Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA : 06/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual de vídeo conferência
TÍTULO:

UM ESTUDO INTERPRETATIVO ACERCA DA MULTIMODALIDADE E DOS MULTILETRAMENTOS EM ATIVIDADES DE MATERIAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESPANHOL EM NÍVEL SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Atividades de Língua Espanhola, Materiais didáticos digitais, Multimodalidade, Multiletramentos e Curso de  Letras - Língua Espanhola.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

O curso de graduação em Letras - Língua Espanhola busca proporcionar aos discentes uma formação inicial que os habilite como futuros professores de língua espanhola, atendendo de forma eficaz às demandas das práticas sociais contemporâneas. Nesse sentido, torna-se indispensável refletir sobre a seleção de materiais didáticos, com especial atenção aos materiais digitais, que integrem as quatro habilidades linguísticas e comunicativas (oral, escrita, auditiva e leitora), bem como as perspectivas da multimodalidade e dos multiletramentos. Esses aspectos são fundamentais para a consolidação de saberes no contexto de uma formação acadêmica reflexiva e crítica. Dessa forma, a presente tese tem como objetivo geral investigar a presença das concepções de multiletramentos e multimodalidade nos materiais didáticos digitais da disciplina de Língua Espanhola no Curso de Letras - Língua Espanhola do Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e como objetivos específicos: i) Identificar como ocorre a abordagem da multimodalidade e dos multiletramentos nas atividades presentes nos materiais didáticos digitais das disciplinas de Língua Espanhola disponíveis no SIGAA do referido curso; ii) Verificar quais habilidades comunicativas predominam nas atividades analisadas; iii) Propor orientações didático-metodológicas com atividades que contemplem a multimodalidade e os multiletramentos, com o objetivo de desenvolver habilidades comunicativas menos recorrentes nas propostas analisadas. Para a fundamentação teórica deste estudo, destacam-se os seguintes autores principais. No âmbito dos estudos sobre multiletramentos, Coscarelli (2022), Rojo (2009, 2013, 2017, 2020) e Rojo e Moura (2012). No que diz respeito à multimodalidade, as contribuições de Bezemer e Kress (2016), Coscarelli (2022), Kress e Van Leeuwen (1998) e Ribeiro (2016, 2019) são consideradas fundamentais. Já no campo das habilidades linguísticas e comunicativas, destacam-se Domínguez, Torres Ávila, Delgado e Ruiz Ávila (2015), Solé (2004) e Jiménez Pérez (2014), que abordam a habilidade leitora; Cassany e Luna (1994), Cassany, Luna e Sanz (1994), Cassany (2009, 2016) e Cassany e Comas (2016), que discutem a habilidade escrita; Pinho (2022), Gómez (2013) e Cypriano (2022), por sua vez, tratam da habilidade oral e, por fim, Rost (2002), Cubillo, Keith e Salas (2005), que exploram a habilidade auditiva. Adotamos uma pesquisa com um delineamento descritivo, explicativo e interpretativo, com abordagem qualitativa, centrada na análise de materiais didáticos digitais utilizados nas disciplinas de Língua Espanhola durante os semestres 2023.1 e 2023.2. Como conclusões preliminares, percebemos que as concepções de multimodalidade e multiletramentos estão presentes, embora, em alguns casos, de forma incipiente ou ausente em determinadas atividades digitais. Esses aspectos ainda demandam maior adaptação e refinamento para potencializar seu impacto pedagógico no ensino de espanhol.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6137 - TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO
Interna - 8071 - EDMAR PEIXOTO DE LIMA
Externa ao Programa - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Externa ao Programa - 3802 - MARIA SOLANGE DE FARIAS
Externo à Instituição - Lucineudo Machado Irineu - UECE
Externo à Instituição - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES - UFRN
Notícia cadastrada em: 06/12/2024 14:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern