O SUJEITO DISCURSIVO EM DISSERTAÇÕES DO PROFLETRAS: UMA ANÁLISE PELAS LENTES DA TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO
Discurso; sujeito-pesquisador; alteridade; PROFLETRAS; arquitetônica.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o professor discursivamente se constitui sujeito-pesquisador em seu processo de formação no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ao produzir a proposta de intervenção pedagógica como seção integrante do capítulo de metodologia de sua dissertação. A orientação teórico-metodológica que guia o nosso percurso investigativo vem dos estudos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2014, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2019, 2023; Medviédev, 2019; Volóchinov, 2017, 2019). Assim, linguagem, ato, vozes, alteridade, discurso, dialogicidade, palavra, arquitetônica, são algumas das noções que contribuem para investigar a constituição discursiva do sujeito-pesquisador. Somam-se a essa proposta outros referenciais, os quais foram sendo integrados à pesquisa, conforme mostraram-se indispensáveis à análise e à interpretação dos dados, tais como Geraldi (2015, 2019, 2021), Miotello (2017, 2018a, 2018b, 2018c), Brait (2007, 2012, 2014), Amorim (2004, 2014), Ponzio (2008), entre outros. A perspectiva que norteia o levantamento e a organização dos dados é a pesquisa de natureza interpretativista, privilegiando a abordagem qualitativa. O nosso trabalho contempla 24 excertos extraídos do capítulo metodológico em que está inserida a intervenção pedagógica de cinco dissertações de professores do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), datadas entre 2015 e 2021, publicadas no site da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros (UERN). A compreensão e a interpretação dos excertos à luz dos referenciais escolhidos se tecem meio aos conceitos teóricos selecionados, dando corpo à discussão, em uma iniciativa que não aparta teoria e análise em capítulos específicos. Nesses termos, a tese está organizada em Atos, que acomodam a reflexão por temas. Entre outros achados, o gesto de análise deixa ver que os professores mestres pelo PROFLETRAS se edificam em suas pesquisas a partir de uma arquitetônica complexa que tensiona suas experiências de sala de aula às vivências da pós-graduação, fazendo surgir, em um processo dialógico, o sujeito-pesquisador que discursivamente aparece no capítulo da intervenção pedagógica. Os excertos indicam que esse sujeitopesquisador se forma por meio de uma trama de vozes, oriundas de diferentes campos de atuação, tessidas por linhas dialógicas dos referenciais teórico-metodológicos – que aparecem textualmente –; e dos alunos, dos colegas de profissão, da escola, do ambiente stricto sensu – que podemos depreender discursivamente dos excertos. Desse encontro com a palavra alheia, os sujeitos-pesquisadores sublinham a busca por um novo capaz de oferecer uma resposta para o problema de investigação que motiva as pesquisas de cada professor.