diz respeito aos gêneros textuais digitais em aulas de línguas estrangeiras. Em Barros e Menta (2007) e Bakhtin (2011) para justificar o porquê identificamos neste trabalho o podcast como um gênero digital. Por fim, a partir de Forbes (2011), Tumolo (2014), Elekai et al. (2019), discutimos sobre as especificidades do podcast em aulas de ELE com foco no desenvolvimento da compreensão auditiva. A dissertação em questão trata-se de um estudo em linguística aplicada, de natureza qualitativa e descritiva, que visa ampliar os estudos sobre o uso de podcasts no ensino de compreensão auditiva em espanhol. O método incluiu a aplicação de questionários online, destinados a professores e alunos para a análise de suas percepções em relação ao uso do podcast para, por fim, propormos práticas, por meio de uma unidade didática, para aulas de língua espanhola com o intuito de aprimorar o ensino e a aprendizagem da compreensão auditiva utilizando podcasts. A partir dos resultados obtidos, os participantes demonstraram uma variedade de percepções sobre o uso de podcasts no ensino de espanhol como língua estrangeira, com professores destacando benefícios e preocupações, enquanto os alunos enfatizaram a necessidade da melhoria da compreensão auditiva e a vantagem da flexibilidade oferecida por essa ferramenta. A maioria dos participantes mostraram interesse em integrar os podcasts às práticas de ensino e aprendizagem, refletindo uma conscientização sobre a importância da inovação educacional. Os resultados sugerem, ainda, uma disposição para explorar novas estratégias de ensino de línguas em um contexto digital, embora também deixem explícitos a necessidade de uma abordagem que combine diferentes métodos de ensino adequando-se à realidade específica dos alunos e das instituições de ensino.
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The use of podcasts in teaching Spanish as a foreign language (ELE) can enhance students' listening comprehension by offering another opportunity for contact with the language being studied while promoting autonomy and engagement through varied and accessible content. In this sense, the general objective of this research is to analyze the specifics of using podcasts in teaching and learning listening comprehension in Spanish as a foreign language in Brazilian educational settings. To this end, we outline three specific objectives: i) To describe the perceptions of Brazilian Spanish teachers regarding teaching listening comprehension through podcasts. ii) To present the perceptions of Brazilian Spanish students regarding learning listening comprehension through podcasts. iii) To propose a didactic unit with guidelines for the development of listening comprehension in the Spanish language. The research is theoretically grounded in the contributions of Bordón (2001), Abella (2002), Souza (2018), and Moraes (2022) for teaching and learning listening comprehension in ELE classes. In Richards and Rogers (2003), Berges (2005), Levis (2005), Cubillo, Keith, and Salas (2005), Jalil and Procailo (2009), and Schneider (2010) when we address the treatment of listening comprehension in different approaches and methods of foreign language teaching. In Marcuschi (2005), Leite and Silva (2015), Garafalo (2018), Meyer (2020), and Simão (2022) regarding digital textual genres in foreign language classes. In Barros and Menta (2007) and Bakhtin (2011) to justify why we identify the podcast as a digital genre in this work. Finally, based on Forbes (2011), Tumolo (2014), Elekai et al. (2019), we discuss the specifics of podcasts in ELE classes focusing on the development of listening comprehension. The dissertation in question is a study in applied linguistics, of a qualitative and descriptive nature, aimed at expanding studies on the use of podcasts in teaching listening comprehension in Spanish. The method included the application of online questionnaires, aimed at teachers and students for the analysis of their perceptions regarding the use of podcasts and, finally, proposing practices, through a didactic unit, for Spanish classes with the aim of improving teaching and learning listening comprehension using podcasts. From the results obtained, the participants showed a variety of perceptions about the use of podcasts in teaching Spanish as a foreign language, with teachers highlighting benefits and concerns, while students emphasized the need to improve listening comprehension and the advantage of flexibility offered by this tool. Most participants showed interest in integrating podcasts into teaching and learning practices, reflecting an awareness of the importance of educational innovation. The results also suggest a willingness to explore new language teaching strategies in a digital context, although they also make clear the need for an approach that combines different teaching methods adapting to the specific reality of students and educational institutions.
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ANANERI VIEIRA DE LIMA
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O MOVIMENTO EM ESPIRAL: o destino trágico das personagens femininas em As velhas, de Lourdes Ramalho
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Orientador : BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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CHARLES ALBUQUERQUE PONTE
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WILMA DOS SANTOS COQUEIRO
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Data: 22/05/2024
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Mostrar Resumo
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Esta dissertação tem como objetivo analisar o destino trágico que conduz ao movimento em espiral das personagens femininas em As velhas (1975), de Lourdes Ramalho, a partir das personagens Mariana, Ludovina e Branca, levando em consideração os aspectos históricos, políticos e sociais que estão inseridos na obra. A pesquisa se justifica pela importância da análise do texto teatral no quadro dos estudos literários, acerca das configurações políticas, sociais e culturais que influenciaram a construção das personagens femininas. Entendemos que o patriarcado expressa uma forma de dominação que, de alguma maneira, está naturalizada em As velhas, por isso é importante analisar a construção das personagens Mariana, Ludovina e Branca pensando no comportamento dessas mulheres, se elas aceitam o destino, o ethos em espiral. Esta dissertação foi elaborada metodologicamente com base em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, centrado nos seguintes autores: Aristóteles (2008); Albuquerque Júnior (2011); Andrade (2005); Andrade e Maciel (2005); Candido (2019), Coqueiro (2014); Koss (2000); Leite (2007); Magaldi (2001); Maciel e Andrade (2005); Pontes (1979); Perrot (2017); Pinto (2003); Prado (2011); Rosenfeld (1985; 2011); Soeiro (2015) e Zolin (2009). Foi possível inferir que as personagens femininas em As velhas transitam pelo mesmo percurso espiralar, pois, por mais que as personagens femininas tentem sair das condições machistas, sempre acabam por permitir que os fatores que as impedem são as condições políticas e sociais.
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Mostrar Abstract
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This dissertation aims to analyze the tragic destiny that leads to the movement spiral of female characters
in The Old Women (1975), by Lourdes Ramalho, based on characters Mariana, Ludovina and Branca,
taking into account the historical, political and social aspects that are included in the work. The research
is justified by the importance of analyzing the theatrical text within the framework of literary studies,
about the political, social and cultural configurations that influenced the construction of female characters.
We understand that patriarchy expresses a form of domination that, in some way, is naturalized in The
Old Women, which is why it is important analyze the construction of the characters Mariana, Ludovina and
Branca thinking about behavior of these women, if they accept fate, the spiraling ethos. This dissertation was
prepared methodologically based on a bibliographical research of a qualitative nature, centered on following
authors: Aristotle (2008); Albuquerque Júnior (2011); Andrade (2005); Andrade and Maciel (2005); Candido (2019),
Coqueiro (2014); Koss (2000); Leite (2007); Magaldi (2001); Maciel and Andrade (2005); Bridges (1979);
Perrot (2017); Pinto (2003); Prado (2011); Rosenfeld (1985; 2011); Soeiro (2015) and Zolin (2009). It was
possible to infer that the female characters in The Old Women travel along the same spiral path, because, no
matter how much the female characters try to get out of the sexist conditions, always end up allowing the
factors that prevent them to be the conditions political and social.
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ANTONIA BESERRA DA SILVA
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SOBRADOS E MOCAMBOS, DE HERMILO BORBA FILHO: ENTRE O TEXTO E A CENA, UM NARRADOR SEM FRONTEIRAS
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Orientador : BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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ELRI BANDEIRA DE SOUSA
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MANOEL FREIRE RODRIGUES
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Data: 28/05/2024
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A personagem, em qualquer que seja a obra e o seu gênero, é uma dos elementos mais abordados em pesquisas, pois é ela quem direciona a trama e, consequentemente é a responsável pela ação na história, porém, essa não é uma função comum ao narrador, a não ser, como não é o caso aqui tratado, que ele seja um narrador personagem. Partindo disso, nosso objeto de trabalho se tornaria contestável, se não fosse a sua capacidade de, mesmo exercendo apenas a função de narrar os fatos, como missão concreta, ele não transcendesse as barreiras da lógica e se firmasse nos dois planos. Pois, sem deixar de ocupar o lugar de narrador distanciado do drama, no sentido de apenas apresentar as ações, o narrador de Sobrados e Mocambos, de Hermilo Borba Filho, invade de súbito a cena e se transforma em uma personagem em ação. Atitude que é apenas uma em meio a tantas outras, aqui abordadas, que fazem dessa “personagem”, uma das mais interessantes figuras do mundo dramático. Sua natureza pautada sempre em uma espontaneidade que vai da irreverencia acida ao sarcasmo escancarado, dá a sua personalidade um ar de libertinagem e liberdade que não passa despercebido ao público da peça. O espetáculo é, de muitas formas, não apenas apresentado, mas, estruturado segundo a opinião dele. Desse modo, a peça de Hermilo, apesar de ter como base a obra histórico-sociológica de Gilberto Freyre, se desgarra e se opõe a ela em variados sentidos, sendo o mais relevante deles, a condução dos fatos moldados pelo narrador que, sempre sedento por colocar o dedo na ferida da história revela sem pudor os costumes e as perversões dos patriarcas dos sobrados brasileiros. Nesse contexto, essa pesquisa se utiliza das duas obras, recolhendo de uma a matéria de comparação à outra, para encontrar o caminho que leve a uma compreensão dos ideais de Borba Filho, ao retratar através do seu narrador, opiniões tão divergentes das de Freyre. Para tanto, nossa base teórica refletindo as opiniões de Cadengue (2011), Candido (1965), Freyre (1972) e Nobrega (2015), percorre os caminhos que evidenciam as influências de Borba Filho, sua atuação no movimento regionalista e na busca por uma arte moderna, pautada na evocação do popular como forma de alcançar a coerência artística nacional. Se apoiando nas considerações de Ferreira (2021), Genú (2016), lima (2007), além de outros, para uma melhor análise e compreensão do nosso objeto e as intensões do seu criador.
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Character, in whatever the work and its genre, is one of the most discussed elements in research, as it is she who directs the plot and, consequently, is responsible for the action in the story, however, this is not a common role for the narrator , unless, as is not the case here, he is a character narrator. Based on this, our object of work would become contestable, if it were not for its ability, even when exercising only the function of narrating the facts, as a concrete mission, it did not transcend the barriers of logic and establish itself on both levels. Because, without ceasing to occupy the place of narrator distanced from the drama, in the sense of merely presenting the actions, the narrator of Sobrados e Mocambos, by Hermilo Borba Filho, suddenly invades the scene and transforms into a character in action. An attitude that is just one among many others, discussed here, that make this “character” one of the most interesting figures in the dramatic world. His nature, always based on spontaneity that ranges from acidic irreverence to blatant sarcasm, gives his personality an air of debauchery and freedom that does not go unnoticed by the play's audience. The show is, in many ways, not only presented, but structured according to his opinion. In this way, Hermilo's play, despite being based on the historical-sociological work of Gilberto Freyre, goes astray and opposes it in several ways, the most relevant of which is the conduct of the facts shaped by the narrator who, always thirsty by putting his finger on the wound of history, he shamelessly reveals the customs and perversions of the patriarchs of Brazilian mansions. In this context, this research uses both works, collecting from one the material of comparison to the other, to find the path that leads to an understanding of Borba Filho's ideals, by portraying through his narrator, opinions that differ from those of Freyre. To this end, our theoretical basis, reflecting the opinions of Cadengue (2011), Candido (1965), Freyre (1972) and Nobrega (2015), follows the paths that highlight the influences of Borba Filho, his role in the regionalist movement and the search for a modern art, based on the evocation of the popular as a way of achieving national artistic coherence. Based on the considerations of Ferreira (2021), Genú (2016), lima (2007), among others, for a better analysis and understanding of our object and the intentions of its creator.
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JOÃO PAULO AMORIM DE OLIVEIRA
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A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO COM BASE NO REAL: O VOTO DO MINISTRO CELSO DE MELLO SOBRE A HOMO(TRANS)FOBIA
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Orientador : ROSA LEITE DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ROSA LEITE DA COSTA
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MARIA LEIDIANA ALVES
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CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
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Data: 10/06/2024
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Este trabalho tem como escopo a utilização do voto do Ministro Relator, Celso de Mello, sobre a criminalização da homo(trans)fobia, na ADO nº 26, em julgamento ocorrido em 2019, no Supremo Tribunal Federal - STF. Decidimos realizar uma análise que evidencia a ligação existente entre o Direito e a Retórica, em um dos pontos de convergência, o discurso. Para tanto, o objetivo da pesquisa é, analisar no voto do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Celso de Mello, o discurso sobre a criminalização da homo(trans)fobia na perspectiva de como, pela argumentação, o autor constrói a realidade sobre a tese que defende. Como objetivos específicos, propomos: a) identificar os principais argumentos baseados na estrutura do real sobre as questões relativas à homo(trans)fobia; b) buscar no discurso dados da realidade que comprovem os argumentos que fundamentam a tese; c) correlacionar argumentos e dados da realidade a valores e hierarquias para a construção dos sentidos para a tese em defesa da criminalização da homo(trans)fobia. Toda a pesquisa é voltada para estudos da Nova Retórica. Com isso, os fundamentos são baseados, principalmente, na teoria da argumentação de Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2005), além de contar também com a contribuição de Reboul (2000), Abreu (2009), Fiorin (2015), dentre outros, e, ainda, com a retórica de Aristóteles (1982). Discutimos também alguns conceitos do direito com Atienza (2000) e Ferraz (1997), além de discutir sobre discurso jurídico com Pereira (2006). Para contextualizar a temática, recorremos aos estudos de Foucault (2010), que explica a história da sexualidade através dos tempos. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa documental, uma análise e interpretação de um corpus constituído por um documento com 155 páginas e 19 tópicos, sendo que os tópicos analisados são o 9, o 14 e o 17, logo, o próprio valor do voto é documental. Como resultados, identificamos que para a tese “A homo(trans)fobia é uma realidade no Brasil e deve ser criminalizada, o orador utiliza-se dos argumentos baseados na estrutura do real, especialmente, os de causa e consequência, causa e efeito, ato/pessoa. E para ampará-los, recorre a argumentos que fundamentam o real pelo exemplo, utilizando-se de dados estatísticos e manchetes de jornais. Dentre os valores postos no discurso, a dignidade da pessoa humana ocupa o topo da hierarquia, por ser considerado um direito básico.
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This work aims to utilize the vote of the Reporting Minister, Celso de Mello, on the criminalization of homo(trans)phobia in ADO No. 26, in a judgment that took place in 2019 at the Supreme Federal Court (STF). We decided to conduct an analysis that highlights the connection between Law and Rhetoric at one of their points of convergence – discourse. Therefore, the objective of the research is to analyze, in the vote of the Supreme Federal Court Minister, Celso de Mello, the discourse on the criminalization of homo(trans)phobia from the perspective of how, through argumentation, the author constructs the reality about the thesis he defends. As specific objectives, we propose: a) to identify the main arguments based on the structure of reality regarding issues related to homo(trans)phobia; b) to seek in the discourse data from reality that prove the arguments that support the thesis; c) to correlate arguments and data from reality, to values and hierarchies for the construction of meanings for the thesis in defense of the criminalization of homo(trans)phobia. The entire research is focused on studies of the New Rhetoric. With that, the foundations are based, mainly, on the argumentation theory of Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca (2005), as well as having the contribution of Reboul (2000), Abreu (2009), Fiorin (2015), among others, and also, the rhetoric of Aristotle (1982). We also discuss some legal concepts with Atienza (2000) and Ferraz (1997), in addition to discussing legal discourse with Pereira (2006). To contextualize the theme, we resort to the studies of Foucault (2010), who explains the history of sexuality through the ages. This work is the result of a documentary research, an analysis and interpretation of a corpus constituted by a document with 155 pages and 19 topics, being that the analyzed topics are 9, 14 and 17, therefore, the value of the vote itself is documentary. As results, we identify that for the thesis “Homo(trans)phobia is a reality in Brazil and should be criminalized”, the speaker uses arguments based on the structure of reality, especially those of cause and consequence, cause and effect, act/person. And to support them, he resorts to arguments that substantiate reality by example, using statistical data and newspaper headlines. Among the values placed in the discourse, human dignity occupies the top of the hierarchy, being considered a basic right.
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CAMILA KELLEN DA CONCEIÇÃO CARVALHO
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PARA CADA ARQUÉTIPO, UMA ANARQUIA: A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS PROTAGONISTAS DE VIDA E MORTE DE M. J. GONZAGA DE SÁ, DE LIMA BARRETO
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Orientador : MANOEL FREIRE RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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MANOEL FREIRE RODRIGUES
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MARIA EDILEUZA DA COSTA
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Data: 27/06/2024
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Através da literatura é possível adentrarmos no contexto histórico-social de uma determinada sociedade. Lima Barreto em sua literatura nos apresenta um retrato social do Brasil no início do século XX, período marcado pelo início da Primeira República ou República Velha, um país recém saído da escravidão, com fortes traços escravagistas e uma série de problemas sociais, e é nesse contexto em que Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá (2017) é escrito. Através da visão das duas personagens protagonistas do romance o autor expõe e contesta a sociedade de seu tempo. Por essa razão, através das perspectivas teóricas de Antonio Candido (2009), György Lukács (1968a; 1968b) e Mikhail Bakhtin (2015), objetivamos investigar a construção social das personagens protagonistas Manoel Joaquim Gonzaga de Sá e Augusto Machado refletindo sobre o olhar destas dentro do romance considerando o contexto social ao qual estas estão inseridas. Além disso, utilizamos também Osman Lins (1976), Sérgio Buarque de Holanda (1995), Candido (1998) e Nelson Coutinho (2011) para que possamos compreender o contexto social retratado no romance. Diante disso, através das experiências de Augusto Machado e Manoel Joaquim Gonzaga de Sá, Lima Barreto nos convida a refletir sobre as lutas e contradições sociais do Rio de Janeiro no início do século XX. Suas histórias são um testemunho da resistência e da busca por dignidade em meio à marginalização e à opressão, oferecendo uma visão penetrante das condições humanas universais de luta e esper
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Through literature it is possible to enter the historical and social context of a given society. In his literature, Lima Barreto presents us with a social portrait of Brazil at the beginning of the 20th century, a period marked by the beginning of the First Republic, a country that had just emerged from slavery, with strong traces of slavery and a series of social problems, and it is in this context that Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919) is written. Through the vision of the novel's two main characters, the author exposes and challenges the society of his time. For this reason, this work aims to analyze the construction of the protagonist characters Augusto Machado and Manoel Joaquim Gonzaga de Sá, through the theoretical perspectives of Antonio Candido (2009), György Lukács (1968a), (1968b) and Mikhail Bakhtin (2015), in addition to using Osman Lins (1976), Sergio Buarque de Holanda (1995), Cândido (1998) and Nelson Coutinho (2011) so that we can understand a little of the social context portrayed in the novel. In this way, the aim is to investigate the social construction of the protagonist characters, reflecting on their outlook within the novel and considering the social context in which they are inserted.
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LARESKA LUANNA ROCHA DE FREITAS
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PRESSÃO ESTÉTICA, DISTORÇÃO DE IMAGEM E BODY SHAMING: A CONSTRUÇÃO DOS PONTOS DE VISTA E DAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS EM NARRATIVAS DE SI DE MULHERES
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Orientador : ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
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MEMBROS DA BANCA :
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ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
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MARIA ELIETE DE QUEIROZ
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CRISTIANE MARIA PRAXEDES DE SOUZA NÓBREGA
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Data: 05/07/2024
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1. A Análise Textual dos Discursos (ATD), quadro teórico desenvolvido por Jean-Michel Adam, elabora, no interior das discussões promovidas pela Linguística Textual (LT), uma abordagem teórico-metodológica que propicia aos analistas do texto aproximar-se de seu objeto de estudo através de sua interface com o campo mais vasto das práticas discursivas. Ao examinar o texto em suas múltiplas dimensões, abrangendo aspectos de ordem estrutural, semântica, enunciativa e pragmática em integração às suas condições discursivas de existência, a ATD revitaliza as perspectivas teóricas em Linguística Textual e cria oportunidades para explorar interseções com outras vertentes nos estudos linguísticos, entre as quais a Análise do Discurso e Teoria da Enunciação se destacam. Sua proposta analítica expõe, dentre outras categorias, as vozes que subjazem todo acontecimento enunciativo, reveladoras de posicionamentos do locutor sobre si, sobre o outro (coenunciador) e sobre a temática tratada, além de permitir evidenciar as representações discursivas que emergem dos enunciados. Em consonância com esses pressupostos, esta dissertação enfoca os níveis enunciativo e semântico de análise textual, assumindo como objetivo investigar os pontos de vista, a responsabilidade enunciativa e as representações discursivas presentes em narrativas de si de mulheres sobre pressão estética, distorção de imagem e body shaming. Para tanto, a filiação teórica fundamenta-se, sobretudo, em Adam (2011, 2017, 2019, 2022), para discutir sobre as categorias ponto de vista e representação discursiva; e Rabatel (2016a, 2016b, 2021), para abordar a noção de responsabilidade enunciativa. Em termos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de viés interpretativo, segue o raciocínio indutivo e, quanto a coleta de dados, é de teor documental. O corpus é formado por nove narrativas de si (Maia-Vasconcelos; Freitas; Cardoso, 2015) de mulheres, coletadas nas mídias Instagram, YouTube e Twitter. A partir do tratamento analítico, constatou-se a ascendência de um movimento de assunção de responsabilidade enunciativa, caracterizado pela expressão de pontos de vista que corroboram a existência da pressão estética, distorção de imagem e body shaming, indicando suas possíveis causas e estruturas de sustentação. Tal movimento de engajamento enunciativo se alinha ao teor de pessoalidade subjacente às narrativas de si, textualidades marcadas pela exposição das percepções, pensamentos e vulnerabilidades de seus sujeitos enunciadores. Manifestando seus pontos de vista mediante a construção dos objetos de discurso, as narradoras (L1/E1) provocaram, predominantemente, discussões acerca dos papéis implicados no debate sobre pressão estética, questionando a respeito dos discursos sexistas, machistas, racistas e capacitistas que atravessam as formações sociodiscursivas e que fundamentam paradigmas estéticos. No interior dessa conjuntura, observou-se a projeção de representações discursivas dos atores associados às problemáticas debatidas, os quais foram evocados frequentemente nas narrativas através da imputação de responsabilidade enunciativa: (i) os homens, sujeito coletivo ao qual é atribuído uma imagem de omissão e conivência; (ii) as mulheres, concebidas a partir de uma percepção multidimensional, sendo representadas ora como vítimas, ora como reprodutoras dessas problemáticas e, ainda, como insurgentes contra esse quadro de opressão estética; e, em um menor papel atribuído, (iii) a mídia, representada como algoz e responsável pela manutenção dos padrões de beleza que geram pressão estética. Identificou-se, por fim, uma acentuada tentativa de estabelecer uma interação direta e próxima com seus coenunciadores, o público das plataformas midiáticas, instigando-o a adotar uma atitude reflexiva diante da temática abordada, utilizando, para tanto, de estratégias argumentativas, bem como das potencialidades plurissemióticas da textualidade digital.
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1. The Textual Discourse Analysis (TDA), a theoretical framework developed by Jean-Michel Adam, within the discussions promoted by Text Linguistics, offers a theoretical-methodological approach that enables text analysts to draw closer to their object of study through its interface with the broader field of discursive practices. By examining the text in its multiple dimensions, encompassing aspects of structure, semantics, enunciation, and pragmatics while integrating its discursive conditions of existence, TDA revitalizes theoretical perspectives in Text Linguistics and creates opportunities to explore intersections with other branches in linguistic studies, with Discourse Analysis and Enunciation Theory being particularly prominent. Its analytical proposal exposes, among other categories, the voices underlying every enunciative event, revealing the speaker's positions about themselves, about the other (co-enunciator), and about the discussed theme, besides allowing the discoursive representations that emerge from the statements to become evident. In line with these assumptions, this dissertation focuses on the enunciative and semantic levels of textual analysis, with the objective of investigating the points of view, enunciative responsibility and discoursive representations present in women's self-narratives about aesthetic pressure, image distortion and body shaming. To this end, the theoretical affiliation is based, above all, on Adam (2011, 2017, 2019, 2022), to discuss the categories point of view and discoursive representation; and Rabatel (2016a, 2016b, 2021), to address the notion of enunciative responsibility. In methodological terms, It’s a research with a qualitative approach, with an interpretative bias, follows inductive reasoning and, regarding data collection, it’s of documentary content. The corpus is made up of nine self-narratives (Maia-Vasconcelos; Freitas; Cardoso, 2015) from women, collected on Instagram, YouTube and Twitter. Through analytical treatment, the ascendancy of a movement of assuming enunciative responsibility was verified, characterized by the expression of points of view that corroborate the existence of aesthetic pressure, image distortion and body shaming, indicating their possible causes and support structures. Such a movement of enunciative engagement is aligned with the personality content underlying self-narratives, textualities marked by the exposure of the perceptions, thoughts and vulnerabilities of their enunciating subjects. Expressing their points of view through the construction of objects of discourse, the narrators (L1/E1) predominantly provoked discussions about the roles involved in the debate on aesthetic pressure, questioning about the sexist, sexist, racist and ableist discourses that permeate the socio-discursive formations that underlie aesthetic paradigms. In view of this, the projection of discoursive representations of the actors associated with the issues discussed was observed, which were frequently evoked in the narratives through the attribution of enunciative responsibility: (i) men, a collective subject to which an image of omission and connivance is attributed; (ii) women, conceived from a multidimensional perception, being represented sometimes as victims, sometimes as reproducers of these problems and, also, as insurgents against this framework of aesthetic oppression; and, in a lesser role, (iii) the media, depicted as the perpetrator and responsible for maintaining beauty standards that create aesthetic pressure. Finally, a marked attempt to establish a direct and close interaction with its co-enunciators, the audience of media platforms, was identified, prompting them to adopt a reflective attitude towards the addressed theme, employing argumentative strategies, as well as leveraging the multi-semiotic potentialities of digital textualities.
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CRISLAINNY DAYANNY DE OLIVEIRA DANTAS
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ENTRE ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS E VONTADES DE VERDADE EM DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: “QUEM CONHECE (DES) APROVA!”
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Orientador : MARIA ELIZA FREITAS DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
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JOSÉ DOMINGOS
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MARIA ELIZA FREITAS DO NASCIMENTO
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Data: 13/09/2024
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Nos últimos anos, o Ensino Médio brasileiro tornou-se palco de grandes embates e discussões acerca de sua reforma, sancionada através da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996) e instituiu mudanças na estrutura curricular dessa etapa escolar. Em vista disso, na irrupção do acontecimento discursivo houve uma imensa reverberação discursiva sobre a temática no meio midiático, impulsionando a emergência de posicionamentos diversos, contrários ou favoráveis à medida. Partindo do exposto, o objeto de estudo deste trabalho são os discursos midiáticos em torno do Novo Ensino Médio. Desse modo, nosso objetivo geral é analisar discursos sobre o Novo Ensino Médio, enquanto um acontecimento, permeado por estratégias biopolíticas, interesses neoliberais e movimentos de resistência, mobilizando sentidos articulados ao enunciado “Novo Ensino Médio, quem conhece aprova!”, em formações discursivas midiáticas. Para tanto, nos ancoramos teoricamente na Análise do Discurso, especificamente nos Estudos Discursivos Foucaultianos, uma vez que nos embasamos em seus conceitos, tais como: discurso, sujeito, enunciado, formação discursiva, arquivo, saber, poder, resistência, biopoder, biopolítica, governamentalidade e neoliberalismo. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, de natureza qualitativa, através do método arqueogenealógico. Para o corpus selecionamos 13 materialidades discursivas que circularam no âmbito midiático, em posicionamentos contra ou a favor da reforma do NEM. Os resultados das análises apontam que os discursos sobre a Reforma do Ensino Médio são marcados por uma série de posicionamentos díspares, resultantes das vontades de verdade que as sustentam. Dessa forma, podemos observar, se por um lado, os sujeitos são de acordo e manifestam-se favoráveis à situação, por outro, surgem os que resistem às mudanças, propalando dizeres contrários. Não obstante dessas percepções, as investigações também nos possibilitaram compreender como o governo da população se dá através de estratégias que atua por meio da biopolítica, utilizando de técnicas e procedimentos específicos para regular e disciplinar os sujeitos, ao mesmo passo que essas técnicas estão alinhadas aos interesses neoliberais.
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In recent years, Brazilian high school education has become the stage for significant debates and discussions regarding its reform, sanctioned through Law 13.415/2017. This law amended the National Education Guidelines and Framework Law (LDB No. 9394/1996) and introduced changes to the curriculum structure of this educational stage. In light of this, the emergence of the discursive event has led to an immense discursive reverberation on the topic in the media, spurring the emergence of diverse positions, both against and in favor of the measure. Based on this, the object of study in this work is the media discourses surrounding the New High School. Thus, our general objective is to analyze discourses about the New High School as an event, influenced by biopolitical strategies, neoliberal interests, and resistance movements, mobilizing meanings articulated around the statement “New High School, those who know approve!” in media discursive formations. To achieve this, we theoretically anchor ourselves in Discourse Analysis, specifically in Foucauldian Discourse Studies, as we rely on concepts such as discourse, subject, statement, discursive formation, archive, knowledge, power, resistance, biopower, biopolitics, governmentality, and neoliberalism. Methodologically, this is a descriptive-interpretative, qualitative study using the archaeological-genealogical method. For the corpus, we selected 13 discursive materials that circulated in the media, in positions either against or in favor of the NEM reform. The analysis results indicate that discourses on the High School Reform are marked by a series of disparate positions, resulting from the truths that sustain them. Thus, we can observe that while some subjects agree and express support for the situation, others resist the changes, voicing opposing statements. Despite these perceptions, the investigations also allowed us to understand how population governance occurs through strategies that operate through biopolitics, using specific techniques and procedures to regulate and discipline individuals, while these techniques are aligned with neoliberal interests.
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EIANNY CECÍLIA DE ABRANTES PONTES E ALMEIDA
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Processos referenciais na construção da modalidade polêmica em discursos sobre a vacinação da covid-19: um estudo de tuítes publicados pelo deputado Osmar Terra
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Orientador : LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
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FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
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JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA
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LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
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MARIA LEIDIANA ALVES
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Data: 01/03/2024
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Os estudos mais recentes no campo da Linguística Textual (LT) têm mantido um diálogo intrínseco entre os aspectos textuais e a argumentação, especialmente, no tocante à referenciação. Nesse contexto, considerando a importância do diálogo entre as vertentes teóricas para a compreensão e interpretação dos textos, bem como para o entendimento dos enunciados produzidos, investigamos a interface entre a referenciação e a argumentação, buscando compreender como essa relação se estabelece no campo da LT e quais as implicações desse diálogo nos vieses argumentativos dos textos. Assim, surgiu o anseio de analisar, a partir do emprego de processos referenciais, o objeto de discurso vacina e os fatos a ele vinculados, discutindo, com base na modalidade polêmica, como os direcionamentos argumentativos em torno dessa entidade foram construídos. Nosso corpus de análise consiste em tuítes publicados na página do deputado Osmar Terra, que têm como referência central questões relacionadas ao processo de vacinação contra a covid-19 e apresentam discursos antivacina. Coletamos tuítes postados na rede social do parlamentar ao longo de um ano. Em seguida, realizamos a seleção para a pesquisa, focando nos tuítes publicados nos meses de abril e maio de 2022, além de janeiro e fevereiro de 2023, totalizando 40 tuítes analisados. Essa escolha foi baseada na observação de uma regularidade de referentes relacionados à questão principal, além da possibilidade de analisar diferentes períodos presidenciáveis. O trabalho constitui um estudo exploratório, com características de pesquisa qualitativa e método dedutivo, e nos permite observar que as marcas argumentativas se manifestam através de processos referenciais, como as formas nominais, introduções referenciais e anáforas indiretas. Desse modo, investigamos os processos referenciais e analisamos como os objetos de discurso são (re)categorizados de acordo com o projeto de dizer do produtor, revelando, por meio de escolhas linguísticas, a modalidade polêmica. Fundamentamo-nos nas concepções teóricas de Amossy (2017) para compreendermos a noção de argumentação nos discursos, bem como as peculiaridades da modalidade polêmica. Ampliando a visão entre a argumentação e a LT, seguimos os estudos teóricos do grupo PROTEXTO, discutidos por Cavalcante e os demais pesquisadores (CAVALCANTE et all., 2020; 2022). Para a compreensão de texto como um processo que se constitui no discurso, adotamos as concepções de Koch (2015a), Fávero e Koch (1988), entre outros autores, e nos estudos de Mondada e Dubois (2015), Cavalcante; Custódio Filho; Brito (2014), Cavalcante (2014), Koch (2015b), dentre outros aportes que destacam a importância de se compreender a referenciação como uma atividade discursiva. O estudo indica que os processos referenciais são formas estratégicas de conduzir o viés argumentativo do texto, contribuindo com o propósito de dizer do enunciador. Além disso, por meio de estratégias textuais, os traços da modalidade polêmica ficam delimitados, sendo possível observar a dicotomização de teses, a desqualificação do oponente e a polarização social.
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The most recent studies in the field of Textual Linguistics (TL) have maintained an intrinsic dialogue between textual aspects and argumentation, especially regarding referencing. In this context, considering the importance of dialogue between theoretical aspects for understanding and interpreting texts, as well as for understanding the statements produced, we investigated the interface between referencing and argumentation, seeking to understand how this relationship is established in the field of TL and what are the implications of this dialogue on the argumentative biases of the texts. Thus, the desire to analyze, using referential processes, the object of vaccine discourse and the facts linked to it emerged, discussing, based on the polemical modality, how the argumentative directions around this entity were constructed. Our corpus of analysis consists of tweets published on Congressman Osmar Terra's page, which have as their central reference issues related to the vaccination process against Covid-19 and present anti-vaccine speeches. We collected tweets posted on the parliamentarian's social network over the course of a year. We then carried out the selection for the research, focusing on tweets published in the months of April and May 2022, in addition to January and February 2023, totaling 40 tweets analyzed. This choice was based on the observation of a regularity of referents related to the main issue, in addition to the possibility of analyzing different presidential periods. The work constitutes an exploratory study, with characteristics of qualitative research and a deductive method, and allows us to observe that argumentative marks are manifested through referential processes, such as nominal forms, referential introductions and indirect anaphora. In this way, we investigate referential processes and analyze how objects of discourse are (re)categorized according to the producer's project of saying, revealing, through linguistic choices, the controversial modality. We are based on the theoretical conceptions of Amossy (2017) to understand the notion of argumentation in speeches, as well as the peculiarities of the polemical modality. Expanding the view between argumentation and TL, we follow the theoretical studies of the PROTEXTO group, discussed by Cavalcante and other researchers (CAVALCANTE et all., 2020; 2022). To understand text as a process that is constituted in discourse, we adopted the concepts of Koch (2015a), Fávero and Koch (1988), among other authors, and the studies of Mondada and Dubois (2015), Cavalcante; Custodio Filho; Brito (2014), Cavalcante (2014), Koch (2015b), among other contributions that highlight the importance of understanding referencing as a discursive activity. The study indicates that referential processes are strategic ways of conducting the text's argumentative bias, contributing to the enunciator's purpose of saying. Furthermore, through textual strategies, the features of the polemical modality are delimited, making it possible to observe the dichotomization of theses, the disqualification of the opponent and social polarization.
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ALYNE ISABELE DUARTE DA SILVA
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SOB O DOMÍNIO DE EROS: O AMOR QUE (DES) ORIENTA NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS
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Orientador : MARIA APARECIDA DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNABELA DE CARVALHO VICENTE RITA
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ELIANA DA CONCEIÇÃO TOLENTINO
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MANOEL FREIRE RODRIGUES
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MARIA APARECIDA DA COSTA
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RONIE RODRIGUES DA SILVA
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Data: 18/04/2024
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A trajetória do amor Eros permeia a literatura de forma recorrente e assume variáveis que se adequam ao contexto social e existencial do sujeito. Desta maneira, a presente pesquisa objetiva fazer um estudo crítico sobre as relações amorosas e a forma como estas relações influenciam os caminhos e lapidam a identidade das personagens femininas dos romances Nas tuas mãos (2005), de Inês Pedrosa, e A noite das mulheres cantoras (2012), de Lídia Jorge. Ambas inseridas no contexto da literatura portuguesa de expressão contemporânea, costumam representar esteticamente, e de forma reincidente, personagens femininas que assumem o centro das narrativas e vivenciam amores incorrigíveis e arrebatadores. Assim sendo, as discussões teóricas se ancoram em pressupostos de Carlos Reis (2004), Miguel Real (2012), Álvaro Cardoso Gomes e Ana Paula Arnaut (2010), os quais pontuam reflexões sobre aspectos e formas que o romance português contemporâneo adere; Platão (2012), fonte primordial para a concepção de amor no ocidente, embasa as reflexões sobre o amor Eros, junto às considerações dos teóricos mais contemporâneos, como Denis de Rougemont (1988); Júlia Kristeva (1988), que abarca uma visão psicanalista e reflete sobre os desdobramentos do amor no sujeito apaixonado; Anthony Giddens (1993), que adota uma perspectiva no campo mais social sobre as relações inseridas na modernidade; Roland Barthes (1981), que trata sobre termos que permeiam e configuram os discursos literários amorosos, dentre outros. Para tanto, a realização plena desta pesquisa, perpassa por percursos teóricos que transpassam eixos filosóficos, psicanalíticos, sociais e culturais.
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The trajectory of Eros love permeates literature recurrently and assumesvariables that suit the social and existential context of the subject. In this way, the present research aims to make a critical study about love relationships and how these relationships influence the paths and polish the identity of the female characters in the novels Nas tuas mãos (2005), by Inês Pedrosa, and A noite das mulheres cantoras (2012), by Lídia Jorge. Therefore, the theoretical discussions are anchored on assumptions by Carlos Reis (2004), Miguel Real (2012), Álvaro Cardoso Gomes and Ana Paula Arnaut (2010), who point out reflections on aspects and forms that the contemporary Portuguese novel adheres to; Plato (2012), a primordial source for the conception of love in the West, bases the reflections on Eros love, along with the considerations of more contemporary theorists, such as Denis de Rougemont (1988); Júlia Kristeva (1988), who takes a psychoanalytic view and reflects on the unfolding of love in the subject in love; Anthony Giddens (1993) adopts a more social perspective on the relationships inserted in modernity; and Roland Barthes (1981) deals with terms that permeate and shape literary discourses on love. That is, for the full realization of this work, the theoretical paths cross philosophical, psychoanalytical, social, and cultural axes.
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ANA PAULA SANTOS DE SOUZA
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Um estudo da modalidade nas falas de trabalhadores de engenhos de cana-de-açúcar e casas de farinha do Alto Oeste Potiguar
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Orientador : WELLINGTON VIEIRA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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Cícera Alves Agostinho de Sá
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FRANCISCO ROBERTO DA SILVA SANTOS
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JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA
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LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
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WELLINGTON VIEIRA MENDES
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Data: 30/04/2024
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A linguagem, por ser social, molda e é moldada pelos sujeitos interactantes. Por isso, ao fazer uso dela, as escolhas linguísticas fornecem pistas sobre o contexto, a intenção comunicativa, os papeis sociais assumidos, os posicionamentos e a e identidade do sujeito falante/escritor. Dessa forma, esta tese tem porobjetivo geral estudar a construção das relações interpessoais, por meio da Modalidade, em relatos orais de
trabalhadores de engenhos de cana-de-açúcar e casas de farinha do Alto Oeste Potiguar. Os pressupostos teóricos que alicerçam esta pesquisa são da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), especificamente no que se refere ao sistema de Modo, responsável por expressar os significados interpessoais, assim, os autores basilares utilizados são Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2014), Ghio e Fernández (2008), Fuzer e Cabral (2014), entre outros que versam sobre a GSF. A abordagem utilizada se insere nos paradigmas de qualitativa e quantitativa e o método é dedutivo. O corpus utilizado é composto por vinte entrevistas, as quais apresentam relatos de trabalhadores de engenho de cana-de-açúcar e casas de farinha, cedidas pelo Museu de Cultura Sertaneja (MCS). Para esta pesquisa, obtivemos as transcrições das gravações das entrevistas realizadas oralmente. Tais textos compõem parte do acervo virtual do MCS e são referentes à primeira edição do Programa Raízes da Cultura Sertaneja – PROCULT (CARVALHO, et al. 2020), que, por sua vez, resultou na exposição intitulada “Memórias de Engenhos e de Casas de Farinha”. Os resultados obtidos apresentam 733 (setecentas e trinta e três) ocorrências de Modalidade; a modalização exibe 254 (duzentas e cinquenta e quatro) ocorrências de termos que indicam probabilidade e 281 ocorrências de termos que indicam usualidade; a modulação exibe 196 (cento e noventa e seis) ocorrências de termos que indicam obrigação e apenas 2 (duas) ocorrências de termos que indicam inclinação. Quanto às escolhas da modalização e da modulação, é possível notar discrepância no número de ocorrências, enquanto a primeira exibe 535 (quinentas e trinta e cinco) ocorrências, a segunda exibe apenas 198 (cento e noventa e oito) ocorrências. Logo, é notório que os sujeitos assumem posicionamentos e fazem julgamentos acerca daquilo que enunciam, mas o que se sobressai é o uso da modalização, que está voltada para a troca de informações, e isso se justifica em virtude, dentre outros fatores, de os textos utilizados na nossa pesquisa serem produzidos com o intuito de apresentar narrativas de trabalhadores de cana-de-açúcar e engenho.
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Language, being social, shapes and is shaped by interacting subjects. Therefore, linguistic choices provide clues about the context, communicative intention, assumed social roles, positions, and the identity of the speaking/writing subject. Thus, this thesis aims to study the construction of interpersonal relationships through Modality in oral narratives of sugarcane mill and flour mill workers in the region of Rio Grande do Norte Upper West. The theoretical assumptions underpinning this research are from Systemic Functional Grammar (SFG), specifically concerning the MODE system, responsible for expressing interpersonal meanings. The foundational scholars used include Halliday (1994), Halliday and Matthiessen (2014), Ghio and Fernández (2008), Fuzer and Cabral (2014), among others who discuss SFG. The approach used combines qualitative and quantitative paradigms, and the method is deductive. The corpus consists of twenty interviews containing narratives of sugarcane mill and flour mill workers, provided by the Museu de Cultura Sertaneja (MCS). For this research, transcriptions of interviews conducted orally were obtained. These texts are part of the MCS's virtual collection and refer to the third edition of the Extension Program Raízes da Cultura Sertaneja - PROCULT (CARVALHO, et al. 2020), which resulted in the exhibition titled "Memories from Sugarcane Mills and Flour Mills." The results present 733 (seven hundred and thirty-three) occurrences of Modality; modalization shows 254 (two hundred and fifty-four) occurrences of terms indicating probability and 281 (two hundred and eighty-one) occurrences of terms indicating usuality; modulation exhibits 196 (one hundred and ninety-six) occurrences of terms indicating obligation and only 2 (two) occurrences of terms indicating inclination. Regarding the choices of modalization and modulation, it is possible to notice discrepancy in the number of occurrences, with the former displaying 535 (five hundred and thirty-five) occurrences and the latter only 198 (one hundred and ninety-eight) occurrences. Thus, it is noticeable that subjects take positions and make judgments about what they utter, but what stands out is the use of modalization, which is focused on information exchange. This is justified, among other factors, because the texts used in our research are produced with the intention of presenting narratives of sugarcane mills and flour mills workers.
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JEANE VIRGINIA COSTA DO NASCIMENTO
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Aquilombamentos para adiar o fim do mundo em Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e em, Eu, Tituba, feiticeira...negra de Salem, de Maryse Condé
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Orientador : SEBASTIÃO MARQUES CARDOSO
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MEMBROS DA BANCA :
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SEBASTIÃO MARQUES CARDOSO
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MARIA ELIANE SOUZA DA SILVA
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VERONICA PALMIRA SALME DE ARAGÃO
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DENIS MOURA DE QUADROS
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IRANEIDE SOARES DA SILVA
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Data: 03/05/2024
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Esta tese tem como tema as mulheres africanas e afrodescendentes e suas ações de aquilombamento no contexto escravagista. A expressão fim do mundo refere-se às condições de violência enfrentadas por essas identidades e como elas se insurgiram diante das opressões. Compreende-se como aquilombamento, toda resposta contra a opressão colonial que se desenha a partir da continuidade cultural que ocorreu após processos diaspóricos e que se constituem a partir da ligação com a ancestralidade. Para isso, definiu-se como objetivo geral analisar as expressões de aquilombamentos
manifestadas nos romances Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e, Eu, Tituba, feiticeira...negra de Salém, de Maryse Condé, e suas relações com os conceitos de feminismo no Sul Global. Alguns conceitos norteadores como colonialidade e decolonialidade, diásporas e identidades, cosmovisões africanas e interseccionalidades serão bases teóricas para este trabalho. Os métodos utilizados foram o aprofundamento teórico e a análise comparativa que consiste em comprovar ou não a relação entre teorias e romances que perfazem o corpus, destacando, ainda, as semelhanças e diferenças entre as experiências aquilombadoras nas referidas narrativas. Até o momento, verificou-se que há semelhanças entre os contextos em que a escravidão se configura como sistema, ou seja, é manifestada como justificativa para opressão colonial. As diásporas se configuraram em condições diferentes, mas pautadas na circunstância opressiva da escravidão, alguns pontos apresentaram semelhanças, principalmente no que diz respeito às suas repercussões nas ressignificações das identidades. Em relação às cosmovisões africanas expressas por meio das ligações com a natureza e ancestralidade, constatou-se que os aquilombamentos aconteceram de modo coletivo, mas também individual, perfazendo a ideia de corpo-quilombo. Em relação as interseccionalidades, espera-se que o entrecruzamento das categorias interseccionais que considerem as peculiaridades inerentes às mulheres africanas e afrodescendentes diasporizadas tragam informações mais precisas em relação ao papel da literatura e dessas mulheres na construção da história, assim como reforçar a ideia de feminismo negro, como temática imprescindível para o desenvolvimento de reflexões que preencham as lacunas sociais e históricas que excluíram as mulheres negras enquanto sujeitos dignos.
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This thesis has as theme the African and afrodescendant women and your actions of aquilombamento in slavery context. The end of world expression refers to the violence condition faced by these identities and how they react against the oppressive situations. It is comprehended as aquilombamento, all the answer against the colonial oppression which rise up from the cultural continuity that occurred after diasporic processes and constitutes from the relation with the ancestrality. For that, it was defined as general purpose to analyze the expressions of aquilombamento manifested in the novels Um defeito de cor, by Ana Maria Gonçalves, and, I, Tituba, Black Witch of Salem, by Maryse Condé, and their relationships with the feminismo concepts in Global South. Some shifted concepts as coloniality and decoloniality, diasporas and identities, African worldwiew and interseccionalities are the theoretical basis for this written work. The used methods were the advanced theoretical improvement and the comparative analysis which consists in get evidences or not between theory and the novels that make up the corpus still, highlighting, the similarities and diferences between the aquilombadoras experiences in referred narratives. Until the present time, it was verified there are similarities between the contexts in which the slavery configures as system, that is, it is manifested as justification for colonial opression. The diasporas configure in different ways, but, guided in the slavery oppressive factor, some aspects present similarities, mainly concerning to their repercussions in the ressignifications of the identities. In relation to the African worldview expressed by means of connection with nature and ancestrality, it was verified that the aquilombamentos occurred in a collective way, but also individual, making up the body-quilombo idea. Regarding the interseccionalities, it is expected the intersecting the intersecctional categories that consider the particularities inherent the diasporic African and afrodescendant women bring information clearer in relation to the functions of literature and of these women in the History construction, as well as to reinforce the idea of Black feminism as essential theme for the developing of reflections which fill the social and historic omission which exclude the Black women.
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MARIA DO SOCORRO SOUZA SILVA
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REPRESENTAÇÕES DO DEVIR-MULHER NO ROMANCE A CASA DA PAIXÃO, DE NÉLIDA PIÑON
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Orientador : RONIE RODRIGUES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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RONIE RODRIGUES DA SILVA
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BEATRIZ PAZINI FERREIRA
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MARIA APARECIDA DA COSTA
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FRANCISCO AEDSON DE SOUZA OLIVEIRA
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MICAELA SÁ DA SILVEIRA
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Data: 29/05/2024
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Esta tese objetiva realizar uma leitura crítica do romance A casa da Paixão (1972), da escritora contemporânea Nélida Piñon, problematizando como se configuram as representações identitárias de alguns personagens, sobretudo a protagonista feminina, em uma associação com a noção de devir-mulher discutida pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012b). Nesse intento, partimos de uma discussão que trata da escrita nelidiana como forma de devir, destacando o posicionamento socioideológico da autora, que percorre as relações de gênero por meio da criação de personagens femininas marcadas pelo signo da transgressão. Em seguida, realizamos um prelúdio histórico em torno da escrita de autoria feminina frente ao patriarcado. Damos sequência problematizando os cinco elementos que constituem uma narrativa, evidenciando como fazem parte da tessitura do romance em estudo. Posteriormente, e de maneira mais específica, analisamos as formas de subversão e desautomatização do corpo feminino a partir da representação da personagem Marta, em A casa da paixão, buscando sublinhar contrapontos com a imagem da mulher no contexto de uma sociedade patriarcal. Para desenvolver essas últimas relações, recorremos a Simone de Beauvoir (1970), Michelle Perrot (2003), Yvonne Knibiehler (2016), Pierre Boudieau (2012), Regina Dalcastagné (2012), Lúcia Zolin (2005), Judith Butler (2028), Guacira Lopes Louro (2004), Elisabeth Roudinesco (2003), entre outros. Este estudo nos permitiu constatar, dentre outros fatos, que a narrativa de A casa da paixão é impregnada por um confronto entre as personagens masculinas e femininas. Na representação dessa oposição, observamos como as primeiras figuras atuam sobre as segundas, tentando modificar as suas identificações, controlando suas pulsões sexuais, cerceando os seus desejos, para colocá-las em um padrão institucionalizado pelo sistema patriarcal. Em oposição a tudo isso, a protagonista do romance busca resistir a domesticação do próprio corpo reivindicando o direito de pertencer a si mesma, a fim de constituir o seu devir-mulher.
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This thesis aims to conduct a critical reading of the novel "A Casa da Paixão" (1972), by the contemporary writer Nélida Piñon, problematizing how the identity representations of some characters, especially the female protagonist, are configured in association with the notion of becoming-woman discussed by French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari (2012b). In this attempt, we started from a discussion that addresses Nelidian writing as a form of becoming, highlighting the author’s socio-ideological positioning, who navigates gender relations through the creation of female characters marked by the sign of transgression. Following this, we undertook a historical prelude regarding female-authored writing in the face of patriarchy. We proceeded by problematizing the five elements that constitute a narrative, highlighting how they are part of the fabric of the novel under study. Subsequently, and in a more specific manner, we analyzed the forms of subversion and de-automatization of the female body through the representation of the character Marta in "A Casa da Paixão," seeking to underscore contrasts with the image of women in the context of a patriarchal society. To develop these latter relations, we are based on Simone de Beauvoir (1970), Michelle Perrot (2003), Yvonne Knibiehler (2016), Pierre Bourdieu (2012), Regina Dalcastagné (2012), Lúcia Zolin (2005), Judith Butler (2028), Guacira Lopes Louro (2004), Elisabeth Roudinesco (2003), among others. This study has allowed us to observe, among other facts, that the narrative of "A Casa da Paixão" is imbued with a confrontation between male and female characters. In the representation of this opposition, we observed how the first figures act on the second ones, attempting to modify their identifications, controlling their sexual urges, restricting their desires, in order to place them within a pattern institutionalized by the patriarchal system. In opposition to all of this, the protagonist of the novel seeks to resist the domestication of her own body by reclaiming the right to belong to herself, in order to constitute her becoming-woman.
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FELIPE GARCIA DE MEDEIROS
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A ameaça da animalidade em contos de Lygia Fagundes Telles
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Orientador : ANTONIA MARLY MOURA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIA MARLY MOURA DA SILVA
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RONIE RODRIGUES DA SILVA
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FRANCISCO EDSON GONÇALVES LEITE
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MARISA MARTINS GAMA-KHALIL
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IARANDA JUREMA FERREIRA BARBOSA
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Data: 14/10/2024
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Na obra de Lygia Fagundes Telles, os animais não humanos destacam-se como seres perturbadores da ordem e até marcam seu estilo intimista e transgressor de questionar da profundidade à superfície, no delineamento do real e do irreal, a expressão da insustentável leveza da condição humana, entre outras problemáticas que envolvem a animalidade e seus devires. Em Seminário dos ratos (1977), contos como “Tigrela” e o que intitula a coletânea, é notável o estranhifício da autora ao evocá-los enquanto personagens decisivos, tão íntegros e complexos quanto o animal humano. Em Invenção e memória (2000), no conto “Suicídio na granja”, acirra-se mais ainda o confronto multiespécies, a tensão, que as aproxima até as confundirem em uma zona de incertezas e de diferenças intensivas. Nos romances, as espécies companheiras também se encontram e se emocionam, como é o caso, por exemplo, de As Horas Nuas (1989), no qual é conferido a um gato o status privilegiado de narrador. Essa presença, estranha e familiar, do animal não humano, em diversos momentos na obra da autora, é um contraponto implacável do próprio humano e, consequentemente, uma afirmação contundente e poética de um mundo e uma socialidade mais que humanos. Nesta linha de pensamento, o objetivo desta tese é analisar como esse contraponto é construído pela autora, numa amostra de três contos selecionados, a saber: “Emanuel” (1980), “O Crachá nos Dentes” (1995) e “Suicídio na Granja” (2000). Para tanto, este estudo recorreu às teorias sobre o modo fantástico, articuladas à linha de pesquisa dos Estudos Animais e à teoria do duplo, relacionado aos animais não humanos. A convergência, para usar a expressão de Remo Ceserani (2017), dessas acepções teóricas é definida nesta tese como “ameaça da animalidade”. Enquanto objetivo secundário, nos romances e em alguns contos, apresentamos a autora como uma verdadeira observadora e crítica dos animais através de um capítulo à parte, intitulado de “Passeio animal em Lygia Fagundes Telles”, a fim de mostrar a importância, a persistência e recorrência da temática da animalidade em toda sua obra como uma marca do seu estilo contestador. Para realizar este trabalho, citam-se alguns autores: sobre os Estudos Animais, Paul Waldau (2013), Mark Bekoff, Haraway (2022); em Literatura e animalidade, Maciel (2016), Kari Weil (2012), Susan Mchugh (2011) e Remo Ceserani (2017); sobre o fantástico, David Roas (2014), Rosalba Campra (2016), Alazraki (2001) e, por fim, sobre o duplo, Rank (2013), Bravo (1998), Søren Landkildehus (2008). Convém ressaltar que no processo investigativo não localizamos abordagens da ficção lygiana com este enfoque, entendemos que esta tese se justifica pelo seu ineditismo e contribuição aos estudos literários.
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Lygia Fagundes Telles has always been interested in non-human animals as protagonists in her narratives, which is evident in her second collection of short stories, "Seminário dos ratos" (1977). From the allegorical writing of the story that gives the book its title to the unusual, ambiguous perspective that suggests an intimate and (homo)affectionate intertwining between human and non-human animals in the story "Tigrela," the author's sensitivity is remarkable in evoking our inherent animality in one of her early stories, inviting us to reconsider the boundaries that attempt to separate species and hierarchically divide them. In works such as "A Noite escura e mais eu" (1995) and "Invenção e memória" (2000), as her perception of animals moves away from an allegorical or metaphorical bias, in some stories such as "O crachá nos dentes" and "Suicídio na granja," the confrontation between them intensifies, the tension and doubt grow, bringing them closer to the point of confusion. This proximity occurs, first and foremost, through a critique of the idea of human nature. The novel "As horas nuas" is a clear example of this representation approach; just listen (and reason) with the cat. Secondly, considering our precarious notions of reality, both within and outside of literature, these devices are also problematized in the structure of the story "Rua Sabará, 400"; and finally, the presence (strange and familiar) of the non-human animal as an implacable counterpoint to our unsustainable humanity. This confrontational animality is fostered by the author through the fantastic mode it is through the supernatural that one can reach, through mimetic discourse, the non-human animal and what lies within us. It is this perspective that this thesis aims to defend by articulating Animal Studies and theories of the fantastic in the analysis of Lygia Fagundes Telles' short stories that enhance the protagonism of the animal. To do so, other authors will guide this work, such as Derrida, Heidegger, Foucault, Deleuze, Delort, Remo Ceserani; and considering the interdisciplinary/transdisciplinary aspect of this study, Darwin, Foley, Haraway, Peter Singer, Waldau, Kari Weil, etc. As we have not found research with this focus on Lygia Fagundes Telles and her short stories, the justification of this thesis lies in its novelty and contribution to literary studies.
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