Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ MORAIS HONÓRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSÉ MORAIS HONÓRIO
DATA : 24/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Via meet
TÍTULO:

 

 

 

REDAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ E O LUGAR DO ENSINO DO TEXTO PARA O ENEM 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Ensino do texto, documentos oficiais, componente curricular, Redação.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

 

 

 O ensino da produção textual é uma fonte de pesquisas há mutas décadas, que suscita diversas reflexões e contribuições para a área. Neste sentido, em nossa investigação, especificamente, tratamos do objeto de pesquisa Componente Curricular Redação, existente nas escolas de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC-CE desde 2018. Para tanto, pesquisamos a implantação, consolidação e como acontece atualmente o referido componente em uma escola pública da rede estadual. Nesses termos, temos como objetivo geral investigar como a Redação foi implementada, consolidada e se desenvolve enquanto componente curricular do Ensino Médio, no Ceará, considerando a proposta curricular, o ensino do texto, o discurso do professor e a redação do aluno como produto de um processo. Como desdobramento temos os objetivos específicos: analisar como a proposta curricular de redação do Ensino Médio normatiza e orienta o ensino do texto à luz dos documentos oficiais; interpretar o discurso do professor sobre a implementação, consolidação e o desenvolvimento atual da redação na sala de aula do Ensino Médio; analisar como o professor desenvolve o componente curricular redação na sala de aula do Ensino Médio; compreender as categorias que contribuem para a argumentação do gênero redação do ENEM. Teoricamente, nosso trabalho está respaldado em Antunes (2010), Buzen (2006), Cavalcante (2016), Geraldi (2008), Koch (2016), Koch (2021), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros que discutem o ensino do texto. Além disso, abordamos também os documentos oficiais tais como PCN (1998), PCNEM (1999/2000), PCN+ (2002), OCEM (2006) e BNCC (2018), direcionando nosso para as orientações sobre ensino do texto. Como percurso metodológico, destacamos a pesquisa qualitativa, com método indutivo, utilizando os instrumentos de coleta de dados: a proposta curricular de redação das três séries do ensino médio do campo de pesquisa, a observação de aulas e produção de notas de campo, as 22 redações produzidas pelos alunos da terceira série e as 2 entrevistas com os dois professores de redação que tiveram suas aulas observadas. Os resultados parciais nos mostram que há diálogos e afastamentos entre a proposta curricular e os documentos oficiais que orientam o ensino. Como diálogos podemos citar: abordagem de outras práticas de linguagens inter-relacionadas à produção de texto; apresenta a concepção de texto como processo, embora haja limitações; contempla os cinco campos de atuação social da BNCC (2018) nos gêneros propostos, orienta gêneros orais e verbais, dentre outros aspectos observáveis. Como distanciamentos, principalmente em relação aos documentos oficiais mais recentes, não faz referência às semioses e multiletramentos, ficando subentendidas em um ou outro gênero orientado; não prioriza a situação sociodiscursiva para todos os gêneros orientados; não apresenta uma metodologia que apresente um planejamento detalhado para todos os gêneros, de maneira que contemplasse explicitamente todas as etapas essenciais para a produção do texto, incluindo escrita, revisão, reescrita e circulação social. Logo, mesmo havendo uma orientação e uma normatização sistematizadas enquanto escola, que já apresenta um percurso curricular consistente, ao analisar o texto da proposta curricular ainda encontram-se lacunas a serem repensadas pelos professores de redação e escola como um todo. Em suma, acreditamos que concluirmos nossa pesquisa tenhamos apresentado a área de estudo contribuições relevantes e que estas possam reverberar no ambiente escolar, no que diz respeito ao ensino do texto. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interna - 6063 - ROSA LEITE DA COSTA
Externo ao Programa - 11392 - JOSE GEVILDO VIANA
Externa ao Programa - 12505 - MARIA LEIDIANA ALVES
Externa à Instituição - SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA - IFPB
Notícia cadastrada em: 19/03/2025 15:30
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