Afetos, amores e subjetividades: interfaces de sentimentos na escrita de Paulina Chiziane.
Interfaces de sentimentos; Subjetividade Feminina; Escrita feminina Negra; Resistência e superação.
1. Este trabalho, de caráter crítico analítico, tem como objetivo analisar as interfaces de afetos, amores e subjetividades nas obras Niketche: uma história de poligamia e Balada de amor ao vento da autora Moçambicana Paulina Chiziane. Parte-se do pressuposto de que os sentimentos sempre estão presentes nas relações humanas, e que na África, especificamente, em Moçambique, existem vários costumes e tradições que apresentam formas de se relacionar e manifestar afetos, amores de múltiplas maneiras. Há tradições locais que são contrastantes com a cultura dos colonizadores, que por muito tempo, propagaram e impuseram seus costumes às diferentes etnias. Evidenciaremos como as personagens femininas, notadamente, as protagonistas, Rami e Sarnau apresentam seus afetos que a todo momento são confrontados. Nesse contexto, os regimes de casamento Poligâmico e monogâmico interferem na vida das personagens tanto no aspecto afetivo, quanto no sociocultural. Nas obras, estão presentes traços marcantes da crítica social nas relações de dominação e poder impostas às mulheres. Tais condições remetem à questão de gênero, possibilitando observar como se constroem as relações de poder e como elas são exercidas no contexto da obra literária. Compartilhando fundamentos teóricos afins sobre as relações entre gênero, poder e afetos, elucidaremos, sobretudo, como este é exercido através de ideologias transmitidas pela sociedade para mascarar a situação de dominação entre os indivíduos, inibindo, assim, as contradições sociais e de gênero. Enfim, observaremos como essas personagens femininas podem, por meio de suas ações, atitudes e comportamentos próprios, quebrar barreiras e construir uma subjetividade diferente, que se desvincula e se distancia dos estereótipos convencionais moldados pela sociedade tradicional e discriminadora. Nosso trabalho está ancorado nas teorias de, BHABHA (1998), SPIVAK(2010), MIOTELLO (2005), hooks (2021) dentre outros.