Banca de QUALIFICAÇÃO: NATAN SEVERO DE SOUSA

DISCENTE : NATAN SEVERO DE SOUSA
DATA : 01/10/2024
LOCAL: Qualificação remota

VOZES SILENCIADAS: OPRESSÃO E RESISTÊNCIA NO TEATRO DE HILDA HILST – UMA ANÁLISE DE O RATO NO MURO E AS AVES DA NOITE

Silenciamento; Hilda Hilst; teatro; opressão; resistência

O silenciamento é um fenômeno relevante e complexo que permeia a sociedade em diversas esferas. As obras de Hilda Hilst abordam questões profundas sobre a condição humana, incluindo suas peças teatrais. Compreender essas peças sob essa perspectiva pode contribuir para a discussão as vozes dos personagens na literatura e na sociedade. Partindo disso, este trabalho propõe explorar no teatro hilstiano o tema do silenciamento. a fim de compreender como a opressão, a violência e a repressão afetam a expressão individual e coletiva em um contexto social, identificando suas causas, efeitos e possíveis estratégias de resistência, tendo como corpus as peças O Rato no Muro e As Aves da Noite, respectivamente escritas em 1967 e 1968. Assim sendo, este trabalho objetiva, além de analisar como é representado o silenciamento nas referidas peças, investigar as estratégias literárias e dramáticas usadas pela autora para transmitir essa temática, perceber como os personagens são retratados em cada obra, analisar os mecanismos e impactos de silenciamento presentes nos discursos e ações das personagens e suas narrativas. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica qualitativa, norteada, sobretudo, em uma ótica foucaultiana, ao discutir-se as principais categorias de análise que orientam a compreensão das peças, incluindo as noções de (bio)poder, disciplina e controle. Para isso, o aporte teórico de Foucault (1996), (1999), (2007), dentre outros como Mbembe (2018), constitui-se como elemento primordial nas discussões, proporcionando uma análise textual das peças e explorando nelas diálogos, monólogos, simbolismos e estruturas dramáticas, além da contextualização destas nos períodos histórico e literário em que foram escritas. A relevância da pesquisa e deste trabalho se estabelece por propor, através da análise literária enquanto representação da realidade social e, portanto, da identificação de padrões de silenciamento nas obras, apresentar sugestões para a desconstrução desses padrões, além de fomentar estratégias de resistência que possam ampliar a representatividade e dar voz aos sujeitos silenciados na sociedade, através do texto literário.

Presidente - 12610 - BEATRIZ PAZINI FERREIRA
Interno - 3340 - CHARLES ALBUQUERQUE PONTE