DISCURSOS SOBRE A ANSIEDADE EM PODCASTS: PONTOS DE VISTA E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS
Ansiedade. Discurso pseudocientífico. Pontos de vista. Responsabilidade enunciativa. Ethos discursivo.
A presente pesquisa objetiva analisar como se manifestam, textual e discursivamente, os
pontos de vista e o fenômeno da responsabilidade enunciativa na construção do ethos de
influenciadores não regulamentados (pseudocientistas) em podcasts do YouTube que abordam a
temática da ansiedade. De forma específica, objetivamos (I) identificar os pontos de vista que se
manifestam e o modo como são hierarquizados em discursos sobre a temática da ansiedade por
influenciadores digitais; (II) interpretar o modo como cada locutor-enunciador constrói o seu ethos ao
gerir as vozes no discurso direcionado a orientar as pessoas sobre aspectos relativos à superação da
ansiedade; (III) refletir sobre os possíveis embates de sentido que se materializam na construção dos
discursos produzidos e socializados em podcasts sobre a temática da Ansiedade ou Transtorno de
ansiedade, considerando as formações sociodiscursivas que os regulam. Teoricamente, esta pesquisa
filia-se à Análise Textual dos Discursos (ATD), fundamentada nos estudos de Adam (2011, 2019), em
conjunto com a Teoria Enunciativa, conforme os trabalhos de Rabatel (2013, 2016a, 2016b), no que
tange aos aspectos textuais-enunciativos ligados à noção de ponto de vista (PDV). Também se apoia na Análise do Discurso, de acordo com a leitura de Maingueneau (2008, 2015a, 2015b, 2020), com
foco nos aspectos discursivos ligados à construção do ethos. Os resultados obtidos indicam uma
relação estreita entre a responsabilidade enunciativa assumida pelo locutor-enunciador primeiro
(L1/E1) e a construção de seu ethos diante do fato que ao assumir para si a autoria dos pontos de vista
apresentados, o enunciador não apenas reforça sua imagem de especialista, mas também legitima sua
posição perante o público. Observou-se ainda, que no corpus analisado os L1/E1 constroem seu ethos
de especialista principalmente baseados em suas experiências pessoais, ou na mescla entre pontos de
vista científicos e pseudocientíficos. Essa apropriação da responsabilidade discursiva fortalece sua
imagem perante o público, mesmo quando se baseia em práticas e conhecimentos pseudocientíficos.
A análise destaca, portanto, a construção do ethos no processo de legitimação de discursos em
contextos contemporâneos de produção e disseminação de informações, especialmente em ambientes
digitais.